Ir para conteúdo

Foto

Caixa 1 ESX155 (espaço a vontade) Help BlOom

esx155 snake
15 respostas neste tópico

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
  • Cadastrado: 07/08/2018
  • Cidade/UF:Dias D'Ávila/BA

Fala galera do Trio, gostaria da ajuda de vocês para definir uma caixa para meu novo trio.

Possuo os seguintes equipamentos que adquiri de uma Dívida:

1x ETD7200

1x medio grave Eros 500rms 10"

1x Modulo explosound caveirinha 2Ch Bridge de 700rms a 4ohms

1x Uxp 500rms 12"

1x Modulo hurricane de 400rms

Esse set me atende bem par a minha utilização que é basicamento no meu sitio fim de semana, no entanto, o grave deixa a desejar.

Possuo uma s10 e espaço não é problema.

Não pretendo mecher em modulo no momento pq gosto do custo x beneficio do meu set. Toca horas sem ligar o carro com bateria de 100ah no cofre e 45ah na Caçamba.

Estimo musical: Forro, Funk, Sertanejo, 

Quero grave pra descer bem e pra longe com qualidade.

Como só disponho de 700rms 4ohms no modulo pensei em fazer uma caixa de responsa e colocar um ESX155 (600Rms) 4ohms.

Queria ajuda para definir uma caixa pra extrair tudo que o esx155 pode render com essa potencia.

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts
  • Cadastrado: 22/05/2006
  • Cidade/UF:Aracaju/SE

Já que espaço não é problema, uma T18 estaria fora de cogitação? Ia te assustar o tanto que ela rende, e poderia usar um ESX 185 4 ohms! 

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts

Pensei bastante em uma T18, mas já estou com os ESX155 na mão.

A T18 atende ao volume dos ESX155? Já tive uma tentativa frustrada de ESX com caixa com volume baixo e não rende nada.

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

ESX precisa de volume alto sempre. São falantes pra som profissional! 

Eu sendo você, guardava esse ESX e experimentaria uma T18! Depois que montei a minha primeira, só penso nela! uheuheuheu o-o-

Pra vc entender melhor meu caso:

https://autoforum.co...-csub800-video/

Em tempo: Se quiser colocar um 18sub800 4 ohms, recomendo bastante! Pois mesmo sub alimentado vai tocar MUITO bem, e fica já pronto prum possível upgrade! Apesar que o ESX 185 tem maior x-max e te atenderia melhor AGORA! 

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts

Acabei de ver uma T18 com sub800... Oq é isso? Que delicia de som....

Agora F........ me encheu de dúvida.

A grande questão da T18 é que a geometria dela não encaixa bem em nenhuma posição na caçamba da S10. Só ficaria bom se fossem duas em pé com a caçamba sem a capota.

Coloquei as ESX155 numa caixa dutada com aparentemente 110L e achei sucesso... Desceu bem demais, grave bem encorpado. Não sei qual sintonia dessa caixa, mas gostei do resultado.

Duvidas:

1 - Será que a caixa feita no volume recomendado pela Snake (~130L) com sintonia na casa de 35hz ficaria bom?

2 - Fazendo uma caixa tão grande assim ganha em sub grave e perde alguma coisa? Ou só espaço mesmo? rsrs

3 - Me ajude com a dimensão e dutos da caixa por favor. (A área disponível é 90cm Larg x 50cm Alt x Profundidade é a caçamba da s10 toda rsrs.)

4 - O que mais seria interessante em uma caixa dessa dutada? reforços? manta? oq?

Vi a Snake tocando e engoliu Tornado de 18 bem alimentada. (ou tô ficando maluco?)

(Só pra vocês entenderem, estive hj em uma empresa de sonorização que faz a grande maioria dos trio eletricos da Bahia e pude fazer vários testes de caixas e AFs, muito legal. A W-horn que nunca tinha visto tocar achei espetacular o som tb. Pena q são 2m de caixa)

Editado por tomcostapt, 15 setembro 2018 - 15:00 .

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

Eu ainda assim tentaria encaixar pelo menos uma T18 (se couber, duas).. é SPL pra acompanhar 4x18" fácil!

1) Dá um excelente subgrave mas perde no SPL, famoso 'lençol curto': Ou cobre a cabeça, ou os pés!

2) Ganha sub e perce SPL, assim como caixas pequenas ganham SPL e perdem SUB

3) Pior que tô sem winISD pra simular aqui.. mas se quiser usar as medidas disponíveis, pode ser 90x50x35 pra um falante só... ou 90 x 50 x 70 pra dois!

4) Reforços internos. Tipo as "full trap". Quanto menos a caixa vibra, mais ela perde SPL em forma de vibração! 

E sim, a snake tem sens absurdamente alta... Note aqui quando ele liga o snake a diferença de sensibilidade: 

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
Vou começar a fabricar a caixa dutada mesmo. Tentei mil formas de encaixar a t18 e n rola.

1- Primeira dúvida: a exemplo da caixa euclides, a profundidade do duto conta somente a parte do duto pra dentro da caixa ou o duto pra fora tb conta? Quero fazer uma caixa com design diferenciado.

2- Segunda dúvida: compensado 18mm?

3- Terceira dúvida: AF invertido muda alguma coisa na configuração da caixa e crossover ou só o volume da caixa?

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

1) Euclides se dá bem com falantes tipo Target, etc.. mas recomendo se tiver como colocar um canhão de pelo menos 1m na frente... algo com 1,5m já deixa o sub absurdo! E o duto pode ser pra dentro ou fora da caixa... 

2) QUanto ao compensado, sim.. 18mm e se possível, NAVAL.. pq aguenta respingos sem medo!

3) Melhora a ventilação da bobina também, fora que dá pra fazer uns acabmentos legais! Mas "Perde" acima de 400hz, coisa que não costuma ser problema com som que tem médio grave

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
1m de canhão renderia mais spl? Ou sub grave? Compensa o espaço perdido?

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

Quanto maior o canhão, mais subgrave. 

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts

Vou começar a fazer a caixa, já comprei o compensado 18mm.

O que vocês me indicam de caracteristica construtiva? Só passar cola branca?

1 - Prego ou parafuso?

2 - Alguma vedação especial ou só cola?

3 - Algum acabamento por dentro ou deixa só na madeira mesmo? Usar uma massa PU pra melhorar a vedação?

4 - Dimensões do duto? Não tô falando de sintonia, tô falando do tamanho da abertura. Já ouvi falar de problemas de sopro e etc.

5 - Acabamento externo pretendo fazer de batida de pedra, alguma recomendação?

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

1) parafuso, sem economizar! A caixa custa 10 conto husauhsauh quanto menos a caixa vibrar, menos vc perde SPL por vibração e mais toca!

2) Cola branca + pó de serra nas 'arestas' (por dentro)

3) não precisa nada se o "2" for bem feito.. mas por fora recomendo uma camada de batida de pedra, impermeabiliza a caixa! 

4) Só simulando, nesse ponto não posso ajudar =\

5) Eu curto batida de pedra.. tem gente que depois passa massa plástica (pra nivelar) e faz pintura automotiva e/ou com spray. Vai do gosto, mas sempre curti meus sons pretinhos e discreto.. pra mim, só não é pra ser visto! Ficar "olhando" pro falante é coisa de quem quer "ostentar".. que nunca fez meu estilo! 

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
Estou pensando em comprar um processador ou cross? Acha q precisa? Se sim, um px2?

• 0

blOom

blOom

Em busca do SQtrio!!!

• Membro Pró
  • 23.149 posts

Px2 é espetacular pelo que custa, super recomendo! Connect se possível.. é prático ao extremo e custa mixaria a mais

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
Galera duto de 5cm x 46cm. Alguem pode ajudar a simular a profundidade para sintonia de 35 e 40?
Dimensões da caixa: 46 x 56 x 45

• 0

tomcostapt

tomcostapt

novato

• Iniciante
  • 10 posts
Mantendo a mesma sintonia em 50hz por exemplo. Qual a diferença de uma cx de 100L e de uma de 125L? Diferença audível eu falo.

• 0

Tópicos que também usam as tags esx155, snake:

Smartfix