Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Letobh

Dúvidas - Bateria para Som e outras...

Recommended Posts

Senhores, bom dia.

 

Sou novo no fórum e desde já agradeço a todos, espero contribuir.

 

Som original de fábrica, Gol G6 2014 (Kit Urban&Sound).

Caixa Trio com: 1 Sub Bomber 300RMS (04 Ohms) + Drive 250X 100W RMS + Twitter ST200 100W RMS (ambos 08 ohms)

Modulo Stetsom: HL 800.4 - 900W RMS - 4 Canais (02~04 Ohms Bridge)

Consumo com Sinal Musical: 44A

Consumo com Sinal Bass: 88A.
 
As dúvidas são as seguintes:
 
DUVIDA 1:
Meu carro tem uma Bateria da Bosch de 60A/h, zero bala (1 mês de uso).
É suficiente pra alimentar esse sistema ? Se não, o que me indicariam ?
 
DUVIDA 2:
Sobre a montagem, vou ligar o Sub sozinho em Bridge em um canal.
Drive + Twitter vou ligar em paralelo, também em Bridge no outro canal.
 
Tenho duvidas em qual ou quais capacitores usar e onde ligar cada um deles (esquema de ligação). O cara que montou botou um capacitou laranjado, que sequer tem marca (pelo menos não achei), e ta tudo mal feito sem solda e tal, então vou refazer.
 
DUVIDA 3:
 

Como o som do carro não tem saída RCA, vou usar um conversor da JFA que veio junto com a caixa, e pretendo liga-lo la atrás no porta-malas, usando a saída dos auto falantes originais do carro e o chicote da lanterna para alimentação e terra.

 

E duvida é a seguinte (pode ser besta, mas não tenho experiência e não quero arriscar).

 

O conversor tem na saída dois cabos RCA (branco e vermelho), e o módulo tem dois canais, cada um com duas conexões RCA (branco e vermelho).

 

Posso usar apenas um conversor, e em cada saída usar um divisor Y para ligar nas entradas do módulo ? Ou o ideal seria usar um conversor pra cada canal ?

 

 

DUVIDA 4 (ultima juro.. rs):

 

Qual disjuntor me indicariam para esse sistema acima?

Vou refazer essa parte também, a instalação que o cara fez ficou porca, puxando o fio de alimentação embaixo do volante ali na caixa de fusíveis (inclusive recentemente queimou o fusível de 40A dos vidros elétricos, não sei se tem a ver), e pretendo refazer pegando direto na bateria, que tem conexões vazias sobrando.

 

Desde já muito obrigado a todos.

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo! Apesar que o fórum não é mais o mesmo há muito tempo.

 

 

 

Vamos por partes...

 

Sobre os conversores RCA, o ideal é usar dois conversores, um para converter as saídas de baixa impedância do cd-player em alta para entrar no amplificador e tocar os falantes estéreos e o outro conversor ligado nas saídas traseiras do player para fazer a conversão para entrar no amplificador e daí para tocar o subwoofer em bridge. Assim ficaria melhor.

 

Sobre a alimentação elétrica que fizeram no seu carro, deu sorte que o seu carro não pegou fogo! O certo é um puxar um cabo de alimentação positivo com porta-fusível diretamente da bateria e ligar no amplificador. O cabo de aterramento do amplificador você pode ligar ele em qualquer ponto no porta-malas mesmo ou aparafusado junto com a porca que prende o sinto de segurança do banco traseiro, lixando o local de fixação para o cabo ter contato e assim passar a corrente de energia nesse ponto.

 

Sobre o capacitor laranjado, esse é bem comum e são utilizados em super-tweeters por muitos "estaladores" e instaladores de som. O valor desse capacitor laranjado é de 2,2uF x 250v. Para o driver D250X utilize um capacitor de 47uF x 100V. E o subwoofer pode fazer o corte LPF dele pelo amplificador mesmo.

 

Eu não curto essas caixas trio com subwoofer + corneta + ST. Tocar, toca, mas pra mim não fica legal. Fica faltando médio-graves nesse meio porque o subwoofer não vai subir até onde a corneta começa a responder, que geralmente, uma corneta utilizando esse capacitor de 47uF que eu citei, tá fazendo o corte ali entre 800Hz e 1000Hz a 6dB/8ª.

 

Não ficaria mais interessante utilizar outros tipos de equipamentos?

 

Tipo, um subwoofer com uma caixa na mala, um par de 6x9" no tampão e um par de triaxiais nas portas dianteiras, já ia dar um sonzinho legal e bem melhor do que utilizando corneta e super-tweeter. Mas como você já tem a caixa trio né? O jeito é aproveitar o que já tem.

 

:legal:

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Dudu, muito obrigado.

 

Por partes.. rs..

 

Sobre os conversores RCA, o ideal é usar dois conversores, um para converter as saídas de baixa impedância do cd-player em alta para entrar no amplificador e tocar os falantes estéreos e o outro conversor ligado nas saídas traseiras do player para fazer a conversão para entrar no amplificador e daí para tocar o subwoofer em bridge. Assim ficaria melhor.

 

Entendi que tenho que usar 02 conversores, só não entendi direito onde liga-los. Como disse, a ideia (inclusive o cara tinha instalado assim), é ligar o conversor ou conversores nos fios dos falantes originais que já tem la, assim não precisaria desmontar o som do carro (que por sinal é um saco tirar o som original da Volks, e o ultimo que tentou zuou meu painel), ligar o conversor la na frente e trazer os cabos RCA de XX metros até la atrás.

 

Sobre a alimentação elétrica que fizeram no seu carro, deu sorte que o seu carro não pegou fogo! O certo é um puxar um cabo de alimentação positivo com porta-fusível diretamente da bateria e ligar no amplificador. O cabo de aterramento do amplificador você pode ligar ele em qualquer ponto no porta-malas mesmo ou aparafusado junto com a porca que prende o sinto de segurança do banco traseiro, lixando o local de fixação para o cabo ter contato e assim passar a corrente de energia nesse ponto.

 

Tranquilo, a ideia é essa mesmo. Se for usar fusível ou disjuntor, indicaria de quantos amperes para esse caso ?

E essa minha bateria de 60A da conta de alimentar o módulo ?

 

Sobre o capacitor laranjado, esse é bem comum e são utilizados em super-tweeters por muitos "estaladores" e instaladores de som. O valor desse capacitor laranjado é de 2,2uF x 250v. Para o driver D250X utilize um capacitor de 47uF x 100V. E o subwoofer pode fazer o corte LPF dele pelo amplificador mesmo.

 

Beleza, vou procurar o esquema de ligação na Net e fazer como sugeriu.

 

 

Eu não curto essas caixas trio com subwoofer + corneta + ST. Tocar, toca, mas pra mim não fica legal. Fica faltando médio-graves nesse meio porque o subwoofer não vai subir até onde a corneta começa a responder, que geralmente, uma corneta utilizando esse capacitor de 47uF que eu citei, tá fazendo o corte ali entre 800Hz e 1000Hz a 6dB/8ª.

 

Não ficaria mais interessante utilizar outros tipos de equipamentos?

 

Tipo, um subwoofer com uma caixa na mala, um par de 6x9" no tampão e um par de triaxiais nas portas dianteiras, já ia dar um sonzinho legal e bem melhor do que utilizando corneta e super-tweeter. Mas como você já tem a caixa trio né? O jeito é aproveitar o que já tem.

 

 

Na verdade o objetivo era só dar uma "incrementada" no som de fábrica do carro (até que fala bem, dentro das limitações que tem), que vem com 2 falantes nas portas dianteiras, e 2 falantes na mala, todos de 6", originais da Volks (acho que potencia de 50W, não tenho certeza). Só pra tocar um pouquinho mais alto quando for pra um sitio e tal e precisar ligar o som, nada de muito estrondoso não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...