Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BBzão

Upgrade som original Golf Variant

Recommended Posts

Eai galera, tudo certo?!

Andei dando uma pesquisada por aqui, porém não consegui tirar todas as minhas dúvidas, e tbm estou precisando de algumas dicas, visto que sou leigo no assunto SQ. Assim como montei meu trio, quero montar um sq para o golf, vou aos poucos fazendo as melhorias e alcançando meu objetivo.
 

Primeiramente gostaria de usar o som original ao qual sabemos que ele é relativamente bom e adicionar um subwoofer, quero poder aproveitar o máximo do kit, manter a HU de fábrica e acertar na escolha dos equipamentos.

Minhas dúvidas são...

 

Conversor rca:

Eatec ou vale investir mais em algum como focal?

Processador:

Gostaria de adicionar para realizar os cortes de frequência no kit caso achem legal a ideia. Como estou com o orçamento limitado, estou à procura de algum que seja suficiente e mais em conta. Para trio nós recomendamos o banda porem não sei se ele funciona no sq.

 

Módulos:

Caso seja necessário, futuramente desejo trocar para módulos com mais qualidade. Porem gostaria de começar com os SDs. Quero amplificar o kit 2 vias e o sub, visto que desejo altera-los depois, não sei se uso um sd1200 para sub e kit ou uso um modulo para cada. Mas isso depende tbm de qual sub escolhermos.

Subwoofer até R$ 800,00:
Estou de olho nos seguintes modelos:
- Audiophonic Club C1 12 400rms
- Kenwood Excelon Kfc-xw12 400rms

-  Jl Audio 12w0 ou 12wxv

- Mb Quart Rwm304 Reference 12 350w

 

Caixa:
Como sou leigo ainda em sq vou tentar explicar como eu gostaria que o grave ficasse, não sei se é frequência, caixa ou equipamento. Mas gosto de que o grave do sub acompanhe exatamente a música e não se prolongue. Espaço não é muito problema kkkk

 

Tweeter:
Pesquisei tbm que alterando o tweeter posso ter um resultado muito bom. Mas não sei se seja mais interessante aguardar para investir no kit 2 vias.

Mega Capacitor:
O golf possui o sistema start-stop, o qual utiliza muito da bateria e a bateria é muito cara (1200), não gostaria de acabar prejudicando esse sistema. Seria interessante o uso dele?

 

Cabos:
Rca audison connection ft2

Cabos speaker Tiaflex High Definition

 

Tratamento nas portas:
Futuramente

Gosto musical: Eletronico, Rap, Black, Funk

Desculpem-me caso tais informações estejam aqui no fórum e eu não encontrei nas pesquisas. Entretanto estou precisando desses conselhos para esse especifico projeto e gosto. Montei meu trio aqui e me ajudaram demais, por isso resolvi recorrer ao fórum novamente.

Agradeço desde já a ajuda de vocês.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho um golf TSI.

 

À Alguns meses atras Iniciei um projeto, comecei colocando um tweeter morel tempo, com o crossover do morel tempo, subwoofer da questo em selada, e um amplificador com entrada alta (Hertz HE4). Melhorou os agudos, presença de grave melhorou tambem claro. Mas sinceramente, se fosse pra ficar só nisso, hoje eu teria feito diferente, o som do Golf é muito bom, bem acima da media. Acredito que se eu tivesse ligado o tweeter sem amplificação mesmo, juntamente com o midbass original que bate muito bem pela potencia dele. E tivesse utilizado um amplificador somente para o subwoofer, eu ja me daria por satisfeito, diante da experiencia que tive. 

 

Sei que se aumentar muito o volume do golf, acima de uns 70 % ele distorce, entao adicionando um amplificador vc poderia ouvir mais alto, caso esse seja um desejo seu. 

 

Estou te falando isso pois, as vezes agente cria uma expectativa tão alta, que na hora que vc observa o resultado alcançado, vc pensa, "ficou bom mas... o meu original ja era muito bom entao". Acho o tweeter original do Golf meio estridente. O morel tempo deixou mais suave e detalhado.

 

Ia esquecendo, não gostei da entrada alta do Hertz, o subwoofer nao respondia a contento, eu mal percebia ele se movimentar. Quando coloquei o Conversor Eatech, o resposta mudou da agua pro vinho, agora sim o sub estava presente. Neste caso recomendo sem sombras de duvidas esse conversor. Acredito que vc poderia iniciar colocando um tweeter bom sem amplificaçãom um subwoofer bom, e um amplficador para o sub com conversor eatech (com controle de grave). Caso sentisse necessidade, mais pra frente poderia adicionar um amplificador pra voz.

 

Tudo isso que te falei, é uma experiencia vivida nos ultimos 4 meses, essa praga de SQ faz agente querer ficar procurando pelo em ovo, entao acabamos por nao nos satisfazer totalmente, sempre achando que da pra melhorar algo. Pra vc ter ideia, do set que mencionei acima, so continuei com a HU original, ela é da panasonic e tem uma qualidade acima da media OEM, mas abaixo das HU's JVC, Kenwood etc. Entao estou com a HU original, Tweeter scanpeak, Crossover do morel tempo, Midbass Hertz (linha mille), Subwoofer JL 10w1v2 (nao instalei ainda, estou vendo se faço fibra no estepe ou caixa mesmo) e Amplificador Mosconi 120.0 (este sim, tem uma entrada alta de qualidade, e pra minha suspresa, o Conversor eatech nao fica atras dele nao viu), Tratei as portas, é outro investimento que vale a pena, mesmo se for usar os Mids originais, consegui uma manta asfaltica de 2mm de bom cxb no mercado livre.

 

Estou pensando em revisar a instalação substituindo os cabos speaker pelos Tiaflex que voce mencionou, as bitolas parecem estar abaixo do recomendado.

 

Sobre o subwoofer, tenho em outro carro um Subwoofer da NAR 10sw2. Este em dutada, coloquei no golf pra testar, e pra ser sincero, gostei bem mais da resposta da selada, pois não tem picos em determinados pontos de certas musicas. Mas acho que depende muito de carro pra carro, pois o Nar que fica instalado em um sedan com porta malas lacrado, toca bem macio mesmo muito agradavel e sem picos. Acho que para o estilo que vc vai ouvir, selada imagino que seria melhor.

  

Ah, cocei bastante pra colocar processador, e vi que pra mim poderia ser mais um motivo de frustação, li bastante sobre a perda de naturalidade no som, possiveis hiss, tem um bem falado da alpine, mas não valia a pena, no meu caso, pagar 4 mil em um. Entao cortes pelo amplificador e cross passivo. O som ta bem natural, Se quiser me enviar seu numero no privado, te envio os videos que gravei do antes e depois. 

 

Muito gente do forum me ajudou, inclusive me dando ideias que te passei acima, então nao poderia deixar de compartilhar minha experiencia. 

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo depoimento, sidnei.

Eu também estou com um Golf mk7 e estava pensando em transferir meu set SQ pra ele, e estava na duvida se valeria a pena, ja que manteria HU original e precisaria ir atras de conversores RCA, alem do medo de ligar um amp nessa bateria que tanto liga e desliga devido ao start/stop.

 

Resolvi comparar o som do meu set com o som original do golf, e sinceramente a diferença é minima. Só começa a ser perceptivel quando o volume está la no alto, tipo estridente, algo que hoje em dia, com mulher e filhos sempre comigo no carro, não é mais possível, nem o que eu desejo rsrs. Me contento mais com qualidade.

 

Então estou pensando em deixar o original mesmo. Só para não desvirtuar o tópico do amigo, também temho a duvida se o start/stop ou a bateria podem ser prejudicados ao instalar um set SQ. Vc teve problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sidnei,

 

Primeiramente, muito obrigado pela sua ajuda. Era exatamente o que eu estava buscando, alguém que conhecesse o som original e poderia me indicar o melhor caminho.

Seguindo suas dicas, comprei o conversor Eatech com o controle de grave. Vou trocar o tweeter, mas estou optando pelo Ground Zero Uranium que ja ouvi mto bem dele. Vou dar uma pesquisada sobre quais as opções de crossover que tenho tbm ou utilizar esse da morel. Subwoofer tbm vou pesquisar pelos JL, sempre quis ter um desses. Vou pesquisar por esses subs e projetos.

Ai quando estiver pronta esta etapa, vou atras de tratar as portas, rever o cabeamento como vc quer fazer tbm e então ver se seria bom amplificar a voz.

Obrigado por compartilhar suas experiências e me ajudar.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, por nada, amigo, Fórum é isso, um dia vc tá perguntando e outro dia vc tá ajudando... (a tal da Corrente do bem hehehe), esse tweeter da GZ parece ser bom mesmo, acho que estaria até acima do Morel tempo. Dá uma olhada no manual do

Ground Zero GZUC 650SQX, pra vc ver qual o cross que ele utiliza, Pra vc ter uma base dos cortes e slopes recomendados pelo fábricante, daí vc parte pra procurar um Cross passivo. Sobre o sub, muito gente de experiência do fórum recomenda o Jlw1v2 pra SQ. Vc pode instalar o conversor próximo do amplificador pra vc exonomizar no cabo RCA, de 1,5m. Ah, quando for puxar o sinal da HU até o conversor RCA, já puxa um tiaflex de 1,5mm. O RCA utilizei os que o Bernardo vende (leyline old sarum) recomendo, tanto o produto quanto o Bernardo. Outro detalhe, os instaladores costumam querer puxar o sinal pro sub somente de um canal, peça pra puxar dos dois canais traseiros do HU, não só de um ok. O bom de instalar no canal traseiro é que vc pode controlar a potência do sub pelo fader do player, claro, vc vai poder controlar isso pelo eatech também, vc comprou de 4 canais ? Pergunto isso, pois caso veja necessidade de amplificar a voz, vai precisar de 4 canais. Não utilizei os tweeters nas colunas originais, pois são mal direcionados, creio que esses tw da GZ, sejam suaves então imagino que vai poder direcioná-los para vc. Utilizei meus tw em suporte em cima do painel mesmo, esses suportes vem juntos ao tw. Não precisa em se preocupar em revisar instalação, basta fazer certo da primeira vez, no meu caso, é que vi muitas emendas, bitola abaixo do exigido, tanto para alimentação quanto para áudio, e devido essa revisão já coloco cabos de melhor qualidade. Qualquer coisa estou à disposicao.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, exatamente Sidnei.

Boa, vou ver isso do cross, o ruim esta sendo achar um cross legal, quase não encontrei ele separado.

Verdade, não tinha pensado nessa possibilidade e é até mais facil passar um tiaflex do q os rca. Comprei o Eatech de 4 canais e controle de grave. Não entendi mto os canais, vc diz pra puxar todos os RL rear e front é isso?  Ruim que primeiramente vou ligar apenas o sub e mais pra frente irei amplificar a voz caso eu queira.

Caso eu for direcionar os TW creio que eu mude a coluna, verei esteticamente como ficarão fora. 

O que eu entendi de revisar a instalação seria o cabeamento original do carro, q sai da hu e vai pros falantes. 

Vou atras desses leyline do Bernardo.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sobre puxar a fiação eu quiz dizer que normalmente os instaladores entender que, como o sub emite um som mono, puxam somente de um canal o sinal, já que teoricamente o grave deveria ser emitido dos dois lados igualmente, daí puxam o sinal do left rear por exemplo. Mas te aconselho pedir para puxar tanto left quanto right no rear do hu para o sub. Agora, existindo a possibilidade de amplificar a voz futuramente, O ideal seria que já deixasse os fios passados para tal, já aproveitando a mão de obra e evitando desmontagem futura do carro para isso. Digo, só deixar os cabos passados. Não precisa de ligar na HU. Inclusive passar uma bitola de cabo de alimentação já adequada para um futuro up.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Olá Bodosko, 

 

      Respondendo a sua pergunta, sobre a bateria e start/stop, minha bateria original teve que ser trocada com 2 anos e meio de uso, e nessa epoca eu ainda nao tinha instalado o amplificador, como não gosto de usar o start/stop (acho que sobrecarrega demais o sistema de partida/eletrico do carro, vc economiza 0,5 na km/l e tem que comprar uma bateria 4 vezes mais cara que uma comum de marca conceituada, é uma economia que não justifica, claro que existe a questão da emissão de poluentes que não tem como mensurar) instalei uma Heliar com a mesma amperagem da original, 60 amperes eu acho. Nesse periodo não tive nenhum problema com o start/stop as vezes esqueço de desativa-lo quando ligo o carro e ele funciona normalmente, quando a bateria está com carga baixa ele simplesmente nao desliga, ou seja funcionando normal. O alternador desse golf é bastante forte, 140 Amperes.

 

    A questão do som original comparado ao que voce tinha em outro carro, realmente, dependendo do set, pra melhorar o do golf um set SQ de entrada, talvez não consiga supera-lo. Claro, acho que um tweeter melhor é sempre bem vindo, pra quem um pouco mais de qualidade, os originais são chineses. 

 

Abraço.

 

Ótimo depoimento, sidnei.
Eu também estou com um Golf mk7 e estava pensando em transferir meu set SQ pra ele, e estava na duvida se valeria a pena, ja que manteria HU original e precisaria ir atras de conversores RCA, alem do medo de ligar um amp nessa bateria que tanto liga e desliga devido ao start/stop.

Resolvi comparar o som do meu set com o som original do golf, e sinceramente a diferença é minima. Só começa a ser perceptivel quando o volume está la no alto, tipo estridente, algo que hoje em dia, com mulher e filhos sempre comigo no carro, não é mais possível, nem o que eu desejo rsrs. Me contento mais com qualidade.

Então estou pensando em deixar o original mesmo. Só para não desvirtuar o tópico do amigo, também temho a duvida se o start/stop ou a bateria podem ser prejudicados ao instalar um set SQ. Vc teve problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eai galera, tudo certo?!

 

Andei dando uma pesquisada por aqui, porém não consegui tirar todas as minhas dúvidas, e tbm estou precisando de algumas dicas, visto que sou leigo no assunto SQ. Assim como montei meu trio, quero montar um sq para o golf, vou aos poucos fazendo as melhorias e alcançando meu objetivo.

 

Primeiramente gostaria de usar o som original ao qual sabemos que ele é relativamente bom e adicionar um subwoofer, quero poder aproveitar o máximo do kit, manter a HU de fábrica e acertar na escolha dos equipamentos.

 

Minhas dúvidas são...

 

Conversor rca:

Eatec ou vale investir mais em algum como focal?

 

Processador:

Gostaria de adicionar para realizar os cortes de frequência no kit caso achem legal a ideia. Como estou com o orçamento limitado, estou à procura de algum que seja suficiente e mais em conta. Para trio nós recomendamos o banda porem não sei se ele funciona no sq.

 

Módulos:

Caso seja necessário, futuramente desejo trocar para módulos com mais qualidade. Porem gostaria de começar com os SDs. Quero amplificar o kit 2 vias e o sub, visto que desejo altera-los depois, não sei se uso um sd1200 para sub e kit ou uso um modulo para cada. Mas isso depende tbm de qual sub escolhermos.

 

Subwoofer até R$ 800,00:

Estou de olho nos seguintes modelos:

- Audiophonic Club C1 12 400rms

- Kenwood Excelon Kfc-xw12 400rms

- Jl Audio 12w0 ou 12wxv

- Mb Quart Rwm304 Reference 12 350w

 

Caixa:

Como sou leigo ainda em sq vou tentar explicar como eu gostaria que o grave ficasse, não sei se é frequência, caixa ou equipamento. Mas gosto de que o grave do sub acompanhe exatamente a música e não se prolongue. Espaço não é muito problema kkkk

 

Tweeter:

Pesquisei tbm que alterando o tweeter posso ter um resultado muito bom. Mas não sei se seja mais interessante aguardar para investir no kit 2 vias.

 

Mega Capacitor:

O golf possui o sistema start-stop, o qual utiliza muito da bateria e a bateria é muito cara (1200), não gostaria de acabar prejudicando esse sistema. Seria interessante o uso dele?

 

Cabos:

Rca audison connection ft2

Cabos speaker Tiaflex High Definition

 

Tratamento nas portas:

Futuramente

 

Gosto musical: Eletronico, Rap, Black, Funk

 

Desculpem-me caso tais informações estejam aqui no fórum e eu não encontrei nas pesquisas. Entretanto estou precisando desses conselhos para esse especifico projeto e gosto. Montei meu trio aqui e me ajudaram demais, por isso resolvi recorrer ao fórum novamente.

 

Agradeço desde já a ajuda de vocês.

Se o orçamento tá limitado, esquece processador.

Use conversaor EATECH.

Esquece megacapacitor tb. Se vai usar amps D nem vai precisar e mesmo se montar algo com maior consumo, é melhor investir em bateria extra.

Com a economia do processador e do megacapacitor, já poderá juntar com o $ do tw e comprar logo um bom kit.

De sub, EU não escolheria esses.

RCA Ley Line. Modelo? Invista mais do q imagina e terá logo um cabo definitivo. Se puder, pegue o Giza.

Cabos Tiaflex.

SD1200.4? Ñ. Melhor usar dois 400.2.

Minha sugestão:

Kit, sub e amp DLS. Não precisa ser os melhores para já se ter um baita set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, sobre puxar a fiação eu quiz dizer que normalmente os instaladores entender que, como o sub emite um som mono, puxam somente de um canal o sinal, já que teoricamente o grave deveria ser emitido dos dois lados igualmente, daí puxam o sinal do left rear por exemplo. Mas te aconselho pedir para puxar tanto left quanto right no rear do hu para o sub. Agora, existindo a possibilidade de amplificar a voz futuramente, O ideal seria que já deixasse os fios passados para tal, já aproveitando a mão de obra e evitando desmontagem futura do carro para isso. Digo, só deixar os cabos passados. Não precisa de ligar na HU. Inclusive passar uma bitola de cabo de alimentação já adequada para um futuro up.

Aaah sim sim, ja vou passar a fiação adequada de todos os canais mesmo. Obrigado

 

Se o orçamento tá limitado, esquece processador.

Use conversaor EATECH.

Esquece megacapacitor tb. Se vai usar amps D nem vai precisar e mesmo se montar algo com maior consumo, é melhor investir em bateria extra.

Com a economia do processador e do megacapacitor, já poderá juntar com o $ do tw e comprar logo um bom kit.

De sub, EU não escolheria esses.

RCA Ley Line. Modelo? Invista mais do q imagina e terá logo um cabo definitivo. Se puder, pegue o Giza.

Cabos Tiaflex.

SD1200.4? Ñ. Melhor usar dois 400.2.

Minha sugestão:

Kit, sub e amp DLS. Não precisa ser os melhores para já se ter um baita set.

Sim, ja adquiri o Eatech estou esperando os Tiaflex.

Vou procurar pelos ley line, realmente a dica é boa.

Por que não escolheria esses subs?

Sd 1200 foi uma sugestão. Essa de 2 400.2 tbm pode ser.

 

Obrigado pelas dicas, Alves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...