Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BRUNIN'S

regular tensão de transformador com regulador automotivo !

Recommended Posts

galera estou com um trafo de no-break parado em casa e resolvi fazer um carregador de bateria ! pois bem vamos la ao projeto. 

 

o secundário do trafo fornece cerca de 20 amperes a 13 volts após a retificação de onda completa até ai tudo bem. o problema é quando vai carregando a bateria a tensão sobre e ultrapassa os 15 volts aquecendo as placas, pois bem pensei em fazer um regulador pra limitar a tensão em aproximadamente 14 volts. sou eletricista automotivo e me veio uma ideia de usar um regulador de voltagem de alternador pra regular a tensão, fiz o teste e a ideia até que funciona mas teria que aprimorar vou sitar o teste que fiz.

 

regulador GA011

 

D+  ____ positivo direto 

DF ____ campo exitador ( sinal + responsável por regular a tensão no rotor )

D- _____ negativo

 

quando a tensão no D+ esta em 14 volts a tensão no DF esta aproximadamente 13.2 volts, e ao chegar a 14.10 volts no D+ a tensão no DF corta a 0 volts e desta forma ele fica chaveando a milhares de vezes por segundo mantendo a tensão estável a 14.10 volts  

 

 

entre o D- e DF eu liguei um rele auxiliar como chaveador cortando a saída e mantendo em 14 volts e por incriável que pareça funcionou  :legal: 

 

1° minha ideia usar um transistor mosfet no lugar do rele pode funcionar ? 

2° qual modelo de mosfet usar ?

3° a fonte possui apenas retificador e não tem filtragem !

 

algum técnico em eletrônica pra nos dar uma ideia, é claro existem outras formas de fazer isso mas se der certo talvez esta seja a mais barata e mais fácil de fazer   

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...