Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BRUNIN'S

dúvida som profissional

Recommended Posts

galera estou querendo instalar um compressor de áudio ( em linha ) Behringer MDX 2600 no meu set a fim de proteger os equipamentos pois bem.

 

o meu som é estéreo e constitui de 4 caixas bass reflex duas vias com woofer 12", um amplificador equalizado por um Behringer FBQ6200, este equalizador ja tem a função limiter que funciona muito bem, porem os meus woofer mesmo com a caixa correta tocam muito médios oque faço é tirar o excesso de médios no eq e dar um up nos graves fica redondo  :legal: porem com o fader de graves acentuado o limiter atua de forma muito brusca nos graves deixando a dinâmica da musica meio estranho. 

 

após pesquisar muito cheguei a conclusão de que utilizar um compressor poderia resolver este problema, a pergunta é sera que realmente um compressor ira me atender pra este caso. 

 

outa duvida que sempre tive sobre os compressores.

 

o compressor também pode aumentar ou diminuir a dinâmica da musica de acordo com o nível de sinal da fonte ex : um nível ( determinado ) de volume esta sendo reproduzido, após pular a próxima faixa que tem uma dinâmica baixa, o compressor consegue aumentar esta dinâmica de forma automática, pra que possa ser reproduzido no mesmo nível no qual foi determina, a fim de todos as musicar terem o mesmo nível de volume ?    pasmafaute

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc equalizou atenuando as frequências ? E dando ganho no grave?

Se forem todas atenuando e outras ficando no zero, devo evitar o limiter atuando tanto no grave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc equalizou atenuando as frequências ? E dando ganho no grave?

Se forem todas atenuando e outras ficando no zero, devo evitar o limiter atuando tanto no grave

cara ajudou bastante !!! eu lembrei também que tinha outro EQ de 10 banda parado aqui em casa, liguei o FBQ direto na mesa de som com os faders em 0db e algumas frequências medias sobressalentes pouco atenuadas ajustei o limiter e pronto, limiter atuando em todas as frequências  [-] o segundo EQ liguei na saída do FBQ, apenas para ajuste fino de sobras e faltas ficou top10 OpO a qualidade do som em geral ficou melhor do que estava, os tweeters estão mais gostoso de ouvir e alguns instrumentos de algumas musicas que não conseguia ouvir agora estão bem mais aparente show. 

 

mais ainda vou comprar um compressor ou outro EQ FBQ mais simples, pois este EQ que eu tenho já é antigo de deixa passar um pouco de ruido  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o meu som é estéreo e constitui de 4 caixas bass reflex duas vias com woofer 12", um amplificador equalizado por um Behringer FBQ6200, este equalizador ja tem a função limiter que funciona muito bem, porem os meus woofer mesmo com a caixa correta tocam muito médios oque faço é tirar o excesso de médios no eq e dar um up nos graves fica redondo  :legal: porem com o fader de graves acentuado o limiter atua de forma muito brusca nos graves deixando a dinâmica da musica meio estranho. 

 

após pesquisar muito cheguei a conclusão de que utilizar um compressor poderia resolver este problema, a pergunta é sera que realmente um compressor ira me atender pra este caso. 

 

1) Você utiliza um limiter para a proteção dos teus equipamentos.

 

2) Quando esse limiter funciona o som termina ficando estranho.

 

3) Você que adicionar outro equipamento para contornar esse problema.

 

999) Não será o caso de questionar se o seu sistema foi projetado e principalmente, está sendo utilizado corretamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o compressor também pode aumentar ou diminuir a dinâmica da musica de acordo com o nível de sinal da fonte ex : um nível ( determinado ) de volume esta sendo reproduzido, após pular a próxima faixa que tem uma dinâmica baixa, o compressor consegue aumentar esta dinâmica de forma automática, pra que possa ser reproduzido no mesmo nível no qual foi determina, a fim de todos as musicar terem o mesmo nível de volume ?    pasmafaute

 

Com certeza sim!

 

Isso é função da frequência de correção vs. tempo de amostragem. Provavelmente esse tempo de amostragem deve ser de poucos segundos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Você utiliza um limiter para a proteção dos teus equipamentos.

 

2) Quando esse limiter funciona o som termina ficando estranho.

 

3) Você que adicionar outro equipamento para contornar esse problema.

 

999) Não será o caso de questionar se o seu sistema foi projetado e principalmente, está sendo utilizado corretamente?

1000) sim ! como eu descrevia acima consegui resolver este problema

1001) sim ! estou pensando em um compressor de áudio creio que ira resolver 

1002) utilizando corretamente sim ja faz mais de 5 anos e não queimou nada :vts o meu sistema é residencial e não é pra tocar em bandas e nem pra festas é apenas pra fim de semana e uns churrasquinhos, as minhas caixas são woofers de 80wrms keybass 12" são 4 caixas ligados em uma potencia de 650wrms não é nada de alto desemprenho porem impressiona pela potencia e quero apenas melhorar o sistema de proteção. logo mais posto um video dele tocando pros críticos se deliciarem  [^]  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza sim!

 

Isso é função da frequência de correção vs. tempo de amostragem. Provavelmente esse tempo de amostragem deve ser de poucos segundos.

obrigado esta duvida sempre tive  :legal: no youtube existe bastante videos de como funciona porem poucos videos práticos 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as minhas caixas são woofers de 80wrms keybass 12" são 4 caixas ligados em uma potencia de 650wrms não é nada de alto desemprenho porem impressiona pela potencia e quero apenas melhorar o sistema de proteção. logo mais posto um video dele tocando pros críticos se deliciarem  [^]  

 

Legal!

 

Se eu fosse você eu faria a experiencia de ligar esse sistema deixando somente player e crossover. Faça isso e tente perceber se o som não fica mais natural. 

 

Mas nada de abusos. Ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!

 

Se eu fosse você eu faria a experiencia de ligar esse sistema deixando somente player e crossover. Faça isso e tente perceber se o som não fica mais natural. 

 

Mas nada de abusos. Ok?

ja tinha feito o teste no crossover e o resultado era o mesmo ! o maior problema das minhas caixa são realmente os graves que falta um pouco, porem mais a frente vou colocar dois graves de 15 polegadas pra complementar oque falta pro eq ficar mais flat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara ajudou bastante !!! eu lembrei também que tinha outro EQ de 10 banda parado aqui em casa, liguei o FBQ direto na mesa de som com os faders em 0db e algumas frequências medias sobressalentes pouco atenuadas ajustei o limiter e pronto, limiter atuando em todas as frequências  [-] o segundo EQ liguei na saída do FBQ, apenas para ajuste fino de sobras e faltas ficou top10 OpO a qualidade do som em geral ficou melhor do que estava, os tweeters estão mais gostoso de ouvir e alguns instrumentos de algumas musicas que não conseguia ouvir agora estão bem mais aparente show. 

 

mais ainda vou comprar um compressor ou outro EQ FBQ mais simples, pois este EQ que eu tenho já é antigo de deixa passar um pouco de ruido  :legal:

 

Que bom então

Só cuidado, para não dar ganhos no 2 eq, pq como ele está depois do limiter, acaba fazendo o limiter perde um pouco da função

 

Outro ponto, que o compressor seria interessante quando tem microfone e instrumento, principalmente para os mic

como vc usa para músicas, que já vem tratada, não sei se seria uma vantagem ou se mudaria algo no som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pena que o áudio não ficou bom, usem fone de ouvido pra dar uma melhorada, o primeiro vídeo tocando no máximo com o limiter atuando sem alterar a regulagem em local fechado da pra atenuar um pouco o grave e dar mais um up no volume, o EQ preto deixei antes do FBQ assim se eu alterar, o limiter do FBQ não deixa passar do máximo, isso é provisório pois vou adquirir um compressor, e mais a frente irei colocar subs não vou precisar de crossover pois o FBQ ja vem com esta opção    

 

 

 

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...