Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Um subwoofer no lugar de dois........

Recommended Posts

    Boa noite galera, atualmente eu tenho dois sub's JBL GTO de 12" e estou pra trocar de carro e não quero ocupar muito espaço no pm e por isso estou querendo mudar para um sub só mas estou querendo manter o mesmo nível de qualidade e tbm de pressão interna, a minha dúvida é....qual sub pode substituir os JBL's? Por favor deem suas opiniões e agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesma pressão sonora acredito que só é possível usando mais xmax, mas normalmente subs que tem xmax maior não tem tanta fidelidade, existem subs como o JL W7 que tem tanto xmax alto como outros parametros Thiele and Small bons também, mas esses são muito caros, pelo menos para mim. hehe!

 

É cara, vou esperar outras respostas também, mas tirando os famosos IDmax da vida, SPL com fidelidade no mesmo nível dos JBL GTO só usando um bom e caro sub de 15 mesmo.

Eu arriscaria os FB audio, só não gosto do fato deles exigirem tanta potencia para os modelos que tem xmax alto, esses FB são famosos por terem mais pressão do que fidelidade, mas na caixa certa eles vão subir e descer bem, os de 12 pelo menos fazem isso.

 

     Já pensei no FB tbm mas não sei se toca de tudo praticamente já que escuto sertanejo, rock, dance e logicamente low.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

     Já pensei no FB tbm mas não sei se toca de tudo praticamente já que escuto sertanejo, rock, dance e logicamente low.

fb é especifico pra low basssss sertanejo e rock não vai ficar legal 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Esse negócio de som automotivo tem hora que é um pé no saco, se for ver não era pra ser algo difícil de se conseguir com a quantidade de sub's existentes no mercado, um de 15" não sei se vai ser bom por causa de que eu escuto rock tbm e as batidas da bateria talvez sejam muito rápidas.

  Será que não tem mais ninguém com esse tipo de experiência? Preciso de opiniões, por favor ajudem aí pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fb é especifico pra low basssss sertanejo e rock não vai ficar legal 

 

   Vc conhece algum que possa fazer esse papel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

    Boa noite galera, atualmente eu tenho dois sub's JBL GTO de 12" e estou pra trocar de carro e não quero ocupar muito espaço no pm e por isso estou querendo mudar para um sub só mas estou querendo manter o mesmo nível de qualidade e tbm de pressão interna, a minha dúvida é....qual sub pode substituir os JBL's? Por favor deem suas opiniões e agradeço desde já.

Eu to na mesma, mas eu tenho 2 'paini', a sonoridade dos teus deve ser infinitamente melhor (mas nunca escutei .-.), eu estava olhando nas marcas powervox, zetta, triton, tormento, 7driver (grande maioria 600rms)... Sei que vou perder a pressão interna, mas quero um pouco de mala mas quero um sub que toque legal...

Acho que pra ti nenhum desses vai tocar com fidelidade igual esses teus, mas não custa dar uma olhada, certo? ^^

Editado por Lucas Kzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica, seria fazer caixa com 1 só sub do seu por exemplo

 

Com uma caixa maior e 1 sub bom, talvez consiga um bom spl
Mas só 1 sub para tocar igual com 2, precisaria de mais que o dobro de potência e caixa grande, que não deve resolver muito seu problema de espaço

 

O que eu fez no meu, foi trocar uma caixa com 2 sub com +/- uns 110 Litros, para uma caixa bem fina com 58 Litros para 1 sub, e consegui um bom spl

e usando sub mais fraco, Potencia não é tudo

 

Mas pode tentar usar sub de 15 com litragem mista, não é pq é grande que não vai tocar misto, depende do projeto da caixa

Ou 2 de 10", que pode usar uma caixa mais fina e aproveitar o porta mala, existem várias opções, mas tudo depende do seu projeto, quanto pretende gastar e o que procura no som

 

Já teve projeto que trocou 2 pioneer por 1 jl, e conseguiu melhorar em tudo o som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fb é especifico pra low basssss sertanejo e rock não vai ficar legal 

 

FB é uma marca de sub

E existem modelos até para trio

 

Existem modelo de 250w, 400w, 800 e vai subindo

Os de grande potência tem um foco maior em low bass, mas as linhas de menor potência não é focada em low bass

 

 

fb-audio-woofer-15-1500-wats-D_NQ_NP_997

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ter ideia uma opção de sub que talvez chegaria no que vc quer seria um hertz hx300

Que teria próximo de dobro de potência e mantendo a mesma sensibilidade

 

Mas mesmo assim, não teria a mesma pressão que os 2 sub, mas tocaria com qualidade e pressão

 

E som é complexo, mesmo com infinidade de opções, vc sempre vai ter opções diferentes

 

E quais suas referência de sub com qualidade? já ouvi outros além desse jbl?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para ter ideia uma opção de sub que talvez chegaria no que vc quer seria um hertz hx300

Que teria próximo de dobro de potência e mantendo a mesma sensibilidade

 

Mas mesmo assim, não teria a mesma pressão que os 2 sub, mas tocaria com qualidade e pressão

 

E som é complexo, mesmo com infinidade de opções, vc sempre vai ter opções diferentes

 

E quais suas referência de sub com qualidade? já ouvi outros além desse jbl?

  Em primeiro obrigado a todos que estão me ajudando, eu não tenho bagagem em som automotivo e na minha pequena experiencia já tive, Bravox XRC, Selenium Bass, Pioneer 308, UXP de 500w e JBL GTO, os sub's foram nessa sequencia, não sou detalhista em som automotivo e se de repente um outro sub com um pouco menos de qualidade não vai ser o fim do mundo para mim e ficando entre esses estará bom, quanto a pressão tbm não precisa ser igual porque quando eu estava com o UXP a diferença dos JBL's não era tão assim e se ficar pelo menos igual já é legal.

   Um outro fato é que atualmente meu carro é um Golf e tem o tampão original e ele é bem denso e vou trocar para uma USV sem qualquer tipo de separação da cabine do veículo e sendo assim pode ajudar a ter mais pressão? apesar que sei que cada carro o mesmo som pode ficar diferente por serem logicamente diferentes. 

   Esse Hertz é bem interessante só que o valor é bem fora da minha realidade tbm, eu tenho um caixa trapezoidal com 54L será que dá para aproveitar?

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim e sim.

Se existe algo que bloqueia frequências baixas é o selamento completo para evitar vazamento de ar no ambiente.

Faz um teste simples, pressione com força o fone de ouvido que fica por cima dos ouvidos e você vai perceber que o subgrave que antes mal se ouvia agora fica bem audível.

Outro exemplo é o protetor auricular do tipo concha, novamente só é possivel bloquear grave e subgrave segurando com força por cima das orelhas, se ficar minimamente solto o grave vai ficar distorcido por isso os músicos e técnicos ou engenheiros de som não usam esse tipo de protetor, ele não consegue selar perfeitamente a orelha. A caixa selada também é conhecida por tirar uns bons decibéis do grave.

 

Se você tirar o tampão com certeza vai ganhar alguns decibéis, não espere muita coisa o que vai mudar mesmo é a resposta de frequência.

 

   Legal, então o que eu vou perder por ser um sub só pode ser amenizado por não ter obstáculo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou ser sincero, só testando na pratica mesmo para saber se a pressão sonora não vai diminuir tanto, mas a resposta de frequência vai mudar sim.

Talvez o tampão esteja bloqueando um pouco de subgrave tornando a resposta mais plana, mas pode ser que aconteça o contrario também que é surgir um pico indesejado em uma frequência só.

 

Um sub a menos não vai fazer tanta diferença no SPL.

O GTO tem todas características que um bom subwoofer precisa ter, xmax de 14,5mm suporta 350W o que não é muito mas tb não é pouco, ou seja, não queima tão fácil, tem resposta plana e boa fidelidade como vc já sabe.

 

Simulei todos os três com 350W.

OEZBCM6.jpg

O gráfico esta mostrando que o FB 850 exige uma caixa menor mas também exige maior potencia, velho truque para vender modulo.

Olha como o MTX RT tem uma resposta quase idêntica. O xmax tb que é 15mm.

 

Não tem porque trocar esse sub, um melhor que essa vai sair de 2 mil reais pra cima.

Usa só um mesmo.

 

     Vc está me ajudando muito e obrigado mesmo, não sei se serve como parâmetro mas eu tenho um Bravox Bravo no Corsa do meu filho sendo tocado por uma HD1200 no dobro da Impedância numa caixa trapezoidal de 54L e não se compara com os JBL's "em SPL" dá uma grande diferença, sei que são duas situações bem diferente tbm.

     Quando eu trocar de carro posso colocar a caixa com os JBL's e medir no decibelímetro e depois por um na caixa aonde está o Bravo e medir pra ver a real diferença, mas acredito que seja boa, mas ainda estou precisando de indicações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

     Vc está me ajudando muito e obrigado mesmo, não sei se serve como parâmetro mas eu tenho um Bravox Bravo no Corsa do meu filho sendo tocado por uma HD1200 no dobro da Impedância numa caixa trapezoidal de 54L e não se compara com os JBL's "em SPL" dá uma grande diferença, sei que são duas situações bem diferente tbm.

     Quando eu trocar de carro posso colocar a caixa com os JBL's e medir no decibelímetro e depois por um na caixa aonde está o Bravo e medir pra ver a real diferença, mas acredito que seja boa, mas ainda estou precisando de indicações.

 

Tenta fazer uma simples comparação depois

 

Compara o seu som, desligando 1 sub com o do seu filho

Seu sub deve tocar mais que o dele, mesmo com apenas 1 sub

 

E melhor solução sem gastar muito vai ser manter apenas 1 sub desse seu então, qualquer outro sub interessante tem um custo alto

 

Outra coisa que o tampão tanto ajuda como atrapalha

No meu caso, do polo, tem tampão duro igual do golf, e com o c1 e porta mala fechado o grave preenche bem o carro e da um spl massa, que deixa

quem está acostumado com 2 pioneer, assustado por ser só 1 grave

 

Mas em compensação, o grave aberto e bem fraco e faz o sub excursiona muito, pq o porta mala ta fazendo quase o efeito de uma bandpass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta fazer uma simples comparação depois

 

Compara o seu som, desligando 1 sub com o do seu filho

Seu sub deve tocar mais que o dele, mesmo com apenas 1 sub

 

E melhor solução sem gastar muito vai ser manter apenas 1 sub desse seu então, qualquer outro sub interessante tem um custo alto

 

Outra coisa que o tampão tanto ajuda como atrapalha

No meu caso, do polo, tem tampão duro igual do golf, e com o c1 e porta mala fechado o grave preenche bem o carro e da um spl massa, que deixa

quem está acostumado com 2 pioneer, assustado por ser só 1 grave

 

Mas em compensação, o grave aberto e bem fraco e faz o sub excursiona muito, pq o porta mala ta fazendo quase o efeito de uma bandpass

 

  Desligar um não tem como porque a caixa não tem divisória ai vai ficar 108L para um sub só, eu vou ter que esperar até pegar o outro carro e fazer alguns testes.

  Obrigado pela sua ajuda tbm, agora vamos mudar um pouco, se eu for colocar um JBL então qual outro sub que se equivale em qualidade só com mais pegada no SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JL audio w3 (500w) disso pra cima, tem o W6 tbm q é um canhão e cm mta qualidade. nao tem pra onde fugir danilao. tira o escorpiao do bolso e usa um desse q é pra suprir. nunca 1 sub de 12'' vai ter msm spl de 2 q vc usava principalmente acima de 45hz. entao o spl vai cair um pouco sim mas nada drastico ! outra opcao é deixa de lado um pouco o lado sq e usar um subao parrudo de 1kw pra cima como disseram !

ou sabe oq eu faria, um selada pros seus dois subs tirando o melhor proveito do porta malas, caixa larga pouco profunda ou ate mesmo um sub em cada lateral se possivel. veja qnto pede a selada no manual as vzs fica no max 70l, e pra um subao forte vai pedir 60l praticamente msm coisa....e vc nao gasta nada alem de uma caixa nova

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

JL audio w3 (500w) disso pra cima, tem o W6 tbm q é um canhão e cm mta qualidade. nao tem pra onde fugir danilao. tira o escorpiao do bolso e usa um desse q é pra suprir. nunca 1 sub de 12'' vai ter msm spl de 2 q vc usava principalmente acima de 45hz. entao o spl vai cair um pouco sim mas nada drastico ! outra opcao é deixa de lado um pouco o lado sq e usar um subao parrudo de 1kw pra cima como disseram !

ou sabe oq eu faria, um selada pros seus dois subs tirando o melhor proveito do porta malas, caixa larga pouco profunda ou ate mesmo um sub em cada lateral se possivel. veja qnto pede a selada no manual as vzs fica no max 70l, e pra um subao forte vai pedir 60l praticamente msm coisa....e vc nao gasta nada alem de uma caixa nova

  

  Esses sub's são realmente top's mas estão fora da minha realidade, DD, Shoker entre outros não seria uma boa opção mesmo perdendo em qualidade mas dando para ouvir os estilos de musicas que ouço?

  Será que se colocá-los em selada vai conseguir tocar low? ouço pouco esse tipo de música mas ouço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Esses sub's são realmente top's mas estão fora da minha realidade, DD, Shoker entre outros não seria uma boa opção mesmo perdendo em qualidade mas dando para ouvir os estilos de musicas que ouço?

  Será que se colocá-los em selada vai conseguir tocar low? ouço pouco esse tipo de música mas ouço.

eu nem cogitaria subs nacionais entao pelo oq vc esta acostumado !

faz a caixa acompanhando certinho a angulaçao e toda extensao lateral do porta malas pra aproveitar todo espaço. nao perde mt sugrave nao, te digo uma coisa, depois da primeira selada nao tem mais volta, eu nao faço hj mais caixote gigante pra dutada pra escutar low e morrer tocando musicas ''dia a dia''(rock,pop,eletronica), nao compensa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nem cogitaria subs nacionais entao pelo oq vc esta acostumado !

faz a caixa acompanhando certinho a angulaçao e toda extensao lateral do porta malas pra aproveitar todo espaço. nao perde mt sugrave nao, te digo uma coisa, depois da primeira selada nao tem mais volta, eu nao faço hj mais caixote gigante pra dutada pra escutar low e morrer tocando musicas ''dia a dia''(rock,pop,eletronica), nao compensa

  Dei uma olhada no manual e para selada pede 28L aí o negócio ficou bom, dá pra fazer uma caixa bem rasa que pegue a largura total do pm, a dúvida é.... melhor fazer na medida exata do manual ou um pouco maior?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como vc gosta de pegada em low faz maior, estou com uma de 42l pro meu re audio de 175w na selada, qnd entram no carro chutam ter 2 de 12'' lá pra vc ter ideia ! qnd toca hip hop toca mt bem, ve meu video: 

se o manual pede 28l eu faria entre 30~35l LIVRES (entao nao esqueça de desconta a madeira). ligue do msm jeito q estava antes e dps me diga se volta pra dutada rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema que nem todo sub se sai tão bem em selada

 

O uxp quando testei em selada sumia, o c1 da audiophonic se sae bem já
Mas não desce com força, mas para ouvir música realmente não faz diferença assim, só nas música de gravão que percebe uma boa diferença

 

E a caixa faria a do manual, se não já vai começar a aumentar o tamanho da caixa e vai contra a sua ideia e fica ocupando quase o mesmo espaço

Faz na medida do porta mala e dependendo a medida arredonda para cima uma pouco, para caixa aproveitar o espaço, mas sem aumenta de mais o volume

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Se eu não me engano dá mais ou menos 1m de uma caixa de roda a outra, dá pra fazer ela rasa e assim ocupar pouco espaço, por ser selada o ideal é fazer com divisória ou câmara única? a pressão deve ficar bem forte já que o ar não tem pra onde ir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...