Ir para conteúdo

Foto

Caixa subwoofer em L, com curvas, pode?

11 respostas neste tópico

junior_sergipe

junior_sergipe
  • Iniciante
  • 2 posts
  • Cadastrado: 08/11/2018
  • Cidade/UF:Aracaju/SE

MM53Gtm.jpg

Colegas, a fim de manter a caixa externamente pequena e obter uma litragem maior para o subwoofer, posso aproveitar os espaços ao lado e no fundo do médio (parte azul na imagem)? Ou a caixa do sub tem que ser um único espaço livre, sem curvas?

• 0

emanuelnobrega

emanuelnobrega

membro master

• Membro
  • 836 posts
  • Cadastrado: 02/01/2013
  • Cidade/UF:Fortaleza-CE
Pode sim, não tem problema.

• 1

gustavomp3

gustavomp3

DIY das Antigas

• Membro
  • 2.397 posts
  • Cadastrado: 06/02/2005
  • Cidade/UF:Brasilia

MM53Gtm.jpg

Colegas, a fim de manter a caixa externamente pequena e obter uma litragem maior para o subwoofer, posso aproveitar os espaços ao lado e no fundo do médio (parte azul na imagem)? Ou a caixa do sub tem que ser um único espaço livre, sem curvas?

Respeitando a litragem correta não tem problema usar...

• 1

junior_sergipe

junior_sergipe
  • Iniciante
  • 2 posts
  • Cadastrado: 08/11/2018
  • Cidade/UF:Aracaju/SE

Obrigado! Outra dúvida, há problema do tweeter ficar na caixa do sub?

• 0

alanleite28

alanleite28

membro

• Membro
  • 288 posts
  • Cadastrado: 30/08/2016
  • Cidade/UF:Ribeirão Preto - SP

Mas dessa forma não haveria algum tipo de cancelamento/perda de ondas?

Pergunto isso porque o som, nada menos é, o deslocamento das moléculas de ar, e assim penso que parte desse deslocamento não seria refletido para fora pois ficaria preso nesses cantos.

• 0

fst-lobo

fst-lobo

veterano

• Membro
  • 2.129 posts
  • Cadastrado: 14/07/2015
  • Cidade/UF:Gyn/GO

Pergunto isso porque o som, nada menos é, o deslocamento das moléculas de ar, e assim penso que parte desse deslocamento não seria refletido para fora pois ficaria preso nesses cantos.

Pode usar a curva, e na minha caixa atual eu mesmo uso

Mas a curva, vai afetar a sintonia e o deslocamento de ar sim

Gerando um ponto de turbulência e aumento da perda de carga, ideia de escoamento de fluido

A curva, deve fazer o duto dar uma impressão de se ser mais comprido por isso, mas quanto e como isso interfere só medindo e testando

• 0

emanuelnobrega

emanuelnobrega

membro master

• Membro
  • 836 posts

Obrigado! Outra dúvida, há problema do tweeter ficar na caixa do sub?

Nenhum problema, desde que não afete na vedação da caixa.

Isso não existe!

A caixa de som funciona como o pulmão de uma pessoa, o formato pouco interessa.

Gerando um ponto de turbulência e aumento da perda de carga, ideia de escoamento de fluido

Isso pode até existir teoricamente, mas na prática não fará nenhum efeito.

Lobo, você deve lembrar que a perda de carga é basicamente função da velocidade do fluído, diâmetro do duto e rugosidade do material.

Nesse caso não estamos tratando de um duto, essa efeito só existe quando o fluído entre pelo um ponto e saí por outro.

Nesse caso não existe nenhum fluxo.

• 0

gustavomp3

gustavomp3

DIY das Antigas

• Membro
  • 2.397 posts
  • Cadastrado: 06/02/2005
  • Cidade/UF:Brasilia

Pode usar a curva, e na minha caixa atual eu mesmo uso

A curva, deve fazer o duto dar uma impressão de se ser mais comprido por isso, mas quanto e como isso interfere só medindo e testando

Eu não acredito que interfira na resposta da caixa... na verdade quanto menos uniforme for o interior da caixa melhor!

• 0

fst-lobo

fst-lobo

veterano

• Membro
  • 2.129 posts

Isso pode até existir teoricamente, mas na prática não fará nenhum efeito.

Lobo, você deve lembrar que a perda de carga é basicamente função da velocidade do fluído, diâmetro do duto e rugosidade do material.

Nesse caso não estamos tratando de um duto, essa efeito só existe quando o fluído entre pelo um ponto e saí por outro.

Nesse caso não existe nenhum fluxo.

Vc já testou caixas diferentes?

Uma caixa quadrada, uma bem fina/estreita com mesmo alto falante ?

Formato interfere sim na resposta, se vai ser muito ou pouco vai depender do projeto

O som e ar vão deslocar dentro da caixa, afeta a acústica da caixa de som

Os programas de simulação não tem como ficar simulando isso, mas o formato interfere na propagação do som

Exemplo simples: a caixa do violão afeta diretamente no som por exemplo

• 0

emanuelnobrega

emanuelnobrega

membro master

• Membro
  • 836 posts
Se o formato tivesse alguma importância existiriam outras informações relevantes sobre isso.

É um assunto pouco comentado pois é simplesmente insignificante!

As únicas informações importantes sobre isso são as relacionadas ao formato e proporção da caixa. Ou seja, quanto mais irregular melhor e os lados não devem ser múltiplos uns dos outros.

Por exemplo, um Hexaedro de lados 10, 20 e 40 não é interessante. Melhor seria ter lados de 11, 19 e 34. Lados com ângulos de 90 graus também atrapalham mais do que ajudam.

O exemplo do violão também não possui nenhuma relação com uma caixa acústica. São realidades muito diferentes.

• 0

fst-lobo

fst-lobo

veterano

• Membro
  • 2.129 posts

Se o formato tivesse alguma importância existiriam outras informações relevantes sobre isso.

É um assunto pouco comentado pois é simplesmente insignificante!

As únicas informações importantes sobre isso são as relacionadas ao formato e proporção da caixa. Ou seja, quanto mais irregular melhor e os lados não devem ser múltiplos uns dos outros.

Por exemplo, um Hexaedro de lados 10, 20 e 40 não é interessante. Melhor seria ter lados de 11, 19 e 34. Lados com ângulos de 90 graus também atrapalham mais do que ajudam.

O exemplo do violão também não possui nenhuma relação com uma caixa acústica. São realidades muito diferentes.

vc mesmo está falando ai que o formato e proporção da caixa influência, e que o mais irregular é melhor

• 0

emanuelnobrega

emanuelnobrega

membro master

• Membro
  • 836 posts
Outras informações além das que eu relatei na própria postagem.

Sim, quanto mais irregular melhor, tanto que a caixa objetivo dessa postagem se torna mais eficiente como você mesmo disse acima e eu concordo.

O meu comentário anterior foi sobre suas colocações pertinentes a perda de carga e deslocamento de ar dentro da caixa.

Na realidade o ar pouco se desloca dentro da caixa, basicamente ele se contrai e expande ciclicamente.

Contudo realmente existe deslocamento na região próxima ao duto, caso esse exista é interessante que sua extremidade interna esteja localizada em uma região livre de obstáculos.

• 0

Smartfix