Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Antoniovaz123

Ajuda projeto caixas

Recommended Posts

Bom dia a todos, leio no fórum a anos e aprendi muito por aqui, mais agora estou precisando de uma ajuda se possível.

Tenho uma Saveiro G3, e quero fazer caixas novas para meus equipamentos (nunca fiz caixa de som, por isso a ajuda) os equipamentos são os seguintes:

2 tornado 18" 1100 RMS (18sw3a) 4 ohms

2 médio oversound 450w10 150 RMS 4 ohms

2 Selenium d405

2 St 200 (up futuro para st400)

1 Taramps ta3500 2 ohms

1 Taramps hd1200 2 ohms

1 Taramps ts400x4

1 processador px1 pro

1 controle JFA k1200

1 voltímetro Stetson vt3

1 bateria Moura 105 ah

1 fonte JFA turbo 1500x

 

Os médio grave serão fracos para acompanhar os outros itens? (Comprei esses por indicação de um estalador de som aqui da cidade que nos fim me enrolou e não quis fazer as caixas)

Comprei os auto falantes usados e veio em uma caixa, porém ela está com litragem abaixo do recomendado pela Selenium (cerca de 80 litros livres para cada), procurei um projeto de som com caixa duto régua para Saveiro G3 e não encontrei, se alguém puder simular as caixas para mim ficaria grato, com litragem de uns 110 litros livres para cada um com sintonia em 50 hz (para tocar de tudo, sertanejo, funk, eletrônica etc.) e simular a caixa dos médio graves (tem de ser cornetada para ajudar a compensar a falta de potência deles?)

E por fim o acabamento das caixas, queria fazer de MDF 18mm pelo preço menor que compensado naval, e não fazer com courvin por ficar na carroceria e poder pegar unidade, li que o acabamento com massa plástica na cabeça dos parafusos e cantos e depois batida de pedra por cima e tinta spray conseguiria impermiabilizar o MDF, procede? Da para fazer dessa forma? Tenho um tio que tem marcenaria então com o projeto em mãos seria fácil cortar a chapa de MDF e eu mesmo fazer o acabamento e pintura, alguém pode me ajudar com as dúvidas acima? Desde já obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa de grave queria que ficasse entre a caixa de rodas e a cabine, o espaço que tem lá é aproximadamente 128 cm de largura, 50 cm de altura e 37 cm de profundidade, isso para uma caixa quadrada, que se fizer ela trapezoidal consegue ganhar uns 3 cm da profundidade embaixo na carroceria, e a corneteira se possível da mesma largura da caixa de grave, para quando colocar em cima ficar esteticamente melhor as duas da mesma largura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Precisa MESMO ser D405 + tw? Driver ti não te agrada? Prefiro muito mais um par de SD375 snake do que esse conjunto aí! É mais fácil de acertar, dá mais qualidade, exige menos vias e menos amps!

2) px1 pro? Pq essa escolha? px2 conect pra mim ainda é a melhor pedida, inclusive pra revenda! 

3) Esses médios são bem 'xoxos', eu tentaria um ESX 410 da vida. Na verdade, se conseguisse colocar de 12 seria bem mais interessante! Eu focaria BASTANTE aqui pois 80% da qualidade da música vem do que toca entre 80 e 2khz, que é justamente onde vive os médios! Abaixo disso é só bumbo e baixo.. e acima, só harmônicos, pratos e poucos detalhes altos

Considerando que se trata de uma saveiro, tu podia 'aloprar' também e partir pra um par de T18... ficaria meio gigante mas o SPL é absurdo demais.. uhsauhsauhasuh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) nunca ouvi um drive de titânio, aqui em Minas o costume da galera é montar falante 15" cone seco e d405, sem St se vê muito na verdade, como já comprei o som em partes com as d405 queria montar com elas mesmo por já ter em mãos.

2) px1 recomendação do estalador de som, tem alguma diferença dele para o px2 conect? Alem de ser somente 4 vias enquanto o px2 6 vias e o Bluetooth para usar o app? Creio que o px1 já faz todos os cortes necessários correto?

3) pior que já tenho os médios comprados também e nem cheguei a usar, na verdade todos os itens que citei acima já tenho comprado e em mãos.

4) já vi falar bem dessas caixas t18 em outros tópicos que li, mais será que ela cabe bem debaixo da lona da Saveiro? Ela teria que ficar virada para cima correto e só quando for tocar aberto colocar elas "em pé" e os drive e médio em cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) você já ouviu MUITOS mas não sabe! Todo som profissional grande usa titanium! Todo show que você vai/foi eram drivers Ti tocando! hahahaha fenolica + tweeter tem CARA de som automotivo! 

2) Estalador indica o que tem pra vender. Px2 é BEM melhor. Px2 conect faz as configurações via Blutetooth, no cel! 

Se for por "fazer corte necessário", o amp já resolve

3) Eu sendo você, venderia. Aproveita que não tá usado, não desvaloriza. Na verdade, tocar, eles vão! Bem? Sim! Masss... não vão acompanhar o sistema....

4) Debaixo da lona? JAMAIS. Seria uma paredinha mesmo, subindo! http://i.imgur.com/JoHtvhh.jpg

Mas toca ABSURDO! 2 t18 toac por 4x18 fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) vale a pena vender as 2 d405 e 2 St 200 e comprar 2 d220ti? Ela conseguiria acompanhar? Tem qualidade igual as de 2"?

2) se for só a questão das configurações via bluetooth não vejo motivo para trocar, tem algo mais? Porque o px1 tem crossover, limiter, ganho, fase, 3 opções de memória de regulagem e tal.

3) se as d220ti conseguir acompanhar o restante do set posso vender e comprar médios melhores com o dinheiro que vai sobrar

4) huehue é nunca que isso cabe debaixo da lona, a carroceira da G3 é mais baixa que da G5, nem para carregar desligado acho que cabe não, essas caixas ficam inviável, sendo que ouço o som com carro ligado e desligado, essas outras caixas de "alto rendimento" dão muita diferença também? Tipo Euclides, manifold, Band pass? Ou seria melhor fazer uma dutada na litragem e frequência correta que fica bom também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Eu trocaria! Recomendo MUITO você ouvir... na verdade, bastava uma SD375 apenas! As d220ti tem um timbre maravilhoso!
2) Isso, mais um punhado de funções.. e o preço é pratiacmente o mesmo!
3) Rapaz, eu tive uma boate e numa merrda que deu nos amps da ti, um par de d220ti conseguiu acompanhar relativamente de boas 4 hpx2120 + 8 SDS 18"... ficou atenuado mas deu pra rolar!
4) Então, mas a T18 seria mais algo pra aloprar mesmo! EMbaixo da lona nem rola Quanto Às caixas de alto rendimento, é bacana procurar alguém que tenha projetado BEM uma, tipo Nicolas, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por ter todos os equipamentos em mãos vou montar todos eles mesmo, caixa dutada para o grave e cornetada para o médio, sei que o timbre da 405 não é profissional, mais elas são fáceis de vender aqui na minha região e comprar drive ti, os médios como disse vai tocar bem mais não vai acompanhar o restante do som, mais não conseguirei vendê-los fácil, por isso vou testar e se achar de fato fraco faço o esquema de vender os drive investir em médios melhores, quando estiver pronto digo minhas impressões, creio que mesmo sendo fraco esses médios vai ficar legal no som, por não tem nenhuma via de médio grave já vai ficar legal (não tenho referência de som com médio grave, nunca vi tocando em som automotivo aqui na minha região).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passando para atualizar, essa semana as caixas estão sendo feitas, capaz que no fds já está instalado, quando tiver tudo ok digo minhas leigas impressões, e para não deixar esse tópico ser só mais um sem conclusão aqui no fórum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As caixas ficaram prontas, agora só regular melhor os ganhos e limiter, não conheço ninguém aqui na região que faca regulagem com smart e ruído rosa, alguém conhece alguém em minhas gerais região centro oeste que regule com esses equipamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma pesquisada, fiz um tópico BEM completo sobre isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passando para deixar minha opinião sobre o som e não deixar o tópico sem conclusão, gostei muito do som tocando e regulado, como já sabia o médio não acompanha o som por completo, mais como ouço somente em volume moderado os ganhos das outras vias ficou baixo para deixar o som equilibrado, gostei muito do som com médio grave em carro, na minha cidade sou o primeiro que tenho som 4 vias, tomara que o pessoal conscientize e pense mais qualidade do que volume, para futuramente alguém querem vou deixar o projeto das caixas, foi feito para Saveiro G3 e se não me engano está com 100 litros livre por falante e sintonia em 50 hz, recomendo, os graves em relação a caixa antiga de 80 litros está bem mais macio e até com mais sol, agradeço ao Bloom pela troca de experiências e pelo atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 O importante é isso mesmo, estar satisfeito com o som! Recomendo, quando quiser, trocar esses seus falantes por Snake ESX 410 ou Eros 510h.. são de 10", não vai precisar trocar a caixa.. é só tirar um e colocar o outro! E por suportarem mais potência, tendem a dar BEM mais SPL, permitindo que se aumente mais o som como um todo!


Tentou passar um RTA nele pra ver como tá? Pode ser smaart e tal, mas na ausência de um, até um aplicativo tipo RTA pra celular já quebra um galho! Ele mostra quais vias estão com deficiência!

O som da boate que tive, eu JURAVA estar perfeito até passar o RTA! husauhasuhsauh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim futuramente trocarei os médios por um par que acompanhe o restante do set como os que recomendou, e experimentei um aplicativo de analisador de espectro para celular e coloquei ruído rosa para reproduzir, não sou expert mais pelos tutorias que vi esta bem flat, não tem muitas oscilações no gráfico do app, mais como foi em celular que não tem microfone adequado e tal não se pode confiar 100%, mais a impressão que se tem com o som tocando é que está equilibrado também, algum dia que tiver oportunidade regulo pelo smart com microfone para esse fim, aqui na região não é comum se regular som via smartphone pelo fato de som 4 vias praticamente não existe, essa empresas de locação de som para eventos maiores fazem a regulagem via software smart e microfone condensador ou usam alguma outra forma?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se possível, tira um print da tela, posta no facebook e cola o link aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3f49459b62800687b5de10936c3a6104.jpg

 

Print do app, os cortes estão da seguinte maneira:

Canal 1 (grave) Hp 50 hz 48 dB/8

LP 150 hz 24 dB/8

Canal 2 (médio) Hp 250 hz 24 dB/8

LP 800 hz 24 dB/8

Canal 3 (drive) Hp 800 hz 24 dB/8

LP 5500 hz 24 dB/8

Canal 4 (tw) Hp 5500 hz 24 dB/8

LP 20000 hz12 dB/8

 

Recomenda mudar algum corte? Teria problema subir o corte do grave LPF em 250 hz para não ter buracos? Mudar algum slope de corte? E pelo gráfico consegue me ajudar a ver se tem cancelamento e ter que fazer inversão de fase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece bom, o corte pode baixar pra 40hz qdo for ouvir baixo! Tá com um leve pico ali nos 85hz e outro em 1.5khz, que pode ser corrigido via eq.. mas no geral tá MUITO bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, subi o corte do grave para 200 hz 24db/8 teria problema em subir para 250? Estragaria o tornado 18" tocar em 250 hz? Ou melhor baixar o corte do médio grave para 200 hz?

Segue novo gráfico de espectro, baixei em 3 dB no eq in onde estava os picos do gráfico anterior, ficou mais nivelado

 

096b2525854e70ffef7be577c8a1f18e.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema nenhum! Tem gente no centro do país que usa até uns 400hz... só que o falante tende a tocar mais frio quando a 'range' de frequência é menor, pois tem menos programa musical pra executar! Mas isso é coisa pra quando tu pegar uns mgs mais parrudos! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente cotar um dos dois que eu sugeri acima! Tem trilhões de opções, mas essas duas são de excelente custo benefício

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...