Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cJames

Resumindo a mentalidade dos instaladores de som de cidade pequena

Recommended Posts

Boa noite pessoal, blz? este é meu primeiro tópico/post, mas já faz alguns meses que tenho acompanhado o fórum em busca de informações sobre SQ.

 

já faz tempo que venho querendo um som de melhor qualidade no meu carro. pra isso, tenho conversado com um chegado que mexe com som. foi ele que me indicou os falantes Bravox que uso hj.

 

depois de ler um pouco sobre SQ em fóruns como este, cheguei pra ele no fim de semana passada e fui comentar sobre algumas coisas que tenho visto. segue um resumo da conversa (opiniões dele, eu discordo de muita coisa):

  • Morel é ruim
  • Focal é ruim
  • Audiophonic é mais ou menos
  • Hertz é mais ou menos
  • Alpine é bom, mas não compensa o preço
  • JL Audio é bom, mas caro demais

comentei que essas marcas são usadas pra SQ... ele não sabia o que significava SQ!!! depois dessa nem quis continuar a discussão.

 

cidade pequena é o saci. se vc fala em som automotivo, todo mundo pensa em SPL e grave de tremer o chão. por aqui as melhores marcas pros estaladores são pioneer, bravox e selenium. tô vendo q vou ter q montar meu som sozinho (só com a ajuda do pessoal do fórum), tenho medo de deixar meu carro em qualquer loja e ele voltar com uma caixa trio no porta malas.

 

meu som vai ficar pra mais tarde, pq no momento as finanças apertaram. mas vou pedir ajuda a vcs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, isto é Brasil. SQ demanda estudo e esmero.

Seja em cidades grandes e mais desenvolvidas, seja em pequenas, a história se repete: grande maioria de profissionais ruins falando e fazendo m****...

Monte vc mesmo, é bem gratificante ver um excelente resultado depois de pronto. Não é difícil, só é cansativo, na minha opinião.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquise bastante.

 

Padrão de instalação profissional e trabalhoso, justifica o preço da mão de obra.

Com relação a qualquer equipamento, terá sempre os que gostam mais de um ou de outro.

Não importa a marca, uns vão falar que agradou, outros não.

Casamento de equipamentos e uma coisa importante.

Se você tem um amp que se dá melhor nos agudos num kit com baixa pegada nos graves, pode não agradar, e a culpa não sera dos equipamentos....

 

Eu não sei quase nada. Mas estudando que se aprende...

Tem que saber filtrar as informações do fórum. Tem muitos relatos divergentes sobre o mesmo kit por ex...Mas isso acredito ser pelo ouvido, gosto, acústica do carro, fonte sonora, equalização, ... Etc.

 

Já ouvi relatos de kits de entrada tocando tão bem quanto kits caros..

Que também gera discussão. E de kits caros e realmente bons que dão um banho quando bem instalados e acertados.

Eu acho que não existe receita de bolo. O seu ouvido e que vai decidir isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vou deixar aki a minha opinião e nunca fiz nenhum curso pra aprender a instalar som apenas com pesquisar e mais pesquisas tentativa e erro desde os 13 anos de idade hoje posso dizer que consigo instalar todo e qualquer tipo de som seja automotivo ou profissional alias eu ja tenho automotivo em automóvel, automotivo residencial e profissional tudo montado com o meu conhecimento e faço ate pequenas festinhas.

 

1° defina qualidade pra vc ! gosto e estilo musical é muito pessoal o que é bom pra vc de certa forma não pode ser bom pra outra pessoa, se vc quer um som limpo de baixa potencia só pra ouvir andando com os vidros fechado e ar condicionado torando com baixo investimento vc pode conseguir algo que te agrade agora.

 

2° se quiser algo com um pouco mais de potencia som puro e cristalino com instrumentação bem aparente ai sim a pegada é outra prepare o bolso 

 

é bem mais complexo difícil e caro vc montar um sq de alta fidelidade do que montar um trio por isso que muita gente opta pelo trio e muitos instaladores sabem pouco ou quase nada de SQ 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como vejo alguem motivado (mais parece sem escolha!) aqui entrar nessa "cachaça" de cabeça vou deixar "minha versao" das coisas aqui.

Comece voce mesmo a montar tudo no seu carro, do jeito que decidir. Equilibre o estudo com alguma pratica e mete a mao na massa! Com pouco dinheiro, algum estudo, sorte no casamento dos equipamentos, celular que rode algum app pra acertar o que nao se "ve" e uma sacola grande de coisas usadas tu ja consegue curtir bom SQ no teu carro!

Ja tentei, durante um bom tempo, aprender da "velha forma", trocando pessoalmente informaçoes em locais destinados pras coisas que gosto, querendo um aprendizado mais eficiente possivel. Quase sempre me frustrei ao saber que o local ao inves de difundir conhecimento, seja trocando ideias ou executando um projeto pra um leigo, queria somente dinheiro e que aprendizado jamais passou na mente desses homens de negocio que edificaram mais uma ideia mentirosa.

Gostaria que pra tudo que eu gosto e quisesse um norte pro meu aprendizado existisse um autoforum . Ou ate sul ou sudoeste. Pois aqui existem todos os caminhos e sempre surgem novas possibilidades, ideias pra quem quer aprender junto a velhas duvidas ja vivenciadas pela maioria daqui. Aqui tem muita "guerra de egos", mentiroso, "papagaio de pirata" e discussao inutil junto a muita teoria, "dica secreta", "gente que ja fez o que tu queria fazer e fez um topico" e gente que em 2 ou 3 respostas matam tua duvida e te arranjam novas duvidas pra proxima semana! Chegou teu momento de mostrar na pratica tuas diferenças teoricas dos vizinhos fazedo-os perceber coisas que nao existiam em muitas musicas que eles ouviram antes! Vai perceber que ja devia ter começado a arrancar carpete e pensar por onde passar fio de energia e sinal muito antes...

Comece a discutir e discordar da gente ou com a gente! Pois como diria o Sr. Barriga naquele Chapolim "Estamos aqui para isso!"

 

Abraço,

 

Sem acentos, Guga

Editado por SQ de pobre...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O instalador é reflexo do que a maioria das pessoas procuram. 

Pessoas que procuram algo diferenciado (em relação a qualidade de áudio) são pouquíssimas e pouca gente se especializa, mesmo assim, aqueles que se dedicaram inteiramente a esse publico fecharam ou estão prestes a fechar. 
Mesmo aqui em SP cansei de ouvir pérolas em lojas de som quando eu representava uma empresa fora desse meio. 
 

De resto, tem tanto "tutorial" no Youtube que qualquer um pode ser "instalador"

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em boa parte também, o pessoal dessas cidades pequenas (como a nossa C. James) não possui muitas informações acerca de produtos com qualidade, bem como acesso a cursos de capacitação ou especialização nessa área, pois a grande maioria se restringe a grandes centros. Acaba restando apenas o mercado obsoleto que conhecemos. Lógico que nos dias atuais, com a internet, só fica para trás quem quer, mas é assim que a banda toca para os nossos lados.

 

Você mora aonde aqui em Palmas? Já montou seu SQ? Se puder ajudar em algo, é só dar um grito. Até que enfim alguém próximo pra poder compartilhar informações sobre o assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...