Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tomz

Dúvida sobre instalação elétrica e fios

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Estava olhando a instalação elétrica do meu som hoje e acho que tem muita coisa errada, será que poderiam me ajudar?

 

Bem, meu set é bem simples uma caixa trio com os seguintes equipamentos:

 

Módulo Stetsom 4K2

Módulo Soundigital SD 400.4D EVO II

Processador Expert PX-1 PRO

Voltímetro Stetsom VT-1

Fonte JFA SCI 120A

 

Então, como moro no interior, aqui existem apenas estaladores, e não tem ninguém profissional que possa me ajudar com isso, estava olhando a instalação do meu som e acho que tem algumas coisas erradas, vou listar abaixo:

 

- ALIMENTAÇÃO

O positivo e negativo do VT-3 estão conectados na SD400

 

A Stetsom 4K2 é alimentada por um positivo e negativo de 21mm em um disjuntor de 80A, está correto?

 

A alimentação da SD400 é feita por um fio negativo e positivo puxados da 4K2, está correto?

Existe uma emenda no positivo e negativo que saem da 4K2 para a SD400 que realiza a alimentação do processador, está correto?

 

O Led da caixa está ligado no negativo e remote da SD400.4D, está correto?

 

- REMOTE
O remote do VT-3 estão conectados na SD400, e da SD400 parte para a 4K2

 

O remote do PX-1 vem da 4K2

 

Estou deixando imagens abaixo, se a instalação estiver errada poderiam me ajudar no que devo fazer? Pois aqui não tem nenhum instalador confiável.

 

Foto_instala%C3%A7%C3%A3o.jpg?1530143966

 

2222.jpg?1530144335

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizer que está errado é mentira, mas dizer que está certo tbm não é verdade.

 

Perguntas:

1- o que tens de bateria auxiliar?

 

2- qual a capacidade do alternador do carro?

 

Respondido isso, vale a gente tentar ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizer que está errado é mentira, mas dizer que está certo tbm não é verdade.

 

Perguntas:

1- o que tens de bateria auxiliar?

 

2- qual a capacidade do alternador do carro?

 

Respondido isso, vale a gente tentar ajudar.

 

1 - Baterias: Cofre Moura 60A + estacionárias Moura Clean 105A

 

2 - Alternador do Fox 1.6, pelo que encontrei na net é de 70A

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, o ideal seria "puxar" a alimentação dos amps direto da bateria, individualmente pra cada amp.

(Se tiver bateria auxiliar na mala)

25mm pra 4k2 já atende por ela estar tocando no dobro da impedância (creio eu já que vc disse ser uma caixa trio).

6mm direto pra SD400

4mm pro processador, leds e voltímetro.

Se não tiveres bateria auxiliar, poderia sugerir cabeamento de 35mm direto da bateria e o uso de blocos de distribuição pra organizar melhor isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ideal cabeamento 25mm entre as baterias com fusível perto de cada uma, entre elas.

Se possível, fazer tbm o "big 3" com cabos de 25mm.

1 - Baterias: Cofre Moura 60A + estacionárias Moura Clean 150A

 

2 - Alternador do Fox 1.6, pelo que encontrei na net é de 70A

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, o ideal seria "puxar" a alimentação dos amps direto da bateria, individualmente pra cada amp.

(Se tiver bateria auxiliar na mala)

25mm pra 4k2 já atende por ela estar tocando no dobro da impedância (creio eu já que vc disse ser uma caixa trio).

6mm direto pra SD400

4mm pro processador, leds e voltímetro.

Se não tiveres bateria auxiliar, poderia sugerir cabeamento de 35mm direto da bateria e o uso de blocos de distribuição pra organizar melhor isso.

A caixa é um SDS 2.7, EFD4160 e ST450 Trio

 

Em relação a instalação ta tudo certo como mostrado nas fotos acima?

 

Comecei a observar a instalação depois de uns estalos quando troquei pra processador, utilizava o stx62 antes e após trocar por processador sempre da uns estalos fortes quando desliga ou muda a opção do som para usb, aux ou cd, também da uns estalos fortes quando deixa no volume 0, já viu esse problema antes com processador?

 

@Edit

Outras dúvidas que vieram agora;

 

1 - A SD400 tem um fusível de 30A, posso puxar um fio positivo e negativo de 6 ou 9mm com terminais de cobre direto para a bateria?

2- De onde devo puxar o positivo e negativo do PX-1 e VT-3, e qual a bitola recomendada?

3 - O remote dos módulos devem sair do voltímetro e passar pela sequência SD400 > 4K2 > PX-1?

4 - Qual a maneira correta de instalar os leds da caixa?

5 - Encontrei em uma loja de materiais elétricos apenas cabos puro cobre de bitola 9, 21 e 35mm, posso colocar de 35 na 4K2 e 9 na SD400?

6 - O que devo colocar no lugar do disjuntor de 80A?

7 - Qual a bitola recomendada pra fonte? devo liga-la no positivo e negativo da bateria ou positivo da bateria e negativo do aterramento da lata?

 

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo, eu colocaria um barramento aí pra distribuir melhor e tal!

OU, se não rolar o barramento, o cabo que vai do amp dos graves à bat aux e/ou fonte tem que estar SEM interrupção! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa gambiarra sua aí da pra ir levando, primeiro vc tem q colocar um disjuntor de amperagem maior, 150a, ai da saida do disjuntor vc puxa os cabos pro resto dos equipamentos, desse jeito ai q vc fez com o positivo pra 4k2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o 4k2 utiliza o Cabo de 35mm, fonte 35mm, para sd400 10mm e pro restante pode ser de 4mm. Ali do jeito q ta na segunda foto vc puxa os positivos pra outras coisas direto da saida do disjuntor, mas tem q ser um de maior amperagem.

Editado por dieguinhow
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses estalos q vc esta falando e aterramento, faz um terra na saida rca do cd player, tem q colocar um sequeciador aí também.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço todos que estão me ajudando, dieguinhow, BlOom e guilhermeleffler!

 

Bom, aqui na cidade os únicos cabos puro cobre que vou encontrar são de 2.5 paralelo, 6, 9, 16, 21 e 35mm

 

Então de volta as dúvidas;

 

1 - Como não vou encontrar bitolas de 4 e 6, posso utilizar no remote cabos de 6mm? Na SD, processador e no voltímetro cabos positivos e negativos de 9mm, e na 4K2 de 35mm?

 

2 - Fiz um esquema da ligação que está na img abaixo, está da maneira correta? Onde devo aterrar o negativo do voltímetro, da sd e do processador?

 

3 - Em relação aos fios positivos que vão no disjuntor, todos eles devem ter termal olhal? É obrigatório estanhar os fios para encaixar nos terminais?

 

4 - O negativo que sai da bateria até o aterramento na lata é de 21mm, posso manter essa bitola ou como a fonte e o amplificador utilizam 35mm devo trocar também?

modelo.jpg?1530156737

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1)  O remote não transmite "força", é apenas um sinal 12v de baixíssima corrente! Pode até ser 1mm o cabinho! 

2) Sim, eu só acrescentaria um fusível na entrada e saída desse cabo 21mm, de modo que se em algum momento ele for desencapado acidentalmente embaixo do carpete, não põe fogo no carro! (Ou o fusível rompe ou vc tem como arrancar ele)

3) o ideal é que seja terminal olhal. Uma dica: 



4) Se vc tem um negativo saindo da bat aux até o amp 35mm, o aterramento é "bobagem". Só evite ficar puxando muitos aterramentos de pontos diferentes pra não gerar "loop de terra" e consequentemente, ruído! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses estalos q vc esta falando e aterramento, faz um terra na saida rca do cd player, tem q colocar um sequeciador aí também.

Fiz o aterramento puxando um fio da saída RCA e aterrando no parafuso do aparelho, mesmo assim o estalo continua.

 

 

1)  O remote não transmite "força", é apenas um sinal 12v de baixíssima corrente! Pode até ser 1mm o cabinho! 

2) Sim, eu só acrescentaria um fusível na entrada e saída desse cabo 21mm, de modo que se em algum momento ele for desencapado acidentalmente embaixo do carpete, não põe fogo no carro! (Ou o fusível rompe ou vc tem como arrancar ele)

 

3) o ideal é que seja terminal olhal. Uma dica: 

 

4) Se vc tem um negativo saindo da bat aux até o amp 35mm, o aterramento é "bobagem". Só evite ficar puxando muitos aterramentos de pontos diferentes pra não gerar "loop de terra" e consequentemente, ruído! 

Tem um fusível entre a bateria do cofre e o cabo de 21mm mas não sei de quantos amperes são, recomenda colocar de quanto na entrada e saída do cabo de 21?

 

Por milagre encontrei o manual da 4K2 aqui, peguei aqui pra ler recomendam fusível ou disjuntor de 200A, posso colocar aquele technoise de 200A que irá suprir beleza?

 

E em relação ao aterramento do processador, sd 400 e voltímetro, posso pegar todos os negativos, colocar em um só terminal e ligar direto no negativo da bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim.. 200a tá de boas (pro amp) e um ~60ah pra que vai do cofre ao fundo do carro! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje um técnico da expert me recomendou ligar o remote do player da seguinte forma, procede?

O remoto do Player no Voltímetro (como ele só tem uma saída então)
Do voltímetro para o remoto de entrada (REM IN) do processador
E o REM OUT do processador para o remoto de entrada dos amplificadores.

Vi que os cabos positivo e negativo do AF que sai do módulo até o conector é muito fino, portanto os que vão do conector até o alto falante são de 10mm, tem algum problema deixar assim ou devo trocar também?

 

ebb7f6fa-c369-409b-948b-3a0fe7f61a31.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10mm? certeza? Parece fio 2,5mm pela foto! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

10mm? certeza? Parece fio 2,5mm pela foto! 

o que sai do amplificador são 2 de 2.5mm, daí eles vão em um conector, do conector pros alto-falantes são de 10mm, isso interfere em algo ou tem q ser do amp ao conector 10mm e do conector ao alto-falante 10 também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interfere em nada, só fica feio, destoado! 10mm é MUITO exagero uhsuhsauhsa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então como o pessoal disse temos várias opções pra fazer a distribuição dos cabos de alimentação,  barramento é uma excelente opção, mais ainda temos algumas opções. Usar terminais olhais podem ser através de crimpagem ou até mesmo parafusos, que deixariam a instalação mais segura livre de riscos de acidentes, usar terminais de cobre nas baterias, no seu caso acho que a bateria auxiliar é uma moura, acho que seria por parafusos, terminais crimpados indo até um bloco distribuidor resolveria todo seu problema.tem alguns no mercado livre que podem te ajudar além dos barramentos.

YmKaR3w.jpgI8bgBG9.jpg3qnTLce.jpg

kIawDVN.jpg

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomz,

 

Está legal o esquema que postou aqui, agora uma dúvida, onde fica a bateria auxiliar?

Será necessário 2 Fusíveis (1 em cada ponta) do cabo que vem da bateria do cofre até a auxiliar (Indico 80A). No lugar do disjuntor coloque um fusível de 200A para a 4k2 (o mais próximo da bateria auxiliar). Ainda próximo ao terminal positivo da auxiliar adicione mais um fusível para que seja ligado o SD400 + Processador + Voltimetro (Este pode ser de 60A) e outro fusível de 120A para a fonte (este também nas duas pontas do cabo).

 

Poderia usar este distribuidor que o amigo postou acima que ficaria perfeito.

 

Sobre a ligação dos remotes é altamente indicado que use a saída out do PX2. Então pode ligar o rem do cd player diretamente no PX2 e o remote out você liga os amplificadores e voltimetro ( voltimetro tanto faz antes ou depois, o importante são os amplificadores ficarem no rem out pra evitar estalos ou pops)

Na saída do 4K2 eu usaria pelo menos 4mm em toda a extensão do cabo, pois em potência máxima o amplificador envia até 50A na saída..

o aterramento da moura 105 pode ser feito no parafuso que prende o cinto de segurança embaixo do banco, com um terminal olhal e tudo bem lixado..

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então como o pessoal disse temos várias opções pra fazer a distribuição dos cabos de alimentação,  barramento é uma excelente opção, mais ainda temos algumas opções. Usar terminais olhais podem ser através de crimpagem ou até mesmo parafusos, que deixariam a instalação mais segura livre de riscos de acidentes, usar terminais de cobre nas baterias, no seu caso acho que a bateria auxiliar é uma moura, acho que seria por parafusos, terminais crimpados indo até um bloco distribuidor resolveria todo seu problema.tem alguns no mercado livre que podem te ajudar além dos barramentos.

I8bgBG9.jpg

 

Gostei desse barramento, o problema é que ta tudo no limite do aperto por ser no porta-malas de um fox, sabe onde eu encontro esse?

 

Tomz,

 

Está legal o esquema que postou aqui, agora uma dúvida, onde fica a bateria auxiliar?

Será necessário 2 Fusíveis (1 em cada ponta) do cabo que vem da bateria do cofre até a auxiliar (Indico 80A). No lugar do disjuntor coloque um fusível de 200A para a 4k2 (o mais próximo da bateria auxiliar). Ainda próximo ao terminal positivo da auxiliar adicione mais um fusível para que seja ligado o SD400 + Processador + Voltimetro (Este pode ser de 60A) e outro fusível de 120A para a fonte (este também nas duas pontas do cabo).

 

Poderia usar este distribuidor que o amigo postou acima que ficaria perfeito.

 

Sobre a ligação dos remotes é altamente indicado que use a saída out do PX2. Então pode ligar o rem do cd player diretamente no PX2 e o remote out você liga os amplificadores e voltimetro ( voltimetro tanto faz antes ou depois, o importante são os amplificadores ficarem no rem out pra evitar estalos ou pops)

 

Na saída do 4K2 eu usaria pelo menos 4mm em toda a extensão do cabo, pois em potência máxima o amplificador envia até 50A na saída..

o aterramento da moura 105 pode ser feito no parafuso que prende o cinto de segurança embaixo do banco, com um terminal olhal e tudo bem lixado..

A bateria fica dentro da caixa, vou deixar a foto abaixo, eu iria utilizar fusíveis, mas como o porta-módulos está muito apertado não vai caber, se eu achar um barramento positivo/negativo pequeno irei utilizar.

 

No PX-2 está ligado direto o aparelho no in e out os módulos, e mesmo assim ocorre estalos quando muda CD/USB/Rádio, desliga o aparelho, ou deixa o volume 0, o aparelho está aterrado no polo negativo da bateria e os Rca aterrado no player, então a expert me sugeriu essa instalação, ainda não fiz, mas vou testar.

 

Na saída do 4K2 você refere ao remote ou dos alto-falantes?

 

cf399cba-af40-43cd-9f53-0096be7d74b8.jpg

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei desse barramento, o problema é que ta tudo no limite do aperto por ser no porta-malas de um fox, sabe onde eu encontro esse?

 

A bateria fica dentro da caixa, vou deixar a foto abaixo, eu iria utilizar fusíveis, mas como o porta-módulos está muito apertado não vai caber, se eu achar um barramento positivo/negativo pequeno irei utilizar.

 

No PX-2 está ligado direto o aparelho no in e out os módulos, e mesmo assim ocorre estalos quando muda CD/USB/Rádio, desliga o aparelho, ou deixa o volume 0, o aparelho está aterrado no polo negativo da bateria e os Rca aterrado no player, então a expert me sugeriu essa instalação, ainda não fiz, mas vou testar.

 

Na saída do 4K2 você refere ao remote ou dos alto-falantes?

 

cf399cba-af40-43cd-9f53-0096be7d74b8.jpg

 Todos esses que citei vc acha no mercado livre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve rapaziada, troquei toda a fiação hoje, agradeço a ajuda de todos, não utilizei barramento pois ficaria muito caro pra uma caixinha trio;

 

Ficou assim: 

Fiação de 21mm da bateira do cofre até a bateria auxiliar, com dois fusíveis.
Fiação 35mm 4K2
Fiação 9mm SD400
Uni todos os positivos e negativos do pioneer, voltímetro e px-1 em um olhal terminal, positivo no disjuntor e negativo direto na bateria, correto o que fiz?

Lixei a lata onde fica o cinto e aterrei o negativo da bateria na lata do carro.

Sem_t%C3%ADtulo.png?1532174662

 

Em relação aos cortes ficaram:
 

60-300hz SDS /24db
500-6500 4160 /24db

6500-17K ST400 /24db
Correto?

 

https://www.youtube.com/watch?v=fHJ0aQlvMxw

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

60hz? Eu sendo você, baixaria pra 40hz qdo for ouvir de boas, 50hz pra médios volumes e só botaria 60hz pra rachar!

... e colocaria um médio aí, pois essa 4160 não suporta DE JEITO NENHUM tocar 500hz acima com esse expansor! É questão de tempo pro reparo abrir o bico!

Uns médios de 6" ou 8" te cairiam MUITO bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

60hz? Eu sendo você, baixaria pra 40hz qdo for ouvir de boas, 50hz pra médios volumes e só botaria 60hz pra rachar!

 

... e colocaria um médio aí, pois essa 4160 não suporta DE JEITO NENHUM tocar 500hz acima com esse expansor! É questão de tempo pro reparo abrir o bico!

 

Uns médios de 6" ou 8" te cairiam MUITO bem

Não utilizo essa caixinha pra rachar, é mais pra fazer uma social ou alguma festinha em sítio quando não tem outro som. A sintonia da caixa ta em 60hz, cortar o SDS á 50hz aguentaria o tranco no limite?

 

E pior que tenho 4 4160 desde quando lançou e nunca abriram o bico, por dar muita voz eu deixo ela com -9 db e o st -8db á 500hz, mas quando deixo o som no limite coloco no custom 1 do processador e subo o corte pra 700hz

 

Médio não tem por falta de espaço, não quis alterar nada da originalidade interna do carro, daí teria que tirar o tampo, em um fox é inviável.

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...