Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
A. Ricardo

[Ajuda] HT Residencial principiante

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

 

Esses dias estava pensando em comprar um Home Theather para colocar junto à TV afim de utilizá-lo para assistir filmes, Netflix, etc... Porém, já tinha informações de que esses Home theathers prontos são práticos mas não entregam muita qualidade. Sendo assim, me lembrei do fórum, pois possuo SQ no carro, e pensei em dar uma olhada no tópico de som residencial. Li algumas coisas, mas não conheço absolutamente nada de som residencial.

 

Tenho algumas coisas que utilizava no meu 1º set de som no carro sobrando aqui e gostaria de saber se posso e como utilizá-las:

 

- 2 kits 2 vias hertz dsk 165.5

- 1 amp banda voxer 9.8 4 canais

- 1 amp DAT 500 para sub

 

A minha ideia é montar o som na sala de tv.

 

Gostaria de dicas de vocês do que preciso comprar a mais de equipamentos, além do sub e madeiras pra fazer as caixas. Não tenho nem ideia de como ligar isso tudo na TV, utilizaria uma HU normal, tipo rádio pioneer, que fizesse os cortes diretos no player e como ligaria isso na TV? Tem como utilizá-lo sem precisar de bateria automotiva, direto na tomada, por exemplo?

 

Enfim... como podem ver não tenho muito conhecimento de som residencial. Gostaria da ajuda de vcs pra indicar o que falta comprar e como montar.

 

Desde já, obrigado pessoal.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia do som, no geral é parecida
Só muda o ambiente e algumas vantagens como em relação aos tamanho de caixas

 

Pode projetar uma caixa para o seu kit 2 vias, algo semelhante a caixa de som estilo monitor

Se projetar as caixa com algo em torno de 15 l, dutada, que vai consegui um som bom com o kit sem precisar de sub

 

E usar a banda para tocar eles, com uma fonte direto na tomada

E adicionar o player para facilitar a ligação da tv e para poder tocar música com as caixas mais fácil quando quiser

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É justamente por isso que venho pedir ajuda.

 

Quero fazer um projeto legal e de qualidade mas não sei nem por onde começar, que equipamentos comprar, etc...

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse modelo eu consigo fazer estilo 5.1, né?

 

Não, longe disso

 

Consegui um 2.0 com uma qualidade boa

 

Se quer algo nesse estilo melhor comprar um som pronto mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas vc entende essa diferença?
E sabe para oq vai usar?

 

Pq tem user que usar até sistema 7.1, tem até headphone 5.1 ou 7.1 (que até acho estranho conseguirem isso num espaço tão pequeno, tenho que desmontar um, qq dia para vê como é kkkkkk)

Mas dependendo qual vai ser o uso o 2.0 ou 2.1 atende mais que o suficiente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, um sistema 5.1 é composto por 5 alto-falantes e 1 subwoofer (me corrija se estiver errado). Pensei que utilizando os kits 2 vias conseguiria fazer 5 caixas de falante (uma no meio em baixo da TV, 1 em cada canto da frente da sala (1 esquerda e outra direita) e 1 em casa canto na parte de trás da sala (também esquerda e direita) e o sub também à frente e ao centro.

 

Por isso pensei nos dois pares de kit duas vias que tenho guardados, arrumaria mais um mid e Tweeter, e o sub que falta. Amplifico tudo com os amplificadores que tenho é distribua pela sala.

 

Sent from my E6883 using AutoSom Som Automotivo mobile app

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, uma sugestão de quem já bateu cabeça com som automotivo em casa...

Juntei uns restos algum tempo atrás e fiz um rack, usando um bomber upgrade 10" em LT, um par de JBL 8px e 4 fulls de um HT Sony antigo. Amplificação por conta de uma Banda 2.4D e uma fonte cftv de 50a do mercado livre. HU um player sony antigo com entrada p2 que uso no PC ou PlayStation ou celular. Me atendeu bem (ao menos eu achava isso) até essa semana quando fiz uma mudança radical no set.

 

Mudei tudo, menos player e a 2.4D (que eu acho que dá um baile na famigerada SD400.4 evo).

 

Mas vamos ao atual:

HU: Sony CDX-GT407X

Crossover stetsom STX84

Banda 2.4D

1 par de mids NAR série 3 6" em caixas tipo bookshelf seladas com aprox 9l.

1 par de tw eastech que paguei 15 reais do lado de casa.

Mids respondendo de 80~4000hz.

Tw 4000hz acima.

A via dos graves ficou por conta de um Bravox endurance EHSW12D que comprei usado numa caixa trio (raridade encontrar um ainda original nas condições que encontrei esse) sendo empurrado por uma SD400.2D evo.

20~80hz. Respondendo bem de uns 34hz acima dentro do quarto.

Alimentação por conta da mesma fonte cftv anterior, super compacta e silenciosa. Pra ajudar, coloquei uma bateria de nobreak 9ah. Mantém a memória do player e ajuda segurar os picos.

 

Sobre sua amplificação, garanto que a 9.8 é muito além do necessário pra tocar um som bacana dentro de casa!

Esse set aqui com 800w em amps, usando aproximadamente 300w no sub (devido à configuração de bobinas, 6+6ohms em paralelo=3ohms final num amp que fornece 400w @2ohms) mais aproximadamente 60w (4ohms) por mid e 30w (6ohms) por tw é mais que suficiente pra agradar os ouvidos sem prejudicar a audição.

Há ainda a opção de se usar algum tw melhor, mas foi o que coube no meu bolso no momento.

 

Segue uma foto dos 2 sets.

Rack antigo apenas servindo de apoio por enquanto, pretendo fazer um painel bacana pra colocar tudo em breve!

Set atual: as books + sub na caixa preta.

 

Falta ainda terminar o acabamento das books e repintar a caixa de graves.3af826719477affe40f7db48016fad6e.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo tem uns amplificadores compactos de vários modelos no Aliexpress, inclusive 2.1 acho que seria mais viável para seu projeto, pois alguns já vem com fontes e os que não vem são mais simples de adquirir uma fonte compatível pois para um módulo em casa ficaria meio gambiarra e não é qualquer fonte que dá conta de alimentar bem este módulo. O amplificador 2.0 vc poderá ligar cada saída em uma caixa com o seu kit 2vias usando o divisor de frequência, já o 2.1 segue o mesmo projeto incluindo uma caixa separada para o subwoofer. Bem já usei um som de carro em casa mais não é tão prático e nem tão bom em estética e agora uso um home teacher de 800w da Sony que realmente é muito potente mais são raros os que realmente prestam mais esse dá conta do recado. Se lembre não compre home teacher por descrição de potência pois geralmente não entregam a potência que oferecem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://youtu.be/3DuJ7MkftBY

 

Um video do meu set. Apenas as books e o endurance tocando.

Veja/ouça e tire suas conclusões.

Há diversas opções de amplificação na internet, verdade. Mas a vantagem de um set "automotivo-residencial" é se um dia quiser voltar o set pro carro.

Custos?

Fonte cftv 75 reais

Banda 2.4D 190 reais

SD400.2D evo 159 reais

Sub endurance: 130 reais (usado)

Mids NAR série 3 180 reais

Tw eastech 15 reais

Crossover 150 reais (usado)

Cabeamento RCA e alimentação/fiação 100 reais (aproximadamente)

Bateria nobreak 90 reais

HU já é antiga minha, se for comprar uma nova o céu é o limite.

Caixaria" se for comprar, algo no nível de acabamento que estou fazendo, não sairia menos que 500 reais.

Segue umas fotos da caixa de graves em questão mais as books na versão finalizada:

É uma brincadeira cara porém prazerosa.

Sou bem adepto do DIY e fui comprando/juntando os equipamentos devagar, então não senti o tapa tão grande no bolso! Kkkkdcdc854577fdbed69fb048be9332fba8.jpga5d095a0787dcc17964deb65e01ab879.jpgd99e75dc96b38ed520a81d6159641cd8.jpge76275ed0be8a0fb9ac6d0539f017ba5.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

5 caixas que tocam um som que vem de uma fonte estéreo, não passa de uma bagunça a mais.

 

Se você quer um 5.1, o caminho mais curto e garantido é usar um Receiver.

 

Para usar um 5.1 com amplificadores externos você vai precisar de um processador que decodifica os formatos de áudio multicanal, que normalemente são bem caros. Os usados acessíveis não decodificarão os formatos mais recentes.

 

No mais, eu acho que para sistemas de orçamento limitado 5.1 não se paga.

 

Prefiro ter duas caixas frontais de alto nível, que um home de qualidade inferior.

 

Que modelo de receiver você me indicaria?

 

 

 

Amigo tem uns amplificadores compactos de vários modelos no Aliexpress, inclusive 2.1 acho que seria mais viável para seu projeto, pois alguns já vem com fontes e os que não vem são mais simples de adquirir uma fonte compatível pois para um módulo em casa ficaria meio gambiarra e não é qualquer fonte que dá conta de alimentar bem este módulo. O amplificador 2.0 vc poderá ligar cada saída em uma caixa com o seu kit 2vias usando o divisor de frequência, já o 2.1 segue o mesmo projeto incluindo uma caixa separada para o subwoofer. Bem já usei um som de carro em casa mais não é tão prático e nem tão bom em estética e agora uso um home teacher de 800w da Sony que realmente é muito potente mais são raros os que realmente prestam mais esse dá conta do recado. Se lembre não compre home teacher por descrição de potência pois geralmente não entregam a potência que oferecem.

 

Vou dar uma pesquisada nos amps.

 

 

 

 

Um video do meu set. Apenas as books e o endurance tocando.

Veja/ouça e tire suas conclusões.

Há diversas opções de amplificação na internet, verdade. Mas a vantagem de um set "automotivo-residencial" é se um dia quiser voltar o set pro carro.

Custos?

Fonte cftv 75 reais

Banda 2.4D 190 reais

SD400.2D evo 159 reais

Sub endurance: 130 reais (usado)

Mids NAR série 3 180 reais

Tw eastech 15 reais

Crossover 150 reais (usado)

Cabeamento RCA e alimentação/fiação 100 reais (aproximadamente)

Bateria nobreak 90 reais

HU já é antiga minha, se for comprar uma nova o céu é o limite.

Caixaria" se for comprar, algo no nível de acabamento que estou fazendo, não sairia menos que 500 reais.

Segue umas fotos da caixa de graves em questão mais as books na versão finalizada:

É uma brincadeira cara porém prazerosa.

Sou bem adepto do DIY e fui comprando/juntando os equipamentos devagar, então não senti o tapa tão grande no bolso! Kkkkdcdc854577fdbed69fb048be9332fba8.jpga5d095a0787dcc17964deb65e01ab879.jpgd99e75dc96b38ed520a81d6159641cd8.jpge76275ed0be8a0fb9ac6d0539f017ba5.jpg

Realmente, está tocando muito bem. Pois é, a minha idéia é eu mesmo fazer as caixas pros mids e tweeters. Imaginei algo em torno de 15 litros. Vou tentar ligar tudo assim agora, com o player e o que tenho e ficar de olho num receiver como o riverotoledo falou, pra depois ir aperfeiçoando.

 

 

 

 

Obrigado pessoal pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilherme já chegou querendo briga kkkkk

 

Mas é isso sim

 

O 5.1 é interessante para filme, sala de cinema mesmo
Para ouvir música e se não tiver um receveir que consiga fazer a divisão das 5 vias diferentes, tocando diferente dando o efeito de profundidade

que ocorre em cinema, vc vai ter apenas um monte de caixa tocando e não um 5.1 mesmo

 

Por exemplo, se vc for tocar musica em um home 5.1, na verdade a música vai tocar só em 2 caixas
alguns que tem configuração para tocar nas outras caixa ou fazer algum corte diferente entre elas

 

Então em muitos casos não vai te servir para muita coisa, por isso perguntei se sabia oq vc queria

 

Mas montei uma caixa com esse kit recentemente, para ouvir em casa e gostei do som que consegui
Uma qualidade boa, melhor que muita coisa e para oq eu queria atender até melhor que eu esperava

 

Se for fazer as caixas com os 15 litros como comentou, dutada e fizer os cortes, vai conseguir até um grave bom com a caixa

e nem precise colocar o sub

 

Vou tentar criar um tópico depois mostrando essa caixinha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, Fausto, se tu criar este tópico da caixinha vai me quebrar um galho tremendo, pq estou batendo cabeça pra fazer essas caixas.

 

Tentei simular uma caixa tipo bookshelf no Speaker Box Lite com as especificações dos dois hertz dsk 165.3 de 6,5" que eu tenho e tá me dando uma caixa com 88,9 litros (kkk), e um duto de 60mm com 218mm de comprimento e sintonia de 68hz (a sintonia até que está boa). Não sei o que que fiz de errado aqui. Isso que nem simulei as caixas dos outros dois Hertz dsk 130.3 de 5", mas enfim... Vai ser uma mão na roda se postar.

 

O som que quero é exatamente para criar um efeito surround para assistir filmes. Assisti uma vez ao filme "Pearl Harbor" no estande de uma loja de ambientes e os aviões do filme pareciam estar passando por mim. Depois daquela experiência, decidi que queria ter um som daqueles em casa.

 

O que eu tenho que usar pra conseguir fazer este efeito com as caixas que quero montar e com o sub? Que tipo de receiver usar? No receiver mesmo eu consigo fazer os cortes de frequência?

 

Valeu pela paciência e pela atenção, já esclareceu uma boa parte de dúvidas que eu tinha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse volume e duto é o sugerido pelo programa para melhor resposta
mas plana possivelmente e descendo mais

 

Ai vc tem que ir reduzindo e vendo como ele se comporta, para saber qual volume usar

 

 

Então ai um dos problemas, esse efeito de profundidade vai ser mais difícil conseguir usando esses equipamentos

Pra isso seria melhor escolher um receiver e projetar algo para a potência e impedância do equipamento ou adquirir um home melhor

 

Para conseguir esse efeito, o mais prático vai ser o home, que já faz a leitura do dvd e já lê o audio em 5.1
Se for usar um dvd por exemplo e ligar pelo cabo rca ou not com cabo p2, para passar para um amplificador só vai conseguir o estéreo e não o 5.1

 

Com as duas caixas com os kit, vai conseguir um som parecido com o que tem com os kit 2 vias dentro do seu carro

Que é um sistema 2.1, com efeito estereo e o sub

 

Que tem um pouco de profundidade e palco, mas não na mesma proporção que conseguiu ouvir nesse home na loja por exemplo

que ouvi até o que vêm por trás por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais fácil seria investir em um bom home, mesmo?

 

Com o uso do receiver não vou conseguir mesmo assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, se vc puder e tiver interesse, passa esse kit pra frente, compra o Mid NAR 650cw3 6.5" + o Tw de titanium deles e faça a fabulosa/maravilhosa BAUBO, eu tenho o projeto do cross versão beta, tu gasta mixaria pra montar ele e toca absurdo man, quem ja escutou essas caixas sabe o que digo.

 

Eu tenho duas aqui, e mais duas guardadas pois não reformei meu quarto como pretendia, então, só duas baubos atrás de mim + um Questo de 12" + frontais da parede abaixo do forro com os mesmo mids em caixa selada.

 

O bom do home se for comprar algum de entrada, é o multi canal, mas vou te dizer um coisa, esses home não tem um sequer que chegue aos pés do meu set na qualidade ou algum set bem montado automotivo. Instalei um samsung HT-F5500K/ZD, legalzim, mas pra mim, pros meus ouvidos, jamais compraria. Só algo nível onkyo, denon, harman, etc.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como que vc fez pra fechar a impedância? Tava olhando o preço de alguns receivers e não consegue nenhum abaixo de 6 ohms e colocar falantes de 4ohms em receivers de 8ohms, por exemplo, vai fazê-lo trabalhar quente, podendo vir até a queimá-lo.

 

Com essa de não encontrar receiver de 4ohms, acho que me obrigo a ou comprar um Home Theather 5.1 ou fazer um 2.1 com o que tenho. Não vou comprar kit 2 vias JBL Selenium de 8 ohms pra fazer o projeto, o som desses falantes é uma bost...

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vcs me convenceram a fazer um 2.1 de qualidade. Gostaria de indicações de equipamentos pra utilizar no projeto, sem muita gambiarra e sem usar amps automotivos. Quantos e quais tipos de falantes devo comprar? Vou precisar de receiver aqui também?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabulosa ele quis dizer!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabulosa?

Sim, vc acha a baubo uma caixa ruim? Tipo, nacionalmente e aberto na época para o público construir e usar, eu não vejo nada semelhante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vcs me convenceram a fazer um 2.1 de qualidade. Gostaria de indicações de equipamentos pra utilizar no projeto, sem muita gambiarra e sem usar amps automotivos. Quantos e quais tipos de falantes devo comprar? Vou precisar de receiver aqui também?

O q tu vai usar de fonte de áudio? PC, CD player, algum outro formato?

A opção por receiver, integrado ou amplificador vem depois de saber o que vem antes dele

Eu baseei meu sistema em um mini PC, então posso usar só um DAC (q no meu caso tem DSP), e amplificadores

Agora tem q ver quanto gem disponível para gastar antes de definir qualquer coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

puxa, e eu pensando que vcs iriam me motivar a fazer um HT com umas coisas automotivas que tenho paradas...

Possuo um DVD JVC AVX2 que diz ser 5.1!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

puxa, e eu pensando que vcs iriam me motivar a fazer um HT com umas coisas automotivas que tenho paradas...

Possuo um DVD JVC AVX2 que diz ser 5.1!

Tirando quando a pessoa acha q no mercado de som não automotivo não vai encontrar o que procura, não vejo motivos pra usar equipamentos automotivos num sistema residencial

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...