Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Roy Júnior

Duvida bateria

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma duvida na qual

Não achei resposta no fórum.

 

Vou colocar 12 Fb 2+2 850 em duas sd8000 2 ohm

 

O resultado final vai ser 1,33ohm. Nesse caso os Módulos vão perder 33% da potência cada correto ?

 

Se sim, a duvida é a seguinte. Tenho que calcular a quantidade de baterias em cima de 8000 ou em cima de 8000 -33% ?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou colocar 12 Fb 2+2 850 em duas sd8000 2 ohm

 

Pelo que entendi você quer colocar 12 subwoofers em CADA amplificador.

 

Vou desenvolver meu raciocínio levando em conta essa premissa, as respostas estão abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O resultado final vai ser 1,33ohm. Nesse caso os Módulos vão perder 33% da potência cada correto ?

 

O seu cálculo está correto, mais a frente falarei sobre a sequencia de ligação correta pois existe um pequeno detalhe. Vamos por partes.

 

Não!!!

 

Dessa forma cada amplificador FORNECERIA (em um raciocínio simplificado) 67 % a mais de potência. Digo FORNECERIA pois o amplificador não pode trabalhar em uma impedância menor que a especificada, se a fonte de entrada não queimasse logo de uma vez o sistema de proteção seria ativado e o amplificador deixaria de funcionar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quis dizer que o amp é de 1 ohm

 

Se for 2 ohms mesmo, não pode fazer essa ligação

 

E mesmo se for a de 1 ohm o raciocínio não está certo, a 1,33 ohms vc estaria bem próximo do valor máximo com uma redução

de uns 16%, isso se pudesse considerar essa curva de potência em função da impedância como uma grandeza linear e simples assim

 

Mas considera o amp a plena potência a favor da segurança, quem está ligando esse som?
Como chegou nessa impedância? Tem algo estranho ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O resultado final vai ser 1,33ohm. Nesse caso os Módulos vão perder 33% da potência cada correto ?

 

Dizem que a melhor forma de aprender é explicar algo a alguém. Isso é verdade pois quebrei um pouquinho a cabeça, obrigado pela pergunta!

 

Levando em conta a premissa de 12 sub´s para cada amplificador você pode fazer a ligação de outra modo. No exemplo abaixo cada amplificador poderá trabalhar tranquilamente em 3 ohms sem no entanto dissipar toda potência como você exemplifica no final.

 

Faça o seguinte:

 

1 unidade de 2+2; ligue cada bobina em paralelo e terá:

 

1 unidade de 1 ohm; ligue 6 unidades em série e terá:

 

1 sexteto de 6 ohm; ligue 2 sextetos em paralelo e terá:

 

1 duzia trabalhando em 3 ohm.

 

Levando em conta que o amplificador do exemplo fornece 4.400 W em 4 ohm e 8.000 W em 2 ohm, fazendo um cálculo grosseiro o mesmo estaria fornecendo uns 6.200 W.

 

Para ter uma margem de segurança utilize o valor de 6.500 W.

 

Agora o mais importante, como você está pensando em FAZER O CÁLCULO DAS BATERIAS?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quis dizer que o amp é de 1 ohm

 

Não, ele informou que o amplificador é da versão estável em 2 ohms. Acho mais provável que sejam 6 subs em cada amplificador.

 

E mesmo se for a de 1 ohm o raciocínio não está certo, a 1,33 ohms vc estaria bem próximo do valor máximo com uma redução

de uns 16%, isso se pudesse considerar essa curva de potência em função da impedância como uma grandeza linear e simples assim

 

Raciocínio corretíssimo. Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Considerando 6 sub´s para cada amplificador faça o seguinte: 

 

1 unidade de 2+2; ligue cada bobina em SÉRIE e terá:

 

1 unidade de 4 ohm; ligue 2 unidades em SÉRIE e terá:

 

1 par de 8 ohm; ligue 3 pares em paralelo e terá:

 

1 sexteto trabalhando em 2,67 ohm.

 

Nesse outro exemplo cada amplificador ficará trabalhando em 2,67 ohms sem também dissipar toda a potência útil.

 

Fazendo uma simples interpolação (pois a curva de potência vs. impedância não é linear como bem descreveu o fst-lobo) o mesmo estaria fornecendo uns 6.800 W.

 

Acredito que seja isto que você esteja querendo, dessa forma cada um dos 6 subs estaria recebendo aproximadamente uns 1.130 W, ou seja um headroom de 33,3 %.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O seu cálculo está correto, mais a frente falarei sobre a sequencia de ligação correta pois existe um pequeno detalhe. Vamos por partes.

 

Segundo o meu raciocínio e NMHO, existe uma boa prática para a ligação para um conjunto de alto-falantes.

 

Caso exista a facilidade de múltiplas versões para o amplificador em questão, defina seu projeto para ter o par de bobinas de um mesmo alto-falante trabalhando em paralelo. Dessa forma ambas as bobinas receberão em simultâneo e exatamente o mesmo sinal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não entenderam, e assim. Eu comprei 12 sub fb 850wrms 2+2 .

 

E estou com a intenção de comprar duas SD8000 pra tocar os 12 sub, ou seja, 6 sub em cada SD .

 

Me falaram que eu tenho a utilizar a versão de 2ohm, mas acho que está errado, não ?

 

As baterias vou fazer como todos fazem

 

A soma de todos os wrms divido por 20,

É o correto certo ? Não é som pra raxa nem competição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês não entenderam, e assim. Eu comprei 12 sub fb 850wrms 2+2 .

 

E estou com a intenção de comprar duas SD8000 pra tocar os 12 sub, ou seja, 6 sub em cada SD .

 

 

 

Considerando 6 sub´s para cada amplificador faça o seguinte: 

 

1 unidade de 2+2; ligue cada bobina em SÉRIE e terá:

 

1 unidade de 4 ohm; ligue 2 unidades em SÉRIE e terá:

 

1 par de 8 ohm; ligue 3 pares em paralelo e terá:

 

1 sexteto trabalhando em 2,67 ohm.

 

Nesse outro exemplo cada amplificador ficará trabalhando em 2,67 ohms sem também dissipar toda a potência útil.

 

Fazendo uma simples interpolação (pois a curva de potência vs. impedância não é linear como bem descreveu o fst-lobo) o mesmo estaria fornecendo uns 6.800 W.

 

Acredito que seja isto que você esteja querendo, dessa forma cada um dos 6 subs estaria recebendo aproximadamente uns 1.130 W, ou seja um headroom de 33,3 %.

 

 

Eu entendi sim. E até adivinhei o que você não conseguiu explicar no primeiro tópico

 

Você também forneceu um valor errado para a impedância resultante e não se deu o trabalho de ler minha explicação com atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me falaram que eu tenho a utilizar a versão de 2ohm, mas acho que está errado, não ?

 

Não está errado, é isso mesmo. Você vai utilizar a versão de 2 ohm e o mesmo trabalhará em 2,67 ohm, portanto com uma certa folga.

 

 

As baterias vou fazer como todos fazem

 

A soma de todos os wrms divido por 20,

É o correto certo ? Não é som pra raxa nem competição

 

Não domino esse assunto mas até aonde sei é isso mesmo.

 

2 x 6.800 = 13.600;        13.600 / 20 = 680 Ah

 

Você vai utilizar somente as baterias? Não vai utilizar fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li sua explicação, inclusive reli varias vezes meu amigo.

 

Ela ficou um pouco confusa pra mim, você disse que fazendo a ligação de 6 o resultado final seria 2,67 correto ?

 

0,67 a mais do que o módulo manda. Essa perca seria mais do que se eu usasse por exemplo falantes de 4+4 num módulo de 1ohm ? O resultante final ia dar 1,33 se usasse 4+4 correto ?

 

 

Na vdd amigo o set completo é

 

2 sd8000 pros sub

1 sd8000 pros médios

1 sd2000 pros Tweeter

 

3 fontes de 150ah Da SD

 

E a princípio seriam 1200ah de baterias. Mas estou com problemas de espaço, por isso a duvida se tenho que usar as baterias pra potência de 8000wrms (sd pros graves) ou se tenho q usar baterias pra verdadeira potência que elas vão aplicar nos falantes 6800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela ficou um pouco confusa pra mim, você disse que fazendo a ligação de 6 o resultado final seria 2,67 correto ?

 

Sim. Isso mesmo!

 

 

0,67 a mais do que o módulo manda. Essa perca seria mais do que se eu usasse por exemplo falantes de 4+4 num módulo de 1ohm ? O resultante final ia dar 1,33 se usasse 4+4 correto ?

 

Dá no mesmo....se você fizer uma proporção vai encontrar o mesmo resultado.

 

2,67 / 2 = 1,33 / 1

 

Sim, 1,33 ohm para subs 4+4.

Editado por emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na vdd amigo o set completo é

 

2 sd8000 pros sub

1 sd8000 pros médios

1 sd2000 pros Tweeter

 

3 fontes de 150ah Da SD

 

E a princípio seriam 1200ah de baterias. Mas estou com problemas de espaço, por isso a duvida se tenho que usar as baterias pra potência de 8000wrms (sd pros graves) ou se tenho q usar baterias pra verdadeira potência que elas vão aplicar nos falantes 6800

 

Vamos lá!

 

2 x 6.800 + 8.000 + 2.000 = 23.600;     23.600 / 20 = 1.180 Ah, arredondando resulta em 1.200 Ah de baterias.

 

1.180 x 0,3 = 354 A, arredondando resulta em 360 A, portanto as três fontes que juntas somam 450 A são suficientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não deve ser vc que vai fazer a ligação

 

Recomendo procurar alguém que tenha experiência, vc pode até saber como ligar e explicarmos para vc

 

Mas maioria dos instaladores de goiânia, vão ligar do jeito deles e pronto, falando por experiência que mesmo em algumas lojas grandes já vê muita

som ligado tudo errado

 

Com a bateria a mesma coisa, converse com quem irá montar seu projeto e até para definir como vai tocar seu som

Se vai usar ele em plena potência sem ligar na fonte vai precisar de muita bateria e de adicionar alternador no carro

Se for usar com fonte já poderia usar menos bateria, além de que depende das baterias que vão ser utilizadas também

 

Outra coisa, sd2000 para tw?! Que tanto de tw é esse?

E sd8000 para a voz? som vai ser totalmente mono?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

 

2 x 6.800 + 8.000 + 2.000 = 23.600;     23.600 / 20 = 1.180 Ah, arredondando resulta em 1.200 Ah de baterias.

 

1.180 x 0,3 = 354 A, arredondando resulta em 360 A, portanto as três fontes que juntas somam 450 A são suficientes.

 

Sei que usou a ideia que ele tinha falado inicial de dividir por "20", mas não acho que seja suficiente

Por exemplo 450a x 14v = 6300 w (imaginando consumo musical e eficiência 100% em todos amp) daria um som de até 12600w

Como o som dele aparentemente tem o dobro de potência e dependendo como for usar pode ser pouco

 

Cavalo que anda e cavalo que come, não vai adiantar ter sub e amp com muita potência se não tiver como alimentar eles

Por isso o projeto precisa de auxilio de quem está desenvolvendo, se não depois vai tocar menos que se fosse com os pioneer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela lógica talvez você possa utilizar um meio termo entre fontes e baterias.

 

O raciocínio é o seguinte:

 

Fontes em 100 %   >>>   Fonte:   1.180 A         Baterias em     0 %   >>>   Bateria:          0 Ah

 

Fontes em   30 %   >>>   Fonte:      354 A         Baterias em 100 %   >>>   Bateria:   1.180 Ah,    fazendo uma média:

 

Fontes em   65 %   >>>   Fonte:      767 A         Baterias em   50 %   >>>   Bateria:      590 Ah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por exemplo 450a x 14v = 6300 w (imaginando consumo musical e eficiência 100% em todos amp) daria um som de até 12600w

 

Mas nesse caso não se está propondo utilizar somente as fontes e sim baterias mais fontes.

 

Eu também já havia lido esse roteiro que está abaixo:

 

http://blog.lojadosomautomotivo.com.br/como-escolher-uma-fonte-de-alimentacao-som-automotivo-4587

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso não se está propondo utilizar somente as fontes e sim baterias mais fontes.

 

Eu também já havia lido esse roteiro que está abaixo:

 

http://blog.lojadosomautomotivo.com.br/como-escolher-uma-fonte-de-alimentacao-som-automotivo-4587

Sim se for em conjunto atende

 

Por isso disse que depende e muito de como for usar

 

Povo do trio Goiânia não é muito de ficar ligando o carro na tomada e gostam de andar com som forte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim se for em conjunto atende

 

Por isso disse que depende e muito de como for usar

 

Povo do trio Goiânia não é muito de ficar ligando o carro na tomada e gostam de andar com som forte

 

Lobo, qual a tua opinião em relação ao raciocínio abaixo? Peço que seja sincero, estamos aqui para aprender!

 

 

 

Pela lógica talvez você possa utilizar um meio termo entre fontes e baterias.

 

O raciocínio é o seguinte:

 

Fontes em 100 %   >>>   Fonte:   1.180 A         Baterias em     0 %   >>>   Bateria:          0 Ah

 

Fontes em   30 %   >>>   Fonte:      354 A         Baterias em 100 %   >>>   Bateria:   1.180 Ah,    fazendo uma média:

 

Fontes em   65 %   >>>   Fonte:      767 A         Baterias em   50 %   >>>   Bateria:      590 Ah

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro sobre esse cálculo do site

 

Esse cálculo do site, não acho muito certo, pois considera um sistema "ideal"
O amp de 1000w pode ter consumo variado, dependendo da eficiência de cada amp, não é todos que vão precisa de 100ah e outros vão precisar demais

 

Outra coisa que bateria armazena carga, uma bateria com amperagem menor pode fazer o amp fornece toda potência sim, porém por um período de tempo menor

Mas outro ponto que eles misturam na conta é a corrente de pico, que baterias automotivas normalmente tem um corrente de pico alta, que pode ajudar a suprir os consumo do amp no picos, o problema é que as baterias são projetadas para partida do veículo que tem um tempo de resposta diferente do tempo de resposta dos picos do som

 

Outra coisa, que nossas baterias não são das melhores, então a bateria que vai usar faz diferença

 

Lobo, qual a tua opinião em relação ao raciocínio abaixo? Peço que seja sincero, estamos aqui para aprender!

 

o raciocínio desse ponto de vista é certo sim

 

Só que desse jeito, o problema que vejo, é que o som fica dependente da fonte

até por conta dos picos de consumo que dependendo a bateria não vai suprir e vai "clipar" mais cedo
Eu usaria fontes até menores apenas com objetivo de manter as baterias carregadas e não para suprir o som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, vou utilizar baterias e fontes. Tenho problema com espaço devido o volume que os graves necessitam. 50L livres por falante. No máximo que consigo colocar na carroceria, apertando de um lado e de outro são 8 baterias de 150ah de caminhão. Talvez ainda terei que colocar somente 6 na carroceria e 2 de traz dos bancos. Só que fica a questão de que as duas de dentro do carro iriam sofrer mais descarga que as demais.

 

Sim Lobo, o Som vai ser mono, motivo é que vão ser 24 médios de 8” ainda não defini marca mas vai ser de 225 a 220Wrms

 

Pessoal da SD me mandou um esquema de ligação dando 1.5ohm no final dos 25, ai usaria a sd8000 1ohm

 

E os Tweeter são 12 Jbl st400 150wrms que já até comprei

 

 

O motivo de colocar 3 fontes se da pelo fato de as vezes a rede de algum lugar ser fraca, aí posso ligar somente duas, ou 1 pelo menos. Sei que não vai segurar no máximo os graves, mas melhor 1 fonte ligada que nenhuma. Ao exemplo de colocar somente uma de 300 ou 400 ah

 

A princípio não vou colocar alternador, se eu ver que realmente vai ser necessário, eu coloco mais 1 de 150ah

 

A Montana tem ar condicionado, e pouquíssimo espaço no motor disponível pra adaptar.

 

Essa parte da bateria me preocupa pq como você disse, não adianta ter potência se não tem combustível pra movimentar essa potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então seria um total de 1200 ah de baterias mais 450ah de fontes, sem contar a do cofre de 90ah

 

Outra coisa que esqueci de falar é, comprei também dois mega capacitares da blitz que dizem dar 16Farad, não acredito que deem isso, mas pelo menos uns 8F deve dar, e esse dois capacitores comprei no intuito de ligar nas duas sd8000, um em cada pra suprir essa falta de corrente nos picos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só que fica a questão de que as duas de dentro do carro iriam sofrer mais descarga que as demais.

 

Por qual motivo?

 

 

O motivo de colocar 3 fontes se da pelo fato de as vezes a rede de algum lugar ser fraca, aí posso ligar somente duas, ou 1 pelo menos. Sei que não vai segurar no máximo os graves, mas melhor 1 fonte ligada que nenhuma. Ao exemplo de colocar somente uma de 300 ou 400 ah

 

Ideia muito criativa, parabéns!

 

Nesse caso a sugestão do meio termo entre baterias e fonte não atenderá sua necessidade. Utilize os 1.200 Ah mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...