Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
leandrovisk

Dúvida/Compra de osciloscópio para regulagem de som

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Estou querendo comprar um osciloscópio para fazer uma regulagem fina no ganho dos amplificadores e detectar possível distorção no audio...

 

Pois bem, como um osciloscópio bom é uma espadada no peito, andei procurando uns chineses e outros no ml e fica aqui a dúvida, qual comprar ? Alguém tem algum pra indicar ?

 

 

Considerei comprar um SMD DD-1 mas o tempo de espera pra chegar desanima...

https://damore-engineering.myshopify.com/products/dd-1

 

Edit: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O osciloscópio chegou, optei pelo DSO150 e uma ponta de prova 10x (já que o DSO138 que comprei primeiramente estava com defeito).

 

Peço desculpas pois não consegui gravar já que estava só eu (precisava das mãos) porém tirei algumas fotos e compartilharei, segue o link: https://imgur.com/a/IcFkFR4

 

Os testes que fiz:

Primeiro verifiquei até que volume o player ia sem distorcer, conectando o osciloscópio nos RCA's, me impressionei pois até em volume máximo o sinal continuava bom (atenção ao detalhe), porém ajustei tudo no volume 55 (max é 62) já que ficava limpo nas faixas de frequência testadas (40Hz e 1Khz).

*No sinal de áudio frontal e traseiro em 40Hz distorcia no volume máximo porém na saida de subwoofer não, algo interessante...

*Em música vou até o volume 60 tranquilamente (testado em curtas durações) quando quero tremer um pouquinho mais.

 

Após determinar o volume máximo escolhido no player, parti para os amplificadores, tentei deixar o máximo possível sem ter tanta alteração no sinal (um pouquinho é tolerável, que seria algo em torno dos 1% THD), fiquei abismado aonde o nível do ganho ficou, não chegou nem na metade, talvez 1/4. Isso me lembra que usava quase no máximo, e ainda achava ruim quando vinha aquele aroma de bobina esquentando... hahahaha

 

Minhas conclusões:

Valeu cada centavo! O som mudou muito, está limpo, nivelado, gostoso de ouvir e sem medo de ligar aquele subgrave no máximo.

 

Outra coisa que notei foi sobre as equalizações do player, antes eu usava alguma coisinha, aumentava ou diminuia certas frequências. Mas agora, com o ganho certinho não preciso usar nenhuma equalização em nada, nem no player e nem no amplificador, está bem linear e bom de ouvir.

 

Realmente não esperava muito, não imaginei que faria tanta diferença... Bom, vivendo e aprendendo. Os P3's agradecem hahaha...

 

 

Enfim, é isso pessoal, se eu conseguir fazer mais algo ou gravar dou um update aqui.

 

Abs

Editado por leandrovisk
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria melhor utilizar logo um RTA? Com ele você também consegue identificar distorção.

 

Dê uma olhada nesse vídeo:

 

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria melhor utilizar logo um RTA? Com ele você também consegue identificar distorção.

 

Dê uma olhada nesse vídeo:

 

 

Boa sorte!

 

Não tinha pensando nisso, vou dar uma olhada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem opções até como o microfone da dayton

 

Que da para usar como um rta no próprio celular

 

Porém que tem função um pouco diferente do SMD DD-1 que estava olhando, pois esse vc consegue regular o ganho máximo até enviar distorção

 

No rta, daria para equalizar e fazer alguns acertos, porém costumam ter um limite de db, dependendo o som não daria para ir até o volume máximo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem opções até como o microfone da dayton

 

Que da para usar como um rta no próprio celular

 

Porém que tem função um pouco diferente do SMD DD-1 que estava olhando, pois esse vc consegue regular o ganho máximo até enviar distorção

 

No rta, daria para equalizar e fazer alguns acertos, porém costumam ter um limite de db, dependendo o som não daria para ir até o volume máximo

 

É, eu acho que com o osciloscópio seria mais preciso...

 

Sobre o dd-1, é um produto bem interessante, tem até um outro modelo mais atual que tem outras funções, de ajuste de crossover e tal, porém, sai um pouco caro pra importar.

 

Estou vendo um DSO138 no ML, é básico mas acho que tenha o necessário pra o que quero.

Só estou na dúvida se importo ou compro aqui, sairia bem mais barato porém demoraria mais também, aí fica a dúvida...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-916183819-dso138-24-tft-osciloscopio-digital-montado-fonte-_JM

Editado por leandrovisk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando um update no tópico, comprei o DSO138 e uma ponta de prova 10:1, assim que chegar farei os testes e posto aqui o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana, se puder faz um vídeo mostrando como funciona.

Abs

 

Faço sim, assim que der um tempinho.

 

O que comprei primeiro estava com defeito, mas já troquei e chegou tudo certo.

 

 

Edit:

 

O que posso mostrar agora é isso (Testado em uma TS150x2):

 

Sem distorção:

https://i.imgur.com/VcFviHK.jpg

 

Com distorção, amplificador "clipando":

https://i.imgur.com/5oGzqQL.jpg

Editado por leandrovisk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O legal os teste
Fez estilo o smd que vc tava pensando mesmo

 

E esse kit vêm com essa case? pareceu mais legal nas foto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O legal os teste

Fez estilo o smd que vc tava pensando mesmo

 

E esse kit vêm com essa case? pareceu mais legal nas foto

 

Vem sim, e é mais compacto que o outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana, como é feita essa medição no amp? Que tipo de conexão tem entre esse equipo e o amp?

 

Abs

Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana, como é feita essa medição no amp? Que tipo de conexão tem entre esse equipo e o amp?

Abs

Thiago

Apenas a ponta de prova, ligada na saída do amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/05/2018 at 12:18, leandrovisk disse:

Olá pessoal,

 

Estou querendo comprar um osciloscópio para fazer uma regulagem fina no ganho dos amplificadores e detectar possível distorção no audio...

 

Pois bem, como um osciloscópio bom é uma espadada no peito, andei procurando uns chineses e outros no ml e fica aqui a dúvida, qual comprar ? Alguém tem algum pra indicar ?

 

 

Considerei comprar um SMD DD-1 mas o tempo de espera pra chegar desanima...

https://damore-engineering.myshopify.com/products/dd-1

 

Edit: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

O osciloscópio chegou, optei pelo DSO150 e uma ponta de prova 10x (já que o DSO138 que comprei primeiramente estava com defeito).

 

Peço desculpas pois não consegui gravar já que estava só eu (precisava das mãos) porém tirei algumas fotos e compartilharei, segue o link: https://imgur.com/a/IcFkFR4

 

Os testes que fiz:

Primeiro verifiquei até que volume o player ia sem distorcer, conectando o osciloscópio nos RCA's, me impressionei pois até em volume máximo o sinal continuava bom (atenção ao detalhe), porém ajustei tudo no volume 55 (max é 62) já que ficava limpo nas faixas de frequência testadas (40Hz e 1Khz).

*No sinal de áudio frontal e traseiro em 40Hz distorcia no volume máximo porém na saida de subwoofer não, algo interessante...

*Em música vou até o volume 60 tranquilamente (testado em curtas durações) quando quero tremer um pouquinho mais.

 

Após determinar o volume máximo escolhido no player, parti para os amplificadores, tentei deixar o máximo possível sem ter tanta alteração no sinal (um pouquinho é tolerável, que seria algo em torno dos 1% THD), fiquei abismado aonde o nível do ganho ficou, não chegou nem na metade, talvez 1/4. Isso me lembra que usava quase no máximo, e ainda achava ruim quando vinha aquele aroma de bobina esquentando... hahahaha

 

Minhas conclusões:

Valeu cada centavo! O som mudou muito, está limpo, nivelado, gostoso de ouvir e sem medo de ligar aquele subgrave no máximo.

 

Outra coisa que notei foi sobre as equalizações do player, antes eu usava alguma coisinha, aumentava ou diminuia certas frequências. Mas agora, com o ganho certinho não preciso usar nenhuma equalização em nada, nem no player e nem no amplificador, está bem linear e bom de ouvir.

 

Realmente não esperava muito, não imaginei que faria tanta diferença... Bom, vivendo e aprendendo. Os P3's agradecem hahaha...

 

 

Enfim, é isso pessoal, se eu conseguir fazer mais algo ou gravar dou um update aqui.

 

Abs

Amigo também gostaria muito de regular meu som com ociloscopio. Comprei um a dois dias atrás gostaria de saber se você poderia fazer um Video detalhado de como regular o som com esse equipamento 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/08/2019 at 18:29, k-rlosaugusto@ho disse:

Amigo também gostaria muito de regular meu som com ociloscopio. Comprei um a dois dias atrás gostaria de saber se você poderia fazer um Video detalhado de como regular o som com esse equipamento 

O que eu posso te falar agora é o seguinte,

Uma regulagem básica consiste em vc tocar uma frequência fixa no som (ex 40hz) e regular os ganhos até que não haja distorção. Pra isso serve o osciloscópio, vc consegue ver a onda se formando e assim detectar distorção (quando começa a ficar quadrada o pico da onda). Uma parte um pouco mais complexa seria vc saber +- a dinâmica de musica que vc escuta para regular de acordo (ex: musicas de teste de grave tem 3db de dinâmica, rap 6db etc...) recomendo dar uma pesquisada sobre pq é bastante assunto.

Comece pelo básico, ligando o osciloscópio nas saidas RCA do seu player, aumentado o volume e ver até onde vc pode aumentar sem distorcer o sinal do player.

Depois disso ligue na saida dos amplificadores (sem alto falantes) e aumente o volume do player até o volume máximo encontrado anteriormente, e então vá aumentando o ganho do amplificador até detectar distorção no osciloscópio. (em ambos os casos após detectar distorção, diminuia o volume/ganho até a onda ficar normal novamente).

Isso já é uma base pra vc começar, mas lembre que com carga no amplificador isso pode mudar e distorcer antes do volume que vc encontrou. Então se puder, regule com os alto falantes ligado também.

 

Outra coisa, o osciloscópio tem um limite de tensão, então dependendo do seu amplificador vc irá precisar de uma ponta de prova 10x, 100x, etc... (10x é equivalente a uma tensão atenuada 10 vezes, ex: com ponta 10x, 1v seria 10v)

 

Espero que te ajude em algo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...