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guizinhovrocha

SQ entrada Hyundai Hb20 Hatch

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Fala galera, beleza? A tempo acompanho o fórum e vejo o que a galera costuma indicar para um SQ de entrada (que será o meu caso). Como eu já tinha alguns equipamentos que usava no meu antigo carro, não segui a risca o que é passado aqui, mas lendo sobre os equipamentos que tenho, acredito que irá suprir a minha necessidade.

 

Os equipamentos são:

 

- Kit 2 vias Focal Access 165

- Subwoofer JL 10w0v3 (duas unidades)

- Módulo JBL 7001 (Mono) com controle de grave

- Módulo Dat 4160 (Stereo)

- Conversor Eatech 4 canais

- RCA stinger 4 canais

- RCA street wires 2 canais

 

Falta comprar:

 

- Cabo positivo/negativo (provavelmente technoise 100% cobre) Mas aceito sugestões...

- Cabos speaker será tiaflex

- Caixa para os subs (gosto de grave presente)

- Manta para as portas dianteiras (gostaria de indicação de alguma com bom CB)

 

Tenho total ciência que para um som SQ a HU é extremamente importante no projeto, porém no meu caso, não trocarei a HU.

 

As minhas dúvidas estão relacionadas a ligação do kit no módulo, pois se eu tivesse uma boa HU eu poderia fazer bi-amp pois o módulo só tocará o kit 2 vias. Como não é o caso, o que vocês me indicam para fazer a ligação do kit?

Eu nunca usei conversor de áudio, vocês recomendam ligar cada canal do player em um sinal do conversor? Tem algum problema deixar os falantes traseiros direto no player? Caso alguém ande atrás (para não ficar sem som).

Outra dúvida é em questão do cabeamento do speaker, coloco 2,5 mim?

 

Referente ao sub, dei uma olhada no site da JL e vi que eles recomendam para caixa dutada aproximadamente 32 litros e para caixa selada 18,41 litros. Tendo em vista o meu gosto musical, uma caixa selada supriria a minha necessidade? Ou devo partir para a caixa dutada? Gostaria da opinião de vocês para me ajudar neste aspecto.. caso tenham imagens ou medidas da caixa.. todas serão bem vindas.

Vale ressaltar que as medidas de caixa no site da JL ocupam uma boa parte do PM e a minha intenção era fazer uma caixa o mais fino possível. Algo no estilo da foto abaixo.

 

post-78590-1535461762,8207_thumb.jpg

 

Obrigado.

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Suas dúvidas, meio que vc já respondeu

 

Kit fazer corte pelo amp e usar o cross do kit, como não vai fazer bi-amp é a outra opção

 

Caixa do sub, segue o manual
Sub se quer a caixa pequena e quer SQ, opção é caixa selada mesmo

 

Pode deixar ligado os alto falantes de trás, não é o recomendado para quem procura sq, mas pode deixar

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O conversor eatech 4 canais você precisa puxar 4 canais independentes pra ele funcionar direito. Se Se você pretende manter os falantes traseiros funcionando no player, você pode fazer assim.

 

Puxe o sinal dos falantes dianteiros pro conversor, use 2 cabos y pra ligar os dois módulos.

Ligue 2 cabos no módulo do kit. E use o kit com o crossover original e deixe os cortes do amp desligados.

Ligue os outros 2 cabos no módulo do sub, faça o corte pelo amp e boa.

Não esqueça de botar um porta fusível.

Fio de 2.5 pra esse kit ta bom.

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Suas dúvidas, meio que vc já respondeu

 

Kit fazer corte pelo amp e usar o cross do kit, como não vai fazer bi-amp é a outra opção

 

Caixa do sub, segue o manual

Sub se quer a caixa pequena e quer SQ, opção é caixa selada mesmo

 

Pode deixar ligado os alto falantes de trás, não é o recomendado para quem procura sq, mas pode deixar

Vi em alguns posts aqui no fórum de pessoas que usam litragem um pouco maior do que a recomendada pelo fabricante... no caso você me recomenda fazer exatamente como o manual manda, mesmo eu modificando as medidas da caixa?

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O conversor eatech 4 canais você precisa puxar 4 canais independentes pra ele funcionar direito. Se Se você pretende manter os falantes traseiros funcionando no player, você pode fazer assim.

 

Puxe o sinal dos falantes dianteiros pro conversor, use 2 cabos y pra ligar os dois módulos.

Ligue 2 cabos no módulo do kit. E use o kit com o crossover original e deixe os cortes do amp desligados.

Ligue os outros 2 cabos no módulo do sub, faça o corte pelo amp e boa.

Não esqueça de botar um porta fusível.

Fio de 2.5 pra esse kit ta bom.

Tenho um porta fusível de 100ah.

Aproveitando, recomenda a ligação dos módulos com cabos distintos? Ou posso usar um distribuidor com cabos bem dimensionados?

Em resumo do que você disse, me indica ligar os canais dianteiros do player no módulo stereo e os traseiros no módulo mono? E não entendi a necessidade do cabo Y, tendo em vista que vou utilizar apenas 2 canais do stereo pois não vou fazer bi amp e não vou amplificar os falantes traseiros.

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O conversor eatech 4 canais você precisa puxar 4 canais independentes pra ele funcionar direito. Se Se você pretende manter os falantes traseiros funcionando no player, você pode fazer assim.

 

Puxe o sinal dos falantes dianteiros pro conversor, use 2 cabos y pra ligar os dois módulos.

Ligue 2 cabos no módulo do kit. E use o kit com o crossover original e deixe os cortes do amp desligados.

Ligue os outros 2 cabos no módulo do sub, faça o corte pelo amp e boa.

Não esqueça de botar um porta fusível.

Fio de 2.5 pra esse kit ta bom.

Tenho um porta fusível de 100ah.

Aproveitando, recomenda a ligação dos módulos com cabos distintos? Ou posso usar um distribuidor com cabos bem dimensionados?

Em resumo do que você disse, me indica ligar os canais dianteiros do player no módulo stereo e os traseiros no módulo mono? E não entendi a necessidade do cabo Y, tendo em vista que vou utilizar apenas 2 canais do stereo pois não vou fazer bi amp e não vou amplificar os falantes traseiros.

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Eu ligaria o kit nas duas bridges do modulo estéreo, já tive dois 10w0 num sedan, estavam numa caixa selada com 19 litros cada um, compartimentos separados, gostava demais. Aliás, nessa época tive exatamente esse kit e subs que vai montar agora. O kit nas bridges de um focal 4100 e os subs num focal 1000 linha fpp. Rca stinger 4000 de 6 vias. Tinha um cabo de 54mm vindo da bateria pro distribuidor e daí cabos de 21mm pros módulos

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Pelo que entendo você não precisa de cabo y e nem de 4 vias pro estéreo, você terá somente 2 canais pra isso

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Eu ligaria o kit nas duas bridges do modulo estéreo, já tive dois 10w0 num sedan, estavam numa caixa selada com 19 litros cada um, compartimentos separados, gostava demais. Aliás, nessa época tive exatamente esse kit e subs que vai montar agora. O kit nas bridges de um focal 4100 e os subs num focal 1000 linha fpp. Rca stinger 4000 de 6 vias. Tinha um cabo de 54mm vindo da bateria pro distribuidor e daí cabos de 21mm pros módulos

E o kit tocava bacana em Bridge? Na teoria o Dat 4160 mandaria 320 rms por falante, não ficaria muita coisa para o kit?

 

Referente a caixa, o sub descia bem? Eu gosto bastante de grave, mas estou na dúvida referente a caixa, você acha que ela perde muito SPL comparado a dutada?

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Tocava bem sim, é só segurar no ganho. A caixa descia super bem, acredito que na dutada terá um rendimento melhor, mas dois desses subs fazem um belo estrago mesmo na selada, não senti necessidade de fazer qualquer mudança na caixa que tinha

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Tocava bem sim, é só segurar no ganho. A caixa descia super bem, acredito que na dutada terá um rendimento melhor, mas dois desses subs fazem um belo estrago mesmo na selada, não senti necessidade de fazer qualquer mudança na caixa que tinha

Bom saber que consigo fazer um Bridge no stereo! O seu tinha manta nas portas dianteiras? Se sim, qual?

 

Referente a caixa, muito bom saber que ela desce bem... se no carro sedan você já teve boas experiências, acredito que no hatch ela tocará muito bem! E consigo ganhar um bom espaço fazendo uma caixa com uns 40 litros.

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Tinha manta sim, usava a seladim de 3mm, o ideal mesmo seria uma manta específica pro carro, mas nunca tive problemas com essa.

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Tinha manta sim, usava a seladim de 3mm, o ideal mesmo seria uma manta específica pro carro, mas nunca tive problemas com essa.

Essa seladin dava algum tipo de cheiro? Pois estou no impasse da manta no momento... vi algumas technoise e alguns usuários dizendo que usaram seladin e viapol e que não tiveram nenhum problema.

 

Sabe me dizer a diferença de rendimento entre elas?

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Não deu cheiro não, a technoise será mais fácil a aplicação e tem algumas características segundo o fabricante específicas pro som, mas sinceramente, não vejo diferença. Mas hoje eu colocaria sim uma feita pra som automotivo mesmo, como eu disse, eu não tive problemas, mas varios usuários relatam descolamento.

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Não deu cheiro não, a technoise será mais fácil a aplicação e tem algumas características segundo o fabricante específicas pro som, mas sinceramente, não vejo diferença. Mas hoje eu colocaria sim uma feita pra som automotivo mesmo, como eu disse, eu não tive problemas, mas varios usuários relatam descolamento.

Perfeito, obrigado pela explicação! Vou dar uma pesquisada, mas provavelmente eu compre a technoise pois foi a que achei com melhor custo beneficio! Você indica alguma outra?

 

E mais uma pergunta, você se recorda a espessura da sua caixa? Era mdf de quantos mim? Qual seria ideal para esses subs?

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Não conheço outra manta que esteja sendo vendida no Brasil oficialmente. A caixa que tinha era de mdf 18mm, talvez um pouco exagerada mas quanto mais espessura melhor. A de 15mm já estaria de bom tamanho

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Não conheço outra manta que esteja sendo vendida no Brasil oficialmente. A caixa que tinha era de mdf 18mm, talvez um pouco exagerada mas quanto mais espessura melhor. A de 15mm já estaria de bom tamanho

Percebi a escassez de manta para venda.

Perfeito, provavelmente eu faça com 15mm bem travada para não ter dor de cabeça... e obrigado pelos esclarecimentos!

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Tive alguns imprevistos e acabei não começando o projeto ainda, porém fui dar uma olhada no chicote da porta para passar o fio paralelo e percebi que o chicote não tem espaço livre. Tendo em vista que o carro tem vidro e retrovisor elétrico. Alguém consegue me ajudar dizendo qual a melhor forma de passar o fio sem emendas e sem ter que utilizar os fios originais? A ideia era passar fiação de 2,5 mm porém se for difícil eu passo de 1,5 mm.

 

Peguei uma foto da internet para vocês ter uma noção de como é.

 

post-78590-1540466643,534_thumb.jpg

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Tive alguns imprevistos e acabei não começando o projeto ainda, porém fui dar uma olhada no chicote da porta para passar o fio paralelo e percebi que o chicote não tem espaço livre. Tendo em vista que o carro tem vidro e retrovisor elétrico. Alguém consegue me ajudar dizendo qual a melhor forma de passar o fio sem emendas e sem ter que utilizar os fios originais? A ideia era passar fiação de 2,5 mm porém se for difícil eu passo de 1,5 mm.

 

Peguei uma foto da internet para vocês ter uma noção de como é.

 

attachicon.gifImageUploadedByAutoSom Som Automotivo1540466753.547171.jpg

 

Perfure os espaços vazios com uma broca e divida o cabo em duas pernas que fica mais fácil ainda.

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Tive alguns imprevistos e acabei não começando o projeto ainda, porém fui dar uma olhada no chicote da porta para passar o fio paralelo e percebi que o chicote não tem espaço livre. Tendo em vista que o carro tem vidro e retrovisor elétrico. Alguém consegue me ajudar dizendo qual a melhor forma de passar o fio sem emendas e sem ter que utilizar os fios originais? A ideia era passar fiação de 2,5 mm porém se for difícil eu passo de 1,5 mm.

 

Peguei uma foto da internet para vocês ter uma noção de como é.

 

ImageUploadedByAutoSom Som Automotivo1540466753.547171.jpg

Veja se há na carroceria alguma tampinha de borracha próxima. Se tiver, fure, passe o fio por ela e depois fure o "passa-fio" para conseguir entrar na porta.

Vou procurar alguma foto aqui.

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