Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia - Boa tarde - Boa noite.

Objetivo: SQ simples, stream de áudio pelo Spotify.

Instalação: DIY simples, com tratamento simples.

Sem delongas, equipamentos utilizados:

Bateria:

Genérica 60Ah

Cabeamento de energia:

Shok Industries Reference Series 4 Gauge

Porta fusível / Distribuidor:

Shok Industries / Genérico / Audison SFD41C

HU / Player:

Pioneer AVH-X598TV

Cabos RCA:

Kit - Wireworld Luna 7

Sub - Shok Elite V2

Cabos Speaker:

Full Wireworld Luna 7

Kit 2 vias (?):

Midbass Nertz (isso mesmo, Hertz falso) MLK165  pasmafaute

Full Sony - Tirei do HT

Subwoofer:

Helix P12

Amplificadores:

Estéreo - FPS 4160

Mono - Brax X2000

Vou começar a fazer a instalação hoje. Como mencionei, será algo nem simples e o mais prático possível. Não estou podendo ($$) fazer nada extremamente bem elaborado. Apenas pretendo fazer umas "graças" estéticas. Espero que gostem.

Ainda há algumas coisas que não chegaram, como os pods dos fulls e o duto da caixa do sub. Vou adiantando o que der.

Vou colocando fotos assim que der.

Edited by Bruno Malachini
Posted

Algumas partes da instalação já foram feitas anteriormente. Já passei o cabeamento do cofre para o habitáculo. Deu um trabalho IMENSO. Tire que alargar um furo da parede corta fogo. Outro ponto foi a passagem do cabeamento speaker. Furei a lata, pois não há como passar pelo conector da porta. Utilizei uma borracha passa fios e ficou assim:

2uNzv4t.jpg

CtcJBVw.jpg

Posted

Brincadeira ficando interessante

Vai fazer os pod na impressora? E aguenta o peso dos full?

Eu "comprei" o serviço. Como onde estou é extremamente difícil encontrar uma impressora dessas, mandei fazer em SP. Devem chegar amanhã.

Vamos ver se irão aguentar, mas por serem em ABS, eu acredito que seja mais do que o suficiente.

Vlw.

Posted

seguindo o tópico, bem interessante!!! Tive uma foquinha 2005, do modelo mais simples (1.6 GL), lembro do parto que foi passar a fiação para as portas... curti muito o carro, deixou saudades!!! :legal:

Posted

Acompanhando, belos equipamentos.

Obrigado  :legal:

seguindo o tópico, bem interessante!!! Tive uma foquinha 2005, do modelo mais simples (1.6 GL), lembro do parto que foi passar a fiação para as portas... curti muito o carro, deixou saudades!!! :legal:

Olha, eu nunca dei a luz  :vts , mas se o parto for pior que isso, coitada da mulherada  :vts  :vts

Fora de brincadeira, eu tive que tirar a porta e colocar na bancada. Deia a "grande sorte"  :banghead  de fura bem num lugar que tinha 3 (eu disse TRÊS) folhas de lata.. meu amigo!! Coisa de  :pirou:

Eu gosto da Foquêra, mas eu queria MUITO dar um up no motor. A melda é que não há muita opção para o Zetec, até onde sei. Alguma dica?  [¨]

Off

Que baitolagem esse monte de carinha.. hahahaha

Posted

Considerações sobre os pods:

Eu sempre vi vídeos de impressoras 3D e os objetos eram lisos. Não sei por que razão os meus saíram assim, mas no final das contas acabei gostando desse visual diferente. O acabamento do serviço deixou muito a desejar. As peças não se encaixam como deviam e ficam frestas horríveis. Como o orçamento era muito limitado e já o extrapolei, ficarão assim por enquanto.

Trabalhar com este material (ABS) é complicado. Como dizem, "quem não morre, não vê Deus", então paguei para ver. Fiz o projeto no Sketchup e mandei pro cara imprimir.

Não sei se é o material, o projeto ou a forma como é moldado, mas é altamente quebradiço. As partes que recebem parafusos sempre racham.

Algumas dicas para quem quiser se aventurar com este tipo de pod impresso:

Onde for parafusar, garanta que tenha pelo menos uns 2cm de largura. Passe uma broca quase da espessura do parafuso, para que somente a rosca fixe. Para isto, utilize parafusos longos, assim terá mais área, garantindo boa fixação.

A depender da impressora, o acabamento é bastante sofrível, então verifique isto antes ou terá trabalho em dobro, caso queira uma peça lisa.

Para furar, utilize broca de aço rápido (mesma de madeira e ferro), porém, diferente do trabalho em madeira, a rotação deve ser bem lenta, arrisco dizer que cerca de 300rpm. Desta forma o material não esquenta, não derrete e o furo fica perfeito.

A sujeira é relativamente pequena, para fazer apenas furos.

Os prós são o baixo peso e a resistência, quando não há nenhum "corpo estranho" entrando no material. Posso exemplificar com o corpo do pod, que tem apenas 4mm de espessura, mas é bastante resistente e não vibra.

O conjunto todo é bastante leve e não afetou muito as colunas. Veremos como se comportará com os buracos das ruas.

Concllusão: Eu faria novamente sim, corrigindo os erros do meu projeto (primeira tentativa), mas para ser sincero, R$140,00 foi caro. Eu esperava mais, pelo preço.

Enfim, estão montados e amanhã quero ver se faço os bafles dos mids e tapo os buracos das portas com manta.

Boa noite a todos.

Posted

Já fiz pods impressos em 3d em duas impressoras diferentes, uma ficou parecido com o seu acabamento a outra (impressora muito mais barata, montada DIY e com ajustes certos) ficou muiiiiito bom. Só não dei continuidade pois não iria mais usar o tweeter.

Posted

Verdade acabamento ficou diferente

As peças que já ve serem feitas, tinha ficado bem lisa
Com cara de peça de plástico "normal" vamos dizer

Mas a ideia é bem interessante

Uma opção poderia ser tentar apoiar no painel para não ter o peso de suspenso atuando nesse suporte
mas a ideia ficou bem legal

Fiquei pensando em algo assim para os meu tw

Posted

Acompanhando!

Blz Bruno

Gostei da confecção dos pods, diferente mesmo, inovação, torcendo pra ficar legal,  :legal:

Posted

Boa tarde, galera.

Já fiz pods impressos em 3d em duas impressoras diferentes, uma ficou parecido com o seu acabamento a outra (impressora muito mais barata, montada DIY e com ajustes certos) ficou muiiiiito bom. Só não dei continuidade pois não iria mais usar o t

Pô, não tem o esquema dessa impressora DIY ai não? Eu queria muito montar uma, mas ainda não pesquisei nada sobre isto. Se você tivesse um esquema já testado, seria bem interessante pegar carona [-] .

Legal...acompanhando.

Vlw.

Verdade acabamento ficou diferente

As peças que já ve serem feitas, tinha ficado bem lisa

Com cara de peça de plástico "normal" vamos dizer

Mas a ideia é bem interessante

Uma opção poderia ser tentar apoiar no painel para não ter o peso de suspenso atuando nesse suporte

mas a ideia ficou bem legal

Fiquei pensando em algo assim para os meu tw

Se apoiasse no painel, perderia a real função, o teste de direcionamento. Eu sempre achei que fulls ficassem bons e qualquer posição, off, on, cruzado, etc, mas descobri que não é bem assim. pelo menos nos testes que fiz aqui, o top end só vem bacana mesmo se o full estiver on-axis.

Vlw.

Posted

Ta ficando top bruno!!!

Vlw, man.

Acompanhando!

Blz Bruno

Gostei da confecção dos pods, diferente mesmo, inovação, torcendo pra ficar legal,  :legal:

Fala, Rocha, tranquilo?

Eu gostei do resultado, mas ainda preciso modificar e melhorar umas coisas.

Espero que as dicas que dei sirvam para quem quiser se aventurar no futuro.

Posted

Galera, agora um problema.

O 80PRS está me dando uns trabalhinhos e acho que vou ter que trocá-lo.

Meus objetivos para o player são:

BT para streaming de spotify e ligações

3 way

TA

Boa qualidade

Alguém me ajuda com opções que atendam estes quesitos, por gentileza?

Posted

Galera, agora um problema.

O 80PRS está me dando uns trabalhinhos e acho que vou ter que trocá-lo.

Meus objetivos para o player são:

BT para streaming de spotify e ligações

3 way

TA

Boa qualidade

Alguém me ajuda com opções que atendam estes quesitos, por gentileza?

Cara, preço legal e qualidade de som muito boa é o MVH588bt

Posted (edited)

Obrigado  :legal:

Olha, eu nunca dei a luz  :vts , mas se o parto for pior que isso, coitada da mulherada  :vts  :vts

Fora de brincadeira, eu tive que tirar a porta e colocar na bancada. Deia a "grande sorte"  :banghead  de fura bem num lugar que tinha 3 (eu disse TRÊS) folhas de lata.. meu amigo!! Coisa de  :pirou:

Eu gosto da Foquêra, mas eu queria MUITO dar um up no motor. A melda é que não há muita opção para o Zetec, até onde sei. Alguma dica?  [¨]

Off

Que baitolagem esse monte de carinha.. hahahaha

O meu 'parto' foi menos traumático pq. era o modelo básico, retrovisores manuais e vidro elétrico só dianteiro, que usa só o conector 'de cima' da porta. O 'de baixo' era uma tampona de borracha, que eu furei no meio, e passei o fio paralelo (2x1.5mm) encapado em termoretrátil... aí fiz um furinho (eu sei, não se deve fazer isso, é feio, mas...) e mandei pra dentro do corrugado original... [^] Eu até tentei abrir o conector original, passar por lá, mas não tinha espaço. Imagino o seu, com os dois blocos todos ocupados, não tem outro jeito que não este que vc. fez.

Sobre preparação, não cheguei a mexer, mas procurei na época e que me lembre, tinha uma opção de preparação com comando de válvulas 'cópia' dos usados na antiga copa courier (um pouco mais bravo), com acerto de injeção delas tbem. Isso e um bom escape, já daria um UP bacana no Rocam 1.6... lá no fordhp/fiesta clube tem gente q fez. Eu fiquei só na vontade...kkkk...

Deve ser bacana aumentar um pouco o redline dele tbem, eu cortei algumas vezes o meu sem perceber, este motorzinho sobe tão 'liso' até os 6100 rpm que eu mal reparava!!!

abs,

Ricardo.

Edited by RiQuati
Posted

Atualizando, galera.

Está praticamente tudo pronto, apenas o player que, graças a Deus eu consegui devolver e ter o ressarcimento.

Vou postar algumas fotos e espero que gostem.

fmJKDhC.jpg

9MIvolE.jpg

UBgT53e.jpg

pZLSJnL.jpg

mvUWiJ5.jpg

fHOQBnR.jpg

3SoKM6J.jpg

ai1xex8.jpg

3JghLrS.jpg

Pj0R9UD.jpg