Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BRUNIN'S

mine line vertical sera que funciona ?

Recommended Posts

boa galera ! após ver vários videos do youtube sobre estes mine lines vertical onde se usam 16 full range 2,5" a 4" na alta junto com 4 sub de 6" na baixa, bateu uma vontade de pagar pra ver se realmente fica bom ! pelo menos nos videos o áudio me agradou e bastante bom vamos la.

 

a principio quero montar com periféricos automotivos mas dependendo do projeto posso mudar pra profissional 

 

periféricos

 

player - midia receiver pioneer 

 

amplificador - soundgital 800.4 

 

bateria - heliar estacionaria 60a

 

fonte - cftv 29a 

 

reles, cabos, e fusíveis tudo dimencionado 

 

transdutores

 

full range - gradiente 4" 30wrms ( 8 unidades ou 16 unidades ) 

 

subwoofer - eastech 6.5" 100wrms ( 4 unidades ) 

 

nota

 

alguém que tenha ou ja tenha feito ou conhece do assunto pra sugerir algo ?

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa galera ! após ver vários videos do youtube sobre estes mine lines vertical onde se usam 16 full range 2,5" a 4" na alta junto com 4 sub de 6" na baixa, bateu uma vontade de pagar pra ver se realmente fica bom ! pelo menos nos videos o áudio me agradou e bastante bom vamos la.

 

a principio quero montar com periféricos automotivos mas dependendo do projeto posso mudar pra profissional

 

periféricos

 

player - midia receiver pioneer

 

amplificador - soundgital 800.4

 

bateria - heliar estacionaria 60a

 

fonte - cftv 29a

 

reles, cabos, e fusíveis tudo dimencionado

 

transdutores

 

full range - gradiente 4" 30wrms ( 8 unidades ou 16 unidades )

 

subwoofer - eastech 6.5" 100wrms ( 4 unidades )

 

nota

 

alguém que tenha ou ja tenha feito ou conhece do assunto pra sugerir algo ?

Boa Brunin’s.

Também estou no meio de um projeto desses, um pouco menor, mas na mesma linha de pensamento.

Li bastante antes de me aventurar em fazer uma line vertical e aprendi algumas coisas que podem te ajudar da mesma maneira que me ajudaram.

Essas caixas são muito eficientes por causa do “acoplamento” das ondas sonoras. Elas acabam se somando e atingem distâncias maiores com spl maior tb. Mas aí tem um ponto crítico, a frequência.

A distancia do centro de um falante até o outro determina a frequência de desacoplamento. Se você usar falante grandes, como os de 4”, vai ter uma frequência de desacoplamento muito baixa, vai faltar agudo na sua caixa. Por isso empresas que fazem essas caixas, como Bose e JBL usam falantes de 2”.

Se você for usar mesmo os de 4”, vai precisar de uma linha de tweeters do lado.

Existe uma fórmula para calcular a frequência de desacoplamento, pra saber até que frequência sua line vai tocar.

340÷((distancia entre centros em centímetros ÷100)×2)

usando essa fórmula, chegamos ao valor de cerca de 1500 hz para os falantes que quer usar, isso significa que acima dessa frequência cada falante trabalha sozinho e o efeito ‘line array’ se perde.

No meu projeto estou usando fullranges de 2 1/4... já dá pra começar a brincar...

Sugiro que altere o tamanho dos seus drivers ou então pense em colocar uma linha de tweeters ao lado desses aí.

Espero ter ajudado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Brunin’s.

Também estou no meio de um projeto desses, um pouco menor, mas na mesma linha de pensamento.

Li bastante antes de me aventurar em fazer uma line vertical e aprendi algumas coisas que podem te ajudar da mesma maneira que me ajudaram.

Essas caixas são muito eficientes por causa do “acoplamento” das ondas sonoras. Elas acabam se somando e atingem distâncias maiores com spl maior tb. Mas aí tem um ponto crítico, a frequência.

A distancia do centro de um falante até o outro determina a frequência de desacoplamento. Se você usar falante grandes, como os de 4”, vai ter uma frequência de desacoplamento muito baixa, vai faltar agudo na sua caixa. Por isso empresas que fazem essas caixas, como Bose e JBL usam falantes de 2”.

Se você for usar mesmo os de 4”, vai precisar de uma linha de tweeters do lado.

Existe uma fórmula para calcular a frequência de desacoplamento, pra saber até que frequência sua line vai tocar.

340÷((distancia entre centros em centímetros ÷100)×2)

usando essa fórmula, chegamos ao valor de cerca de 1500 hz para os falantes que quer usar, isso significa que acima dessa frequência cada falante trabalha sozinho e o efeito ‘line array’ se perde.

No meu projeto estou usando fullranges de 2 1/4... já dá pra começar a brincar...

Sugiro que altere o tamanho dos seus drivers ou então pense em colocar uma linha de tweeters ao lado desses aí.

Espero ter ajudado...

cara obrigado pela ajuda eu realmente não tinha pensado nisto vou ter que alterar o meu projeto qual marca e potencia de full vc esta usando 

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara obrigado pela ajuda eu realmente não tinha pensado nisto vou ter que alterar o meu projeto qual marca e potencia de full vc esta usando

Estou usando uns branquinhos da Gradiente. Dizem ter 15w. Vou usar 8 no meu projeto. Custam cerca de 10,00 na Santa Ifigênia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando uns branquinhos da Gradiente. Dizem ter 15w. Vou usar 8 no meu projeto. Custam cerca de 10,00 na Santa Ifigênia

cara legal vc tem whatsapp gostaria de ver o projeto que vc montou e pegar umas dicas com vc c não for incomodo  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara legal vc tem whatsapp gostaria de ver o projeto que vc montou e pegar umas dicas com vc c não for incomodo :legal:

012 99147-7504

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É pra ouvir em casa ou pra sonorização?

ouvir em casa com pequenas festinhas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei atrasado, mas to nessa também. Comprei 12 fulls eastech de 4,5” (como são 6r montaria 2 torres com 6 fulls em 4ohms) sem pensar nessa perda das altas. Vamo lá...to pensando em usar 4 tweeteres domo de seda, qual a melhor configuração: d’apollito, ao lado dos fulls, uma linha em cima...?

 

3b4b76c39d91d1d077244046c70830ea.jpg

 

2bd23ef228e0ae68e4eba9a5e001084d.jpg

 

E um sub (ou dois) pra acompanhar, sugerem algo?

 

12” em band pass, 18” em bass reflex...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei atrasado, mas to nessa também. Comprei 12 fulls eastech de 4,5” (como são 6r montaria 2 torres com 6 fulls em 4ohms) sem pensar nessa perda das altas. Vamo lá...to pensando em usar 4 tweeteres domo de seda, qual a melhor configuração: d’apollito, ao lado dos fulls, uma linha em cima...?

 

3b4b76c39d91d1d077244046c70830ea.jpg

 

2bd23ef228e0ae68e4eba9a5e001084d.jpg

 

E um sub (ou dois) pra acompanhar, sugerem algo?

 

12” em band pass, 18” em bass reflex...

 

Boa noite.

Vc já chegou a testar esse full de 4,5", ele sobe até quantos Hz?

 

Sobre o grave, eu iria de 18" bass reflex por subir mais (dependendo o alto-falante escolhido) e não haver a necessidade do full descer tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cheguei atrasado, mas to nessa também. Comprei 12 fulls eastech de 4,5” (como são 6r montaria 2 torres com 6 fulls em 4ohms) sem pensar nessa perda das altas. Vamo lá...to pensando em usar 4 tweeteres domo de seda, qual a melhor configuração: d’apollito, ao lado dos fulls, uma linha em cima...?

 

3b4b76c39d91d1d077244046c70830ea.jpg

 

2bd23ef228e0ae68e4eba9a5e001084d.jpg

 

E um sub (ou dois) pra acompanhar, sugerem algo?

 

12” em band pass, 18” em bass reflex...

Vamos do começo. Esse full desce até qto? Se ele descer bem “talvez” vc não precise de sub. As áreas dos falantes são somadas para gerar o grave. Quanto aos tweeters, melhor colocar ao lado, isso se não der para por bem na frente deles.

Seus tweeters vão ter que descer bastante pois a frequência de desacoplamento pra esse tamanho de Falante é de 1400hz.

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...