Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lucasborth

AJUDA Caixa pra NAR 1004 SW2

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou precisando de uma ajudinha do pessoal mais entendido em projeto de caixa pra subwoofer

No caso eu to fazendo uma caixa pra um NAR 1004 SW2 de 250wrms, empurrado por uma SD800.4 na HU original Volkswagen

 

Tenho um espaço trapezoidal de C=80cm x B=60cm x b=50cm x H=20cm

 

Pelo BassBox pro6 obtive uma resposta "plana" com 50L livres e duto de 4" x 34cm, 

A sintonia fica: Fb = 32,74 Hz, F3 = 29,65 Hz

 

Curva de Resposta:

 xYaye1m.png

 

Pico em +- 52 - 55Hz

 z8eREai.png

 

A duvida é: sera que vou ter bom controle do cone? não vai excursionar demais? Se eu diminuir o duto pra 3" não vai assoprar?

Com duto de 3" x 20cm a curva ficou quase idêntica mas aumenta muito a velocidade do vento no duto chegando a 34m/s enquanto no de 4" temos 17m/s a qual seria pouco antes de começar a soprar não é?

 

Fatores e demais informações (peguei tudo do manual anexo abaixo, enviado pra mim pela NAR):

 tuOl3cV.png

 

O manual recomenda 42L, duto de 3" x 20cm

 

 

Pra quem se interessar, segue manual dos Subwoofers NAR: 

https://www.docdroid.net/qdpxeaB/manual-subwoofers-nar.pdf#page=2

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz um tópico esses dias atrás, pedindo umas dicas pra galera, montei uma caixa pra dois "Sub" NAR igual do seu, fiz conforme o manual, 42L com duto de 3 por 20.

O duto compra aquele da Fiamon "aeroduto", tem as pontas arredondas, ajuda evitar o assopro.

É um duto barato e muito bom, eles tem as curvas também, caso precise.

 

Só não espere muito desse sub, porque não é grandes coisa não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: vc tá usando o Bassbox e o programa sugeriu uma dutada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves lá ele sugeriu selada!! Mas lendo no fórum o pessoal diz que ele fica bom em dutada também. Tu consegue me ajudar ??

 

Usei o BassBox pro6

 

Fui hoje em uns instaladores aqui da cidade os caras falaram que o duto vem de fábrica com 10cm e isso não se muda, além de falarem que pra sub de 10 a caixa se faz de 30 litros e nem perguntaram que sub eu ia usar...

 

Posso instalar ele na horizontal? No fundo do porta malas??

Editado por lucasborth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves lá ele sugeriu selada!! Mas lendo no fórum o pessoal diz que ele fica bom em dutada também. Tu consegue me ajudar ??

 

Usei o BassBox pro6

 

Fui hoje em uns instaladores aqui da cidade os caras falaram que o duto vem de fábrica com 10cm e isso não se muda, além de falarem que pra sub de 10 a caixa se faz de 30 litros e nem perguntaram que sub eu ia usar...

 

Posso instalar ele na horizontal? No fundo do porta malas??

Estaladores... Quer dizer que o duto não pode ser modificado? Sabem de P0RRA NENHUMA. É um dos motivos pro mercado está uma B0STA.

 

Procurou saber o pq o programa indica a selada?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim cara, fiquei de cara!!!! Aí eu falei: com que base tu me diz pra fazer 30 litros? O cara disse que é padrão pra sub de 10. COMO ASSIM?

ele me disse que não pode instalar o sub na horizontal, deitado dentro da mala, procede ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que indica selada por causa do F0 / QS que da menor de 50, não tenho certeeeza disso não lembro certo os parâmetros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim cara, fiquei de cara!!!! Aí eu falei: com que base tu me diz pra fazer 30 litros? O cara disse que é padrão pra sub de 10. COMO ASSIM?

ele me disse que não pode instalar o sub na horizontal, deitado dentro da mala, procede ?

Faça um favor a si: esqueça as asneiras q vc ouviu lá e não volte mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém me ajuda ?

A duvida é: sera que vou ter bom controle do cone? não vai excursionar demais? Se eu diminuir o duto pra 3" não vai assoprar?

Com duto de 3" x 20cm a curva ficou quase idêntica mas aumenta muito a velocidade do vento no duto chegando a 34m/s enquanto no de 4" temos 17m/s a qual seria pouco antes de começar a soprar não é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duto não se muda?! Só add um cano fora que alguns vendem os prolongadores próprio

 

Qual sua dúvida?
Pq vc já está com o programa e simulou e já até sabe a resposta para pergunta do duto

Uma opção seria usar o de 3" mas deixando espaço para poder aumentar se soprar e te incomodar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria em relação a excursão, se ele não vai ficar meio “bobo” na caixa maior (com os 50l)

Ele pode ficar na horizontal? No fundo da mala ?

E tenho dúvida se fiz certo a simulação, sou bem leigo, apenas dei uma boa pesquisada pra tentar errar o menos possível

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o ficar bobo, pode olhar pelo gráfico de delay, que mostra se ele está perdendo o controle

 

Na duvida, plota o gráfico do recomendado pelo manual e vai comparando as mudanças

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o duto, compra aquele que falei ali em cima. Ele vem com 27cm, ai só cortar do tamanho que precisa.

Minha caixa com o UXP e duto de 4' daqueles comuns, emendado com cano de Pvc assoprava, só resolveu usando esse duto da fiamon que tem as bordas internas e externas arredondadas, zerou o sopro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...