Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
junior_sergipe

Caixa subwoofer em L, com curvas, pode?

Recommended Posts

MM53Gtm.jpg

 

 

Colegas, a fim de manter a caixa externamente pequena e obter uma litragem maior para o subwoofer, posso aproveitar os espaços ao lado e no fundo do médio (parte azul na imagem)? Ou a caixa do sub tem que ser um único espaço livre, sem curvas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MM53Gtm.jpg

 

 

Colegas, a fim de manter a caixa externamente pequena e obter uma litragem maior para o subwoofer, posso aproveitar os espaços ao lado e no fundo do médio (parte azul na imagem)? Ou a caixa do sub tem que ser um único espaço livre, sem curvas?

Respeitando a litragem correta não tem problema usar...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas dessa forma não haveria algum tipo de cancelamento/perda de ondas?

 

Pergunto isso porque o som, nada menos é, o deslocamento das moléculas de ar, e assim penso que parte desse deslocamento não seria refletido para fora pois ficaria preso nesses cantos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas dessa forma não haveria algum tipo de cancelamento/perda de ondas?

 

Pergunto isso porque o som, nada menos é, o deslocamento das moléculas de ar, e assim penso que parte desse deslocamento não seria refletido para fora pois ficaria preso nesses cantos.

 

Pode usar a curva, e na minha caixa atual eu mesmo uso

 

Mas a curva, vai afetar a sintonia e o deslocamento de ar sim

Gerando um ponto de turbulência e aumento da perda de carga, ideia de escoamento de fluido

A curva, deve fazer o duto dar uma impressão de se ser mais comprido por isso, mas quanto e como isso interfere só medindo e testando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Outra dúvida, há problema do tweeter ficar na caixa do sub?

 

Nenhum problema, desde que não afete na vedação da caixa.

 

Mas dessa forma não haveria algum tipo de cancelamento/perda de ondas?

 

Pergunto isso porque o som, nada menos é, o deslocamento das moléculas de ar, e assim penso que parte desse deslocamento não seria refletido para fora pois ficaria preso nesses cantos.

 

Isso não existe!

 

A caixa de som funciona como o pulmão de uma pessoa, o formato pouco interessa.

 

Mas a curva, vai afetar a sintonia e o deslocamento de ar sim

Gerando um ponto de turbulência e aumento da perda de carga, ideia de escoamento de fluido

 

Isso pode até existir teoricamente, mas na prática não fará nenhum efeito.

 

Lobo, você deve lembrar que a perda de carga é basicamente função da velocidade do fluído, diâmetro do duto e rugosidade do material.

 

Nesse caso não estamos tratando de um duto, essa efeito só existe quando o fluído entre pelo um ponto e saí por outro.

 

Nesse caso não existe nenhum fluxo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar a curva, e na minha caixa atual eu mesmo uso

 

Mas a curva, vai afetar a sintonia e o deslocamento de ar sim

Gerando um ponto de turbulência e aumento da perda de carga, ideia de escoamento de fluido

A curva, deve fazer o duto dar uma impressão de se ser mais comprido por isso, mas quanto e como isso interfere só medindo e testando

Eu não acredito que interfira na resposta da caixa... na verdade quanto menos uniforme for o interior da caixa melhor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso pode até existir teoricamente, mas na prática não fará nenhum efeito.

 

Lobo, você deve lembrar que a perda de carga é basicamente função da velocidade do fluído, diâmetro do duto e rugosidade do material.

 

Nesse caso não estamos tratando de um duto, essa efeito só existe quando o fluído entre pelo um ponto e saí por outro.

 

Nesse caso não existe nenhum fluxo.

 

Vc já testou caixas diferentes?

Uma caixa quadrada, uma bem fina/estreita com mesmo alto falante ?

 

Formato interfere sim na resposta, se vai ser muito ou pouco vai depender do projeto

O som e ar vão deslocar dentro da caixa, afeta a acústica da caixa de som

Os programas de simulação não tem como ficar simulando isso, mas o formato interfere na propagação do som

 

Exemplo simples: a caixa do violão afeta diretamente no som por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o formato tivesse alguma importância existiriam outras informações relevantes sobre isso.

 

É um assunto pouco comentado pois é simplesmente insignificante!

 

As únicas informações importantes sobre isso são as relacionadas ao formato e proporção da caixa. Ou seja, quanto mais irregular melhor e os lados não devem ser múltiplos uns dos outros.

 

Por exemplo, um Hexaedro de lados 10, 20 e 40 não é interessante. Melhor seria ter lados de 11, 19 e 34. Lados com ângulos de 90 graus também atrapalham mais do que ajudam.

 

O exemplo do violão também não possui nenhuma relação com uma caixa acústica. São realidades muito diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o formato tivesse alguma importância existiriam outras informações relevantes sobre isso.

 

É um assunto pouco comentado pois é simplesmente insignificante!

 

As únicas informações importantes sobre isso são as relacionadas ao formato e proporção da caixa. Ou seja, quanto mais irregular melhor e os lados não devem ser múltiplos uns dos outros.

 

Por exemplo, um Hexaedro de lados 10, 20 e 40 não é interessante. Melhor seria ter lados de 11, 19 e 34. Lados com ângulos de 90 graus também atrapalham mais do que ajudam.

 

O exemplo do violão também não possui nenhuma relação com uma caixa acústica. São realidades muito diferentes.

 

vc mesmo está falando ai que o formato e proporção da caixa influência, e que o mais irregular é melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outras informações além das que eu relatei na própria postagem.

 

Sim, quanto mais irregular melhor, tanto que a caixa objetivo dessa postagem se torna mais eficiente como você mesmo disse acima e eu concordo.

 

O meu comentário anterior foi sobre suas colocações pertinentes a perda de carga e deslocamento de ar dentro da caixa.

 

Na realidade o ar pouco se desloca dentro da caixa, basicamente ele se contrai e expande ciclicamente.

 

Contudo realmente existe deslocamento na região próxima ao duto, caso esse exista é interessante que sua extremidade interna esteja localizada em uma região livre de obstáculos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...