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Thiago.Pereira

Projeto de mini motor-home

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Fala pessoal, boa noite!
 
Estou desenvolvendo o projeto do meu mini motorhome que será montado em uma Nissan XTerra 2004.
 
Estou na parte do projeto elétrico e estou com algumas dúvidas.... Depois de dar uma pesquisada cheguei no sistema a baixo:
 
g7HasqX.jpg
 
 
 
Tb comecei a montar uma planilha para calcular a bateria que eu preciso e a potência do inversor:
 
LwNEVxr.jpg
 
Ainda estou com algumas dúvida e gostaria mais uma vez da ajuda de vcs:
 
1) No projeto elétrico me recomendaram colocar um controlador de carga (tipo esse de painel solar) entre a bateria do carro e a estacionária. Me falaram que carros mais antigos são danados em ter a voltagem maluca, as vezes atingindo os 16v! Essa informação pe verdadeira? Qual vcs controlador vcs me indicam?
 
 
2) Qual bateria vcs me recomendam?
 
 
3) Qual rele vcs recomendam?
 
Por enquanto é "só" isso!! kkkk
 
Muito obrigado a todos!!

 

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amigo 

 

 

Fala pessoal, boa noite!
 
Estou desenvolvendo o projeto do meu mini motorhome que será montado em uma Nissan XTerra 2004.
 
Estou na parte do projeto elétrico e estou com algumas dúvidas.... Depois de dar uma pesquisada cheguei no sistema a baixo:
 
g7HasqX.jpg
 
 
 
Tb comecei a montar uma planilha para calcular a bateria que eu preciso e a potência do inversor:
 
LwNEVxr.jpg
 
Ainda estou com algumas dúvida e gostaria mais uma vez da ajuda de vcs:
 
1) No projeto elétrico me recomendaram colocar um controlador de carga (tipo esse de painel solar) entre a bateria do carro e a estacionária. Me falaram que carros mais antigos são danados em ter a voltagem maluca, as vezes atingindo os 16v! Essa informação pe verdadeira? Qual vcs controlador vcs me indicam?
 
 
2) Qual bateria vcs me recomendam?
 
 
3) Qual rele vcs recomendam?
 
Por enquanto é "só" isso!! kkkk
 
Muito obrigado a todos!!

 

amigo não vejo necessidade deste controlador de carga pois o alternador funciona com 13.6 a 14.5 volts constante se passar disso é defeito no regulador de voltagem do mesmo, entre a bateria do carro e a auxiliar coloque um DNI 8130 funcionando com a ligação pelo D+ do alternador, assim quando o carro estiver parado o rele isola o circuito, e quando o motor funcionar o rele arma fechando o circuito alimentando o sistema e carregando a bateria auxiliar simples assim sem utilizar botão e nem chave, talvez este controlador de carga seja interessante para alimentar o inversor de tensão pois quando a tensão da bateria diminui o controlador consegue uma tensão estável de 12 volts mantendo a eficiência do inversor ( porem é bom se informar melhor se isto funcionaria neste caso ) dimensione corretamente os sistemas de proteção fusíveis e disjuntores. 

 

verifique a capacidade do alternador do teu veiculo tarvez seja pouco para o teu proposito  :legal:

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entre a bateria do carro e a auxiliar coloque um DNI 8130 funcionando com a ligação pelo D+ do alternador, assim quando o carro estiver parado o rele isola o circuito, e quando o motor funcionar o rele arma fechando o circuito alimentando o sistema e carregando a bateria auxiliar simples assim sem utilizar botão e nem chave,

 

Ótima ideia!

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rele DNI 8130 - chaveador de bateria 

 

chave de transferência automática - utilizado entre o inversor e a rede elétrica externa porem só funciona em 220volts  

 

bateria freedom  boa marca com preço justo

Editado por BRUNIN'S

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Tb comecei a montar uma planilha para calcular a bateria que eu preciso e a potência do inversor:
 
LwNEVxr.jpg

 

Se a geladeira for convencional, do tipo com compressor, você pode utilizar um fator de funcionamento de 70 %. 

 

O compressor trabalha ligando e desligando ciclicamente.

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Se a geladeira for convencional, do tipo com compressor, você pode utilizar um fator de funcionamento de 70 %. 

 

O compressor trabalha ligando e desligando ciclicamente.

:legal:  correto !

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