Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
graeff.tomas

[Dúvida] Reproduzir som pela entrada Auxiliar ou Bluetooth

Recommended Posts

Pessoal bom dia,

 

Tenho uma dúvida(acredito de ser de outros também), recentemente comprei um Alpine CDA 9887 + acessório bluetooth original.

 

Minha pergunta é, qual método para reprodução de áudio é melhor, Auxiliar ou Bluetooth? Qual apresenta a melhor qualidade e com menos perda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, já tive alpine com a conexão auxliar (adaptador AiNet->RCA), a qualidade é muito boa por ser uma ligação física, direta... já via bluetooth, você tem uma conexão via rede BT (celular ou tablet->módulo bluetooth alpine) e daí a transformação em sinal analógico para o player. Eu apostaria bem mais, falando em qualidade E usando uma fonte de qualidade (celular ou tablet com áudio bom), na conexão auxiliar... como vamos saber a qualidade dos circuitos que fazem a transformação D/A, circuitos de amplificação, etc... do módulo BT? No auxiliar é direto, fonte boa -> resultado bom.

 

abs,

  Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, já tive alpine com a conexão auxliar (adaptador AiNet->RCA), a qualidade é muito boa por ser uma ligação física, direta... já via bluetooth, você tem uma conexão via rede BT (celular ou tablet->módulo bluetooth alpine) e daí a transformação em sinal analógico para o player. Eu apostaria bem mais, falando em qualidade E usando uma fonte de qualidade (celular ou tablet com áudio bom), na conexão auxiliar... como vamos saber a qualidade dos circuitos que fazem a transformação D/A, circuitos de amplificação, etc... do módulo BT? No auxiliar é direto, fonte boa -> resultado bom.

 

abs,

  Ricardo.

 

Ricardo, muitíssimo obrigado pela excelente explicação.

 

Saberia me dizer qual o modelo/ nome do cabo, para garimpar na internet?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ricardo, muitíssimo obrigado pela excelente explicação.

 

Saberia me dizer qual o modelo/ nome do cabo, para garimpar na internet?

 

Não é um simples p2/p2 ?

 

O auxiliar terá menos perda de qualidade

 

O via BT o sinal transmitido perde um pouco em qualidade, até em fones via bt que tem opção de usar via cabo

da para perceber uma diferença no som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomas, O que eu usei com o cda-7892 (ai-net também) foi o KCA-121B, mas creio que o meu era xing-ling, cópia do original Alpine que vendiam no ML há uns anos atrás... o original é este aqui:

 

https://www.crutchfield.com/S-ZHiuCrsxgGW/p_500KCA121B/Alpine-KCA-121B-Auxiliary-Input-Adapter.html

 

Não tem muito segredo, que eu me lembre é só habilitar a auxiliar no setup do player (tenho um 9887 aqui também, mas tá desligado  fora do carro, senão conferia os menus pra tí). Outro dia quase comprei um cabinho destes de novo, pra ter uma segunda opção de fontes para ele (hj uso com iPod), se achar a preço bom me avisa.... :)

 

Lobo, é bem isso, só muda que o conector do player é um AiNet (entrada para disqueteira e outros periféricos da Alpine) numa ponta e dois RCAs do outro. Eu usava com um cabo RCA-P2 pra ligar no celular, no mp3 player (meu alpine não tinha mp3), etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é um simples p2/p2 ?

 

O auxiliar terá menos perda de qualidade

 

O via BT o sinal transmitido perde um pouco em qualidade, até em fones via bt que tem opção de usar via cabo

da para perceber uma diferença no som

 

NMHO, creio que a perda em p2/p2 seja maior, pois apesar de mínima estará havendo alguma amplificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, já tive alpine com a conexão auxliar (adaptador AiNet->RCA), a qualidade é muito boa por ser uma ligação física, direta... já via bluetooth, você tem uma conexão via rede BT (celular ou tablet->módulo bluetooth alpine) e daí a transformação em sinal analógico para o player. Eu apostaria bem mais, falando em qualidade E usando uma fonte de qualidade (celular ou tablet com áudio bom), na conexão auxiliar... como vamos saber a qualidade dos circuitos que fazem a transformação D/A, circuitos de amplificação, etc... do módulo BT? No auxiliar é direto, fonte boa -> resultado bom.

 

abs,

  Ricardo.

 

Você deve levar em conta que dá forma como utilizou também acontecia uma conversão D/A, mas a mesma ocorria dentro do próprio celular ou tablet.

 

Até aonde sei a melhor forma de transmitir áudio "digital" para os players 9884 e 9887 é utilizando um iPod conectado com cabo KCE-422, esse acessório até acompanhava os mesmos. Digo "digital" pois segundo relatos esse players não fazem bypass do iPod, portanto acontece uma conversão D/A no iPod e uma A/D no player. Apesar disso dizem que não existe absolutamente nenhuma diferença perceptível, isso talvez se deva ao fato desses players já terem sido projetados para a conexão específica com o iPod.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha pergunta é, qual método para reprodução de áudio é melhor, Auxiliar ou Bluetooth? Qual apresenta a melhor qualidade e com menos perda?

 

Considere a possibilidade de adicionar um iPod Classic ao combo, creio que possa compensar tendo em vista que alguns têm entre 80 e 160 GB e custam na faixa de 300,00. Dei uma olhada (pois também pretendo comprar um 9887) e os módulos Bluetooth, tanto o 300bt com o 350bt, possuem uma taxa de transmissão até razoável de 723 kbps, levando em conta que o melhor MP3 possui 320 kbps creio que não será uma perda muito perceptível.

Editado por emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tomas, O que eu usei com o cda-7892 (ai-net também) foi o KCA-121B, mas creio que o meu era xing-ling, cópia do original Alpine que vendiam no ML há uns anos atrás... o original é este aqui:

 

https://www.crutchfield.com/S-ZHiuCrsxgGW/p_500KCA121B/Alpine-KCA-121B-Auxiliary-Input-Adapter.html

 

Não tem muito segredo, que eu me lembre é só habilitar a auxiliar no setup do player (tenho um 9887 aqui também, mas tá desligado  fora do carro, senão conferia os menus pra tí). Outro dia quase comprei um cabinho destes de novo, pra ter uma segunda opção de fontes para ele (hj uso com iPod), se achar a preço bom me avisa.... :)

 

Lobo, é bem isso, só muda que o conector do player é um AiNet (entrada para disqueteira e outros periféricos da Alpine) numa ponta e dois RCAs do outro. Eu usava com um cabo RCA-P2 pra ligar no celular, no mp3 player (meu alpine não tinha mp3), etc...

 

Obrigado pelas informações.

 

Você deve levar em conta que dá forma como utilizou também acontecia uma conversão D/A, mas a mesma ocorria dentro do próprio celular ou tablet.

 

Até aonde sei a melhor forma de transmitir áudio "digital" para os players 9884 e 9887 é utilizando um iPod conectado com cabo KCE-422, esse acessório até acompanhava os mesmos. Digo "digital" pois segundo relatos esse players não fazem bypass do iPod, portanto acontece uma conversão D/A no iPod e uma A/D no player. Apesar disso dizem que não existe absolutamente nenhuma diferença perceptível, isso talvez se deva ao fato desses players já terem sido projetados para a conexão específica com o iPod.

 

Emanuel, muito obrigado pela bela explicação. Consegui entender o funcionamento e as diferenças de um para o outro.

 

Considere a possibilidade de adicionar um iPod Classic ao combo, creio que possa compensar tendo em vista que alguns têm entre 80 e 160 GB e custam na faixa de 300,00. Dei uma olhada (pois também pretendo comprar um 9887) e os módulos Bluetooth, tanto o 300bt com o 350bt, possuem uma taxa de transmissão até razoável de 723 kbps, levando em conta que o melhor MP3 possui 320 kbps creio que não será uma perda muito perceptível.

 

Vou garimpar por ai, para ver se encontro os dois em bom estado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você deve levar em conta que dá forma como utilizou também acontecia uma conversão D/A, mas a mesma ocorria dentro do próprio celular ou tablet.

 

Até aonde sei a melhor forma de transmitir áudio "digital" para os players 9884 e 9887 é utilizando um iPod conectado com cabo KCE-422, esse acessório até acompanhava os mesmos. Digo "digital" pois segundo relatos esse players não fazem bypass do iPod, portanto acontece uma conversão D/A no iPod e uma A/D no player. Apesar disso dizem que não existe absolutamente nenhuma diferença perceptível, isso talvez se deva ao fato desses players já terem sido projetados para a conexão específica com o iPod.

 

Beleza Emanuel! No caso do cabo iPod usado nos 9887/9884 (o tal Full Speed), ainda tínhamos conexão de áudio analógica, apenas o controle era digital (ou seja, você selecionava as músicas pelo player e não pelo iPod). O adaptador bluetooth vai pelo mesmo caminho, inclusive quando em uso, por dividir a entrada Full Speed, o cabo para iPod era diferente. De toda forma, você vai ter uma conversão D/A dentro do adaptador bluetooth, não tem como escapar disso... aí vai da qualidade desta conversão. Infelizmente, a gente não tem como fugir disso, só usando CD como fonte mesmo. :legal:

 

edit: com IPod o resultado é muito bom, tanto do aspecto 'áudio' como de controle, achar as músicas, pesquisar, etc... muito bom mesmo!!!

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...