Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

HORN - MEGAFONE

Recommended Posts

Cara... na realidade isso é uma band-pass de 4º ordem, porém com a câmera superior aberta :D

 

Assim, é aquela questão, eu ainda n consegui entender uma MTL 100%, se eu fosse dá uma opnião sobre elas diria que ela é uma band-pass. Ela n é uma Horn por não ter características nenhuma sacas?

 

Esses falantes da Spyder trio tem uma melhor resposta selada (teoricamente), dai projetei a câmera debaixo e a de cima :D

 

Abraços

Agora eu entendi o esquema, cara a MTL eh quase isso ai mesmo, a unica coisa q ao inves de ser uma caixa selada, ali eh uma TL, com um comprimento q eu to pra calcular, to com o projeto da MTL em 3D aki, soh naum deu tempo ainda de dar uma estuda na coisa!!!!!! De uma olhada numa MTL aberta ai pra vc ver se entende o eskema dela, eu dei uma desmontada de um lado pra vc ver!

post-5-1092321924.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando de perto... heheheh ;)

 

PS:. Esse projeto é no CAD 3D não é??? Esse que eu tinha te falado Rodrigo, mas como eu não tenho CAD e nem manjo, deixei quieto... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acompanhando de perto... heheheh ;)

 

PS:. Esse projeto é no CAD 3D não é??? Esse que eu tinha te falado Rodrigo, mas como eu não tenho CAD e nem manjo, deixei quieto... :legal:

É auto cad Paliozim, eu e o Rodrigo temos analisado de perto esse barato ai, mas eh realmente muito complexo o projeto dessa caixa!!!!!!! Pergunta pra vc agora!

Vc jah viu MTL com 2 de 15"???? Será q toca bem?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Rafa e Grande Paliozim, cara, tá lemrbado que eu falei ontem aquela alteração na formula? em casa eu calculei isso e eu acho que saiu o que agetne queria :D

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Rafa e Grande Paliozim, cara, tá lemrbado que eu falei ontem aquela alteração na formula? em casa eu calculei isso e eu acho que saiu o que agetne queria :D

 

Abraços

Cara depois me mostra lah os calculos pra mim ter idéia de como tah ficando o barato!!!!!! Jah to curioso ja cara!!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Rafa e Grande Paliozim, cara, tá lemrbado que eu falei ontem aquela alteração na formula? em casa eu calculei isso e eu acho que saiu o que agetne queria :D

 

Abraços

Cara depois me mostra lah os calculos pra mim ter idéia de como tah ficando o barato!!!!!! Jah to curioso ja cara!!!! :legal:

ahehaheaheahaeeaea.... ja ta la a planilha :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acompanhando de perto... heheheh  ;)

 

PS:. Esse projeto é no CAD 3D não é??? Esse que eu tinha te falado Rodrigo, mas como eu não tenho CAD e nem manjo, deixei quieto...  :legal:

É auto cad Paliozim, eu e o Rodrigo temos analisado de perto esse barato ai, mas eh realmente muito complexo o projeto dessa caixa!!!!!!! Pergunta pra vc agora!

Vc jah viu MTL com 2 de 15"???? Será q toca bem?????

Vi sim e toca bagarái tb Rafael... Fiquei impressionado!!! Mas eram sub 800 Oversound tb... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Grande Rafa e Grande Paliozim, cara, tá lemrbado que eu falei ontem aquela alteração na formula? em casa eu calculei isso e eu acho que saiu o que agetne queria :D

 

Abraços

Cara depois me mostra lah os calculos pra mim ter idéia de como tah ficando o barato!!!!!! Jah to curioso ja cara!!!! :legal:

ahehaheaheahaeeaea.... ja ta la a planilha :D

Onde, onde???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô, as fotos sumiram, alguem tem algum link ai com essas horns?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Achei um link interessante, ainda não li todo...

 

http://www.gtaudio.com/speakers.html

existe alguma formula para se calcular o volume traseiro onde vai o woofer , pois deve influenciar na resposta do subs da horn :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Souza!

 

8.300 libras por cada corneta de sub (Vão si****).

 

Sim.

 

Na de sub:

 

-O Vb traseiro certo vai te dar punch e resposta mais uniforme;

 

-Diminuí-lo vai te dar mais spl onde já tem de sobra e perder onde falta (sub);

 

-Aumentá-lo vai te dar mais sub e um buraco (vale) onde mais precisa ao redor dos 60hz; vai te dar problemas de excursão máxima.

 

Mas se fosse simples assim.

 

Comece na teoria por Dinsdale.

 

Saudações,

 

Paulo.

ja que respondeu to com uma ideia meia loca aqui tentar faser uma band pass acornetada tive olhando esses sites gringos inclusive as da caixa MAU " que mais parece uma 4 ordem acornetada, o que tu acha da ideia?? :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

www.geocities.com/royal_device/18acompch.jpg

 

Sentem soh a acustica dessa sala O.O

 

 

Se soh esses woofer tudo numa salinha desse tamanho jah dah medo, imagina com uma dessas caixa INCRIVELMENTE FODASTICA, feitas de concreto :blink:

embaixo da sala, com apenas 110 db com 1 watt de sensibilidade pra cada um dos 8 woofers de 18" empurrados por 1 amp valvulado.

 

Também gostei das caixinhas de médio. 32 de 6" e 32 tweeter. Se fosse aki, colocavam 500 corneta e 250 supertweeters pra acompanha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai rapaziada, blz??

 

Eu tava vendo e tem mto pouco material sobre caixas do tipo não-ressonantes em português, então eu vou começar pelo começo e dar minha contribuição...

 

Pra início de conversa, temos de arranjar um software que simule esse tipo de caixa, certo? e que de prefrência seja free..!

O que é o caso do Hornresp, que é um ótimo programa e está disponível na net...

Em outro tópico eu postei como se utiliza o mesmo, (procurem por ''hornresp chlobao autoforum'' no google que vai tah lah....rsrs

 

Então, eu já simulei vários tipos de caixas não-ressonantes (rear horns, front horns, TL's, phasebox, e etc...), e executei algumas...

As duas últimas foram um rear exponential horn em dois extreme 15'' da selenium, e uma phasebox em um PXW8D-2 da bravox, cujo rendimento entre 35~50hz é algo ímpar!!!

eu sempre botava ela (phasebox) no porta-malas do carro e pedia pra que adivinhassem o que tinha lah, tdo mundo errava de loooooooonge.....rsrs

pois bem, acerca das horns, o que eu posso dizer com bastante segurança, eh q se forem bem feitas, não há band-pass nem nada que se iguala!!!!

mas nem tudo são flores, para que realmente o rendimento seja algo excepcional, temos a desvantagem do tamanho exagerado (ex: 150x60x120cm) para uma caixa com um extreme 15''....

A minhas ficaram menores que isto, obviamente, pois está dentro de um pálio, e não de uma carreta....rsrs, mas ainda sim o rendimento em +-40hz (pico máx) é de fazer faltar fôlego, ganhando de longe das antigas caixas (as velhas dutadas recomendadas pela selenium).

 

Para fins práticos, pra se ter uma banda passante de 35 até 90hz, uma rear exponential horn deverá ter no mínimo 4000cm^2 de área de boca, e 50~75% do SD do alto-falante como área da garganta, com 300cm de comprimento (para gerar um atraso de fase necessário para esta banda passante) e uma câmara de garganta de uns 40L.

 

Bem, pra quem quiser se aventurar, aqui vão mais algumas dicas:

 

- Para vc não gastar mto tempo (mto menos dinheiro errando o projeto), use o Sketchup (free) da google para desenhar seus projetos em 3D

é um programa mtooo fácil de ser usado, mto mesmo, até um ganso treinado é capaz de aprender em 1 dia a mexer nele....

 

- Como as horns são nada mais nada menos que ''tubos'', eles apresentam picos de ressonância acima da frequencia superior de corte, que no nosso caso devem ser atenuadas de alguma forma, geralmente com a utilização de espumas ou algum tipo de estopas no interior das caixas (lã de vidro é ótimo), sempre deixando no mínimo o último metro final da horn sem nada!!!

Uma boa prática é ir diminuindo a densidade de material absorvente desde a câmara da garganta até o final, que no caso é até um metro antes da boca, deixando bem ''acolchoada'' a câmara da garganta. Com isso vc perde um pouco de SPL, mas ganha em sonoridade e nitidez.

 

Bom galera, pra quer quiser saber mais sobre os meus trabalhos, procurem por Marcos José Jacoboski no orkut, lá tem ulgumas fotos das caixas e talss...

 

QQer dúvida, estamos aí

 

abraços

 

PS: Dah um UP ae, senão morre o tópico!!!

Editado por chlobao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CHLOBÃO Boa tarde, pesquizando no forum percebi que o amigo tem grande conhecimento de caixas cornetadas, de interesse por minha parte, já que participo de competiçoes (trio) , caixas dutadas chegaram ao seu limite em termos de

decibéis, se o amigo pudesse me dar uma luz,ou melhor uma "caixa horn" com alto pico na frequencia de 120hz até 180hz

o sonofletor nao preciza responder bem basta ter pico, é +- nessa frequencia que é feita a medição

Tenho 4 falantes eros MB2.2k 1100wrms e dois taramps 4500wrms

 

parametros thiele small:

vas:29,61

Qms:5,385

Qts:0,323

Qes:0,343

BL:16,915

RE:2,8

Fs:57,36

area do cone:0,052 Sq.m

Sensibilidade:93,99

Impedancia:4 Ohms

resposta:45-3.000 Hz.

 

Obs: nao me entenda mal nâo quero que voce fique com todo trabralho apenas me ajude nessa missao obrigado abraço...

Editado por alderjunior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí cara, blz??

 

Então... vc disse que quer uma caixa que tenha um pico de resposta compreendido entre 120 e 180hz, certo??

Olha, vou te falar, eu nunca fiz uma horn que respondesse acima dos 100hz, sendo então que não garantirei nada acerca do que foi simulado, ok?!!

E mais uma coisa: em uma caxa do tipo front, como não existe o somatório massivo externo à caixa de frentes de onde de determinadas frequencias, vc não tem picos na resposta... vc tem apenas como determinar uma banda passante... esse, alias, eh o motivo pelo qual vários puristas usam esse tipo de caixa em home theaters top... que eu pra falar a verdade, sou louco pra tentar fazer!!!!

 

Mas tendo em vista que as boas e velhas cornetas funcionam (deixando a fama das caixas horn em baixa com akela chiadeira insuportável) em 1khz, e as minhas funcionam em 40hz... pq naum funcionariam em 150hz???

Pois bem, para esse projeto eu sugiro uma Front Horn, com expansão exponencial.... (dado que em uma rear horn a corneta ''se desacopla'' do falante em frequencias elevadas, só compensando ser feita de 100hz pra baixo).

 

Dado que não é uma caixa com aspectos construtivos banais, fica claro que o bom desempenho da caixa vai além de cumprir oq vou postar aki:

 

Vrc=30L

Lrc=31cm

 

Vtc=5766mL

Atc=961cm^2

 

S1=200cm^2

S2=4700cm^2

L1=110cm

 

com parâmetros do falante:

Cms: 7,68E-05 m/N

Rms: 6,7 N.s/m

Mmd: 93,43g

 

Cara, a caixa terá aproximadamente 240L externos, e como ela não é cúbica nem nada que possa ser ''amontoado'' evitando disperdício de espaço, deve-se pensar muito bem antes de executá-la!!

Eu coloquei as nomeclaturas das grandezas acima do jeito como são chamadas no Hornresp, pra que se alguém quiser simular e sugerir alguma alteração, ficar à vontade.

A banda passante ficou de 100hz à 200hz com 100db@1W/m, dado espaço em 4xPi.

Eu não simulei nenhuma dutada pra esse teu falante, mas acho q com a horn tu iria ganhar fácil uns 4 ou 5 db's.

 

Qualquer coisa, estamos aí...

Um abraço, e boa sorte nos campeonatos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

chlobao

 

Sou um grande fã de Horns e estudioso por elas, mas uma coisa que ainda não consegui entender, é o que se quer dizer quando se fala que o

espaço é 4xPi, 2xPi, e etc.

 

A um tempo não estudo mais elas, mas gostaria de voltar, o que você me indica ler para entendelas com precisão?

Existe algum livro que fale só delas, ou artigos completos na internet?

 

Um grande abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí cara, blz??

 

Então... vc disse que quer uma caixa que tenha um pico de resposta compreendido entre 120 e 180hz, certo??

Olha, vou te falar, eu nunca fiz uma horn que respondesse acima dos 100hz, sendo então que não garantirei nada acerca do que foi simulado, ok?!!

E mais uma coisa: em uma caxa do tipo front, como não existe o somatório massivo externo à caixa de frentes de onde de determinadas frequencias, vc não tem picos na resposta... vc tem apenas como determinar uma banda passante... esse, alias, eh o motivo pelo qual vários puristas usam esse tipo de caixa em home theaters top... que eu pra falar a verdade, sou louco pra tentar fazer!!!!

 

Mas tendo em vista que as boas e velhas cornetas funcionam (deixando a fama das caixas horn em baixa com akela chiadeira insuportável) em 1khz, e as minhas funcionam em 40hz... pq naum funcionariam em 150hz???

Pois bem, para esse projeto eu sugiro uma Front Horn, com expansão exponencial.... (dado que em uma rear horn a corneta ''se desacopla'' do falante em frequencias elevadas, só compensando ser feita de 100hz pra baixo).

 

Dado que não é uma caixa com aspectos construtivos banais, fica claro que o bom desempenho da caixa vai além de cumprir oq vou postar aki:

 

Vrc=30L

Lrc=31cm

 

Vtc=5766mL

Atc=961cm^2

 

S1=200cm^2

S2=4700cm^2

L1=110cm

 

com parâmetros do falante:

Cms: 7,68E-05 m/N

Rms: 6,7 N.s/m

Mmd: 93,43g

 

Cara, a caixa terá aproximadamente 240L externos, e como ela não é cúbica nem nada que possa ser ''amontoado'' evitando disperdício de espaço, deve-se pensar muito bem antes de executá-la!!

Eu coloquei as nomeclaturas das grandezas acima do jeito como são chamadas no Hornresp, pra que se alguém quiser simular e sugerir alguma alteração, ficar à vontade.

A banda passante ficou de 100hz à 200hz com 100db@1W/m, dado espaço em 4xPi.

Eu não simulei nenhuma dutada pra esse teu falante, mas acho q com a horn tu iria ganhar fácil uns 4 ou 5 db's.

 

Qualquer coisa, estamos aí...

Um abraço, e boa sorte nos campeonatos!!

 

Bom dia, seria possivel fazer a horn já com os 4 falantes ou um hibrido entre a horn e linha de transmissao,conseguindo um atrazo de faze e consequente pico de frequencia ou isso prejudicaria, abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a horn com os 4 falante eh possível sim, mas vc perderá SPL, e como eh aí q tu ker tirar o máximo do teu sistema, eu não aconselharia.

Sobre o híbrido que tu falou, eh a própria rear horn....;D

Só que, como já eu já disse, em frequencias acima de 100hz o falante se desacopla e não tranfere a energia com eficiência para o ''tubo'' da TL... deixando à desejar em SPL, ainda mais na faixa que vc ker....

Mas ressaltando, eu nunca fiz uma caixa não ressonante responder acima dos 100hz, portanto o que estou te dizendo aki, é baseado somente na literatura, e em simulações eh claro.

Como vc jah pode ter percebido, o grande problema eh o tamanho desse tipo de caixa.... e pra 4 falantes ainda... fica difícil...... mas se der certo, com certeza ficará muito bom!!!

Eu te aconselho à fazer uma, pra um falante, a mesma que eu te passei... faz e mede. É meu conselho.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
chlobao

 

Sou um grande fã de Horns e estudioso por elas, mas uma coisa que ainda não consegui entender, é o que se quer dizer quando se fala que o

espaço é 4xPi, 2xPi, e etc.

 

A um tempo não estudo mais elas, mas gostaria de voltar, o que você me indica ler para entendelas com precisão?

Existe algum livro que fale só delas, ou artigos completos na internet?

 

Um grande abraço,

 

Eh assim: 4xpi é o espaço livre, como se a caixa (ou falante) não fosse cercado por nada que pudesse refletir uma onda por ele emanada. 2xpi é um espaço semi-infinito, onde se considera uma ''parede'' infinita logo atrás do mesmo. 1xpi é como se além da parede traseira, tivesse um ''chão''pro falante/caixa (outro plano infinito ortogonal ao primeiro). e em 0,5xpi é como se a caixa estivesse em um canto (outro plano cortanto os outros 2 planos ortogonalmente). veja que vc apenas parte do espaço livre e vai adionando planos infinitos dividindo o espaço em questão, até que ele acabe em um ''canto''.

veja q a resposta vai se reforçando nas frequencias beeem baixas qdo vc vai baixando o teu espaço, e isto eh facil de se ver, vira um sub pra parede em um canto e o grave fica mto mais intenso...

 

eu não sou muito bom com explicações, então qqer coisa me desculpa....rsrs... e se eu falei alo errado, por favor falem...

 

www.quarter-wave.com é um bom começo

Além de pesquisar sobre o trablho de alguns eng. de áudio q se dedicaram nessa área, como Augusperberg....

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera. Estou tentando estudar essas cornetinhas, e acho que estou quase apto a me aventurar...

 

Mas ainda tenho uma dúvida bem básica: Como eu calculo o ganho (em decibeis) que vou ter com o uso de determinado megafone?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...