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suvrahm

Duvida: Impedância vs Potência vs Headroom

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Tenho no meu carro o setup abaixo:

Kit 2 vias NAR CS3 650 100W RMS (200W PMPO) 4 ohms
Sub 10´Questo QS250A 250W RMS (1000W PMPO) 4 ohms

Atualmente usava ele com um amplificador DTI MA 440 A/B com especificações abaixo:

Potência a 4 Ohms 4x 70 Watts RMS 
Potência a 2 Ohms 4x 140 Watts RMS 
Quantidade de ligações bridge: 2 
Bridge a 4 Ohms: 2x 280 Watts RMS 

Esse amplificador tem quase 10 anos de funcionamento, já foi consertado uma vez e agora esta novamente com problema: as vezes ele deixa de funcionar um dos lados do kit 2 vias. 

Resolvi comprar um Sound Digital SD 800.4D EVO II, contudo o vendedor me enviou a versão com bridge 4 ohm, conforme especificações abaixo:

4x 200 Watts RMS @ 12.6v - 2 ohms
4x 261 Watts RMS @ 14.4v - 2 ohms
2x 400 Watts RMS @ 12.6v - 4 ohms
2x 522 Watts RMS @ 14.4v - 4 ohms

Enviei e-mail para o fabricante falando que bastava regular para não entregar toda a potência para os falantes, e que a "sobra" de potência auxiliaria no headroom.

Li a respeito do tema e vi que amplificadores subdimensionados potencialmente prejudicam mais os falantes do que a amplificadores com potência acima dos falantes.

Minha dúvida: no momento da instalação quais os cuidados que devo ter para fazer essa regulagem? 
Caso eu deixei o amplificador com todo ganho, a "zona de risco", seria quando aumentasse o volume do player e começasse a ouvir o clipping? 

Abs

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Vamos por partes.

 

Esse kit da NAR suporta 60 W rms em casa lado.

 

O vendedor mandou a versão mais adequada do módulo.

 

Você jamais pode deixar o ganho no máximo e também a finalidade dele é apenas fazer o casamento de tensão com o player.

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O "gap" de potência entre kit e módulo é muito elevado. Não se confie na clipagem, mesmo com pouca distorção você corre o risco de queimar seu kit.

 

De início tente deixar o ganho em um valor pouco acima do suportável para o teu cotidiano.

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Vamos por partes.

 

Esse kit da NAR suporta 60 W rms em casa lado.

 

O vendedor mandou a versão mais adequada do módulo.

 

Você jamais pode deixar o ganho no máximo e também a finalidade dele é apenas fazer o casamento de tensão com o player.

Obrigado pela resposta!

 

No meu set, o recomendado seria deixar o ganho na metade dos 2 canais? 

Qual seria a forma mais adequada de determinar o ganho para cada canal?

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Obrigado pela resposta!

 

No meu set, o recomendado seria deixar o ganho na metade dos 2 canais? 

Qual seria a forma mais adequada de determinar o ganho para cada canal?

 

Não é assim...

 

Recomendo ler o artigo abaixo e retornar aqui para conversarmos mais.

 

Ajuste de sensibilidade de amplificador (também chamado de ganho)

 

É o 5º artigo do primeiro assunto (amplificador).

 

link: http://autosom.net/artigos.asp

 

Abraço!

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cara basta vc ter o cuidado na hora de ajustar o ganho do modulo e não terás problemas, alis meu ultimo som era justamente um SD800.4 ligado em 4 triaxiais de 50w cada e um sub de 200wrms trabalhou durante 3 anos sem problema nenhum ate que vendi o som  :legal: regule o som em volume baixo após a regulagem aumente o ganho ate perceber um volume máximo que o kit consegue trabalha com segurança 

 

quando regular o ganho do amplificador aumente o volume do player próximo a 90% do total após isso aumente o ganho nunca ao contrario ok

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nunca se recomenda amplificadores abaixo da potencia do auto falante, no minimo da mesma potencia ou sempre acima ok

 

Headroom - é a difrença entre a potencia média RMS e a potencia de PICO. num gráfico seria melhor de vc entender mas vamos la.

 

toda musica tem picos de volume de 3db, 6db, acima do valor médio RMS, denominado de fator de crista, pra cada 3db significa o dobro do volume de som nos (picos).

 

ex: vc tem um auto falante de 500wrms, porem se aplicar os 500wrms neste auto falante considerando um fator de crista de uma determinada musica é de 3db vc teria que alimental-lo com um amplificador de 1000wrms, esta diferença de 500 wrms entre o falante e o amplificador é o chamado HEADROOM 

 

tocando neste mesmo auto falante, se um fator de crista de uma determinada musica fosse de 6db teria que alimenta-lo com um amplificador de 2000wrms, neste caso teria 1500wrms de HEADROOM.

 

é claro isto não é 100% regra, e tudo tem um limite, exite processamento pra diminuir este headroom e trazer tudo mais perto do valor médio RMS.

 

na media o som estaria tocando forte 100% de rendimento e nos picos os amplificadores não clipam deixando passar distorção e queimar os auto falante porem neste caso é mais utilizado em som profissional principalmente ao vivo onde se tem um processamento e gerenciamento muito preciso do sistema pra não danificar os auto falantes e ter um som fiel condizente com a realidade.

Editado por BRUNIN'S

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