Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

dicas de acabamento em caixa

Recommended Posts

Pessoal

q tal postarem as dicas de material e procedimentos a serem utilizados em caixas acusticas

tanto para acabamento, estrutura, acessorios, facilidades, etc

 

esta é uma iniciativa para usuarios leigos e intermediários

 

 

Vou dar algumas idéias:

 

para vedação interna dos cantos:

- silicone

- cola branca com pó de madeira

- massa plástica

 

para vedação dos buracos:

- protetores de borracha para cadeiras

 

para carregar a caixa:

- puxadores de aço, aqueles feitos de chapa dobrada sao mais baratas

 

para forrar:

- carpete sem resina

 

para passar colar:

- pedaço de espuma de alta densidade

 

para vedar a borda do subwoofer:

- massa de calafetar

 

 

Colocarei fotos de cada componente pro pessoal conhecer

 

(ps: tinha criado outro topico, depois juntei com outros, acabou q nao deu o resultado q eu esperava pois as msg antigas ficaram no topo)

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esqueçemos do conector..... e dos parafusos (p/ MDF e cabeça chata o parafuso é 4 x espessura da chapa) e cola usado p/ "montar" a caixa....

 

a cola é essa daqui....

 

cascorez_extra.jpg

 

Edit:

 

Marcelo eu não uso espuma d alta densidade não... uso uma "espátula" de plástico.....

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentei postar e não estava conseguindo, mas vamos lá...

 

Pra quem faz muitas caixas, calculadora, artefato em forma de "V" para parafusar falantes, acrilon para forrar, dutos e pedaços de cano sobrando alem de fita crepe, furadeira, parafusos, sabao em pasta, grampeador de madeira, estilete, tesoura, martelo, lixadeira, molde para cornetas, tweeters, falante 6x9 e muito mais!

Estes foram os que lembrei, posso ter esquecido muita coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera au tenho aqui um tópico que eu copiei pra mim sobre o assunto então vou postar o que eu acho relevante ( lembrando que eu copiei de outro tópico só não me lembro o autor!!!

 

O passo-a-passo da contrução

1) Descubra qual o tipo correto de caixa acústica que vai servir para o subwoofer em questão. Se vai ser selada, dutada ou band pass.

2) Descubra a litragem correta que a caixa deve ter. Veja no manual de instruções do subwoofer ou entre em contato com o fabricante.

3) Defina as medidas internas e externas da caixa.

4) Defina como serão os recortes na chapa de madeira e como essas peças vão se encaixar.

5) Leve em consideração que deverá haver um reforço na caixa a cada 40 ou 50 cm de parede. Esse reforço deverá ser descontado na litragem da caixa.

6) Use chapa de madeira de 30 mm no mínimo (isso mesmo: 30 mm, no mínimo). Você pode colar duas chapas de 15 mm se não houver chapa de 30 mm. Quanto mais espessa a parede da caixa melhor.

7) Passe cola em todas as junções da caixa e utilize o mínimo de pregos para a montagem.

8) Cole e pregue os reforços.

9) Parafuse a caixa em todas as junções com espaçamento de 7 cm entre os parafusos. Use parafusos para fixar também os reforços.

10) Instale um conector apropriado para o fio do subwoofer. Solde o fio do subwoofer nele e depois faça a vedação do conector com bastante silicone na parte interna da caixa.

11) Abra um buraco para a instalação do subwoofer de modo que o subwoofer entre justo sem esforço. Tome cuidado pois, se o subwoofer ficar folgado no buraco, você poderá ter vazamentos.

12) Passe por dentro da caixa silicone em todas as junções das madeiras para que a caixa fique bem vedada.

13) Passe massa plástica nas junções do lado externo da caixa. Isso vai ajudar na vedação e no acabamento.

14) Aguarde 24 horas para instalar o subwoofer para que os vapores do silicone não descolem o cone ou danifiquem alguma outra parte do subwoofer.

15) Instale o subwoofer na caixa com parafusos que não atravessem a parede (o parafuso deve ser mais curto do que a parede da caixa). Use massa de calafetar para vedar a carcaça do subwoofer. Aperte os parafusos em cruz para não empenar a carcaça.

16) Não deixe carpete entre a carcaça do subwoofer e a caixa acústica.

17) Peça para alguém empurrar o cone do subwoofer em direção ao interior da caixa enquanto você procura ouvir vazamentos nas junções. A caixa não deve fazer qualquer tipo de barulho de vazamento.

18) Empurre, você mesmo, o cone do subwoofer. Se o cone voltar rápido à posição normal ou se for fácil de empurrá-lo é porque ainda existe algum vazamento. Descubra e resolva o problema antes de colocar o subwoofer para funcionar

______________________________________________________________

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressussitando! Qual é o problema de usar o carpete entre a carcaça do sub e a caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carpete realmente é um problema. Uma forma interessante de fazer a vedação entre o sub e a caixa é cortar o carpete onde o sub fica apoidado na caixa e utilizar um aro de EVA, fazendo assim uma boa vedação. Pra não ficar nada aparente é interessante fazer frente dupla deixando o sub "encapsulado". Dessa forma o acabamento fica perfeito.

 

Mesmo merecendo o troféu pá de ouro, o assunto é interessante. Isso demonstra que o camarada estava vendo o conteúdo do fórum ou utilizou a pesquisa. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho o assunto interessantíssimo, principalmente para usuários como eu, iniciante. Atualmente estou pesquisando formas de mudar o acabamento da caixa do carro, pensando em materiais para forração (aqui na região não encontro carpete igual ao original), em como se faz na prática essa borda dupla numa caixa de fibra, etc... :blink:

 

OFF:

Tenho muitas dúvidas sobre som automotivo e algumas estão incrustadas em tópicos parados há tempos. Com todo o respeito, penso que se todo tópico antigo/parado em que um usuário comentar for alvejado (mesmo que cordialmente) como "coveiro" ou desenterrador de tópicos parados, não vejo sentido no fórum ser um lugar para aquisição e troca de conhecimento. Ou então, sugiro que a administração faça tópicos fixos com temas de interesse geral (instalação SQ, por exemplo) que sejam atualizados constantemente com o passar do tempo. Aí sim! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tutorial pra encarpetar caixas:

 

 

 

Aliás. Baita canal.

Editado por Boccotte
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tutorial pra encarpetar caixas:

 

 

 

Aliás. Baita canal.

 

Só achei estranho que ele deixou recorte na frete da caixa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só achei estranho que ele deixou recorte na frete da caixa..

Deve ter algum outro acabamento ali,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carpete realmente é um problema. Uma forma interessante de fazer a vedação entre o sub e a caixa é cortar o carpete onde o sub fica apoidado na caixa e utilizar um aro de EVA, fazendo assim uma boa vedação. Pra não ficar nada aparente é interessante fazer frente dupla deixando o sub "encapsulado". Dessa forma o acabamento fica perfeito.

 

Mesmo merecendo o troféu pá de ouro, o assunto é interessante. Isso demonstra que o camarada estava vendo o conteúdo do fórum ou utilizou a pesquisa. ;)

Também acho o assunto interessantíssimo, principalmente para usuários como eu, iniciante. Atualmente estou pesquisando formas de mudar o acabamento da caixa do carro, pensando em materiais para forração (aqui na região não encontro carpete igual ao original), em como se faz na prática essa borda dupla numa caixa de fibra, etc... :blink:

 

OFF:

Tenho muitas dúvidas sobre som automotivo e algumas estão incrustadas em tópicos parados há tempos. Com todo o respeito, penso que se todo tópico antigo/parado em que um usuário comentar for alvejado (mesmo que cordialmente) como "coveiro" ou desenterrador de tópicos parados, não vejo sentido no fórum ser um lugar para aquisição e troca de conhecimento. Ou então, sugiro que a administração faça tópicos fixos com temas de interesse geral (instalação SQ, por exemplo) que sejam atualizados constantemente com o passar do tempo. Aí sim! :rever1:

 

A frente da caixa, onde o sub vai ser parafusado, tem duas "folhas" de MDF sobrepostas, sendo que a primeira tem o furo correto para o encaixe do sub de forma justa, sem folgas e a segunda tem o diâmetro externo da carcaça do sub, caso queira que ele fique à mostra ou com um diâmetro maior para que possa ter espaço para um anel de MDF com tela pra proteção do sub e não deixá-lo aparecendo.

 

Dê uma olhada nessa caixa que eu fiz em 2008 que dá pra você ver em detalhes no post 28 da segunda página do tópico o acabamento do carpete e o aro de EVA para vedação: http://autoforum.com.br/topic/119415-diy-up-no-porta-malas-do-voyage/

 

Caso ainda reste dúvidas na construção, dá o grito que o pessoal ajuda. :legal:

 

Grande abraço.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...