Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tomz

Caixa trio Hard Power 1450

Recommended Posts

Salve rapaziada!

 

Tenho uma caixinha trio com a seguinte configuração:

Stetsom 4K2

TS 400X4

STX 62
VT 3

Moura Clean 105A + 60A do cofre

Hard Power 1450

EFD4160

 

Pretendo fazer alguns upgrades essa semana e preciso da ajuda de vocês pra ver se vale a pena ou não.
Trocar a 4K2 por uma SD 1600 4 Ohms

TS400X4 por uma SD400.4

STX62 por um STX2448

ST400 ou Snake SK400?

Usina 60A, Stetsom 60A ou JFA 60A?

 

Poderiam me ajudar com o que vale a pena alterar nesse som? Queria muito colocar mais uma bateria de 105A mas não tenho espaço.

 

%C3%ADndice.jpg?1523976109

2.jpg?1523976140

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem alguma queixa quanto ao som? Falta grave, voz, sei lá? O som não tem médio grave não? O.O:pirou:

 

Você tem a inquietação tradicional de todo mundo do som automotivo: Vai gastar tubos de dinheiro pra ter melhora de 10%.

 

Inclusive meu vizinho fez isso a alguns poucos meses atrás: Tinha um som bacana, refez o som TODO, do zero! Trocou metade dos equipamentos e hoje o som dele toca 20% a mais que o antigo! Detalhe: gastou 5 conto nessas trocas

 

 

Sinceramente, não tem mto uq fazer em teu som! O stetsom é 2 ohms confere?

 

Vc vai só gastar dinheiro!

 

Se eu fosse vc, só trocaria o crossover por um px2 connect e colocaria um médio grave bem alimentado. 90% do que você tem já tá bacana pro que vc precisa

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem alguma queixa quanto ao som? Falta grave, voz, sei lá? O som não tem médio grave não? O.O:pirou:

 

Você tem a inquietação tradicional de todo mundo do som automotivo: Vai gastar tubos de dinheiro pra ter melhora de 10%.

 

Inclusive meu vizinho fez isso a alguns poucos meses atrás: Tinha um som bacana, refez o som TODO, do zero! Trocou metade dos equipamentos e hoje o som dele toca 20% a mais que o antigo! Detalhe: gastou 5 conto nessas trocas

 

 

Sinceramente, não tem mto uq fazer em teu som! O stetsom é 2 ohms confere?

 

Vc vai só gastar dinheiro!

 

Se eu fosse vc, só trocaria o crossover por um px2 connect e colocaria um médio grave bem alimentado. 90% do que você tem já tá bacana pro que vc precisa

Tenho queixa nenhuma, tive uma carretinha C/ 9 SDS 815 que foram duas felicidades, quando fiz e desmontei, daí montei esse pra curtir de leve, meu problema é só em relação a duração da bateria mesmo, talvez por acostumar com high volt acho que dura muito pouco, tenho três de 105A mas só consegui espaço para colocar uma, por isso perguntei sobre o SD 1600 4 Ohms, talvez consuma menos e toque mais/igual que a 4k2 que é 2 ohms.

 

Médio grave também é inviável pois ta fechando toda a parte de baixo do porta-malas e quero manter o máximo da originalidade do carro e também teira problemas com mais gasto de alimentação.

 

Em relação ao processador vou ter alguma diferença notável apenas por trocar? Me recomendaram o 2448 ou PX-1 por ter uma faixa de erro menor, não entendi muito bem, isso procede?

 

Na caixa ta faltando apenas um ST, vendi os 4 Trynium que tinha por preferir o ST 400, agora vi que lançaram os snake SK400, qual dos dois deve valer mais a pena em relação a qualidade?

 

Fonte JFA, Stetsom ou Usina?

 

Agradeço a todos que estão me ajudando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, sério... tu acostumou do jeito que dava. Mas o melhor da música tá entre 120 e 2khz, que é justamente onde um médio grave deveria entrar.

 

Os falantes 15" e 18" tocando FULL funcionam bem como "quebra galho", se você tem a possibilidade de colocar eles sem tocar "voz", o falante tem como render mais e o som fica com bem mais qualidade!

 

Outra coisa que não entendo muito: Usar fenólico sem tw! Ela mal chega nos 8khz hahaha

 

Tenho umas caixinhas de som q tem dificuldade de passar de 14khz e nunca acostumei, imagina 8khz!

 

Enfim, pra melhorar teu som o ideal era colocar mg + ti no lugar dessa fenólica.

 

Quanto ao consumo, o ideal é começar a criar o costume de tocar com fonte! Faz uma extensão caprichada (tipo 20, 30.. 40m) e já era!

 

 

QUanto ao crossover, px2 connect! A informação que te deram é balela de quem acha que entende!

 

 

E quanto à fonte, JFA tem a facilidade de dar carga lenta. Usina só presta pra ligar com o som tocando! Eu ficaria entr JFA e Usina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reupando o tópico aqui, por eu estar morando muito no interior encontrei apenas três processadores: PX-1 PRO Limiter, PX-2 e STX 2448, qual desses?

 

Minha TS400x4 tava esquentando muito e foi pro saco, uma SD 400.4D dessa nova vale a pena pegar pra 4160 + ST400?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

px2.... ou qualquer coisa, compra pela net! Px2 limiter é 10% mais caro mas melhora MUITO seu manejo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca um woofer de 8 polegadas ai que vai melhorar seu som em 50%!

Você só vai precisar trocar o STX 62 por um PX2 e fazer uma caixa para o woofer de 8 polegadas.

 

Um woofer de 6 vai ter maior qualidade na voz, em sons de violão e piano por exemplo.

O woofer de 8 vai dar para sentir no peito a batida da caixa da bateria e o som do baixo vai ficar fiel sendo possível sentir também, não vai ser uma pressão absurda, mas vai dar vida a esses instrumentos que fazem as musicas parecer outras de tão melhores.

Médio de 6" num som desse porte dá diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só olhar a range de frequência do falante!

Creio que o sub toque até 80 a 120hz na melhor das hipóteses.

Um 12" pode começar de 60 a 80hz fácil
Um 10" começa nos 80~120hz
Um 8" já parte dos 120 a 200hz
e 6" de 150 a 250hz acima!

Tem que ver ATÉ ONDE vai teu sub e a partir de QUANTO toca o médio escolhido! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só olhar a range de frequência do falante!

 

Creio que o sub toque até 80 a 120hz na melhor das hipóteses.

 

Um 12" pode começar de 60 a 80hz fácil

Um 10" começa nos 80~120hz

Um 8" já parte dos 120 a 200hz

e 6" de 150 a 250hz acima!

 

Tem que ver ATÉ ONDE vai teu sub e a partir de QUANTO toca o médio escolhido! 

BlOom meu HP 1450 parece que foi pro pau, ta dando um barulho quando bate o grave, levei em uma autorizada pra arrumar, e tinha um sapo me falando que isso é problema da caixa pequena será se procede?

 

A caixa ta 62 de largura x 34 profundidade  x 44 de altura x duto 20cm, quando pedi pra fazerem pedi pra manter o máximo de originalidade do carro, pra travar o encosto, sei que ta pequena, mas ta tão pequena assim a caixa? E a ponto de estragar o AF, existe isso? Também já peguei ele usado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente do tamanho da caixa, tu tem que olhar no manuel do falante quantos mm ele tem de x-max. Daí vc dobra aquilo (pq é "ida e volta") e mede quando ele tocar! ele tem que tocar sempre ABAIXO dela!

Ex.: 5mm de x-max, significa 10mm (1cm) ida e volta.

Logo, a marca do falante no dust cap deve "ir e voltar" 1cm no máximo!

Esse é um dos motivos pra queima de falantes. O outro é distorção! Se teu som tem MUITO headroom (ex.: falante de 400wrms com amp de 1kwrms), o ideal é clipar o mínimo possível! 

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Independente do tamanho da caixa, tu tem que olhar no manuel do falante quantos mm ele tem de x-max. Daí vc dobra aquilo (pq é "ida e volta") e mede quando ele tocar! ele tem que tocar sempre ABAIXO dela!

 

Ex.: 5mm de x-max, significa 10mm (1cm) ida e volta.

 

Logo, a marca do falante no dust cap deve "ir e voltar" 1cm no máximo!

 

Esse é um dos motivos pra queima de falantes. O outro é distorção! Se teu som tem MUITO headroom (ex.: falante de 400wrms com amp de 1kwrms), o ideal é clipar o mínimo possível! 

 

Entendi,  me disseram que o AF está "roncando" e pode ser algum problema de centragem, pelo seu conhecimento acha que a caixa está muito pequena a ponto de eu perder muito rendimento? Será se da pra por um SDS 2.7 na mesma caixa tocando igual ou melhor que o 1450?

 

Obrigado pela força!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não sei como tá sua caixa, nem tenho como simular (PC novo, sem programas adequados)... mas como já tá 'no bolo', faz a troca e diz você mesmo! rs

Já usei SDS 2.7k 18" em caixa de 90 litros e apesar de não render "absurdos", o resultado foi satisfatório! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui fazer revisão em meu carro hoje e de repente me deparo com uma emenda no fio de alimentação, isso pode? Alguém que entende do assunto pode me explicar?

 

0101.png?1526919475

0202.png?1526919632

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

emenda não é muito bom mas a emenda tem que ser bem soldada !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

emenda não é muito bom mas a emenda tem que ser bem soldada !

 

Exato! Quanto mais porta a emenda, mais se perde! Já vi emenda tirar 50% da corrente da bateria (eram duas baterias 150ah mas só passava o equivalente a uma bateria!)

 

 

O ideal é trocar por um cabo de qualidade ininterrupto! Mas se precisa dessa emenda, coloca bastante estanho nela e faz ela bem caprichada, dps isola bem! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tirei ontem a emenda da fiação da bateria, agora vai um inteiro da bateria auxilar até a bateria do motor, só que tive que emendar o negativo do aterramento da bateria auxiliar com o da fonte pois não tinha como ligar direto no negativo da bateria, será se tem algum problema?

 

E pra terminar o dia melhor fui inventar de regular o limiter sem multímetro e osciloscópio e queimei o 1450G, agora preciso de um novo AF pra ver se rende melhor, tenho em mente o SL 3K1, ES 3K1 ou o SDS 2.7, qual será que toca mais?

 

As medidas da caixa são 44 altura x 34 profundidade x 62cm largura, dutos 41 altura x 8 largura x 18 profundidade, mdf 15mm, alguém q entende de caixa consegue me informar qual a sintonia, e se essa caixa ta correta? Qual desses três AFs citados acima renderiam mais nela?

Editado por Tomz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade o ideal é ligar o fio a um borne de pressão BEM firme, não juntar apenas!

Ao juntar vc passa a tensão (12v) mas não passa toda corrente (amperes). O terminal ajuda a evitar essa perda! 

Um bem simplezinho assim já serve: 

 

http://www.amgautomotivo.com.br/terminal-bateria-sapinho

 

2550_1_20160111122056.jpg

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...