Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Juninho-Skate

UPGRADE no meu SOM - Ajuda !

Recommended Posts

Salve galera !

 

Sou novato no fórum e no mundo de som automotivo, apesar de já estar me envolvendo com isso desde os 22 anos (tenho 35) .

Amante de SUBGRAVES e SPL, sempre estou em busca de encontrar o projeto mais certo para o meu gosto musical ( RAP ) ...!

O fato é que estou descontente com o rendimento dos meus subs e CAIXA, assim como com os médios e médios graves de voz .

 

Meu som atual é :

 

GOL G5 ano 2009 - ressonância da cabine entre 52Hz e 58Hz

 

- DVD Pionner AVH-X 7880TV - Tv Digital MixTrax

- Bateria Stroke 100Ah

- Crossover EXPERT - PX-2 Bluetooth

 

Config. MONO

 

- Caixa de 190 LT / duto RÉGUA (não sei as dimensões da caixa)

- Hurricane Digital - HD-2800 / 1 x 2800wRMS 2@ohms

- 2 Bicho Papão de 15" - 2000wRMS cada / BD 2+2 - 2@ohms / Fs 37Hz (Fs do SUB)

 

Config. ESTÉREO

 

- Hurricane H1 360.4 ( classe A/B ) / 4 x 360wRMS - 2@ohms

- 4 DRIVERS - JBL 1" - D250X Trio 200wRMS / 8@ohms

- 4 Quadriaxial BRAVOX - 150wRMS cada / 4@ohms

 

- HURRICANE digital H400 4D Compact - 400wRMS / 4 Canais 100wRMS - 2@Ohms

- 2 SuperTweeters BRAVOX TX10 - 150wRMS cada / 8@ohms

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O fato é que estou querendo alterar este projeto, visto que foi montado não como eu queria e sim como o montador achou mais correto .

 

Sinto falta de voz grave ! Sinto que os BP de 15" não trabalham muito bem em frequências mais baixas também ... e alguns buracos ! [...]

 

Então andei pensando em mudar algumas coisas para alcançar o que eu desejo . Timbre de voz (do MV Bill e Mano Brown) e mais SPL !

 

Então pensei ...

 

BATERIA

 

- FREEDOM Estacionária 240Ah

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Para os BICHO PAPÃO de 15", trocar o HURRICANE HD-2800 por ...

 

- SounDigital SD-5000.1D Evo (2@ohms) - 1 x 5000 wRMS 2@ohms

 

Trocar a caixa de 190 LT duto régua por ...

 

- CAIXA de 160 LT com dutos REDONDOS sintonizada em 60Hz . (as de duto régua não me agradam)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Usar o HURRICANE HD-2800 1 x 2800wRMS 2@ohms para ...

 

- 04 QVS - Médio Grave 8" - 400w RMS / 8 Ohms

 

ou 

 

- 04 JBL 8MG600 - Médio Grave 8" - 300W RMS / 4 Ohms

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A únicas coisas que manterei serão ...

 

- 04 cornetas JBL D250X Trio de 1" (200wRMS cada) + os 4 "6x9" BRAVOX de 150wRMS cada a 4@ohms / alimentadas com o HURRICANE H1 360.4 A/B

 

- 02 SuperTweeters BRAVOX TX10 de 150wRMS cada / alimentados com o HURRICANE H400 4D Compact - 400wRMS / 4 Canais 100wRMS - 2@Ohms

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O que eu gostaria de saber de vocês é se eu estou seguindo caminho certo para alcançar o meu propósito que é SPL com voz bem encorpada que não se perca no subgrave e que COMPLETE todas as frequências entre os SUBS e as cornetas / tweeters, sem deixar buracos . Também não sei se coloco + Woofers de 8" e retiro os 6x9 ou se eu deixo os 6x9 e coloco os 4 Woofers como foi citado acima . Deixo os 6x9 mais os Woofers ou tiro os 6x9 e coloco Woofers no lugar ?

 

A bateria seria a mais adequada, visto que não quero deixar o sistema sem a quantidade necessária de alimentação ?

 

Os QVS ou os JBL (woofers) ? Quais me indicam ?

 

Os QVS começam a trabalhar à partir de 100Hz e os JBL's à partir de 75Hz !

 

Os QVS tem mais sensibilidade em comparação aos JBL .

 

Qual escolher ? Ou quais seriam Woofers na mesma faixa de potência que seriam melhores que essas duas marcas ?

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Quero um SPL mesclando um pouco de TRIO (cornetas, né ?) . Isso seria ruim ? Se sim, por quê ?

 

Fico no aguardo dos irmãos !

 

Abraços .

 

FOTOS do meu som (básico e de iniciante) . 

 

TKWZ3mN.jpg

 

 

wm6Uslj.jpg

 

 

UcAiG4w.jpg

 

 

7L6jhzM.jpg

 

 

IT9qvPn.jpg

 

 

dUgF8Sf.jpg

 

 

aPYPtCH.jpg

 

 

YHuesO9.jpg

 

 

Ep3gXmb.jpg

 

Mais abaixo, outras fotos ...

 

z5uJTEC.jpg

 

 

zBLNFsE.jpg

 

 

jnxMRH8.jpg

 

 

qn3Fsa2.jpg

 

 

dqLbvPp.jpg

 

 

74YcXtJ.jpg

 

 

Svo5ruQ.jpg

 

 

XofYAtW.jpg

 

 

SHTQpmI.jpg

 

 

ntzKsdM.jpg

 

 

0vDN3xa.jpg

 

 

Muito fácil, graças a Deus, inserir as fotos .

 

Criticas serão bem- recebidas !

 

Juninho-Skate

 

Juninho-Skate

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar sub em caixa com sintonia em 60hz.

Tá "sertinho".

Faz lá e depois conta pra gente. Kkkkk

 

Mano, tem muita coisa errada nesse som seu aí...

Procure alguém que realmente saiba o que faz e te oriente a decidir o que vc quer, se é som interno ou som trio.

 

Ao que notei até agora, seu único objetivo é fazer barulho. Mas até pra isso, é bom alguém que entende do assunto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar sub em caixa com sintonia em 60hz.

Tá "sertinho".

Faz lá e depois conta pra gente. Kkkkk

 

Mano, tem muita coisa errada nesse som seu aí...

Procure alguém que realmente saiba o que faz e te oriente a decidir o que vc quer, se é som interno ou som trio.

 

Ao que notei até agora, seu único objetivo é fazer barulho. Mas até pra isso, é bom alguém que entende do assunto.

 

Bom amigo ... eu entrei para aprender !

 

Se fosse pra tirarem sarro de mim, eu iria num show de stand- up ou de comédia e me submeteria à isso .

 

Se você ''sabe dos paranauês'', seria mais #inteligente mostrar o seu conhecimento do que ironizar ou tirar sarro de quem não sabe, não acha ?

 

Ou te sobra inteligência e falta educação e discernimento ?

 

Tá "sertinhu" a sua postura ! Parabéns . ;)

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigo ... eu entrei para aprender !

 

Se fosse pra tirarem sarro de mim, eu iria num show de stand- up ou de comédia e me submeteria à isso .

 

Se você ''sabe dos paranauês'', seria mais #inteligente mostrar o seu conhecimento do que ironizar ou tirar sarro de quem não sabe, não acha ?

 

Ou te sobra inteligência e falta educação e discernimento ?

 

Tá "sertinhu" a sua postura ! Parabéns . ;)

Obrigado pelos parabéns.

Então, vamos te ajudar, caso queira pra contribuir com o crescimento do seu conhecimento.

 

Esclarecendo alguns pontos:

Problema 1 - sente falta de subgrave e quer sintonizar a caixa tão alto?

 

Solução 1 - seus falantes trabalham muito bem na região de 35~65hz. Exigir deles fora dessa região vai ser pedir pra torrar os mesmos. Seja sensato e coloque os mesmos pra trabalhar nessa região. A melhor forma de se prever/calcular isso é através de software de simulação (bassbox, winisd) mas um palpite inicial seria algo em torno de 80l de volume livre por sub e sintonia entre 38~42hz.

 

Problema 2 - formato de duto de caixa

 

Solução 2 - desde que bem projetada e construída a caixa, o formato do duto é irrelevante.

 

Problema 3 - quantidade de falantes e vias

 

Solução 3 - investir em um bom kit 2 vias e amplificador dedicado pra usar nas portas dianteiras, eliminar os coaxiais, 6x9, cornetas e tw que tem.

Investir em 3 médio grave bons de 10" e 2 drivers titânio de 1".

 

Edit 1

 

Essa seria minha sugestão pra montar algo com eficiência sem se iludir com os mentirosos números rms inflados de hoje em dia.

 

Usaria poucos amps pra tudo e teria um som formidável pra tocar praticamente de tudo.

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos parabéns.

Então, vamos te ajudar, caso queira pra contribuir com o crescimento do seu conhecimento.

 

Esclarecendo alguns pontos:

Problema 1 - sente falta de subgrave e quer sintonizar a caixa tão alto?

 

Solução 1 - seus falantes trabalham muito bem na região de 35~65hz. Exigir deles fora dessa região vai ser pedir pra torrar os mesmos. Seja sensato e coloque os mesmos pra trabalhar nessa região. A melhor forma de se prever/calcular isso é através de software de simulação (bassbox, winisd) mas um palpite inicial seria algo em torno de 80l de volume livre por sub e sintonia entre 38~42hz.

 

Problema 2 - formato de duto de caixa

 

Solução 2 - desde que bem projetada e construída a caixa, o formato do duto é irrelevante.

 

Problema 3 - quantidade de falantes e vias

 

Solução 3 - investir em um bom kit 2 vias e amplificador dedicado pra usar nas portas dianteiras, eliminar os coaxiais, 6x9, cornetas e tw que tem.

Investir em 3 médio grave bons de 10" e 2 drivers titânio de 1".

 

Se quiser algo

 

Opa ... agora ficou melhor a conversa !

 

Solução 1 - seus falantes trabalham muito bem na região de 35~65hz. Exigir deles fora dessa região vai ser pedir pra torrar os mesmos. Seja sensato e coloque os mesmos ptrabalhar nessa região. A melhor forma de se prever/calcular isso é através de software de simulação (bassbox, winisd) mas um palpite inicial seria algo em torno de 80l de volume livre por sub e sintonia entre 38~42hz.

 

Pergunta : se meus SUBS trabalham bem entre 35 e 65 Hz (fato este que eu já sabia !), por que não posso ter 60Hz na caixa ?

 

E 160 LT é a litragem que eu quero ! Atualmente está com 190 LT, mas não sei as dimensões de duto e caixa .

 

Solução 3 - investir em um bom kit 2 vias e amplificador dedicado pra usar nas portas dianteiras, eliminar os coaxiais, 6x9, cornetas e tw que tem.

Investir em 3 médio grave bons de 10" e 2 drivers titânio de 1". 

 

COAXIAIS ? Onde eu tenho COAXIAL no meu projeto ?

 

E porque eu eliminaria CORNETA e SUPERTWEETER para acrescentar 02 DRIVERS de TITANIUM de 1", que faz o mesmo papel dos 2 ?

 

Os médios graves de 10" pela teoria "desceriam mais" nas frequências do que os médios de 8", correto ? E porque de 10" ? Qual marca recomenda ?

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Obrigado por usar a ''HUMILDADE'' ! Não caiu os dedos do teclado, aposto eu .

 

#Brincadeira

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sintonia de caixa é meio complexo. Mas acredite, pra usar bem essa região útil do sub, a melhor opção é uma caixa com sintonia perto dos 40hz que terá seu pico perto dos 55hz. Tendeu?

 

Sobre o volume de caixa, como eu disse, apenas simulando. Mas acredito que com 160l~170l bruto já consegue algo bom sim.

 

Sobre os coaxiais, fiz uma leitura rápida antes do primeiro comentário e entendi errado. Sorry.

 

Agora fui ver que eram os 6x9 quadriaxiais.

Talvez seu problema de voz seja excesso de médio agudo. Essas D250trio são gritonas demais e tem uma sonoridade horrível. A receita que te passei, dos 10" e Ti 1" certamente seria muito melhor que qualquer outra coisa mantendo essas D250trio. Poderia usar uma 400.4 nacional de 200 temers e uma 800.1 pros médios.

Pro grave algo de 3500 a 4000w já está de bom tamanho. Acredite.

 

Médio grave eu indicaria os JBL 10pw8 ou os oversound 10mg300 se o orçamento estiver bom.

 

Amplificação eu usaria tudo Banda ou SD. São marcas que me atenderam bem até hoje. Principalmente a Banda. (Assim como vc disse em outro tópico ser fã boy da bomber, eu sou da banda. Kkkk

 

Eu faria assim:

Instalação elétrica: cabeamento 35mm industrial 1kv com big3

Bateria: freedom 240ah

Player: não lembro qual o seu mas usaria um pioneer ou sony top de linha

Processador stetsom 2448

Cabeamento RCA bom por favor

Amps:

banda ice4000 /subs

Banda ice800 /médios

Banda 400.4 /Ti

Banda 400.4 /kit 2 vias dianteira.

 

Mas na real mesmo, se a ideia for apenas um som interno eu faria os forros de porta personalizados com um par de kits 2 vias 6" ou um par de 8" tipo os JBL 8pw8 e um ST200 em cada lado. Deixaria de lado os mids e Ti na traseira e faria somente na frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sintonia de caixa é meio complexo. Mas acredite, pra usar bem essa região útil do sub, a melhor opção é uma caixa com sintonia perto dos 40hz que terá seu pico perto dos 55hz. Tendeu?

 

Sobre o volume de caixa, como eu disse, apenas simulando. Mas acredito que com 160l~170l bruto já consegue algo bom sim.

 

Sobre os coaxiais, fiz uma leitura rápida antes do primeiro comentário e entendi errado. Sorry.

 

Agora fui ver que eram os 6x9 quadriaxiais.

Talvez seu problema de voz seja excesso de médio agudo. Essas D250trio são gritonas demais e tem uma sonoridade horrível. A receita que te passei, dos 10" e Ti 1" certamente seria muito melhor que qualquer outra coisa mantendo essas D250trio. Poderia usar uma 400.4 nacional de 200 temers e uma 800.1 pros médios.

Pro grave algo de 3500 a 4000w já está de bom tamanho. Acredite.

 

Médio grave eu indicaria os JBL 10pw8 ou os oversound 10mg300 se o orçamento estiver bom.

 

Amplificação eu usaria tudo Banda ou SD. São marcas que me atenderam bem até hoje. Principalmente a Banda. (Assim como vc disse em outro tópico ser fã boy da bomber, eu sou da banda. Kkkk

 

Eu faria assim:

Instalação elétrica: cabeamento 35mm industrial 1kv com big3

Bateria: freedom 240ah

Player: não lembro qual o seu mas usaria um pioneer ou sony top de linha

Processador stetsom 2448

Cabeamento RCA bom por favor

Amps:

banda ice4000 /subs

Banda ice800 /médios

Banda 400.4 /Ti

Banda 400.4 /kit 2 vias dianteira.

 

Mas na real mesmo, se a ideia for apenas um som interno eu faria os forros de porta personalizados com um par de kits 2 vias 6" ou um par de 8" tipo os JBL 8pw8 e um ST200 em cada lado. Deixaria de lado os mids e Ti na traseira e faria somente na frente.

 

Opa amigo ... muito obrigado pela atenção !

 

Sei que não leu tudo do primeiro post ... e que te aluguei um pouquinho, mas tu já me ajudou bastante !

 

Meu player é um DVD Pionner AVH-X 7880TV - Tv Digital MixTrax . CROSSOVER Expert PX-2 Bluetooth (seria melhor o da Stetsom ?)

 

Em relação ao médio- agudo, realmente ! Estou com excesso dessas frequências, por isso quero ALTERAR com Woofers de 8" para o médio- grave, entende ?

 

Por este motivo pergunto se os WOOFERS de 8" não me atenderiam melhor para o médio- grave, visto que meus BP de 15" já dão subgraves, porém falho em algumas frequências que eu acredito serem as mais baixas (aquelas em que o SUB só se movimenta gerando mais AR do que som) . Diante a isto é que eu PENSEI em mudar a caixa que tem 190 LT para 160 LT com dutos redondos . 

 

O que eu busco (e acho que falta no meu som) é a voz GRAVE que me falta ! A configuração atual não destaca a voz no meio das batidas estendidas e o agudo, entende ?

 

Na frente eu não queria colocar nada . Atrás tenho os 4 6x9 montados nas costas da caixa das cornetas / supertweeters !

 

Queria colocar LOGO ACIMA os 4 Woofers de 8" virados para dentro, imaginando eu que assim desta forma eu teria A VOZ GROSSA e ENCORPADA que eu tanto quero . Entende ?

 

Outra coisa ...

 

Se eu tirar as cornetas e drivers que tenho e SUBSTITUIR por 2 DRIVERS Titanium, só melhoraria a qualidade dos agudos ou eu teria um cenário bem DIFERENTE do que tenho ?

 

Estou perguntando porque o que eu ACHO que sei é que os DRIVERS de Titanium gritaria tanto quanto os fenólicos, porém com os sons do SUPERTWEETER juntos . Só diminuiria o número de cornetas (e supertweeters), mas não continuaria a mesma coisa ? Ou seja : não continuariam cobrindo a mesma faixa que o projeto atual ? Onde eu teria um ganho / melhora em relação ao que eu já tenho ?

 

Mais uma coisa ...

 

KIT 2 vias + SuperTweeters na porta ? Não estaria eu só ''mudando'' os agudos traseiros para a dianteira do carro ?

 

Os Woofers de 8" não precisariam de litragem correta ? Nas portas ficariam bom ?

 

Perdão te alugar tanto ! Quanto encontro alguém que SABE, me empolgo, pois quando sou eu quem sei, eu gosto de responder ...

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu player tá ok

Adicionar médios de 8" não vai fazer descer legal pra casar com os BP.

De 10" chegariam mais perto, mas ainda não seria o ideal. De 12" ficaria melhor mas aí já não vai subir satisfatoriamente pra casar com os drivers. Por isso a indicação dos 10" mais os ti que vão gritar pouca coisa menos que suas 250trio e ST, porém com uma sonoridade superior e usando menos da metade da amplificação. Sem falar de menos peso e menos espaço ocupado no carro.

 

Man, 4 6x9 com boa amplificação tem que dar conta do teu set. Tenta fazer um teste com essas cornetas e tw desligados. Cara, isso é voz demais, gosto nem de imaginar.

 

 

Segue um video do meu set antigo, com 2x15" questo audio qsp1000 numa banda viking 5000, 2 mids nar kevlar 6" e 2 coaxiais nar kevlar 4" numa banda 2.4D.

 

O video ficou com o grave saturado, mas percebe quando o grave pausa, o timbre, definição e força dos médios...

 

https://youtu.be/wFIRXXEL4Ew

 

Sobre os kit + tw nas portas eu indiquei usar os 8" mais tw ou somente os kits 2 vias nas portas. Essa parte vindo da dianteira do carro fica muito melhor. Acredite.

 

Venha para o lado não pamonheiro da força! Tire as cornetas da sua vida e descubra a felicidade! Kkkk

Se eu consegui, vc tbm consegue!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu player tá ok

Adicionar médios de 8" não vai fazer descer legal pra casar com os BP.

De 10" chegariam mais perto, mas ainda não seria o ideal. De 12" ficaria melhor mas aí já não vai subir satisfatoriamente pra casar com os drivers. Por isso a indicação dos 10" mais os ti que vão gritar pouca coisa menos que suas 250trio e ST, porém com uma sonoridade superior e usando menos da metade da amplificação. Sem falar de menos peso e menos espaço ocupado no carro.

 

Man, 4 6x9 com boa amplificação tem que dar conta do teu set. Tenta fazer um teste com essas cornetas e tw desligados. Cara, isso é voz demais, gosto nem de imaginar.

 

 

Segue um video do meu set antigo, com 2x15" questo audio qsp1000 numa banda viking 5000, 2 mids nar kevlar 6" e 2 coaxiais nar kevlar 4" numa banda 2.4D.

 

O video ficou com o grave saturado, mas percebe quando o grave pausa, o timbre, definição e força dos médios...

 

 

Sobre os kit + tw nas portas eu indiquei usar os 8" mais tw ou somente os kits 2 vias nas portas. Essa parte vindo da dianteira do carro fica muito melhor. Acredite.

 

Venha para o lado não pamonheiro da força! Tire as cornetas da sua vida e descubra a felicidade! Kkkk

Se eu consegui, vc tbm consegue!

 

Muito bom !!!

 

Só pra alinhar ...

 

Os Woofers 8" e 300wRMS 4@ohms da JBL começam a trabalhar em 75Hz e vão até 5.000 / 6.000 Hz, certo ?

 

Os da QVS de 8" e 400wRMS 8@ohms começam à partir dos 100Hz e vão até os 5.000 / 6.000 Hz .

 

O BP de 15" vai de 37Hz até 1000Hz ! Ou seja ...

 

Se eu colocar os 4 Woofers de 8" da JBL ligados no HURRICANE HD-2800 em caixas litradas corretas, eles teoricamente não teriam que ''continuar'' a frequência dos 75Hz pra frente em conjunto com os SUBS quando os SUBS pararem de reproduzir a frequência ? Mais especificamente : os Woofers não seriam a continuação dos SUBS após a faixa dos 75Hz ?

 

Na verdade, o som tá bom sim ! Mas posso melhorar MUUUUUUUIIIIIIITOOOOOOOOOO o que eu tenho hoje .

 

Voz eu tenho ! Ao meu ver, os Woofers seriam o COMPLEMENTO que falta no meu som para que ele JOGUE LONGE o timbre dos médios- graves, pois os demais eu já noto que são muito bem reproduzidos e altos, porém com o buraco no grave- médio que é a frequência das vozes rocas e grossas . Entende ? Então não vejo a necessidade de eliminar as cornetas e supertweeters para COLOCAR NO LUGAR 2 DRIVERS de Titanium e nem vejo a necessidade de eliminar os 6x9 de 150wRMS cada, visto que sem eles noto que fica um buraco nas frequências médias- agudas !

 

Digo ''sem eles'' porque os 4 pararam de funcionar e agora só estão tocando as cornetas e supertweeters, e deste modo sinto BURACOS nos instrumentos e agudos .

 

Os.: estarei arrumando os 6x9 em breve, assim que chegar o restante dos equipamentos que estou comprando . (assim que for re- montar o som novamente) .

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vamos por partes.

Teus subs não sobem até 1000hz pra início de conversa e nenhum desses mids vai descer até os 75hz..

 

Vamos colocar um processador pra fazer os cortes como eu sugeri:

Sub: vai trabalhar de 30 a 75hz.

Mids 8": em caixas seladas com 12l pra cada, vão trabalhar com corte de 120 até 2000hz.

Ti: 2000hz até 20khz.

Isso não quer dizer que seu som não terá nenhum buraco, mas é um princípio de som que toque de tudo.

 

Mano, quanto menos vias no sistema, melhor e mais fácil de acertar o mesmo.

Então ou usa só os 4 6x9 numa caixinha selada com boa amplificação ou faz isso que indiquei acima.

Somar e misturar falantes de diversos tipos nunca é vantagem. Vai passar raiva a vida toda enquanto insistir nisso.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vamos por partes.

Teus subs não sobem até 1000hz pra início de conversa e nenhum desses mids vai descer até os 75hz..

 

Vamos colocar um processador pra fazer os cortes como eu sugeri:

Sub: vai trabalhar de 30 a 75hz.

Mids 8": em caixas seladas com 12l pra cada, vão trabalhar com corte de 120 até 2000hz.

Ti: 2000hz até 20khz.

Isso não quer dizer que seu som não terá nenhum buraco, mas é um princípio de som que toque de tudo.

 

Mano, quanto menos vias no sistema, melhor e mais fácil de acertar o mesmo.

Então ou usa só os 4 6x9 numa caixinha selada com boa amplificação ou faz isso que indiquei acima.

Somar e misturar falantes de diversos tipos nunca é vantagem. Vai passar raiva a vida toda enquanto insistir nisso.

 

Quanto ao SUB não subir até os 1000Hz, eu sei . Mas eles respondem até essa faixa SIM !

 

Quero um SPL mesclando um pouco de TRIO (cornetas, né ?) . Isso seria ruim ? Se sim, por quê ?

 

E pra deixar claro : quero VOZ pra fora do carro, andando dentro dele . Mas voz com qualidade !

 

Fico no aguardo dos irmãos !

 

Abraços .

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao SUB não subir até os 1000Hz, eu sei . Mas eles respondem até essa faixa SIM !

Quero um SPL mesclando um pouco de TRIO (cornetas, né ?) . Isso seria ruim ? Se sim, por quê ?

E pra deixar claro : quero VOZ pra fora do carro, andando dentro dele . Mas voz com qualidade !

Fico no aguardo dos irmãos !

Abraços .

Já tem minhas dicas.

Vc quer alguém que confirme o que vc quer ouvir, que seus equipamentos são tops e que vai ficar bom se usar todos eles.

Lamento mas não sou essa pessoa.

 

Não estou te zoando. É que já passei por essa fase e me identifiquei com ela.

 

E só pra estimular a sua reflexão:

Perturbação do sossego público é infração. Pode gerar multa, apreensão do veículo e do equipamento de som, além de outras complicações judiciais.

Tens mesmo tanta necessidade de perturbar os outros?

Tenha uma ótima noite!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal da sua parte ajuda o cara Gui, oq ele quer acho q eh algo parecido com trio goiano é isso amigao ? sugiro ir pra area de trio eletrico aqui do forum , eles te darao a receita pra parte da voz msmo vc usando subs !!

vc ja escutou um trio goiano de perto ? ja escutou um carro com apenas 1kit duas vias top com porta tratada ? vc tem q decidir oq vc quer, nao existe qualidade vms dizer com trio, vai conseguir um som nitido e tal mas nao com mta distincao de instrumentos e detalhada !

sub nao sobe ate os 1000hz amigao rsrs apos 100hz praticamente ele morre não é feito pra isso vai danifica-lo. sub trabalha geralmente de 0-120hz com força e ai ja entra o medio grave q num sistema bom , falante top, porta tratada, etc ja começa lá pelos 50hz e vai embora.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tem minhas dicas.

Vc quer alguém que confirme o que vc quer ouvir, que seus equipamentos são tops e que vai ficar bom se usar todos eles.

Lamento mas não sou essa pessoa.

 

Não estou te zoando. É que já passei por essa fase e me identifiquei com ela.

 

E só pra estimular a sua reflexão:

Perturbação do sossego público é infração. Pode gerar multa, apreensão do veículo e do equipamento de som, além de outras complicações judiciais.

Tens mesmo tanta necessidade de perturbar os outros?

Tenha uma ótima noite!

 

+ uma vez, obrigado pela atenção !

 

Não estou aqui para que encham o me EGO não, amigo . Eu trabalho há anos e anos, mantendo uma vida simples em gastos, para conseguir comprar equipamentos bons dentro da realidade financeira que eu tenho, independente de existirem melhores $$$$ ou piores equipamentos . Não é porque LUTEI (e luto) para conseguir comprar "aos poucos" aquilo que gosto, que estou querendo aprovação das pessoas ou exaltação da parte da galera do fórum . OK ? Tu vem falar de crime e perturbação publica pra mim ? Tanta coisa pra se falar ANTES de falar que SOM AUTOMOTIVO é crime e você vem logo com essas ? PAU no C* da LEI e de quem se limita por ela . Quem não gosta, que coma menos ! Quem odeia, que ENGULA . FOD-A- c ! Se eu respeito os cabeça chata, eles tem que me respeitar tb .

 

O + engraçado é que UMA PESSOA entra no Fórum de SOM para aprender sobre SOM com quem ''teoricamente'' sabe de SOM, e se depara com pessoas de Q.I. 80 que só sabe de som, mas que no trato humano não tem delicadeza alguma para lidar . São EXPERTS em SOM, mas só ! Se fugir desse tema SABE menos que um MACACO ! (oras !!!) . Se não queres responder ou não queres se envolver, seria mais simples IGNORAR o post (assim como vc fez na leitura do texto de abertura não o lendo), e seguir a vida . Calar a boca ! Não opinar . Não perder seu precioso tempo com aquilo que te FAZ MAL ... Ou então vem pra SOMAR e não para tirar sarro ou ironizar as pessoas . Chega pra agregar ! Se não tiver PAZ para oferecer, ofereça distância . OK ?

 

Qual o problema em querer SPL com voz pra fora do carro em movimento ? Cada um no seu quadrado ! O planeta é só verde ? Os pássaros só cantam em 1 tom ? Não né ? Até na natureza tem suas variações de gostos e estilos . Qual o problema de eu tentar encontrar o meu ? Não sou obrigado a seguir o seu gosto . Se não pretende ajudar, fica no seu quadrado, irmão ! Se limita a ler e calar a boca ao invés de opinar e ROTULAR aquilo que o outro gosta . ( Q.I. 80 com ÓTIMO conhecimento em SOM AUTOMOTIVO ) . Tá "sertinhu" sua postura em rotular as pessoas pelo gosto delas .

 

E se eu gosto de abrir o porta- malas para dar som na minha casa ? Ou em um sítio ? Qual o problema ? Tá me criminalizando por quê ?

 

Eu vejo um BANDO de CABEÇA CHATA dono de loja de som aqui em São Paulo, escutando FORRÓ PANCADÃO e FUNK MEIA- TIJELA em som interno e convivo com eles sem atacá- los . Qual o problema de eu colocar meu RAP no volume máximo e balançar os muros, trincar as janelas, sem precisar para a NAVE e abrir o porta- malas (que ao meu ver é o que mais incomoda os outros)  ? Cada um no seu quadrado . Eu gosto de andar de carro e curtir meu som com batidas estendidas e voz grave pra fora . Oras ! Me erra, pow !!! Se não é teu gosto e te incomoda, se reserve no seu direito de ficar calado . Firmão ?

 

legal da sua parte ajuda o cara Gui, oq ele quer acho q eh algo parecido com trio goiano é isso amigao ? sugiro ir pra area de trio eletrico aqui do forum , eles te darao a receita pra parte da voz msmo vc usando subs !!

vc ja escutou um trio goiano de perto ? ja escutou um carro com apenas 1kit duas vias top com porta tratada ? vc tem q decidir oq vc quer, nao existe qualidade vms dizer com trio, vai conseguir um som nitido e tal mas nao com mta distincao de instrumentos e detalhada !

sub nao sobe ate os 1000hz amigao rsrs apos 100hz praticamente ele morre não é feito pra isso vai danifica-lo. sub trabalha geralmente de 0-120hz com força e ai ja entra o medio grave q num sistema bom , falante top, porta tratada, etc ja começa lá pelos 50hz e vai embora.

 

Opa meu querido . Boa !!!

 

Então amigo ...

 

O SUB eu sei que o SUB não sobe até os 1000Hz, até porque perderia a função de SUB, né ? Hehehehe

 

Mas nas especificações dele diz que ele responde até os 1000Hz . Só isso ! Nada + .

 

Sinceramente tô pensando em tirar a caixa com as 4 cornetas e 2 SuperTweeters (e 6x9 nas costas) e substituir por uma caixa com 4 de 10" e 2 de 8" + Tweeter 2" .

 

Na frente tô pensando em colocar 4 de 6" nas saídas de ar do carro . (GOL G5)

 

+ as alterações de bateria e módulo, claro !

 

O que me diz ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beijos de luz pra vc!

+ uma vez, obrigado pela atenção !

 

Não estou aqui para que encham o me EGO não, amigo . Eu trabalho há anos e anos, mantendo uma vida simples em gastos, para conseguir comprar equipamentos bons dentro da realidade financeira que eu tenho, independente de existirem melhores $$$$ ou piores equipamentos . Não é porque LUTEI (e luto) para conseguir comprar "aos poucos" aquilo que gosto, que estou querendo aprovação das pessoas ou exaltação da parte da galera do fórum . OK ? Tu vem falar de crime e perturbação publica pra mim ? Tanta coisa pra se falar ANTES de falar que SOM AUTOMOTIVO é crime e você vem logo com essas ? PAU no C* da LEI e de quem se limita por ela . Quem não gosta, que coma menos ! Quem odeia, que ENGULA . FOD-A- c ! Se eu respeito os cabeça chata, eles tem que me respeitar tb .

 

O + engraçado é que UMA PESSOA entra no Fórum de SOM para aprender sobre SOM com quem ''teoricamente'' sabe de SOM, e se depara com pessoas de Q.I. 80 que só sabe de som, mas que no trato humano não tem delicadeza alguma para lidar . São EXPERTS em SOM, mas só ! Se fugir desse tema SABE menos que um MACACO ! (oras !!!) . Se não queres responder ou não queres se envolver, seria mais simples IGNORAR o post (assim como vc fez na leitura do texto de abertura não o lendo), e seguir a vida . Calar a boca ! Não opinar . Não perder seu precioso tempo com aquilo que te FAZ MAL ... Ou então vem pra SOMAR e não para tirar sarro ou ironizar as pessoas . Chega pra agregar ! Se não tiver PAZ para oferecer, ofereça distância . OK ?

 

Qual o problema em querer SPL com voz pra fora do carro em movimento ? Cada um no seu quadrado ! O planeta é só verde ? Os pássaros só cantam em 1 tom ? Não né ? Até na natureza tem suas variações de gostos e estilos . Qual o problema de eu tentar encontrar o meu ? Não sou obrigado a seguir o seu gosto . Se não pretende ajudar, fica no seu quadrado, irmão ! Se limita a ler e calar a boca ao invés de opinar e ROTULAR aquilo que o outro gosta . ( Q.I. 80 com ÓTIMO conhecimento em SOM AUTOMOTIVO ) . Tá "sertinhu" sua postura em rotular as pessoas pelo gosto delas .

 

E se eu gosto de abrir o porta- malas para dar som na minha casa ? Ou em um sítio ? Qual o problema ? Tá me criminalizando por quê ?

 

Eu vejo um BANDO de CABEÇA CHATA dono de loja de som aqui em São Paulo, escutando FORRÓ PANCADÃO e FUNK MEIA- TIJELA em som interno e convivo com eles sem atacá- los . Qual o problema de eu colocar meu RAP no volume máximo e balançar os muros, trincar as janelas, sem precisar para a NAVE e abrir o porta- malas (que ao meu ver é o que mais incomoda os outros) ? Cada um no seu quadrado . Eu gosto de andar de carro e curtir meu som com batidas estendidas e voz grave pra fora . Oras ! Me erra, pow !!! Se não é teu gosto e te incomoda, se reserve no seu direito de ficar calado . Firmão ?

 

 

Opa meu querido . Boa !!!

 

Então amigo ...

 

O SUB eu sei que o SUB não sobe até os 1000Hz, até porque perderia a função de SUB, né ? Hehehehe

 

Mas nas especificações dele diz que ele responde até os 1000Hz . Só isso ! Nada + .

 

Sinceramente tô pensando em tirar a caixa com as 4 cornetas e 2 SuperTweeters (e 6x9 nas costas) e substituir por uma caixa com 4 de 10" e 2 de 8" + Tweeter 2" .

 

Na frente tô pensando em colocar 4 de 6" nas saídas de ar do carro . (GOL G5)

 

+ as alterações de bateria e módulo, claro !

 

O que me diz ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estudando um pouquinho o que o ''Mestre" Guilherme falou sobre abandonar as CORNETAS, hoje pensei em outra configuração .

 

Mudando a caixa com as 4 cornetas e 2 SuperTweeters + os 6x9 nas costas "para" ...

 

Caixa com 2 Woofers de 10" mantendo 2 cornetas D250x- Trio apenas + os 2 SuperTweeters BRAVOX TX10 .

 

Ficaria um bom som ? Tipo ... eu estaria perdendo em médio agudo e ganhando em médio- grave ?

 

2 de 10" dariam conta daquilo que busco, que é ter voz roca e grave bem forte ? Seriam melhores em dutadas ou seladas ?

 

Pesquisando Woofers de 10", encontrei 2 que eu gostei dos parâmetros . Será que são os mais indicados pra mim ?

 

- Eros E-510 PRO - 500 Watts RMS - Sensibilidade 97,26 Db . Resp. de Frequência : 60 ~ 6500Hz

QVS 10" - 10MGS500 - 500 Watts RMS - Sensibilidade 99,50 Db . Resp. de Frequência : 100 a 5.000Hz

 

Vocês me recomendariam trocar os 4 "6x9" que ficam nas costas da caixa das cornetas por 4 Woofers de 8" + Tweeters de 2" ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estudando um pouquinho o que o ''Mestre" Guilherme falou sobre abandonar as CORNETAS, hoje pensei em outra configuração .

 

Mudando a caixa com as 4 cornetas e 2 SuperTweeters + os 6x9 nas costas "para" ...

 

Caixa com 2 Woofers de 10" mantendo 2 cornetas D250x- Trio apenas + os 2 SuperTweeters BRAVOX TX10 .

 

Ficaria um bom som ? Tipo ... eu estaria perdendo em médio agudo e ganhando em médio- grave ?

 

2 de 10" dariam conta daquilo que busco, que é ter voz roca e grave bem forte ? Seriam melhores em dutadas ou seladas ?

 

Pesquisando Woofers de 10", encontrei 2 que eu gostei dos parâmetros . Será que são os mais indicados pra mim ?

 

- Eros E-510 PRO - 500 Watts RMS - Sensibilidade 97,26 Db . Resp. de Frequência : 60 ~ 6500Hz

- QVS 10" - 10MGS500 - 500 Watts RMS - Sensibilidade 99,50 Db . Resp. de Frequência : 100 a 5.000Hz

 

Vocês me recomendariam trocar os 4 "6x9" que ficam nas costas da caixa das cornetas por 4 Woofers de 8" + Tweeters de 2" ?

vixe acho q o pessoal daqui nao manja de trio, posta um topico na area de trio mano e explica exatemente isso q vc quer q vao te dizer !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora uma opção razoável.

Substituir 2 driver por 2 médios bons fica bem legal. Pode até fazer eles em caixa selada/cornetada que vai dar uma pegada extra nos 200~600hz..

 

Só uma coisa... ainda estou tentando entender como está montado esse som seu.

Recentemente peguei 2 Gol G5 pra montar som e sem mexer no banco, é no máximo 85l bruto por falante!

Se puder posta uma foto desse seu som aí jovem...

 

Em tempo: os Eros dessa linha 510 são bem bons!

Mas como eu sou fã de um melhor CxB, ainda tentaria os 10mg300 da jbl que tocam legal com menos potência aplicada.

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora uma opção razoável.

Substituir 2 driver por 2 médios bons fica bem legal. Pode até fazer eles em caixa selada/cornetada que vai dar uma pegada extra nos 200~600hz..

 

Só uma coisa... ainda estou tentando entender como está montado esse som seu.

Recentemente peguei 2 Gol G5 pra montar som e sem mexer no banco, é no máximo 85l bruto por falante!

Se puder posta uma foto desse seu som aí jovem...

 

Em tempo: os Eros dessa linha 510 são bem bons!

Mas como eu sou fã de um melhor CxB, ainda tentaria os 10mg300 da jbl que tocam legal com menos potência aplicada.

 

Boa noite guerreiro ! Que bom te ver aqui ...

 

O som já tá mondado tem 1 ano + ou - ! Agora estou indo para a segunda fase que é a MELHORIA do que tá errado .

 

Eu tirei o encosto do banco traseiro . Não sei como postar fotos aqui ! Até gostaria postar algumas .

 

Tô aqui desde antes de ontem estudando em cima do que vc me falou .

 

Tô pensando em colocar 4 woofers de 6" nos buracos do AR quente também . Da QVS ou EROS ! JBL tem Sens. baixa em relação à estes .

 

A única dúvida que tem me surgido é se os de 10" darão mais BATIDÃO do que voz ou se os de 8" dão mais VOZ do que batidão .

 

Enfim . A luz que vc jogou sobre o meu caso me ajudou bastante a entender ! Mas ainda quero as 2 cornetas ... rs .

 

Não sei se mantenho os 6x9 nas costas da caixa ou se mudo eles para 4 woofers de 8" + Tweeters .

 

Valew ai pela atenção !

 

Abçs

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UPando ...

 

Tem que estudar pra caracas para conseguir CASAR os aparelhos corretos . Módulo / Falante / Bateria ... etc ! #NãoÉFácil

 

Ainda estou estudando e até já montei uma configuração que me agrade, porém tem um fator que eu preciso de HELP ...

 

Estava verificando aqui a Relação 'SINAL RUÍDO' dos Soundigital e Taramps, e os Taramps tem uma relação SINAL RUÍDO muito melhor do que os Soundigital .

 

Isso na teoria significa que os Taramps entregam mais qualidade . Correto ?

 

Eu deveria decidir a escolha do módulo pelo fator SINAL RUÍDO ?

 

Taramps 5000wRMS ou Soundigital 5000wRMS ? (para mono)

 

E para o estéreo ? Taramps ou Soundigital ?

 

Qual me indicariam ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Bicho Papão de 15 da para manter na caixa de 95L para cada, apesar que eu faria até maior e o duto em 30hz.

4 woofers de 8 polegadas em caixa de 10L @ 90hz, já que você quer sentir o grave da voz que na verdade é o médio grave entre +ou- 100hz e 200hz.

O driver para corneta vai ter que ser o de titânio para descer mais. recomendo usar uma corneta profunda e bem aberta para não ter perda em frequências médias.

 

Tive um som que eu sentia o grave da voz e realmente faz diferença, dava pra sentir a batida da caixa da bateira também em algumas musicas.

 

Os ''novatos'' com mais humildade e disposição do que os antigos . (que bom ver isso !) . Estimula a gente ! Hehehehe

 

DRIVER para corneta de titânio ? Os DRIVERS de titânio teoricamente não ''sobem mais'' ?

 

Ou seja : drivers de titânio fazem o papel dos fenólicos + SuperTweeters, correto ? Os meus D250X Trio + SuperTweeters T10X Bravox não fazem o mesmo ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os ''novatos'' com mais humildade e disposição do que os antigos . (que bom ver isso !) . Estimula a gente ! Hehehehe

 

DRIVER para corneta de titânio ? Os DRIVERS de titânio teoricamente não ''sobem mais'' ?

 

Ou seja : drivers de titânio fazem o papel dos fenólicos + SuperTweeters, correto ? Os meus D250X Trio + SuperTweeters T10X Bravox não fazem o mesmo ?

 

   Meu amigo vc colocou muito bem, tem certas pessoas aqui que tem experiência/capacidade só que nem um pouco de humildade se acha muitas vezes o dono da verdade e nem se preocupa com o gosto dos outros, tbm se acha 'por ter essa experiência/capacidade" no direito de tirar uma com a capa de um pessoal "desprovido de inteligencia" que é a maioria "se comparado a esse cidadão", então vamos respeitar qualquer um aqui e quem sabe que com esse respeito esse fórum volte a ser o que era antes, vlw aí e um abraço a todos "aos inteligentes e os desprovidos de inteligencia como eu tbm.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu no seu lugar faria o que escrevi antes, acredito que não tem erro dese jeito:

2 Bicho Papão 15, caixa 190L duto em 35hz = 30hz até 90hz

4 woofers 8 ou mid-range 6, caixa 10L duto em 90hz = 100hz até 1.000hz (esse corte é melhor testar frequências diferentes)

2 driver Ti 2 Corneta Eros EC 7205 = 1.500hz até 16.000hz (esse corte é melhor testar frequências diferentes)

 

Ou usando o que você tem:

 

2 Bicho Papão 15, caixa 190L duto em 35hz = 30hz até 90hz

4 Quadriaxial BRAVOX = 1.500hz até 4.500hz (é necessário desativar os tweeters) ou mid-range 6, caixa 10L duto em 90hz = 100hz até 1.000hz

4 Drivers - JBL 1" = 1.500hz até 4.500hz

2 SuperTweeters = 5.000hz até 16.000hz

 

 

 

 

 

Esse sub é bruto hein!

Sobe bem mesmo! Não esperava isso. Da pra cortar em 100hz tranquilo.

Da pra aplicar 2.000W que não vai passar do xmax, não vai queimar e nem bater bobina.

 

 

Edit:

Juninho-Skate, você pode me passar as medidas da caixa para eu ter certeza que o volume é mesmo de 190L?

Se puder passar o formato dela vai ser melhor ainda porque assim da para ter uma ideia do posicionamento do duto e se realmente da pra fazer em 35hz.

 

 

Se der para acessar, tente ...

 

https://www.facebook.com/juninhoskate2000desenhos/videos/vb.100015200650750/379866779196674/?type=3

 

Eu tirei o encosto do banco traseiro para caber os 190 Lts . Não sei a medida da caixa, mas ...

 

Em relação aos 'ESTÉREOS', eu tô pensando (e estudando) para usar um módulo para cada .

 

Isso melhoraria então a equalização para o meu PX2 6 canais fazer, não ?

Editado por Juninho-Skate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...