Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
_-ë-_

Caixinha 3 vias para o churrasco da família.

Recommended Posts

Salve galera! Preciso de uma ajuda de vocês.

 

Estava olhando aqui alguns equipamentos parados há anos, e resolvi fazer uma caixinha de 3 vias para alegrar o churrasquinho da família. Basicamente pra tocar pagode, sertanejo, essas porcarias todas.

 

Vou usar um Bomber Upgrade 10" modelo SW10B-4 fabricado em 2004. O bichinho tá novo, parece que saiu da fábrica ontem. Sei que não é apropriado para trio, mas é o que tem pra hoje.

O objetivo não é fazer ele tocar "flat" ou descer até os 20hz, pensei numa caixa dutada de 30L com fb por volta de 50hz. Com isso terei um pico de 5dB por volta dos 70hz e o F3 em 46hz.

 

Aí pensei em colocar um woofer de 8" tocando a partir de 100Hz. Ainda não tenho o woofer.  Pensei num JBL MG600 em uma câmara separada do sub. Será que fica legal? Até qual frequência ele responde bem? Alguma outra sugestão para woofer?

 

O que colocar para tocar acima do woofer? Um D220Ti atenuado?

 

Tudo será tocado por um Hurricane HA4.120 que está parado aqui.

 

Valeu pessoal!!

Um abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bomber é de boas, mas esteja ciente de que não vai tremer o peito da galera!

 

Outra que ele tem baixíssimo SPL em relação a um trio! Um JBL MG600 acompanha 4 a 8 bomber desses com MUITA folga!

 

E pra completar, uma d220ti mesmo. Liga tudo no hurricane e já rola de boas! Uma fonte CFTV de 30a e pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bomber é de boas, mas esteja ciente de que não vai tremer o peito da galera!

 

Outra que ele tem baixíssimo SPL em relação a um trio! Um JBL MG600 acompanha 4 a 8 bomber desses com MUITA folga!

 

E pra completar, uma d220ti mesmo. Liga tudo no hurricane e já rola de boas! Uma fonte CFTV de 30a e pronto

 

Vou fazer isso mesmo então.

 

Existe a d220i e a d220i trio. As duas são boas? A "trio" parece que sobe menos os agudos.

 

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foge da trio!

 

Uma outra dica: se possível, evita comprar equipamentos "descartáveis", coisa que só vai quebrar um galho e ser substituído em breve!

 

Sugiro começar por 2 over LA 250 + d220ti em configuração "D'Apolitto" (Woofer, driver, woofer)... que nessa config já segura a pegada por anos e anos! E mais pra frente tu troca só o sub se ver necessidade

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foge da trio!

 

Uma outra dica: se possível, evita comprar equipamentos "descartáveis", coisa que só vai quebrar um galho e ser substituído em breve!

 

Sugiro começar por 2 over LA 250 + d220ti em configuração "D'Apolitto" (Woofer, driver, woofer)... que nessa config já segura a pegada por anos e anos! E mais pra frente tu troca só o sub se ver necessidade

 

blOom, por que a D220Ti e não a D220Ti Trio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq a trio tem desvantagens propositais em relação à "normal".

 

A trio é feita pra suportar mais potência, mas isso sob pena de ter menos SPL com a mesma potência aplicada! Ou seja, na trio vc precisa aplicar 250wrms pra tocar igual a uma normal com 100wrms!

 

A trio perde na qualidade e ganha na "zoada".

 

Vai da questão de gosto, mas no geral eu não recomendo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demorei mas aqui estão as fotos da "bob" pronta. Quer dizer, quase pronta, pois ainda tenho que organizar melhor os cabos.

 

Coloquei um médio 7 Driver MB-400S ao invés do JBL MG600 que eu havia imaginado inicialmente. O driver é o D220ti.

 

Mandei tinta preta mesmo, já que caixas muito coloridas e chamativas não são minha praia. Não ficou a coisa mais bonita do mundo mas o que importa é que está tocando legal.

 

 

 

 

 

 

 

IMG_20180705_091539_2.jpg

 


IMG_20180705_091048_2.jpg

 


IMG_20180705_091123_2.jpg

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for batida de pedra é bom que ainda protege contra umidade! Dá uma camada caprichada em cima (pq a galera SEMPRE apoia coisa em cima) e já era!

Parabéns, deve ter ficado mto boa! Apesar que essa alta acompanharia 4 subs desses fáciL! uhasuhsahusauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, deve ter ficado mto boa! Apesar que essa alta acompanharia 4 subs desses fáciL! uhasuhsahusauha

 

Valeu!

Realmente, tenho que deixar o ganho da via de alta bem baixo para não cobrir o grave...kkkk

 

 

Mas aí vai um videozinho dela tocando sertanejo, que é o que ela vai tocar 90% do tempo.

O microfone da câmera não é o ideal mas tá valendo.

 

https://www.youtube.com/embed/R7ChbzMt8sk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, como fez as ligações no amplificador?

Está usando qual capacitor na D220TI ? Seu Médio-Grave é 4 ohms?
 

Eu faria assim:

Subwoofer em Bridge CH1 e CH2
Médio CH3
Driver CH4

Processdor de áudio PX1

 

E daria uma organizada nos cabos e rack, amplificador na horizontal e as fontes parafusadas logo abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, como fez as ligações no amplificador?

Está usando qual capacitor na D220TI ? Seu Médio-Grave é 4 ohms?

 

Eu faria assim:

Subwoofer em Bridge CH1 e CH2

Médio CH3

Driver CH4

Processdor de áudio PX1

 

E daria uma organizada nos cabos e rack, amplificador na horizontal e as fontes parafusadas logo abaixo.

 

Fiz dois bridge no amp, um para o sub e outro para o medio grave e driver. Estou usando o LPF e o HPF do próprio amplificador.

No drive estou usando um capacitor de 3,3uF em série com um resistor de 9 ohms.

O médio é de 4 ohms sim.

 

Meu intuito com esse projeto era colocar pra funcionar alguns equipamentos que estavam parados aqui, então investir num processador não está nos meus planos. Tentei usar um crossover pyramid CR-74 que tenho desde os anos 90, mas percebi que o som dele está com um pouco de distorção.

 

Agora estou pensando o que vou fazer com os dois subs RFP1212 e um Banda Voxer 1000 que estão no armário....kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz dois bridge no amp, um para o sub e outro para o medio grave e driver. Estou usando o LPF e o HPF do próprio amplificador.

No drive estou usando um capacitor de 3,3uF em série com um resistor de 9 ohms.

O médio é de 4 ohms sim.

 

Meu intuito com esse projeto era colocar pra funcionar alguns equipamentos que estavam parados aqui, então investir num processador não está nos meus planos. Tentei usar um crossover pyramid CR-74 que tenho desde os anos 90, mas percebi que o som dele está com um pouco de distorção.

 

Agora estou pensando o que vou fazer com os dois subs RFP1212 e um Banda Voxer 1000 que estão no armário....kkkk

Você usou a bridge pra ligar o woofer + Ti ?? ligou ambos em paralelo na bridge, com capacitor no driver né isso?? esse resistor de 9 ohms qual seria?

quero fazer algo parecido numa bridge do stetson 600x4 e ligar um 8PX + d220 na bridge dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usou a bridge pra ligar o woofer + Ti ?? ligou ambos em paralelo na bridge, com capacitor no driver né isso?? esse resistor de 9 ohms qual seria?

quero fazer algo parecido numa bridge do stetson 600x4 e ligar um 8PX + d220 na bridge dele

 

Sim, woofer e driver em paralelo numa bridge.  No driver um capacitor de poliéster 3,3uF x 250v e dois resistores cerâmicos de 18 ohms x 20w. Estão ligados da seguinte forma: os dois resistores em paralelo resultando em 9 ohms equivalente, que por sua vez estão ligados em série com o capacitor e tudo em série com o driver.

O corte fica em aproximadamente 2khz

 

 

Isso foi tirado do manual da D220ti "trio"

 

2fbjafG.png

Editado por _-ë-_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show essa caixinha ae, fiz uma mais com woofer de 15 e o acabamento não ficou lá essas coisas, mais toca bem, vou dar um talento e fazer um acabamento tipo o seu assim ficou bem legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show essa caixinha ae, fiz uma mais com woofer de 15 e o acabamento não ficou lá essas coisas, mais toca bem, vou dar um talento e fazer um acabamento tipo o seu assim ficou bem legal.

 

Legal!! Mostra sua caixa pra gente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minhas caixas são todas na batida de pedra + spray pra dar um brilho! Fica filé e resistente à aguas e talz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...