Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Scatabau

[Resolvido] Ajuda: SD400.4D + Audiophonic KC6.3 = tweeter áspero

Recommended Posts

E aí pessoal,

Preciso de uma ajuda para tentar identificar um problema no meu set. Vocês poderiam me ajudar?

 

Buscando um SQ básico, comprei e fiz a instalação de um SD400.4D EVO I com um kit Audiophonic KC6.3. Porém, o resultado final não me agradou e acredito que tenha algo de errado com esta instalação, tendo em vista os diversos feedbacks positivos sobre o SD e alguns (bem menos..rs) sobre o kit da Audiophonic.

 

Escuto nos tweeters um som áspero nas frequências mais altas, como se fosse um "krrrrr" no fundo. Não é som de interferência do motor e ocorre tanto com o carro ligado, quanto desligado. Já verifiquei os seguintes pontos e não consegui solucionar:

 

1) Verifiquei o aterramento e puxei o negativo direto da bateria por fora do carro. Não resolveu;

2) Verifiquei se os RCAs estão em contato com algum cabo de energia, mas não estão. Liguei um outro cabo P2>RCA direto do meu celular no amplificador, e o problema continua;

3) Liguei outros tweeters (1TW1) no crossover do kc6.3 e o "krrrrr" continou um pouco mais baixo, mas ainda estava lá.

4) Removi o crossover do kit e liguei tanto o 1TW1 quanto o tweeter da audiophonic em um capacitor de 10uF. Continua o ruído;

5) Refiz os passos 3 e 4 ligando direto na saída do SD, sem usar os cabos de speaker do carro. Continuou...

6) Diminuí os ganhos do SD para o mínimo e troquei os canais 1 e 2 / 3 e 4.

7) Desliguei o SD e liguei o kit 2 vias em um Banda 3.0 que tenho aqui. O som deu uma encorpada nos médios, mas os agudos ficaram bem mais ausentes e não percebi o ruído. Nesta configuração o som também não empolgou...

 

Testei tudo em flat, sem loud, EQ, nada... Já desanimei com a situação =\

Por todas as coisas que testei, acho que o problema não está no player, nos cabos nem no crossover do kit. Mas não sei se é conclusivo dizer que o problema está no amplificador ou no kit.

 

Fui buscar ajuda em um local conceituado por projetos SQ/HI-FI, mas acho que o foco dele não foi resolver o problema e tentar acertar o sistema com os equipamentos que já tenho, e sim me vender um set mais caro pq "tanto o kit quanto o amplificador eram ruins". Acabei não procurando outro lugar com medo de ir em um "estalador".

 

Meus ouvidos não são tão treinados em outros sistemas com mais qualidade, mas como comparação, já tive um Focal Access tocando com um MB Quart mandando 50W pra ele e o resultado foi MUITO melhor. Também comparei com o som do meu home theater basico da Samsung, que também soa MUITO melhor.

 

Será que o SD veio zuado? Vale acionar a assistência ou tem algum outro teste que possa fazer?

Alguém já passou por isso?

 

Agradeço desde já!

 

 

 

Editado por Scatabau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o player, os cabos e como feita a ligação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o player, os cabos e como feita a ligação?

 

Fala Alves, beleza?

Seguem os detalhes:

 

- HU Pioneer MVH-X568BT

- RCA Knukonceptz Krystal Kable 4ch / 6m

- Cabos de speaker de home theater de 2mm (esses)

- Para alimentação, cabo de 50mm de solda. (já que iria passar o cabo, já passei um super dimensionado)

 

A instalação está assim:

 

- Cabo de 50mm saindo do positivo da bateria (com um porta fusível) e indo até a mala, pelo lado do motorista. Na mala, chega a um distribuidor que divide para 2 de 16mm, com seus respectivos fusíveis de vidro. Um deles está no SD400.4d (o outro ia para o Banda, que alimentava o sub. Mas nessa tentativa e erro eu enchi o saco e tirei ele. Deixei só o SD mesmo);

 

- O negativo do SD é um cabo de 16mm que está fixado na lataria do carro, em uma área lixada e isolada.

 

- Do player, sai o RCA com 2 canais no FRONT e 2 canais no Subwoofer. Passam pelo lado do passageiro até a mala e entram nos canais 1 e 2 (FRONT), e canais 3 e 4 (SUB) do SD.

 

- Do SD, saem os cabos dos speakers dos canais 1 e 2 e voltam para a frente do carro pelo lado do passageiro, ligados diretamente nos crossovers do KC6.3. Deles, saem os cabos para o tweeter e o mid na porta. Os cabos do SUB saem do bridge nos canais 3 e 4 e vao para o sub (um keybass panther de 8", 200w) que está na mala.

 

Também passei mais 2 cabos (4 vias) de speaker pelo passageiro, caso queira fazer bi-amp futuramente. Eles estão desligados e isolados nas duas pontas.

 

Nenhum fio imendado (dessa vez.. hehehe).

Editado por Scatabau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Alves, beleza?

Seguem os detalhes:

 

- HU Pioneer MVH-X568BT

- RCA Knukonceptz Krystal Kable 4ch / 6m

- Cabos de speaker de home theater de 2mm (esses)

- Para alimentação, cabo de 50mm de solda. (já que iria passar o cabo, já passei um super dimensionado)

 

A instalação está assim:

 

- Cabo de 50mm saindo do positivo da bateria (com um porta fusível) e indo até a mala, pelo lado do motorista. Na mala, chega a um distribuidor que divide para 2 de 16mm, com seus respectivos fusíveis de vidro. Um deles está no SD400.4d (o outro ia para o Banda, que alimentava o sub. Mas nessa tentativa e erro eu enchi o saco e tirei ele. Deixei só o SD mesmo);

 

- O negativo do SD é um cabo de 16mm que está fixado na lataria do carro, em uma área lixada e isolada.

 

- Do player, sai o RCA com 2 canais no FRONT e 2 canais no Subwoofer. Passam pelo lado do passageiro até a mala e entram nos canais 1 e 2 (FRONT), e canais 3 e 4 (SUB) do SD.

 

- Do SD, saem os cabos dos speakers dos canais 1 e 2 e voltam para a frente do carro pelo lado do passageiro, ligados diretamente nos crossovers do KC6.3. Deles, saem os cabos para o tweeter e o mid na porta. Os cabos do SUB saem do bridge nos canais 3 e 4 e vao para o sub (um keybass panther de 8", 200w) que está na mala.

 

Também passei mais 2 cabos (4 vias) de speaker pelo passageiro, caso queira fazer bi-amp futuramente. Eles estão desligados e isolados nas duas pontas.

 

Nenhum fio imendado (dessa vez.. hehehe).

Pode parecer brincadeira, mas teste sem o fusível de vidro.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode parecer brincadeira, mas teste sem o fusível de vidro.

 

Boa! Vou testar!

Tiro só os do distribuidor? Ou ambos (distribuidor e bateria)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa! Vou testar!

Tiro só os do distribuidor? Ou ambos (distribuidor e bateria)?

Tire o distribuidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tire o distribuidor.

 

Cara, não to acreditando. Tirei o fusível e o ruído sumiu!!!   [-]  [-]  [-]

Não sei nem como agradecer!   :rever1:

 

Muito obrigado!!!!!

 

Qual a explicação?? Fusível de má qualidade? 

Editado por Scatabau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode parecer brincadeira, mas teste sem o fusível de vidro.

 

Cara, não to acreditando. Tirei o fusível e o ruído sumiu!!!   [-]  [-]  [-]

Não sei nem como agradecer!   :rever1:

 

Muito obrigado!!!!!

 

Qual a explicação?? Fusível de má qualidade? 

 

Caraca...

 

Com quem sabe é outra história.

 

Parabéns Alves!

 

:rever1:  :rever1:  :rever1:  :rever1:  :rever1:  :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não to acreditando. Tirei o fusível e o ruído sumiu!!! [-][-][-]

Não sei nem como agradecer! :rever1:

 

Muito obrigado!!!!!

 

Qual a explicação?? Fusível de má qualidade?

Fusível de vidro dá todo tipo de problema, pois não tem um bom contato. Não sei se por diferenças de temperatura e pela própria corrente de energia, os conectores acabam abrindo.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca...

 

Com quem sabe é outra história.

 

Parabéns Alves!

 

:rever1::rever1::rever1::rever1::rever1::rever1:

Já quebrei cabeça com isso. :vts
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves está alguns níveis acima mesmo em

 

Essa do fusível eu ia passar raiva até conseguir pensar em testar isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto de fusível ANL, o pequeno. Da um contato melhor que o fusível de vidro.

 

Fusível de vidro é ruim mesmo.

Mas isso de causar o ruído é estranho kkkkk

 

Compra um igual a esse, da technoise:

Tenho no carro e gostei dele. Só os encaixes da tampinha de acrílico que são frágeis e já quebrou.

 

MggYwjy.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves, essa foi osso! Kkkkkk

Qual fusível vc recomendaria? Algum específico?

Mini-anl.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, essa foi fod*... hehehehe. Valeu mesmo, Alves!  :legal:

Consegui fazer os ajustes e o kit está tocando direitinho. O único ponto que percebi (e que já havia sido falado por aqui antes) é que o corte dos tweeters é um pouco alto, trazendo o palco um pouco para baixo.

 

Encomendei um player novo (MVH-S501BS), que tem TA, 3way, e cortes ativos. Vou testar o kit em bi-amp e ver se consigo mexer nas configurações pra tentar melhorar um pouco.

 

Como próximo passo, vou partir pro subwoofer.

Atualmente estou com um Panther de 8" e 200w, ligados no bridge do SD400.4d. Gosto dele, mas falta um pouco de presença no carro sedan.

Pensei em seguir a linha custo x benefício e comprar um SD400.2d evo e talvez um bomber upgrade de 10", que é bem honesto. Daria uns 320 reais nos 2, mais o custo de construção da caixa.

 

Acham que vale a pena?

 

Recebi uma proposta de um amplificador Hertz EP4X usado por R$900, mas tô achando caro pro benefício que vou ter. Acho que com esse valor consigo ups mais significativos (trocar o kit, por exemplo).

 

O que acham?

Editado por Scatabau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores.

 

Puts agora fiquei impressionado, no meu set eu uso esse porta fusível com fusível de vidro e vou trocar ele.

Esse disjuntor é bom?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929406976-disjuntor-automotivo-50a-desarme-automatico-resetavel-_JM

Aonde fica o porta fusivel cai água será que tem algum problema de molhar?

 

Att Edvaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc mesmo começou entender já

 

Com esse valor, acho mais interessante investir em outras coisas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores.

 

Puts agora fiquei impressionado, no meu set eu uso esse porta fusível com fusível de vidro e vou trocar ele.

Esse disjuntor é bom?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929406976-disjuntor-automotivo-50a-desarme-automatico-resetavel-_JM

Aonde fica o porta fusivel cai água será que tem algum problema de molhar?

 

Att Edvaldo

 

Não sei sobre o disjuntor, mas eu deixaria qualquer porta fusível longe de água!! hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc mesmo começou entender já

 

Com esse valor, acho mais interessante investir em outras coisas

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores.

 

Puts agora fiquei impressionado, no meu set eu uso esse porta fusível com fusível de vidro e vou trocar ele.

Esse disjuntor é bom?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929406976-disjuntor-automotivo-50a-desarme-automatico-resetavel-_JM

Aonde fica o porta fusivel cai água será que tem algum problema de molhar?

 

Att Edvaldo

 

Oi Edvaldo! Falei com você pelo M. Livre e você respondeu minha mensagem pelo Facebook.

 

Sim, têm problema molhar pois com o tempo causa oxidação no cabo. Essa semana comprei um porta-fusível semelhante ao do link abaixo e achei bem interessante pois o mesmo possui dois anéis de silicone na região do isolamento do cabo, esses anéis DEVEM impossibilitar a passagem de água. Link:

 

https://www.somcuritiba.com.br/produto/technoise-porta-fusivel-banana-acrilico-para-fuse-anl-mini-a-escolha-faca

 

Saudações!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores.

 

Puts agora fiquei impressionado, no meu set eu uso esse porta fusível com fusível de vidro e vou trocar ele.

Esse disjuntor é bom?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929406976-disjuntor-automotivo-50a-desarme-automatico-resetavel-_JM

Aonde fica o porta fusivel cai água será que tem algum problema de molhar?

 

Att Edvaldo

Isso é ainda pior q o fusível de vidro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, essa foi fod*... hehehehe. Valeu mesmo, Alves! :legal:

Consegui fazer os ajustes e o kit está tocando direitinho. O único ponto que percebi (e que já havia sido falado por aqui antes) é que o corte dos tweeters é um pouco alto, trazendo o palco um pouco para baixo.

 

Encomendei um player novo (MVH-S501BS), que tem TA, 3way, e cortes ativos. Vou testar o kit em bi-amp e ver se consigo mexer nas configurações pra tentar melhorar um pouco.

 

Como próximo passo, vou partir pro subwoofer.

Atualmente estou com um Panther de 8" e 200w, ligados no bridge do SD400.4d. Gosto dele, mas falta um pouco de presença no carro sedan.

Pensei em seguir a linha custo x benefício e comprar um SD400.2d evo e talvez um bomber upgrade de 10", que é bem honesto. Daria uns 320 reais nos 2, mais o custo de construção da caixa.

 

Acham que vale a pena?

 

Recebi uma proposta de um amplificador Hertz EP4X usado por R$900, mas tô achando caro pro benefício que vou ter. Acho que com esse valor consigo ups mais significativos (trocar o kit, por exemplo).

 

O que acham?

Sinceramente, esse negócio de q o tw precisa de corte baixo pra subir o palco é lenda. Q corte está usando?

 

Edit.: Onde encontrou o player?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Edvaldo! Falei com você pelo M. Livre e você respondeu minha mensagem pelo Facebook.

 

Sim, têm problema molhar pois com o tempo causa oxidação no cabo. Essa semana comprei um porta-fusível semelhante ao do link abaixo e achei bem interessante pois o mesmo possui dois anéis de silicone na região do isolamento do cabo, esses anéis DEVEM impossibilitar a passagem de água. Link:

 

https://www.somcuritiba.com.br/produto/technoise-porta-fusivel-banana-acrilico-para-fuse-anl-mini-a-escolha-faca

 

Saudações!

O problema do porta-fusível bananinha é que costuma não suportar o calor do motor e depois fica quebradiço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, esse negócio de q o tw precisa de corte baixo pra subir o palco é lenda. Q corte está usando?

 

Edit.: Onde encontrou o player?

 

Estou usando o cross original. Acho que corta em 5khz.

O lance do palco descer um pouco é perceptível em algumas músicas. Tampando o tweeter com a mão, ainda sai bastante voz do mid.

 

Vou experimentar cortar em 4khz (menos que isso é perigoso, visto que o FS do tweeter é 1,9khz. Certo?). Tenho um capacitor melhorzinho que usava no 1tw1 e corta em 4khz, ou então espero pelo player pra testar. Só não sei se ele faz band-pass pros mids, pra deixar ele tocar de 60hz a 4khz, por exemplo.

 

O player eu comprei na Amazon e pedi pro meu sogro trazer de viagem. Ótimo custo benefício.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando o cross original. Acho que corta em 5khz.

O lance do palco descer um pouco é perceptível em algumas músicas. Tampando o tweeter com a mão, ainda sai bastante voz do mid.

 

Vou experimentar cortar em 4khz (menos que isso é perigoso, visto que o FS do tweeter é 1,9khz. Certo?). Tenho um capacitor melhorzinho que usava no 1tw1 e corta em 4khz, ou então espero pelo player pra testar. Só não sei se ele faz band-pass pros mids, pra deixar ele tocar de 60hz a 4khz, por exemplo.

 

O player eu comprei na Amazon e pedi pro meu sogro trazer de viagem. Ótimo custo benefício.

Sim, está certo, o mid tem que reproduzir médios.

Não recomendo esse corte/slope (fica baixo para ESSE tw).

E sim tb, esse player faz Band Pass pro mid.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...