Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucasptz

Dúvidas e sugestões para projeto

Recommended Posts

Há 2 anos atrás comprei meu som, 2 Rex de 800 wrms 12', Booster 3000 wrms, junto com uma caixa corneteira (não uso mais),

O sonzinho ta bom até, porem quero mais qualidade do que eles podem oferecer,

E como fui fuçando e aprendendo um pouco percebi que gastei muito dinheiro pra um som bem mais ou menos, senão ruim,

Ai comecei a fazer um projeto:

 

2 x Kit 2 Vias 6" JBL Selenium Bass - 140 wrms

1 ou 2  Sub: JBL Selenium Bass 12SW17A - 400 wrms - 12"

                                                       OU

                     Pioneer TSW3090BR - 600 wrms - 12'' (Bobina Dupla)

Módulo:

Banda ou SD pros subs

Stetsom para os Kits 2 Vias

 

Caixa:

Não manjo muito de caixa porem vi muita gente recomendando a Full Trap da Infinity

Link > http://infinitysom.com.br/caixas-de-som-automotivo/caixa-full-trap-trio-12-pol-1-driver-1st-1309.html

       >http://infinitysom.com.br/caixas-de-som-automotivo/caixa-full-trap-1-12-pol-1-driver-1st.html

 

Ainda não entendo muito de som, mais acho que ficou legal,

O carro é um Novo Uno, o som já fica pra baixo do tampão

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use banda ou sd para o sub e para voz

 

Quanto pretende gastar?

Não te indicaria nem esse sub e nem esse kit

 

Tem alguns kit mais interessante de entrada da audiophonic e da Nar

E sub pra qualidade tem o bomber upgrade

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uns R$1200 com tranquilidade, no máximo R$1.600, contando que já tenho cabos e um rádio OK pra tocar tudo, marca do RCA não faço idéia, posso postar fotos mais tarde do som e tudo mais, o rádio é um Pioneer DEH-1980X UB, 2 saídas RCA.

 

Escuto sempre eletrônica e as vezes dou umas variadas para Rap.

Então gosto do grave forte, pois costumo ficar na frente/ perto das caixas em rave e shows do genero

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use banda ou sd para o sub e para voz

 

Quanto pretende gastar?

Não te indicaria nem esse sub e nem esse kit

 

Tem alguns kit mais interessante de entrada da audiophonic e da Nar

E sub pra qualidade tem o bomber upgrade

Dei uma pesquisada sobre a Nar e a Audiophonic, já tinha ouvido falar, nunca escutei nenhuma delas e achei os produtos muito bons,

Pras portas então seriam:

1 x Kit 2 Vias Audiophonic Kc 6.3 / 6.5

        Ou

1 x Kit 2 Vias Nar Audio 600 CS1

 

E empurrando eles um SD400.4 Evo, aproveitei pra pesquisar mais tambem e vi a MTX com uns subs interessantes, principalmente o de 200 rms muito limpo e bonito o estilo

 

    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia usar sd800.4 com o kit kc6.3 e o sub existem algumas opções

como o c1, upgrade, mtx, kenwood e por ai vai

 

Vc quer um grave mais forte? mas musical

O upgrade por exemplo é bem musical, mas pode sentir falta de pressão

E não use essa caixa full trap, melhor uma feita com as medidas do manual ou simulada mesmo

 

Player procura um pioneer com pelo menos saída sub separada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia usar sd800.4 com o kit kc6.3 e o sub existem algumas opções

como o c1, upgrade, mtx, kenwood e por ai vai

 

Vc quer um grave mais forte? mas musical

O upgrade por exemplo é bem musical, mas pode sentir falta de pressão

 

E não use essa caixa full trap, melhor uma feita com as medidas do manual ou simulada mesmo

 

Player procura um pioneer com pelo menos saída sub separada

O Pioneer que tenho tem 2 saídas(2 conjuntos de saídas) RCA, cada loja que passei fala de um jeito diferente,

E nesse tem uma saída apenas para grave, que eu uso no momento

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Pioneer que tenho tem 2 saídas(2 conjuntos de saídas) RCA, cada loja que passei fala de um jeito diferente,

E nesse tem uma saída apenas para grave, que eu uso no momento

Falam em relação ao que?

 

O player se já tiver as duas saídas, já da para fazer as regulagens e  corte pelo player

Existem outros melhores, mas da para montar seu som e mais para frente pensar em trocar o player

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer montar um SQ de entrada, como sugeriram Bomber Upgrade, para esse projeto eu indicaria o Bomber Upgrade de 10". Eu já ouvi relatos aqui mesmo do fórum que o Bomber Upgrade de 10" tem bem mais qualidade sonora que o de 12".

 

Outras Opções se quiser mais qualidade sonora nos graves são: N.A.R Série 2, Audiophonic C1.

 

Fuja de subwoofers da Pioneer. Nenhum modelo de subs dessa marca se encaixa nesse requisito SQ (Sound Quality).

 

Sobre as caixas full trap que são vendidas na Infinity sound. Eu vou ser sincero... "analisando" por vídeos no youtube, eu não curti muito essas caixas em resposta de frequência e designer. Pra quem busca alto SPL, até que possa ser que valha a pena. Mas a melhor receita de caixa acústica é aquela em que você chega numa loja de som e pede para construir uma de acordo com os seus gosto e de acordo com o manual do alto-falante. Eu não sou fã de caixas de graves compradas já prontas! Eu gosto dessas feitas do zero e construídas na minha frente. Ainda mais se você manjar de parâmetros de alto-falantes e simulações de software de caixas acústicas, sabendo simular uma caixa na teoria e botando essa caixa na prática é sucesso garantido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer montar um SQ de entrada, como sugeriram Bomber Upgrade, para esse projeto eu indicaria o Bomber Upgrade de 10". Eu já ouvi relatos aqui mesmo do fórum que o Bomber Upgrade de 10" tem bem mais qualidade sonora que o de 12".

 

Outras Opções se quiser mais qualidade sonora nos graves são: N.A.R Série 2, Audiophonic C1.

 

Fuja de subwoofers da Pioneer. Nenhum modelo de subs dessa marca se encaixa nesse requisito SQ (Sound Quality).

 

Sobre as caixas full trap que são vendidas na Infinity sound. Eu vou ser sincero... "analisando" por vídeos no youtube, eu não curti muito essas caixas em resposta de frequência e designer. Pra quem busca alto SPL, até que possa ser que valha a pena. Mas a melhor receita de caixa acústica é aquela em que você chega numa loja de som e pede para construir uma de acordo com os seus gosto e de acordo com o manual do alto-falante. Eu não sou fã de caixas de graves compradas já prontas! Eu gosto dessas feitas do zero e construídas na minha frente. Ainda mais se você manjar de parâmetros de alto-falantes e simulações de software de caixas acústicas, sabendo simular uma caixa na teoria e botando essa caixa na prática é sucesso garantido!

Não entendo muito dos parametros porem dei uma fuçada no WinISD, bem interessante o programa, tentei simular os meus subs atualmente porem não tive sucesso, ficou algo meio estranho, ai nesse meio tempo queria ajustar a caixa que tenho, sem muitas modificações, no rádio estou usando Corte HPF em 125 Hz para que o som fique mais agradável na maioria das musicas e ainda tenha um pouco de força no grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito dos parametros porem dei uma fuçada no WinISD, bem interessante o programa, tentei simular os meus subs atualmente porem não tive sucesso, ficou algo meio estranho, ai nesse meio tempo queria ajustar a caixa que tenho, sem muitas modificações, no rádio estou usando Corte HPF em 125 Hz para que o som fique mais agradável na maioria das musicas e ainda tenha um pouco de força no grave.

Você quis dizer LPF né?

 

Para subwoofer quanto mais baixa o corte de frequência, melhor! Ainda mais se tratando de um set de qualidade, o ideal é cortar o subwoofer mais baixo possível, para que ele não sobressaia em cima das outras vias. Como por exemplo, fazer o Corte LPF em 60Hz, se tiver usando o subwoofer numa caixa dutada. Se for em caixa selada, aí já pode subir mais o corte entre 80Hz e 100Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você quis dizer LPF né?

 

Para subwoofer quanto mais baixa o corte de frequência, melhor! Ainda mais se tratando de um set de qualidade, o ideal é cortar o subwoofer mais baixo possível, para que ele não sobressaia em cima das outras vias. Como por exemplo, fazer o Corte LPF em 60Hz, se tiver usando o subwoofer numa caixa dutada. Se for em caixa selada, aí já pode subir mais o corte entre 80Hz e 100Hz.

Não, HPF mesmo, uso entre 80hz -12 e 100hz -12 para musicas com mais graves, e 125hz -12 quando escuto sertanejo, quando uso de 80hz para baixo o hpf o grave faz barulho e fica com a qualidade muito baixa, agora o LPF não me recordo, mais tarde pego  certinho as minhas configurações  do player e posto junto com um vídeo ou algo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, HPF mesmo, uso entre 80hz -12 e 100hz -12 para musicas com mais graves, e 125hz -12 quando escuto sertanejo, quando uso de 80hz para baixo o hpf o grave faz barulho e fica com a qualidade muito baixa, agora o LPF não me recordo, mais tarde pego  certinho as minhas configurações  do player e posto junto com um vídeo ou algo

 

Você tá usando subwoofer com HPF? Eu não entendi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que parei pra pensar me buguei todo, mais sim pelo player atual quando troco o HPF o grave muda, quanto mais baixo o HPF mais forte ele fica e toca maior quantidade de notas e quanto maior ao contrario, ainda não tive tempo de gravar os vídeos, mais hoje gravo sem falta.

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tá usando subwoofer com HPF? Eu não entendi.

No vídeo mostra as diferenças que mencionei,

O Som que tenho no carro>

2 Rex de 800 wrms 12', Booster 3000 wrms

E 2 pares de Triaxiais da Bravoxx nas portas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No vídeo mostra as diferenças que mencionei,

O Som que tenho no carro>

2 Rex de 800 wrms 12', Booster 3000 wrms

E 2 pares de Triaxiais da Bravoxx nas portas

 

Entendi. Corta os triaxiais em 100Hz com Slope do HPF em 24dB. Os subs você pode cortar em 63Hz e com o Slope em 12dB. Em 50Hz os graves dos subs ficaram bem apagados pelo que eu notei no vídeo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Corta os triaxiais em 100Hz com Slope do HPF em 24dB. Os subs você pode cortar em 63Hz e com o Slope em 12dB. Em 50Hz os graves dos subs ficaram bem apagados pelo que eu notei no vídeo.

Vou fazer trocar hoje as configurações, e mando outro vídeo junto com foto das configurações no módulo

Aproveitando, o módulo nunca chegou a clippar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode colocar o grave no seu caso até em uns 80 a 100, tem que testar
Pelo jeito que está deve estar com grave baixo, esses sub não devem tocar com tanta força abaixo do 50

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi. Corta os triaxiais em 100Hz com Slope do HPF em 24dB. Os subs você pode cortar em 63Hz e com o Slope em 12dB. Em 50Hz os graves dos subs ficaram bem apagados pelo que eu notei no vídeo.

Fiz a troca das configurações e o grave fica meio fraco porem tem mais definição e qualidade, aproveitei pra tirar uma foto do módulo e vi que o HPF estava errado e coloquei em 3khz

Não deu tempo de postar o vídeo mais a diferença é minima, 

 

 

 

 

lJ8CwXn.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora mais tive uns problemas essa semana e não tive tempo de postar o vídeo agora do som,

Tenho que verificar se o RCA ta na saída certa do rádio, pois não houve muita diferença no som, mais agora os subs estão mechendo, antes eles praticamente não se movimentavam, hoje mesmo posto a hora que sair do trabalho.

 

Pode colocar o grave no seu caso até em uns 80 a 100, tem que testar
Pelo jeito que está deve estar com grave baixo, esses sub não devem tocar com tanta força abaixo do 50

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei esquecendo do tópico, desculpe!

Farei as configurações mencionadas e posto um vídeo ainda hoje mostrando as configurações no módulo e no rádio e tambem descobri umas opções que estavam ligadas que interferiam bastante no som.
 

Final desse ano vou trocar de carro e já monto um som novo nele.

Até ai decidi o seguinte:

Player - vou manter o mesmo
Kit 2 Vias -  Nar Audio 600 CS1 / Hertz / Helix . Fica entre 150 e 450

Sub - 1 x 12' Kenwood KFC-XW12 / MTX  / Nar ou 2 de 10' (preciso pesquisar) Entre 250 e 450

Módulo - Banda ou SD (Marcas que eu conheço e sei que encaixam bem) Até 600.

Caixa - Vou montar conforme especificações que venham na caixa pra não ter erro. Uns 200.

 

No pior dos casos fica 1700, algo que era próximo do meu antigo orçamento e consigo comprar um pouco de cada vez, iria começar pelo kit e módulos.

Como a quantidade de Subs vai depender do carro que aparecer fico na dúvida se vou sentir falta da força que tenho nos 2 Rex de 800, mesmo que o som atual seja bem mais ou menos.

Pelo que vi em vídeo 1 desses que mencionei ja toca muito melhor que os Rex.

 

Pro sub teria que ser uma caixa dutada certo?

E existem diferenças nos tipos de duto ? Regua etc...
E qual seria a mais indicada pra esse projeto?

 


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei esquecendo do tópico, desculpe!

Farei as configurações mencionadas e posto um vídeo ainda hoje mostrando as configurações no módulo e no rádio e tambem descobri umas opções que estavam ligadas que interferiam bastante no som.

 

Final desse ano vou trocar de carro e já monto um som novo nele.

Até ai decidi o seguinte:

Player - vou manter o mesmo

Kit 2 Vias -  Nar Audio 600 CS1 / Hertz / Helix . Fica entre 150 e 450

Sub - 1 x 12' Kenwood KFC-XW12 / MTX  / Nar ou 2 de 10' (preciso pesquisar) Entre 250 e 450

Módulo - Banda ou SD (Marcas que eu conheço e sei que encaixam bem) Até 600.

Caixa - Vou montar conforme especificações que venham na caixa pra não ter erro. Uns 200.

 

No pior dos casos fica 1700, algo que era próximo do meu antigo orçamento e consigo comprar um pouco de cada vez, iria começar pelo kit e módulos.

Como a quantidade de Subs vai depender do carro que aparecer fico na dúvida se vou sentir falta da força que tenho nos 2 Rex de 800, mesmo que o som atual seja bem mais ou menos.

Pelo que vi em vídeo 1 desses que mencionei ja toca muito melhor que os Rex.

 

Pro sub teria que ser uma caixa dutada certo?

E existem diferenças nos tipos de duto ? Regua etc...

E qual seria a mais indicada pra esse projeto?

 

 

 

Duto é duto, não importa o formato. O que você deve dar atenção é na frequência tunada, na velocidade do ar do duto (eu diria no máximo 25m/s) para não ter barulhos inconvenientes do ar e no acabamento (preferencialmente liso e com bordas arredondadas).

 

O duto régua tem vantagem quando é preciso ser grande, já que vc consegue dar voltas dentro da caixa e o duto circular é o mais fácil de por e ajustar conforme quiser.

 

Dependendo do seu estilo musical recomendaria até ser selada...

 

Porém, dutada teria um pouco mais de pico SPL, se optar por ela recomendaria ver que frequência mais gosta nas músicas e ajustar a partir disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O potenciômetro do corte de frequência passa baixa (LPF) do modulo deve ser regulado dessa maneira:

 

TzXhvS1.jpg

Não sei por que os fabricantes insistem em não marcar exatamente onde esta cada frequência de corte com esses potenciômetros.

É só somar os dois extremos e dividir por 2:

 

50 + 250 = 300 / 2 = 150hz

50 + 150 = 200 / 2 = 100hz

50 + 100 = 150 / 2 = 75hz

E assim em diante.

 

Se for possível desativar o LPF no modulo e deixar só para o player também é uma boa ideia.

 

 

Seguem os links,

 

Microfone do celular é bem mais ou menos, então o audio ficou um pouco ruim.

 

Eu escuto mais trance, de prog até hitech,  seria de 120 até 220 bpm mais ou menos, as vezes coloco um sertanejo e outros estilos. Se alguem tiver alguma sugestão para o projeto é bem vinda já que não entendo muito de som e fui lendo reviews do pessoal sobre os equipamentos.

Editado por Lucasptz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc tem um sistema de spl, nunca chegara a ser nem um SQpl com o q vc tem ai. se vc tirar mto o corte dos subs eles morrem, pois nao sao subs q descem com força, e se deixa o corte da voz baixo eles distorcem tbm.

Ja q o player tem corte separado para o sub e para voz vc pode deixa tudo aberto no ampli , ai será mt mais facil vc ajustar só pelo player q tem cortes mto mais precisos, entao deixa lá dessa maneira:

resumindo: Front: chave pra esquerda em HPF, botao Hpf no minimo e Lpf no maximo

Rear: chave no meio em LPF, botao hpf no minimo e lpf no maximo

pronto agora só ajustar no player conforme seu gosto, sugiro hpf em 100~120hz e lpf 80~100hz cortando 12db ambos, se cortar em 24db o corte fica mto agressivo e ai vai ficar buraco no som.

eu ainda indico ligar o Loud no player pra dar uma acendida no som , aposto q vai melhorar bem. reparei q o sub esta em reverse(só deixe assim se estiverem montados invertidos), do resto vc pode zerar tudo, S retriver off, Sla +0. já na curva de equalizacao ai vai de gosto tbm, deixe tudo zerado e só aumente aonde sentir deficiencia. abraços

Editado por victor henrique
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...