Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Juninho-Skate

Woofer de 8" e 10" . QVS, Snake, Eros ou JBL ? (médio- grave)

Recommended Posts

Independente do valor ...

 

Tenho o set seguinte :

 

https://autoforum.com.br/topic/233391-upgrade-no-meu-som-ajuda/

 

U8SUrUx.jpgCxrWZzN.jpg

 

Tô querendo tirar essa CORNETEIRA dai e colocar 3 Woofers MÉDIO- GRAVES de 8" ou 2 de 10" .

 

No caso, 3 de 8" + 2 DRIVERS D250x Trio (200wRMS 8@ohms) + 2 SuperTweeters T10X Bravox (150wRMS 8@OHMS) .

 

Ou ...

 

2 de 10" + os 2 DRIVERS D250x Trio + 2 SuperTweeters T10X Bravox .

 

Pesquise no fórum e não vi ninguém falando de QVS ! O meu montador me aconselhou QVS pro meu caso .

 

Meu equalizador é um Expert PX2 6 canais .

 

Li bastante sobre Woofers de 8" e 10", mas é tanta informação que a gente acaba perdendo o fio da miada . :/

 

No meu caso, quero aproveitar o meu HURRICANE HD2800 ( 1 x 2800 2@OHMS ) e usar os 3 de 8" ou 2 de 10" alimentado por ele .

 

Seria ruim alimentar WOOFERS de 8" e 10" com módulo digital ? Os classe A/B são mais indicados ?

 

E outra pergunta : o "xmax" indica o quê ? Quanto maior, melhor ? Interfere no TIMBRE ?

 

Gosto de voz grave, roca, que nem a do Mano Brow, do Froid (UBR), etc ...

 

O que me indicariam para o meu set ? Qual mudança fariam ?

 

Meu estilo músical é o RAP nacional, com batidas e voz grave . Queria algo que me desse a voz do MV Bill bem encorpada .

 

Bateria, tô pensando numa com tecnologia AGM . Achei umas SuperSom e tô querendo investir nelas + fontezinha, claro !

 

Tô pensando numa de 220Ah (estacionária) . Isso alimentaria todo o meu sistema, correto ?

 

Outra coisa : WOOFERS de 8" e 10" suportam bem potências acima dos 400wRMS ?

 

Eu poderia colocar 1400rms 4@OHMS em 3 de 8" que somam 1200rms em 4@OHMS ? Queimaria os Woofers ?

 

Pra voz encorpada, melhor seria Sens. mais baixa ou Sens. mais alta ?

 

Poderiam me ajudar, já que estas informações estão muito espalhadas e redundantes (em alguns casos), me travando a cuca ?

 

Fico no aguardo dos novatos que estão no Fórum para ajudar sem reclamar ou criminalizar o gosto alheio .

 

Valew família . Juninho-Skate

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que indiquei lá no outro post:

"Sonzeira bacana! Curti os 6x9 que ajudam a ouvir 'de dentro' hahaha

Única sugestão que te dou, é num próximo upgrade, colocar mais médios!

Pode parecer que não, mas um driver + um tweeter acompanham fácil esse conjunto. Daí no lugar dessa corneteira poderia ser um par de médios + um par de driver e tw. 

Outra coisa q eu faria: Driver ti... curto MUITO o timbre, e é sempre usado em som profissional! Mas é questão de gosto e tal. Mas ficaria um espetáculo um par de HPX2120 + uma SD375ti snake. É som de espantar! hahahaha (mas aí seria MUITO mais voz que teu grave consegue acomapnhar)"

E sobre o que postou aqui...

 

QVS é bem "de entrada", eu não usaria. Snake/Over/Selenium (JBL) tem excelentes produtos que valem o que custa!

Quanto aos woofers, em resumo, a melhor parte da música fica entre 80 e 2khz.. e você acaba "ficando sem" por não usar médios! Na verdade, o 6x9 talvez ajude, mas fica sempre atenuado, a diferença é gritante!

Eo amp pode ser classe D mesmo. Antigamente os D tinham um timbre horrível acima de 200hz, era meio falho e apagado.. hoje você consegue usar classe D pros drivers e fica bacana! O A/B de fato tem mais qualidade, mas consome praticamente o dobro.. é uma diferença que não compensa no final das contas!

 

E outra pergunta : o "xmax" indica o quê ? Quanto maior, melhor ? Interfere no TIMBRE ?

x-max refere a excursão do falante! Excursion = X.. daí existe o x-max (que é excursão máxima) e x-lim (excursão limite).

Quando o falante tá tocando ACIMA do x-max, a bobina tá "pulando demais" e acaba aquecendo demais e gera desperdício de energia além de forçar o falante (consequentemente pode gerar queima). Se atinge o x-lim, algum dano irreversível acontece. Qual dano? Depende do falante, mas pode ser um trinco na bobina, uma quebra de cola, um rasgão na suspensão.. vai "estourar" o elo mais fraco, o componente mais fraco do conjunto!

 

Bateria, tô pensando numa com tecnologia AGM . Achei umas SuperSom e tô querendo investir nelas + fontezinha, claro !

 

Tô pensando numa de 220Ah (estacionária) . Isso alimentaria todo o meu sistema, correto ?

 

Eu evitaria bateria estacionária pq ela não aguenta pico.. tenta pegar uma Moura de gel, algo assim! Ou se tiver com bala na agulha, uma Optima que ocupa o mesmo espaço da sua mas "segura" parecido com uma 150ah moura!

Outra coisa : WOOFERS de 8" e 10" suportam bem potências acima dos 400wRMS ?

 

Eu poderia colocar 1400rms 4@OHMS em 3 de 8" que somam 1200rms em 4@OHMS ? Queimaria os Woofers ?

 

Pra voz encorpada, melhor seria Sens. mais baixa ou Sens. mais alta ?

Então.. diametro do falante não tem nada a ver com potÊncia suportada. Tem falantes de 6" que suportam mais potência que alguns de 12"....

Tens que ver o falante escolhido!

FAlantes de maior diametro conseguem vozes mais encorpadas com facilidade.. se for usar de 8" precisam ser vários! 



 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que indiquei lá no outro post:

 

"Sonzeira bacana! Curti os 6x9 que ajudam a ouvir 'de dentro' hahaha

Única sugestão que te dou, é num próximo upgrade, colocar mais médios!

 

Pode parecer que não, mas um driver + um tweeter acompanham fácil esse conjunto. Daí no lugar dessa corneteira poderia ser um par de médios + um par de driver e tw. 

 

Outra coisa q eu faria: Driver ti... curto MUITO o timbre, e é sempre usado em som profissional! Mas é questão de gosto e tal. Mas ficaria um espetáculo um par de HPX2120 + uma SD375ti snake. É som de espantar! hahahaha (mas aí seria MUITO mais voz que teu grave consegue acomapnhar)"

 

E sobre o que postou aqui...

 

QVS é bem "de entrada", eu não usaria. Snake/Over/Selenium (JBL) tem excelentes produtos que valem o que custa!

 

Quanto aos woofers, em resumo, a melhor parte da música fica entre 80 e 2khz.. e você acaba "ficando sem" por não usar médios! Na verdade, o 6x9 talvez ajude, mas fica sempre atenuado, a diferença é gritante!

 

Eo amp pode ser classe D mesmo. Antigamente os D tinham um timbre horrível acima de 200hz, era meio falho e apagado.. hoje você consegue usar classe D pros drivers e fica bacana! O A/B de fato tem mais qualidade, mas consome praticamente o dobro.. é uma diferença que não compensa no final das contas!

 

E outra pergunta : o "xmax" indica o quê ? Quanto maior, melhor ? Interfere no TIMBRE ?

 

x-max refere a excursão do falante! Excursion = X.. daí existe o x-max (que é excursão máxima) e x-lim (excursão limite).

 

Quando o falante tá tocando ACIMA do x-max, a bobina tá "pulando demais" e acaba aquecendo demais e gera desperdício de energia além de forçar o falante (consequentemente pode gerar queima). Se atinge o x-lim, algum dano irreversível acontece. Qual dano? Depende do falante, mas pode ser um trinco na bobina, uma quebra de cola, um rasgão na suspensão.. vai "estourar" o elo mais fraco, o componente mais fraco do conjunto!

 

Bateria, tô pensando numa com tecnologia AGM . Achei umas SuperSom e tô querendo investir nelas + fontezinha, claro !

 

Tô pensando numa de 220Ah (estacionária) . Isso alimentaria todo o meu sistema, correto ?

 

Eu evitaria bateria estacionária pq ela não aguenta pico.. tenta pegar uma Moura de gel, algo assim! Ou se tiver com bala na agulha, uma Optima que ocupa o mesmo espaço da sua mas "segura" parecido com uma 150ah moura!

 

Outra coisa : WOOFERS de 8" e 10" suportam bem potências acima dos 400wRMS ?

 

Eu poderia colocar 1400rms 4@OHMS em 3 de 8" que somam 1200rms em 4@OHMS ? Queimaria os Woofers ?

 

Pra voz encorpada, melhor seria Sens. mais baixa ou Sens. mais alta ?

Então.. diametro do falante não tem nada a ver com potÊncia suportada. Tem falantes de 6" que suportam mais potência que alguns de 12"....

 

Tens que ver o falante escolhido!

 

FAlantes de maior diametro conseguem vozes mais encorpadas com facilidade.. se for usar de 8" precisam ser vários! 

 

 

 

 

Boa ... BloOm ! ( lendo seus comentários em outros posts, vi que vc é um dos RAROS sangue bom que tem aqui ) .

 

Então ...

 

Comprei uma caixa para 2 Woofers de 10" e 2 drivfers + 2 cornetas . (da Premier)

 

Os Woofers de 10" que eu escolhi são os Eros E-510LC, de 500wRMS, X-Max de 7+/- / 4@OHMS (Resp.: de Freq.: 60 / 4.500Hz ) . Sens.: 94.6 dB .

 

A caixa para os Woofers tem as seguintes medidas :

 

Altura: 29 cm / Largura: 88,5 cm / Profundidade: 24 cm – Dutos de 3” por 25cm (ainda vou confirmar o cumprimento dos dutos, mas é de 3” e + ou – essa medida de diâmetro ) .

 

A Eros já me enviou a resposta de corte e disse que para eles começa em 90Hz até 800Hz !

 

O fato é que minhas D250X Trio começam o corte em 1Khz ... e só vai até os 4.000Hz . Vou ter que cortar meu Super Tweeter T10X Bravox começando em 4000Hz .

 

E os SUBs Bicho Papão de 15" ganharão nova caixa também, de 86 Litros para os 2 falantes, conforme especificações da própria Bomber que me enviou o projeto .

 

Vai ficar alguns buracos entre todos os equipamentos, mas espero que os 6x9 ''ajude'' a suprir as faixas faltantes .

 

Se não me banirem (que é o que eu espero sinceramente da parte desses ADM daqui), logo mais posto fotos .

 

#TMJ

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra subir a resposta do 10" até 1khz sem problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra subir a resposta do 10" até 1khz sem problemas

 

BlOom, você que manja, me diz : esse Woofer vai trabalhar bem só as faixas de voz grave ?

 

É nelas que estou pensando ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...