Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoTxT

Dúvida com impedância

Recommended Posts

recentemente comprei 1 cara preta de 600w rms, bobina dupla 4+4 ohms, comprei também uma ts800x4, ai ela tem 4 canais com 200 rms ou em bridge 2 canais de 400 rms, na caixa vem também uma d200 e um st200, 

eu tinha sido instruído pra colocar o sub em bridge no canal 3 e 4, o st200/d200 no canal 1 e deixar o canal 2 sobrando, mas queria saber de um novo tipo de ligação

eu tenho 2 formas de ligar, ou deixar o sub com 2 ohms ou com 8 ohms, porem o modulo já não vai conseguir suprir a potencia do sub, ainda mais com a impedância errada, vai tocar menos ainda,

queria saber se tem como colocar a d200 e o st200 em outro modulo e colocar cada bobina do cara preta em 1 bridge do modulo, assim ficaria 400 rms em cada bobina, oque totalizaria 800rms no sub que ja seria interessante, e a corneta e o super twitter eu coloco no meu modulo que ta empurrando o kit 2 vias,

isso é viável ? cada bobina em 1 bridge? 

modulo é a ts800x4, cada bridge tem como regular se lpf/full/hpf, então acho que daria pra deixar assim, oque vocês acham ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é viável ? cada bobina em 1 bridge? 

modulo é a ts800x4, cada bridge tem como regular se lpf/full/hpf, então acho que daria pra deixar assim, oque vocês acham ?

 

Pode fazer sim!

 

Você terá apenas que regular com cuidado para que cada bridge tenha a mesma intensidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E existe um método simplificado para isso...

 

Primeiramente você ajusta o ganho das bobinas individualmente, cada uma ligada de uma vez.

 

Após isso você liga uma das bobinas de modo invertido, coloca levemente a mão no cone e ajusta uma das duas chaves até o cone parar de se movimentar (cuidado para não queimar o sub). É interessante começar pela chave que ficou maior intensidade, nesse caso e pela lógica reduzindo o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teoricamente é só eu deixar o ganho das duas no máximo, né ?

e na parte dos rca's, https://www.google.com.br/search?q=ts800x4&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj1vp6ZvobcAhVCgZAKHbUjAcwQ_AUIDSgE&biw=1366&bih=662#imgrc=-sIk7DIRIETNeM:

esse é o modulo, eu vou vir com 1 rca do player e vou ter q usar 2 Y pra conectar todos os rcas do modulo, certo ?

na foto da pra ver onde eu regulo o ganho, teoricamente deixando os dois no máximo já fica igual, certo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso eh zica cara. pra começar ja comprou um modulo mt fraco pra empurrar sem casar impedancia.

nunca um modulo manda a msm potencia em canais distintos, sempre tera diferença. por isso se existe amplificador 1canal pra toca igual todos os falantes ligados nele. fazer desse jeito ate pode, mas um dia pode zicar.

isso msmo use um rca normal q vem da saida sub do player chegando lá divida em 4 pra ligar no ampli. deixe tudo em lpf de 50~100hz(vai do seu gosto), e os ganhos na msma posiçao.

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso eh zica cara. pra começar ja comprou um modulo mt fraco pra empurrar sem casar impedancia.

nunca um modulo manda a msm potencia em canais distintos, sempre tera diferença. por isso se existe amplificador 1canal pra toca igual todos os falantes ligados nele. fazer desse jeito ate pode, mas um dia pode zicar.

isso msmo use um rca normal q vem da saida sub do player chegando lá divida em 4 pra ligar no ampli. deixe tudo em lpf de 50~100hz(vai do seu gosto), e os ganhos na msma posiçao.

acha q vira mais entao eu usar só 1 bridge pras 2 bobinas ? e depois troca o modulo por outro com 1 canal só ?

e outra, o cara preta só com 1 bridge, ai eu iria ter q deixar o cara preta com 8 ohms e usar o bridge de 4 ohms, certo ? o pioneer vai tocar 70% pelo menos será ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar sem problema. Tenho um questo qs350 4+4 num sd800. Cada bridge dele em uma bobina casando a impedancia ok. Uso dessa forma a +- 1 ano (sem pena, mas sem clipar). Inclusive, antes usava um Sd400 nele dessa mesma forma. Mandei um email pra SD, que confirmaram não haver problemas. Coloque o ganho no maximo, e entrada em Y pro modulo. 

 

Acredito que antigamente teria problemas com essa configuração. Porém esses modulos atuais, são mt mais precisos. E caso haja uma minima variação no sinal, deve ser tolerável pelo sub. Confesso que ja usava essa configuração, antes da confirmação do pessoal da SD. Mas aplicando mais que o dobro da potencia do sub, a possibilidade de queima seria mt maior caso fosse nocivo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acha q vira mais entao eu usar só 1 bridge pras 2 bobinas ? e depois troca o modulo por outro com 1 canal só ?

e outra, o cara preta só com 1 bridge, ai eu iria ter q deixar o cara preta com 8 ohms e usar o bridge de 4 ohms, certo ? o pioneer vai tocar 70% pelo menos será ?

pode ligar um bridge do modulo em cada bobina sem problemas ! o que tem que ter cuidado é pros dois canais ter a mesma regulagem e mesmo ganho, não aconselho a deixar o ganho do modulo em 100%, pode gerar ruídos ou até o minimo de interferência no rca pode ter problemas no modulo ou ate mesmo queimar o auto falante, faz o seguinte venha com os dois cabos rca do player até no modulo e divide um pra cada bridge, mantenha as regulagens idênticas tanto no player quanto no modulo quando for regular o ganho, pegue um áudio de frequência fixa 60hz exemplo e use um multímetro na escala de tensão alternada e ligue na saída do modulo com o sub ligado, um bridge de cada vez   :legal: usei este processo por 5 anos e nunca tive problemas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...