Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fabricioSQ

Set com "sobras" no C3 da patroa

Recommended Posts

Boa noite a todos!

 

Tenho alguns equipos guardados e resolvi dar um pequeno grau no C3 2007 da minha esposa.

Segue o setup:

 

HU Pioneer X588BT

Amp old school RF Punch 100.2 transana

Tweeters RE Audio TW-20 (fs 1500hz) domo de seda

Mids old school Kicker Resolution R6

RCA Ley Line Stonehenge

Knukonceptz Karma SS 12 para os mids

Sonus S14 para os tw

 

Instalação:

 

Já fiz o tratamento acústico das portas com manta de borracha butilica aluminizada de 5mm espessura.

Pretendo fazer os cortes pela HU, ligando os tweeters nas saídas altas dianteiras do Pioneer e os mids na Fosgate:

Mids 50hz@1500hz 12db/8

Tw HPF 1500hz

 

Pergunto a vocês se essa configuração que pretendo é um bom plano e ai vamos discutindo...

Editado por fabricioSQ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tweeters RE Audio TW-20 (fs 1200hz) domo de seda

 

Tw HPF 1500hz

 

Essa frequência está muito baixa, você deve cortar com no mínimo o dobro da Fs, ou seja 2.500 Hz no caso do seu player.

 

Eu também aumentaria o HPF dos mid's para pelo menos 63 Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa frequência está muito baixa, você deve cortar com no mínimo o dobro da Fs, ou seja 2.500 Hz no caso do seu player.

 

Eu também aumentaria o HPF dos mid's para pelo menos 63 Hz.

Eu fui pelos manuais (frequency response):

Tw 1500-20000hz

Mids 40-4500hz

 

Mas acredito que vc tenha razão. Vou subir o HPF dos tw. Agora com os mids, acho uma boa ideia eu ir testando o mais baixo possível já que não tem sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que uso aqui, corte abaixo de 80hz no mid só se percebe diferença com o carro parado, minhas portas são tratadas também, mas cada caso eh um caso, só testando mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas acredito que vc tenha razão. Vou subir o HPF dos tw. Agora com os mids, acho uma boa ideia eu ir testando o mais baixo possível já que não tem sub.

 

Claro! Pensei que tivesse sub, pode desconsiderar minha colocação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que uso aqui, corte abaixo de 80hz no mid só se percebe diferença com o carro parado, minhas portas são tratadas também, mas cada caso eh um caso, só testando mesmo.

Cara, percebo e percebo muito o corte mais baixo. Segui a orientação do Emanuel e cortei os mids em 63hz-2500hz em 2a ordem. Como esses mids R6 Resolution descem bem.. Só tinha visto algo assim nos MBquart.. mids cortados em 80hz, pra mim, parecem que ficam capados hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminei a instalação há pouco tempo atrás..

Estou moído, trabalhar no ambiente "carral" arrebenta com a gente. Passar cabeamento de forma correta é muito sofrível. Instalei o amp atrás do painel no lado do passageiro, aproveitando o fato do fosgate ser compacto. Fixar ele ali com tão pouco espaço, fora a posição totalmente desconfortável, foi um parto.. Meti 2 parafusos brocantes e como não tinha espaço para trabalhar com a parafusadeira, foi no muck mesmo. No final, ficou excelente o local - tenho acesso às regulagens do ampli facilmente. E o legal é que ele ficou invisível a qualquer pessoa que entrar no carro.

Amanhã vou fazer todas as regulagens de ganho de forma correta, até por conta do horário, não ia dar pra fazer mesmo. Só fiz os cortes e testei por um breve momento.. Está tocando bem legalzinho, percebi bem o potencial dos mids e os tweeters RE Audio, mesmo amplificados pela HU, se comportaram muito bem: um som bem agradável e aveludado, bastante detalhamento. Só percebi uma sibilancia que ainda não se conseguirei resolver. Vamos ver.

Os mids deram um show, fiquei bem satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relatos do dia:

 

Tweeters domados, consegui eliminar as sibilancias.

Surpresa desagradável: mid esquerdo começou a abrir o bico. Tive até que subir os cortes para 80hz, mas em 1a ordem.. O da porta direita tava aguentando potência sem reclamar com corte em 63hz..

No geral, como sou acostumado com HU Alpine, senti uma boa diferença em termos de qualidade. Entretanto, um amigo que me ajudou com a instalação e não sabe nada de SQ ficou maravilhado com a sonoridade - falou de detalhes que nunca tinha ouvido em músicas que ele conhece - e agora quer montar no carro dele também.

Minha mulher adorou também.. hoje a noite promete!! hahahaha

O TA dessa HU é bem limitado mesmo (tendo somente opções de posição FRONT-DIR/FRONT-ESQ/FRONT/OFF) ou eu que não entrei no menu correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O TA é completo sim! Você não acessou o menu específico, pode dar uma olhada no manual.

Eu achei Emanuel. Mas é por distância em cm. Fiz as medições com a trena e ajustei lá, mas não gostei muito não..

Nos Alpine em ms eu me dava melhor na regulagem

Confesso que não consegui ajustar o palco no Pioneer

Se puder me ajudar nisso eu agradeço

Coloquei posição Front-esq e ajustei as distâncias conforme medi:

TW esq: 115

Mid esq: 90

Tw dir: 130

Mid dir: 135

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos alpine eu atrasava apenas o meu lado e conseguia ajustar o palco facilmente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achei Emanuel. Mas é por distância em cm. Fiz as medições com a trena e ajustei lá, mas não gostei muito não..

Nos Alpine em ms eu me dava melhor na regulagem

Confesso que não consegui ajustar o palco no Pioneer

Se puder me ajudar nisso eu agradeço

Coloquei posição Front-esq e ajustei as distâncias conforme medi:

TW esq: 115

Mid esq: 90

Tw dir: 130

Mid dir: 135

Ok. Esses valores são um Norte, o ajuste fino você deve fazer mesmo pelo ouvido.

 

Acho interessante desativar o efeito de posição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok. Esses valores são um Norte, o ajuste fino você deve fazer mesmo pelo ouvido.

 

Acho interessante desativar o efeito de posição.

Bom dia, valeu a dica. Vou lá agora dar uma mexida e depois falo se consegui ou não...

Obrigado por enquanto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apanhei TB pra ajustar o delay. Porém não me prendo aos números da trena. Primeiro deixei só os tw tocando num corte mais baixo possível pra tentar ter um pouco de voz.. assim fica mais fácil de ajustar o palco dos tw. Depois ajustei o palco dos mids com os tw desligados. E por último o sub. Percebi que o ajuste da trena não serviu de parâmetro... Ficou muito errado. No ouvido ficou melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apanhei TB pra ajustar o delay. Porém não me prendo aos números da trena. Primeiro deixei só os tw tocando num corte mais baixo possível pra tentar ter um pouco de voz.. assim fica mais fácil de ajustar o palco dos tw. Depois ajustei o palco dos mids com os tw desligados. E por último o sub. Percebi que o ajuste da trena não serviu de parâmetro... Ficou muito errado. No ouvido ficou melhor.

Pois é Geovane, pelas medições não chegava a lugar nenhum não. Consegui de ouvido acertar o palco. Acho que ficou bom, não sei se 100%, mas ficou bem melhor. Fecho os olhos, e percebo que a voz vem do centro. A sensação de palco tá bem legal, parece que é grande e na linha dos olhos pra cima.. muito diferente deixar sem ajuste nenhum de delay. Ajustei primeiramente os tweeters também e depois os mids. Ao final, um último ajuste com tudo tocando e aprovei o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A HU X588BT é razoável, um ótimo custo benefício, visto que tirando as coisas que tinha guardado, foi a única coisa que tive que comprar pra montar o som no carro da minha esposa. Paguei 250 reais na OLX. Veio muito novinho, dá gosto. O cara que me vendeu, com certeza, nunca usou os recursos que tem.

O amp fosgate com os mids kicker formam um belo par. Não sei, mas parece que estou ouvindo um old school num gol gti hahahaha

Dá pra levar sem sub, mas já falei pra minha esposa que ela iria adorar. Ela fica relutante em perder porta-malas..

Vamos ver..

Se eu for por um sub, vai ser um JL w0v1 de 10", um questo ou um NAR, empurrado pelo amp fosgate em bridge.

Ai para o "kit", uma SD 400.4 evo 2.

E ai chega!

Ah, talvez um up de HU vai.. hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os tweeters RE Audio são excelentes, mesmo amplificados pela HU. Bem detalhado, não é nada fadigante. Pode ficar horas ouvindo numa boa. Top end legal também. Tinha como referência tweeters Morel dos kits Tempo e Maximo, o RE, na minha opinião, é bem melhor. Tive também Vifa e Peerless, e assim percebi que o RE é de alto nível. Quando comprei, foi no escuro, não achei nenhum tópico falando deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se alguém tiver interesse é só falar que gravo um video e coloco aqui pra ter ideia de como ficou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho duas dúvidas que talvez quem tenha mais experiência possa me ajudar facilmente.

Primeira é já que um dos mids começou a ter o funcionamento comprometido, se eu adquirir um par de mids NAR CS3 6,5", isso seria um up ou um downgrade?

Segunda dúvida é que se eu vier a por um sub, usaria o amp fosgate pra empurrar e compraria uma SD 400.4 evo para o kit. Com o fosgate não sinto falta de potência nos mids, pra mim tá bom assim, e com uma SD eu sentiria? E em termos de qualidade?

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeira é já que um dos mids começou a ter o funcionamento comprometido, se eu adquirir um par de mids NAR CS3 6,5", isso seria um up ou um downgrade?

Segunda dúvida é que se eu vier a por um sub, usaria o amp fosgate pra empurrar e compraria uma SD 400.4 evo para o kit. Com o fosgate não sinto falta de potência nos mids, pra mim tá bom assim, e com uma SD eu sentiria? E em termos de qualidade?

Valeu

 

Esse mid da NAR trabalha muito bem em frequências médias mas deixa a desejar nas baixas. Creio que seria um downgrade.

 

Quanto a troca de amplificador você não terá problemas. O seu trabalha com 2x25 W e o SD400.4 com 4x50 W, todos em 4 ohms. Em termos de qualidade também creio que não pois o SD é bem razoável. Faça o teste, qualquer coisa você deixa o SD para o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mid da NAR trabalha muito bem em frequências médias mas deixa a desejar nas baixas. Creio que seria um downgrade.

 

Quanto a troca de amplificador você não terá problemas. O seu trabalha com 2x25 W e o SD400.4 com 4x50 W, todos em 4 ohms. Em termos de qualidade também creio que não pois o SD é bem razoável. Faça o teste, qualquer coisa você deixa o SD para o sub.

Isso! Farei isso mesmo. Mas mids não vou de NAR então. Já estou vendo outras opções.

Agora que o fosgate manda mais potência do que 25w em 4ohms, ah manda. Tive amps da Clarion, DAT, Alpine e Audiophonic, todos com potência maior por canal e o fosgate não deixa a desejar. Estimo, no mínimo, uns 50W por canal em 4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso! Farei isso mesmo. Mas mids não vou de NAR então. Já estou vendo outras opções.

 

Faz tempo que procuro um par de mids que sejam pelo menos razoáveis sem gastar muito (até 500,00). Tá difícil! Um dia desses, olhando no ML, vi o kit cs60k da Bravox na faixa de 320,00. Talvez valha a pena para aproveitar os mds...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que procuro um par de mids que sejam pelo menos razoáveis sem gastar muito (até 500,00). Tá difícil! Um dia desses, olhando no ML, vi o kit cs60k da Bravox na faixa de 320,00. Talvez valha a pena para aproveitar os mds...

Achei um ADS (modelo 336is) bem old school por 150 reais.. Só li bons reviews até agora..

Também achei Hertz ESK e Helix P206 (esses acima de 300 o par de mids)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dia desses, olhando no ML, vi o kit cs60k da Bravox na faixa de 320,00. Talvez valha a pena para aproveitar os mds...

Mas seria um tiro no escuro ou vc conhece um pouco esses mids?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...