Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
geovanesantos33

HU Original com ou sem upgrade kit 2 vias.

Recommended Posts

Fala pessoal, blz?

 

Venho acompanhando o fórum a algum tempo, lendo bastante, tentando aprender o máximo. Pois bem, tenho um Focus TI 2015 sedan com HU original sony, eu nunca escutei um kit 2 vias melhor como a maioria indica para um upgrade. Meu gosto musical vai do rock tipo Pink Floyd, Roger, Queen, Metálica ao Blues, musica classica, piano. Eu adoro ouvir musica, tenho um bom headset, me baseio por ele para efeito de comparação.  

 

Então vamos aos pontos. 

HU original não quero tirar, até tenho um 80prs aqui parado, porém imagina a discrepância no painel, fora que perde ajuste de volante, gps, controle do ar, etc... 

Então a minha dúvida, se eu colocar um kit duas vias novo, NAR, Audiophonic, morel maximo, hertz Dsk, etc,  amplificado com um Banda voxer 2.4 AB por ex., pegando sinal de um conversor Rca Eatech (foi o que eu encontrei melhores referencias), o som vai ficar igual ou pior que o original enviado pela HU direto pros falantes originais ou eu terei algum ganho que valha o investimento?

Não estou falando apenas de volume ou potencia, até porque não escuto nada alto demais. Mas detalhamento nas musicas, resposta nas frequências, ruido... porque já vi que os relatos sobre o uso do conversor aliado a HU original não favoráveis.

Mas também não encontrei nada relativo ao kit 2 vias originais ou essa HU sony. 

De qualquer forma eu vou colocar um Sub, isso já esta certo. Preciso de dicas para escolher o sub ideal. 

 

Não tenho referencia de ouvido para estes produtos, tem alguma loja em BH que tenha algo montado pra avaliar isso?

 

Valeu pessoal.. 

Editado por geovanesantos33

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O som original do focus não deve ser ruim

Então trocar por um kit de entrada, corre o risco até de piorar o som

No seu caso eu trocaria o tw apenas, pois os originais as vezes são mais fracos (tenta testar algum outro, pode ser que original também seja bom, não conheço o som do focus)

E já daria um ganho no som

 

E depois adicionaria o sub com conversor e amp

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os seus falantes foram iguais a esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-858694409-auto-falante-porta-traseira-esquerda-focus-titanium-2015-_JM

 

Não troque por kit de entrada, pois vai ser tiro no pé. Parece um baita falante, conjunto magnético é maior que os mids de Kit que diz ter 80w...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor partir pra um processador de audio, em vez de conversor.

Normalmente esses players (não conheço o do Focus) tem poucos recursos de audio... Limita mto a qualidade.

Agora, se for trocar 6 por meia duzia... Colocsr conversor, utilizar kit inferior ao q vem no carro (hj mts carros não populares vem com bons kits 2 vias), mantenha o original.

 

Ou tenta primeiro, se trocar o.kit, buscar um amp com entrada de alta... Só q ainda assim continuará limitado em recursos de audio, em virtude da fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal . Primeiro pensei mesmo em manter o kit e colocar o sub, mas percebo mesmo a falta de agudos melhorados e um pouco mais de potencia no kit. Apesar do som ser bastante agradavel, talvez um tratamento nas portas já me de uma boa resposta.

 

Juliano, são esses mesmo. Inclusive tem um falante pequeno bem no meio do painel, já botei o ouvido ali e não ouço nada, nem sei pra que serve. 

 

Pensei mesmo no processador Jlm, a HU original só regulagem de Agudo, médio e grave, e uma "TA" básica onde escolho posição "Motorista" e "todos" ocupantes. 

 

Comprei um kit focal Acess do Pedro aqui do forum junto com um Bomber upgrade 10" pra começar a brincadeira e vou começar a fazer os testes.  Vai dar uma canseira, mas vou fazer com paciência pra não atropelar nada. A meta é a seguinte. 

 

1. Primeiro fazer o tratamento das portas, piso, teto, o que der pra fazer eu vou fazer e avaliar o resultado com os falantes originais.

2. Passar a fiação correta e ligar o bomber de 10" em uma caixa selada conforme manual, devo pegar uma SD1200.1 1ohm. O bomber é 4ohms, Vai ficar legal e o SD fica pra um futuro upgrade no sub se fizer necessário. A Princípio vou ligar um conversor mesmo pro sub, ele é barato e vamos testando dessa forma.

3. Montar o kit focal com os crossovers do kit sem amplificação e avaliar.

4. Tenho um Banda voxer 2.4 AB 360w. Vou ligar ele no conversor e ver o que acontece com o kit e avaliar. 

 

Depois dos resultados que eu tiver, eu posso decidir se coloco um processador. Tudo vai depender do desempenho do sistema.... Mas acho importante testar o kit focal sem amplificação, porque vou ter parametros com o kit original e com e sem o conversor. Se eu perceber que o conversor matou o sistema, posso investir num processador. 

 

Meu pensamento está correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara está e não está kkkk

Eu ja usei hu e conversor, o som oem do linea não é de todo ruim, quando mudei pro 2 vias que uso ficou muito melhor, um bravox cs60k com tw de seda na epoca, depois manta, melhorou ainda mais, depois amplifiquei com conversor ficou ainda melhor, e por ultimo troquei a hu, ahhh a hu kkkk, parecia que tinha trocado tudo, muito mais qualidade, ouvi coisas em uma mesma musica que não ouvia e o melhor muito mais naturais...

A parte que digo que não esta correto, é que no caso de um processador ele apenas vai processar um sinal ruim... E pelo valor que se paga em um processador vc pode pegar um bom player e ligar em paralelo com o radio original...

 

Não estou dizendo que o conversor de começo ficará de todo ruim, longe disso fica bem honesto diga-se de passagem, no meu consegui até dar uma centralizada no palco, mas era baixo e estreito...

Avalie bem o que vai fazer talvez até um amp com entrada alta de começo seria uma opção... E se for usar o conversor rca prefira os eatech com 4 canais... Vai facilitar sua vida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Bolonha, 

 

Até já esta chegando o conversor da Eatech. Eu trocaria fácil a HU, eu tenho um 80prs novo aqui parado que eu comprei pro outro carro, porém acabei não usando. O painel do Focus não dá pra colocar o rádio 1 din. Pelo menos não achei ainda uma moldura, ou aquela frente ali que deixe aceitável o rádio... Não me importo de perder o controle de volante e nem a camera de ré, GPS, comando de voz, controle do ar.. etc.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Bolonha,

 

Até já esta chegando o conversor da Eatech. Eu trocaria fácil a HU, eu tenho um 80prs novo aqui parado que eu comprei pro outro carro, porém acabei não usando. O painel do Focus não dá pra colocar o rádio 1 din. Pelo menos não achei ainda uma moldura, ou aquela frente ali que deixe aceitável o rádio... Não me importo de perder o controle de volante e nem a camera de ré, GPS, comando de voz, controle do ar.. etc..

Mas não prexisa perder tudo... Já pensou em um 2 din, tem um 2880 vendendo aqui cairia como uma luva, manda seu 80prs e pega uma volta se possivel... Uma interface da eatech resolve metade das perdas kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não prexisa perder tudo... Já pensou em um 2 din, tem um 2880 vendendo aqui cairia como uma luva, manda seu 80prs e pega uma volta se possivel... Uma interface da eatech resolve metade das perdas kkkkk

A Hu do focus ocupa mais do que 2 din, tem a tela, e a parte de baixo tem o controle de volume e a entrada do cd, por isso que to falando que não daria.. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Hu do focus ocupa mais do que 2 din, tem a tela, e a parte de baixo tem o controle de volume e a entrada do cd, por isso que to falando que não daria.. hehehe

Hum entendi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o teste com o kit sem e com amplificar

Pode ser que já te agrade

Antes de tratar, o tratamento no início acho que vai fazer pouca diferença

 

O alto falante menor que vc falou, pode ser apenas para avisos e sinais sonoros

 

O player se for manter o original o processador ajuda

Se puder trocar o hu melhor ainda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum entendi...

Mas ae era só ligar o botão do f.... deixar aquele volume e entrada de cd pra bonito ali e botar o dvd ou ate o 80 prs.. e boa, era so questao de estetica. Com absoluta certeza a qualidade do som iria ser outra coisa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou em usar o 80prs como processador? Deixa ele dentro do porta luvas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinal ruim não melhora e um processador seria apenas um gasto altíssimo pra manter esse sinal. Bota um conversor EATECH e com a economia q fará dará pra comprar equipamentos bem melhores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas e se por exemplo utilizasse o 80prs como "processador ", utilizando a entrada auxiliar (se não me falha memória, por rca), esse sinal ruim, neste caso, não seria convertido pelo pioneer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação a suas demandas:

 

O upgrade real, dentro da suas condições é possível. Dificilmente alguém segue ou faz, não é prático, mas o caminho é esse:

 

Não use conversor rca na via do tw, não existirá vantagem em baixar o nivel do sinal e aumentar.

 

Ou seja, vai usar em bi-amp, tweeter pelo hu, módulo sim pra sub e midbass.

 

O upgrade real vai pedir um tweeter que revele sutilezas, nuances.

 

O mais próximo disto, que acha fácil é o gzut 25sqx. Mas existem outros, com maior investimento e entrega.

 

E um crossover acima desses dos kits automotivos.

Se puder investir mais ou menos o que gastar no tweeter, importando bons capacitores e ajustando o kit acusticamente, esse é o caminho.

 

No mais, existem upgrades horizontais trocando kits de entrada.

 

Sou hobbista. Aprendi o que eu sei buscando, testando, ouvindo carros de amigos, que da mesma forma, gostam dessa cachaça e se permitem investir em customizações caríssimas.

 

E realmente impressionam.

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado.

 

Então ele está na casa dos 600 reais. O investimento é tranquilo de fazer, mas o restante do kit deveria acompanhar esse investimento, ou não?. Os mids e sub, os módulos... Os mids focal acess acompanham bem esses tweeters?. Vi em outro post falando muito bem dos tw do kit Morel tempo.

Estou pesquisando sobre os amps, mas não estou conseguindo chegar em uma boa conclusão sobre o que vai casar melhor. Não tenho medo de montar um kit Frank, aliás até acho muito interessante.

Estou encontrando alguns amps com entrada alta. Tipo hertz, dls. Não valeria a pena usar um amp desse e descartar o conversor?. Não sei da qualidade de conversão dos amps.

Não quero ir pelo mais fácil e barato. Quero aprender, sei que isso demanda muito tempo. E não quero deixar o carro na loja pra alguém fazer. Também sou hobbista, eu que mexo nos carros aqui, mas no som estou engatinhando. Mas vamos lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre midbass: achei que ias aproveitar o mid original...

 

A recomendação, de maneira genérica é algo de boa qualidade. Os mids que vc sugere são adequados.

 

Sobre a entrada alta do módulo: é apenas um conversor, dentro do módulo.

 

A melhor opção, se quer usar o hu original, é a saída deste, direta pro tweeter.

 

Em áudio, menos é mais. Vou tentar ser didático:

Uma vez estando em tensão para excitar um driver - com risco das limitações de uma saída amplificada, mas isto é risco assumido - não tem sentido vc levá-lo novamente pra sinal de linha e amplificar de novo.

 

Pq? Porque, na melhor das hipóteses, se isso for ultra mega blaster bem feito, a integridade vai estar igual ao que entrou, e a maior probabilidade é de coloração, perda de linearidade.

 

Enfim, não tenho pretensão de ser o senhor da verdade, mas eu faria, no tw, como comentei.

 

Abrindo um parênteses: a exigência sobre o tweeter não é só mais crítica. Ele tem um peso forte no todo. E o crossover influencia muito, no sentido que capacitores pouco qualificados ferram tanto quanto cabos rca ruins.

 

Tenho uma instalação de upgrade em andamento (lento).

Não tenho atualizado muito, mas por fora tenho evoluído.

 

O problema é que do jeito que a coisa tá, com correios, recebi nesta ultima quinta-feira uns tws que comprei no ML com exatos 30 dias depois de postado...

Se não viste, dá uma olhada, pode ajudar, pois a filosofia é afim com sua proposta.

 

https://autoforum.com.br/topic/230044-montando-kit-2-vias-customizado-melhorando-som-original-no-hb20/?do=findComment&comment=3816781

 

Vamos conversando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto seu tópico. Li denovo, bastante informação. Entendi bem os gráficos e a sua disposição em mostrar o que de ouvido não estava certo.Foi perfeito vendo no gráfico como o Full range não supria os extremos como deveria. Como eu não tenho o recurso que você tem, vou precisar fazer de ouvido. Não tenho um ouvido treinado, mas consigo identificar quando não está flat, quando falta os extremos.. Por isso vou testar um set de cada vez, começando pelos originais.

 

A instalação dos mids novos só será confirmada se o som agradar mais que os originais...

 

Como você disse, preso pela qualidade. Vou testar os tw do kit com os falantes originais também.

 

Agora, a sua sugestão no tw e boa, me corrija se estiver errado. Porque apesar de dar um tapa no ganho dos agudos na Hu sinto os tw sem peso, sem vida..E não vai ser amplificando que isso possa mudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, da uma olhada ai, mas pelo porte desses mid originais do Focus, é possível que já tenha um amplificador escondido pelo carro.

Ae nesse caso pra tirar o sinal, pra entrar no conversor, tem que pegar na saida do amplificador e não da Hu.

Ele tem Sub original? O Fusion sei que tem amplificador.

 

Uma boa opção também, é tirar o sinal "rca" de dentro da Hu ou amplificador, mas vc tem que achar um cara bom em eletrônica pra fazer, e não estragar nada. Nesse caso eliminaria o conversor, além de ficar com uma qualidade muito melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Juliano. Pelas minhas pesquisas o fusion tem , mas o Focus não, ele não tem sub, mas vou procurar por via das dúvidas. Eu cheguei a ler sobre isso mesmo, mas corro o risco da tensão de saída ficar baixa demais, depende do mp da Hu. Não acho que seja difícil fazer isso, mas preciso verificar essa possibilidade.

Editado por geovanesantos33

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Juliano. Pelas minhas pesquisas o fusion tem , mas o Focus não, ele não tem sub, mas vou procurar por via das dúvidas. Eu cheguei a ler sobre isso mesmo, mas corro o risco da tensão de saída ficar baixa demais, depende do mp da Hu. Não acho que seja difícil fazer isso, mas preciso verificar essa possibilidade.

Nesse caso da saída ficar baixa, valeria colocar o processador, pelo menos o áudio que vai entrar no processador, terá uma qualidade bem melhor, do que usando as saídas altas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Comecei hoje os trabalhos. 

 

A minha intenção não é só o upgrade de som e sim, tentar fazer o máximo de isolamento acústico do carro inteiro. Então tirei os bancos e percebi que o forro de baixo tem uma boa isolação acustica, mas não tem a manta asfaltica. Desmontei também a porta do motorista, muito bem construída por sinal e o midbass é muito bonito, bem construído montado em um baffle de plastico. Percebi ao retira-lo que ele tem um capacitor e uma bobina fazendo papel de cross nele. 

Bom, pra montar o Focal, percebi que vou precisar fazer o baffle de madeira, como não estava com muito tempo, fiz apenas o tratamento da porta com manta por dentro, umas 3 camadas de manta comum de 2mm, e umas 4 camadas atras do falante. Fiz o tratamento na frente, e voltei com aquele forro original (é tipo um eva bastante bom).

Hoje só deu tempo de fazer isso, montei os bancos da frente e durante a semana eu continuo. Vou providenciar os baffle´s pros falantes e já percebi que vou conseguir dar um "cala a boca" descente no carro todo, porque a porta ficou muito boa mesmo com o tratamento.

Comprei eva e feltro betumado, vou tentar aplicar no carro todo pra melhorar a acústica. Vale muito a pena.

Quando retomar o trabalho, vou bater fotos pro pessoal acompanhar o processo. 

 

Como vou usar o conversor, posso colocar ele bem próximo dos amplificadores, senso assim um cabo RCA de 10cm já será o suficiente. Estou pensando em comprar os terminais e eu mesmo fazer o cabo RCA. Fica bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...