Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegoals

Sistema SQ - Civic coupe 94 - Sai Soundstream Rubicon - entra SD400.4 EVO

Recommended Posts

Bom dia!

specs do cross:

 Potência: 250W RMS

* Corte de Frequência (médios e graves): 25Hz a 4,7KHz

* Corte de Frequência (agudos): superior aos 5KHz

* Atenuação: 6dB por oitava

* Impedância de Trabalho: 4 ~ 8 Ohms

 

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms 
83 db w/m 
resposta de frequência 2000 á 20000 hz
frequencia de ressonância 2100 hz
frequencia minima de corte 2500 hz a 18db/8ª
frequencia minima de corte a 3500 hz 12db/8ª
frequência minima de corte usando somente capacitor 8000 hz 
6db/8ª capacitor 3,3 x 250 volts.

 

não achei muito sobre o Mid mas...segue:

Suporta até 60 Watts RMS

4 Ohms

Sensibilidade: 86dB

Resp Frequencia: 46 ~ 5000Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, diegoals disse:

specs do cross:

* Corte de Frequência (médios e graves): 25Hz a 4,7KHz

* Corte de Frequência (agudos): superior aos 5KHz

* Atenuação: 6dB por oitava

* Impedância de Trabalho: 4 ~ 8 Ohms

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms 

 

Screenshot_2019-08-23-20-03-13-1.png

Vamos lá, vou tentar colaborar com meus pitacos! 

Levando em conta as informações sobre o crossover, o mesmo utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads. Caso o valor fosse maior do que esse e como pode ser confirmado na tabela acima, o corte de frequência para 8 ohms necessariamente seria menor que 5.000 Hz.

Com esse capacitor de 4 microfarads o corte para 8 ohms se dá em 5.000 Hz e para 4 ohms em 10.000 Hz.

E para 6 ohms que é o caso do Tweeter utilizado? Será em 7.500 Hz!

O corte com atenuação de 6 dB não depende de nenhuma topologia, para o cálculo é utilizada apenas uma expressão matemática que colocarei no próximo post.

DICA: Nesse caso não foi necessário sequer utilizar a fórmula, bastou fazer uma média!

Se o twetter fosse de, digamos, 5 ohms poderia ser feita uma interpolação para o obter o valor desconhecido.

Continuando...

 

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, diegoals disse:

Specs do Tweeter

20 w rms 
6 ohms
frequência minima de corte usando somente capacitor 8000 hz

O valor de 7.500 Hz mencionado na postagem anterior é bem próximo aos 8.000 Hz informados pelo fabricante.

Não vejo nenhum inconveniente em utilizar esse crossover para o referido tweeter de 6 ohms!!

Claro que recomendo que seja confirmado se esse crossover realmente utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads para o tweeter. Se o valor encontrado for maior o mesmo realmente não será adequado.

14 horas atrás, diegoals disse:

specs do cross:

* Corte de Frequência (médios e graves): 25Hz a 4,7KHz

* Atenuação: 6dB por oitava

E quanto ao suposto "vale" entre 4.700 e 7.500 Hz?

Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!

 

Agora a fórmula matemática que mencionei na última postagem:

 

 

Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E quanto ao suposto "vale" entre 4.700 e 7.500 Hz?
Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!
 
Agora a fórmula matemática que mencionei na última postagem:
 
 
Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png.6c63023b4275d1351469bbb47ba40f99.png
Caraca Emanuel. 7500hz e muito alto... grandes chances de nao agradar. Mesmo em 6db.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, geovanesantos33 disse:
30 minutos atrás, emanuelnobrega disse:
E quanto ao suposto "vale" entre 4.700 e 7.500 Hz?
Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!
 
Agora a fórmula matemática que mencionei na última postagem:
 
 
Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png.6c63023b4275d1351469bbb47ba40f99.png

Caraca Emanuel. 7500hz e muito alto... grandes chances de nao agradar. Mesmo em 6db.

Será mesmo?

E se você considerar esse outro valor:

14 horas atrás, diegoals disse:

Specs do Tweeter
frequencia minima de corte a 3500 hz 12db/8ª

Ainda parece ser muito alto?

Normalmente kits 2 vias utilizam crossovers de 12 dB para os tweeters. E quase sempre o corte é superior a esses 3.500 Hz.

Pelos dados expostos creio que esse tweeter responda bem desde baixas frequências. 

@diegoals, o que você conseguiu observar nas audições que já realizou?

Abraço!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/08/2019 at 20:04, diegoals disse:

3- lado esquerdo com ruído alto...só ruído, quase zero audio... testei os canais e o problema deduzo que esteja no crossover, que diga-se de passagem é um lixo, construção ruim, não tem acabamento, conectores ficaram com folga na solda, enfim, me arrependi de ter comprado...

4-lado direito toca, mas mesmo em flat, ele "força muito o tweeter, acreditei que o cross fosse atenuar isso, mas não está funcionando e 

demais comentários...

 

os tw de seda de 6ohms ainda precisam de um crossover melhor para eu avaliar o comportamento deles...

Só agora vi essa postagem sobre a construção do crossover, nesse caso é melhor substituir mesmo.

@diegoals, você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

Para facilitar você pode aproveitar os indutores para fazer o LPF do mid, se tiverem núcleo de ar não vejo motivos para preocupação. Já os com núcleo de ferro até podem passar ruídos mas para isso a construção tem que ser muito porca.

Já quanto aos capacitores...

Existem de diversos padrões de construção, é o caso de ver qual tipo casa melhor com os tw's.

E claro, também fazer testes com outros valores como sabiamente foi ressaltado nessa postagem do Geovane:

Em 21/08/2019 at 08:29, geovanesantos33 disse:

Depois de tudo ajeitado, não fique preso a um crossover. Dá uma olhada na tabela de conversão de capacitores, compra alguns para fazer o HPF e testa vários cortes. É bem provavel que um vai te agradar mais que o outro. Pelo menos já é um ponto de partida. Depois voce poe o mid pra tocar e verifica até onde ele consegue ir e veja se ele vai conseguir fazer a transição legal no ponto onde voce gostou do corte do tw. 

Se voce tiver o datasheet dos falantes, vai ajudar a direcionar sua pesquisa.

 

 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/08/2019 at 20:04, diegoals disse:

Bom... agora vamos aos problemas, e são muitos, infelizmente...

o sistema estava instalado da seguinte maneira

rádio original com conversor RCA eatech 4 canais.

 

1- ele está carregando ruído do alternador ao ouvir estações de rádio, quando uso o auxiliar tocando músicas direto do celular, ele carrega um ruido em baixos volumes...e ao aumentar o volume também.

2- ao ligar o rádio, ele dá um estalo tipo quando vc liga um fone com volume alto...(pofff)

 

Para facilitar antes de qualquer coisa eu testaria o set com um player novo e de boa qualidade. E sem conversores.

Se os problemas permanecerem eu continuaria o teste utilizando além do player outro módulo. Pelo descrito esse Soundstream está estranho mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/23/2019 at 8:47 PM, emanuelnobrega said:

 

Screenshot_2019-08-23-20-03-13-1.png

Vamos lá, vou tentar colaborar com meus pitacos! 

Levando em conta as informações sobre o crossover, o mesmo utiliza um capacitor de no máximo 4 microfarads. Caso o valor fosse maior do que esse e como pode ser confirmado na tabela acima, o corte de frequência para 8 ohms necessariamente seria menor que 5.000 Hz.

Com esse capacitor de 4 microfarads o corte para 8 ohms se dá em 5.000 Hz e para 4 ohms em 10.000 Hz.

E para 6 ohms que é o caso do Tweeter utilizado? Será em 7.500 Hz!

O corte com atenuação de 6 dB não depende de nenhuma topologia, para o cálculo é utilizada apenas uma expressão matemática que colocarei no próximo post.

DICA: Nesse caso não foi necessário sequer utilizar a fórmula, bastou fazer uma média!

Se o twetter fosse de, digamos, 5 ohms poderia ser feita uma interpolação para o obter o valor desconhecido.

Continuando...

 

Bom dia!

obrigado pela contribuição Emanuel, não fui com profundidade como em sua análise, mas foram essas informações que me "convenceram" a adquirir o divisor de frequências, pois ele trabalha dentro dos limites operacionais do tweeter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/23/2019 at 10:50 PM, emanuelnobrega said:

Será mesmo?

E se você considerar esse outro valor:

Ainda parece ser muito alto?

Normalmente kits 2 vias utilizam crossovers de 12 dB para os tweeters. E quase sempre o corte é superior a esses 3.500 Hz.

Pelos dados expostos creio que esse tweeter responda bem desde baixas frequências. 

@diegoals, o que você conseguiu observar nas audições que já realizou?

Abraço!

esse fim de semana fiz mais uns testes verificando a questão do ruído proveniente do motor e algo melhorou rsrs

ao invés de testar estações FM do rádio, utilizei uma fita com adaptador auxiliar e usei sinal proviente do celular... e consegui analisar um pouco melhor o sistema. o tweeter não é estridente, e nem apagado, está numa média... preciso ouvir uma faixa de teste da Focal ou coisa assim, com qualidade de audio para confirmar minhas espectativas por um tweeter de baixo custo...

@emanuelnobrega muito obrigado pela  contribuição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/24/2019 at 12:20 AM, emanuelnobrega said:

você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

Para facilitar você pode aproveitar os indutores para fazer o LPF do mid, se tiverem núcleo de ar não vejo motivos para preocupação. Já os com núcleo de ferro até podem passar ruídos mas para isso a construção tem que ser muito porca.

Já quanto aos capacitores...

Existem de diversos padrões de construção, é o caso de ver qual tipo casa melhor com os tw's.

E claro, também fazer testes com outros valores como sabiamente foi ressaltado nessa postagem do Geovane:

 

vou confirmar se há resistor (isso vai demandar desmontar minha porta) rsrsrs, mas de fato a impressão que tive foi essa mesmo, o tweeter fica "sobrecarregado" 

 

@emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/23/2019 at 10:33 PM, geovanesantos33 said:
On 8/23/2019 at 10:16 PM, emanuelnobrega said:
E quanto ao suposto "vale" entre 4.700 e 7.500 Hz?
Perfeitamente normal utilizando crossovers de passa baixa e alta de apenas 6 dB! É assim mesmo!
 
Agora a fórmula matemática que mencionei na última postagem:
 
 
Screenshot_2019-08-23-21-50-44-1.png.6c63023b4275d1351469bbb47ba40f99.png

Caraca Emanuel. 7500hz e muito alto... grandes chances de nao agradar. Mesmo em 6db.

@geovanesantos33 parece mesmo não agradar, mas garanto que não falta brilho e detalhamento nos tweeter com cortes nessa faixa, comentei acima que vou confirmar minhas expectativas ouvindo uma faixa de testes de audiofilia, ou uma música boa e com boa reprodução instrumental rsrsrs

Muito obrigado pela colaboração! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

assim está o painel de regulagens do sounstream...

o problema de instalar os 4 canais RCA fazer o amp entrar em proteção permanace!

observação: quando coloco os 4 canais do RCA também mudo a chave seletora para 4ch

20190825_105739[1].jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/08/2019 at 00:20, emanuelnobrega disse:

Só agora vi essa postagem sobre a construção do crossover, nesse caso é melhor substituir mesmo.

@diegoals, você verificou se esse crossover possui resistor? Caso não tenha, a mesma reserva de potência considerável do módulo que faz os mids tocarem tão bem termina sendo excessiva para os tw's, esses são de 20 W e estimo que esse módulo esteja enviando uns 80 W.

Para facilitar você pode aproveitar os indutores para fazer o LPF do mid, se tiverem núcleo de ar não vejo motivos para preocupação. Já os com núcleo de ferro até podem passar ruídos mas para isso a construção tem que ser muito porca.

Já quanto aos capacitores...

Existem de diversos padrões de construção, é o caso de ver qual tipo casa melhor com os tw's.

E claro, também fazer testes com outros valores como sabiamente foi ressaltado nessa postagem do Geovane:

 

 

 

 

10 horas atrás, diegoals disse:

@diegoals, acho que você tentou escrever alguma coisa mas terminou sem sair. Estou aguardando, abraço! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 26/08/2019 at 08:01, diegoals disse:

esse fim de semana fiz mais uns testes verificando a questão do ruído proveniente do motor e algo melhorou rsrs

ao invés de testar estações FM do rádio, utilizei uma fita com adaptador auxiliar e usei sinal proviente do celular... e consegui analisar um pouco melhor o sistema. o tweeter não é estridente, e nem apagado, está numa média... preciso ouvir uma faixa de teste da Focal ou coisa assim, com qualidade de audio para confirmar minhas espectativas por um tweeter de baixo custo...

@emanuelnobrega muito obrigado pela  contribuição!

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 27/08/2019 at 18:45, Alves disse:

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

.... sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 27/08/2019 at 18:45, Alves disse:

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

Concordo:

Solução do problema:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1299694264-vendo-cd-alpine-modelo-cda-9847-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129066193-cd-alpine-cda-7832-old-school-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana os players Emanuel !!

No meu civic, coloquei um Alpine não tão oldschool... é de 2005

IVA D310.. interface para UBS/Pen drive, TV digital e gps com controle na tela.. só não coloquei bluetooth pq o foco desse carro não sera som, mas performance.. 



O que o diego pode fazer, se faz absoluta questão de manter o player no painel, é colocar um player "auxiliar" no porta luvas... embaixo do banco.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/26/2019 at 6:30 PM, emanuelnobrega said:

 

@diegoals, acho que você tentou escrever alguma coisa mas terminou sem sair. Estou aguardando, abraço! 

Boa tarde! tinha comentado que vou desmontar a porta para verificar a questão do resistor... mas achei uma foto do crossover na internet

250w16-3-21342.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 hours ago, geovanesantos33 said:

.... sem mais.

Isso é fato! 

tenho 2 gargalos, o rádio, e o amplificador que entra em proteção constante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/27/2019 at 6:45 PM, Alves said:

Entendo q vc queria manter a originalidade do carro, mas, NMHO, sinceramente, é um Civic, não é um carro antigo clássico. De cara, vc já está mantendo o maior gargalo do seu set logo na fonte geradora.

Concordo sobre o gargalo,

sei que off, mas para mim, o Civic coupé é classico faz tempo :vts

Abraço @Alves obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando...

conhecem algum contato em SP, de confiança para testar e possivelmente reparar o Soundstream?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, diegoals disse:

Concordo sobre o gargalo,

sei que off, mas para mim, o Civic coupé é classico faz tempo :vts

Abraço @Alves obrigado pela ajuda!

kkkk o meu sedan é um legitimo JDM ja kkkk

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, diegoals disse:

aproveitando...

conhecem algum contato em SP, de confiança para testar e possivelmente reparar o Soundstream?

HHhuuummm... essa vou ficar devendo.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego, ok arrumar o Soundstream... mas pq vc não colocar um SD EVO II ? 

Vai economizar espaço e bateria.. 

Com bastante potencia, um 800.4 atende seu set completo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/08/2019 at 13:01, diegoals disse:

Concordo sobre o gargalo,

sei que off, mas para mim, o Civic coupé é classico faz tempo :vts

Abraço @Alves obrigado pela ajuda!

Pode ser clássico, mas ainda não é um antigo. É um carro moderno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...