Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego_na_nett

Alto Falante aqueceu no MUTE e queimou!

Recommended Posts

Meu som residencial que fiz com módulo Stetsom IR280.3 e fonte chaveada. Possuí um pequeno Subwoofer de origem duvidosa, porém timbre maravilhoso.

O som veio tendo ruídos e até interferência de rádios direto no amplificador, o mesmo sem RCA conectado já se ouvia ruídos no Subwoofer e até uma musica de interferência. 
Não era nada tão audível a ponto de incomodar, ou seja, era volume baixo. 

 

Porém agora no final da manha senti um leve cheiro de queimado vindo do duto do subwoofer. Retirei o alto falante e o imã estava bem quente. E o grave bem baixo. 
Após um tempo desligado e o imã frio, o mesmo voltou a tocar, mas baixo e parou de vez.

Resultado, o alto falante queimou sem tocar, apenas o ruído que mal se ouve. Pode isso???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resultado, o alto falante queimou sem tocar, apenas o ruído que mal se ouve. Pode isso???

 

Claro que sim!

 

Você não escutar é uma coisa, já o falante ser sobrecarregado por tentar reproduzir um sinal completamente distorcido é outra bem diferente.

 

Você já ouviu falar de pessoas que sofrem um grande transtorno, não conseguem desabafar e terminam por morrer do coração?

 

Idem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso agora troquei o alto falante por outro. Não está aquecendo e tocando na boa. 
Porém o ruído continua, inaudível mas continua.

Será que devo me preocupar com este ir pra vala???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, pobre do novo sub, tão novo e já está sofrendo a crueldade da vida...

 

Vai morrer do mesmo jeito do seu antecessor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o que eu faço para eliminar todo esse ruído??? Até interferência de rádio está surgindo. Apenas aterrei o RCA que no caso aumentou o ruído, então retirei. Coloquei um díodo em serie no positivo do cooler da fonte. Mas o ruído inaudível continua 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, pobre do novo sub, tão novo e já está sofrendo a crueldade da vida...

 

Vai morrer do mesmo jeito do seu antecessor!

hehehe, pensei o mesmo!

"Mas o ruído inaudível continua" foi o mais legal do post. Pensei algo como "Meu morcego reclama muito disso"

Editado por SQ de pobre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o que eu faço para eliminar todo esse ruído??? Até interferência de rádio está surgindo. Apenas aterrei o RCA que no caso aumentou o ruído, então retirei. Coloquei um díodo em serie no positivo do cooler da fonte. Mas o ruído inaudível continua 

 

Substitua logo o módulo e utilize cabos RCA de boa qualidade (pelo menos Stetsom ou Taramps).

 

Qual é a marca desse fonte chaveada, é daquelas chinesas genéricas mesmo? O problema também pode estar aí!

 

Outra coisa, o player é pelo menos um Pioneer em bom estado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Substitua logo o módulo e utilize cabos RCA de boa qualidade

 

Módulo NOVO! Substituir para que?

Cabo RCA não é pois até sem cabo conectado o ruído existe.

 

 

Qual é a marca desse fonte chaveada, é daquelas chinesas genéricas mesmo? O problema também pode estar aí!

Sim, fonte chaveada das genéricas.

 

 

 

 Outra coisa, o player é pelo menos um Pioneer em bom estado?

Eu uso no PC, então player seria uma placa Blutooth. Mas como disse, até sem RCA conectado no módulo o ruído já é eminente. 

Vou tentar conferir os cabos do + e - que estão ligando o módulo.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O módulo é novo mas muito problemático além de não ter boa qualidade.

 

Quanto ao RCA você tem razão. Sobre a fonte você pode fazer um teste mantendo-a afastada do resto do sistema.

 

Sobre a placa Bluetooth é uma ótima idéia para PC sobre a qual eu nunca havia pensado. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem eu retirei eu testei com uma fonte chaveada que tenho sobrando em casa. E não deu nenhum ruído!
Mas como a que estou usando é mais forte que a do teste, preciso continuar com ela. 
Adicionei dois Diodos de 6A na saída do +12v até o módulo, e um capacitor de 3300uf e o problema foi parcialmente resolvido.

Notei que, o som fica silencioso e sem ruído quando está tudo desligado. Porém se ligo outros computadores e o ar-condicionado o ruído volta. Acho que a solução não seria possível no local em que está.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fonte chaveada é ruido puro, ela trabalha com chaveamento (como o proprio nome diz) e por isso ela é toda fechada em gaiola de faraday, a parte do circuito que é de "controle" que controla o chaveamento e a parte que é de "potencia" geralmente é totalmente isolada, se comunicando por acionamentos fotoelétricos, já pra não ter passagem de corrente parasita no controle da fonte. Verifica se essa fonte ai ta com todos os componentes em dia, tenta utilizar em tomada aterrada. Mas pode ter certeza que essa fonte ai se não for de qualidade e não tiver aquela gradezinha por cima, só vai cagar teu sistema, se a construção dela for mal feita vai ter muito ruido e sem alterar o circuito original n tem como melhorar.

 

verifica a tensão de saida no multimetro com o som tocando, verifica a tensão de entrada, tem uns filtros de linha bons que ajudam na redução de harmonicas da rede, se caso vc constatar que o ruido ta vindo da rede mesmo, no meu computador utilizo um filtro de linha upsai fht-1200, a unica coisa que peca é não ter varistores no circuito, uma vez tinha no clube do hardware um tutorial pra soldar varistores na placa mas com o tempo os links de referencia sairam do ar.

 

se vc quer se aventurar e tentar melhorar essa fonte ja tem um caminho, mas se quer resolver mais rapidamente mas gastando, eu compraria outra fonte chaveada de qualidade, ou se você não quer se incomodar procuraria uma fonte linear, mas ai é uma briga longa de quem acha o que melhor na area da eletronica, como aqui no forum temos a briga de amps AB vs D na questão de qualidade, pq eficiencia e praticidade e preço o Amplificadores digitais (e fontes chaveadas) ganham disparado.

Editado por Luck1102

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...