Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Danilodb

Um subwoofer no lugar de dois........

Recommended Posts

Deve ser algo próximo de 1m mesmo

Da para fazer bem rasa, a minha última ficou rasa, pq tinha ficado com medo do sub fica muito perto do fundo, mas no final dava para ter deixado ela mais rasa ainda

 

E ficou com uns 10cm na parte de cima, embaixo mais ou menos uns 27cm (medida externa), mas só para 1 sub e ficando com quase 60 litros, sem aproveita a largura total do porta mala, já cabia quase 2 sub se fosse selada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ser algo próximo de 1m mesmo

Da para fazer bem rasa, a minha última ficou rasa, pq tinha ficado com medo do sub fica muito perto do fundo, mas no final dava para ter deixado ela mais rasa ainda

 

E ficou com uns 10cm na parte de cima, embaixo mais ou menos uns 27cm (medida externa), mas só para 1 sub e ficando com quase 60 litros, sem aproveita a largura total do porta mala, já cabia quase 2 sub se fosse selada

 

   Fiz uma medida só pra ter uma ideia e ficou mais ou menos desse jeito, se eu for fazer acho que com 31L deve ficar bom e no total de 62L bem menos que os 108L da atual e ainda aproveitando o ângulo do banco vai ocupar bem menos espaço. Será que mdf de 18 dá conta de não vibrar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@fst-lobo o seu c1 está em caixa dutada?Descem bem? Tô afim de comprar um, vou montar em um astra Hatch e não quero perder o pm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra ir de 15 e 18, seus subs não são tão forte

E pode adicionar alguns travamentos internos a mais

Que foi oq fez na minha

Fiz uma medida só pra ter uma ideia e ficou mais ou menos desse jeito, se eu for fazer acho que com 31L deve ficar bom e no total de 62L bem menos que os 108L da atual e ainda aproveitando o ângulo do banco vai ocupar bem menos espaço. Será que mdf de 18 dá conta de não vibrar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em caixa maior ele desce bem sim, problema é que desloca mais também

Então precisa tomar pouco de cuidado na potência pq passa do xmax (que é meio pouco)

@fst-lobo o seu c1 está em caixa dutada?Descem bem? Tô afim de comprar um, vou montar em um astra Hatch e não quero perder o pm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em caixa maior ele desce bem sim, problema é que desloca mais também

Então precisa tomar pouco de cuidado na potência pq passa do xmax (que é meio pouco)

Certo tenho uma Taramps ta1600 que peguei na venda do meu antigo set e irei vendê-lo e pegar uma sd 1200 evo.

 

A caixa irei fazer com 65 litros e irei simular pelo Bassbox.

Simulei pelo winisd ele o os MTX de 250w mas não consegui ter uma boa resposta pelo winisd por ser muito limitado.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que vc vai fazer a caixa bem fina, usa esse tipo de reforço interno pra ela não ficar vibrando:

Sgnnw4S.jpg

 

A vibração da madeira faz o sub perder SPL e principalmente cria cancelamento de onda, o que acaba com a fidelidade do som.

 

   Boa opção esse travamento.....será que com 31L ficará bom?........vai ser um pouco mais de 10% a mais na litragem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se usar tarugo ou cabo de vassoura o calculo fica assim:

 

http://www.calculadoraonline.com.br/geometria

viIWld1.jpg

Ef8HynF.jpg

 

Se o comprimento for de 30cm e o diâmetro de 2,2cm como o cabo de vassoura que eu usei nas minhas duas caixas, o volume vai ser de 0,14 litros para cada reforço, ou seja, nem se preocupe com volume interno ocupado pelos reforços, o sub provavelmente ocupa 1L e o duto tenho que saber as dimensões para calcular.

Em uma caixa de 30 litros com sub de 8 polegadas dificilmente o alto falante + duto + reforço interno vai ocupar mais de 3L.

 

    Obrigado pela ajuda mas cortar os reforços no ângulo do trapézio é um pouco chato e tbm vou optar em fazer em duas câmaras assim fica com reforço no meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Pessoal......é o seguinte, digamos que eu até não me importe "muito" com uma pressão menor dentro do carro então um Fosgate P3 seria uma boa opção? Tem alguns na faixa de 500 reais e esse valor tá bom? qual caixa é boa para ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, não sei se meu depoimento pode te ajudar mas vamos lá. Até pouco tempo eu estava usando um FB Audio 850w, sub bruto desce horrores e toca muito forte. Mas em contrapartida, necessita de muita bateria e muita potência pra tocar legal. Ele até tocava vários ritmos, mas ultimamente tenho ouvido muito sertanejo, dance, pop (tô ficando velho), e sentia necessidade que o sub subisse mais.

Tentei de tudo em regulagem, uso como kit 2 vias midbass nar 6,5" de kevlar e nunca conseguia uma transição legal entre mudar e sub. Resumindo, vendi meu FB e peguei de volta meu velho uxp de guerra. Consegui o que eu queria com caixa relativamente pequena, e consegui unir muito mais o sub ao mid, e tocando com folga em ambos os amps.

Um conselho que te dou seria fazer uma caixa bem projetada pra 1 de seus subs, com amp de sobra (garanto que faz muita diferença), bem ajustado (coisa que leva tempo), e vá aprendendo com teu set que o resultado será bem satisfatório.

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, não sei se meu depoimento pode te ajudar mas vamos lá. Até pouco tempo eu estava usando um FB Audio 850w, sub bruto desce horrores e toca muito forte. Mas em contrapartida, necessita de muita bateria e muita potência pra tocar legal. Ele até tocava vários ritmos, mas ultimamente tenho ouvido muito sertanejo, dance, pop (tô ficando velho), e sentia necessidade que o sub subisse mais.

Tentei de tudo em regulagem, uso como kit 2 vias midbass nar 6,5" de kevlar e nunca conseguia uma transição legal entre mudar e sub. Resumindo, vendi meu FB e peguei de volta meu velho uxp de guerra. Consegui o que eu queria com caixa relativamente pequena, e consegui unir muito mais o sub ao mid, e tocando com folga em ambos os amps.

Um conselho que te dou seria fazer uma caixa bem projetada pra 1 de seus subs, com amp de sobra (garanto que faz muita diferença), bem ajustado (coisa que leva tempo), e vá aprendendo com teu set que o resultado será bem satisfatório.

 

   Obrigado pelo seu depoimento, meu "medo" é na diferença que pode ter em tirar um, a pressão deve reduzir bastante já que acredito que os sub's estão próximos de seu limite tanto em potencia aplicada quanto a caixa, então mesmo eu fazendo uma outra dedicada deve ser grande a diferença.

   Perguntei pelo P3 por ter 600w e ser um sub muito bom, eu vendendo meus sub's com a caixa dá pra pegar um e fazer uma caixa no capricho pra ele, mesmo perdendo parte da pressão eu acredito que na qualidade não devo perder, só não sei se o tamanho da caixa vai ser grande, teria que ter no máximo uns 60L.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Danilo muda a pressão, muda, mas a diferença as vezes não é tão grande como vc imagina

 

E qual amp ta usando? Dependendo é melhor manter 1 sub desse seu, que tem boa eficiência e aguenta potência que um sub mais forte mas passando fome

 

Tenta simular para vc vê a resposta de cada sub, com 1 de 400w bem alimentado to conseguindo mesmo spl que com alguns de 700-800w

e mais sub grave, pq alguns com mais potência que simulei abaixo do 40hz perdia pressão e ficava igual o c1 de 400

 

Tentou simular já ai para te ajudar ter uma ideia? ou se tiver os parâmetros dele tento simular depois aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Danilo muda a pressão, muda, mas a diferença as vezes não é tão grande como vc imagina

 

E qual amp ta usando? Dependendo é melhor manter 1 sub desse seu, que tem boa eficiência e aguenta potência que um sub mais forte mas passando fome

 

Tenta simular para vc vê a resposta de cada sub, com 1 de 400w bem alimentado to conseguindo mesmo spl que com alguns de 700-800w

e mais sub grave, pq alguns com mais potência que simulei abaixo do 40hz perdia pressão e ficava igual o c1 de 400

 

Tentou simular já ai para te ajudar ter uma ideia? ou se tiver os parâmetros dele tento simular depois aqui

 

   Tenho uma Taramp's DSP 1600, como citei antes eu acredito que eles estão próximo do seu limite em rendimento e por isso mesmo se eu fizer uma caixa "perfeita" para um sub a diferença acredito que vai ser boa apesar que sei que quando se tem um sub e acrescenta outro o grave não dobra.

    Talvez uma selada deve ficar bom, só não sei se vai render mais que um sub só na dutada, 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em teoria tem

 

Dutada +3db

 

Quando adiciona o segundo sub tem +3db

 

Dependendo 2 na selada igual 1 na dutada

Mas muda bastante a resposta do grave de uma dutada para selada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então 1 na dutada seria melhor para spl?

 

Em teoria tem

 

Dutada +3db

 

Quando adiciona o segundo sub tem +3db

 

Dependendo 2 na selada igual 1 na dutada

Mas muda bastante a resposta do grave de uma dutada para selada

isso é tudo na teoria, a sensaçao tocando sao outros 500, eu duvido q 2 na selada toque menos ou igual a 1 na dutada, impossivel isso, só pela area de cone ja estupra os 3db amais de dutada, sendo q os 3db tbm nao sao em toda a faixa de resposta. é igual qndo o ernany montava 4 cara preta e no rta tocava mais que os 4 L7 de outro user famoso aqui que esqueci o nome, mas ao vivo no ouvido os l7 claro que estupravam.... nao sei pq ta cogitando vender os subs pra pegar o p3, que é um sub duro, lerdo e nada musical, muito diferente do modelo old prateado, pode procurar aqui msmo tem mtos relatos sobre esse p3 novo preto. eu montaria os 2 mesmo na selada, a nao ser que queira reduzir o amplificador e alimentaçao, ai sim teria motivo para montar apenas um sub + fortinho

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi oq disse

 

Na prática depende muito do sub

Tem sub que 1 na dutada toca melhor que 2 na selada

Por exemplo o Uxp que testei, na selada o subiu sumia com 1 na dutada tocava melhor

 

Pq tem sub que toca bem na selada, o c1 que foi os últimos que testei, na selada ainda toca bem

 

Mas dependendo a frequência a dutada vai tocar melhor e 1 na dutada vai sim tocar melhor que 2 na selada

 

Mas esses Jbl só ouvi tocando em dutada, não sei se vai tocar bem em selada, principalmente selada pequena que não deixar o sub descer do mesmo jeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso desses do Ernani por exemplo, ele projetava de forma a conseguir o máximo de spl em uma faixa, por isso no rta tocava mais

 

E os L7 tocavam bem todas as frequências e não apenas uma faixa de pico, por isso a sensação era diferente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Acredito a melhor forma é testando 2 na selada e um na dutada, vou ter que esperar o carro novo e instalar tudo que tenho e depois fazer uma selada pros dois e depois testar um na caixa que está no carro do meu filho, fazendo a medição com decibelímetro de 20 até 80 hz pra ver aonde vou perder e o quanto.

  Obrigado pessoal pelos comentários e se tiver mais alguém para opinar eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o Bomber Upgrade 15"? não é um sub tão caro e responde bem quase todas as frequencias (pelo menos o de 12")...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Vou esperar um tempo já que tá chegando o final do ano e vou deixar para trocar de carro só o ano que vem depois de março e quando for fazer a mudança no set volto a pedir a ajuda aqui do pessoal. Agradeço a que deu sua opinião e logo volto a esse tópico.......vlw pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Depois de um tempo estou de volta...................e continuo na mesma, ainda não troquei de carro e cada vez que começo querer algo acontece e acaba me atrapalhando mas isso não vem ao caso, portanto preciso mudar meu som que é o mesmo tbm então seria um sub que toque no mesmo nível de qualidade que os JBL's mas com menos pressão/SPL já que será apenas um. Já passou meu tempo de escutar aquele grave mais forte e agora procuro algo que seja bom de se ouvir e com qualidade, valor seria de no máximo 700 reais, pode ser novo "de preferência" ou usado. A caixa tem que ser relativamente menor se comparada a que uso que tem 108L pois quero ocupar menos espaço no PM mas "não dispenso uma dutada". De preferencia que o sub seja de 12" então preciso de dicas por favor............. opinem aqui pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qualidade com spl vix, vai ter q achar algum JL w3 pra cima, IDQ, Re audio srx ou sxx, alpine type r ou x ..... tudo sub caro e dificil achar aqui kkkkkkk ou monta um sub só seu da jbl e se contenta com metade do spl.

boa sorte ae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...