Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Brondog

Ajuda na escolha de um amplificador

Recommended Posts

Olá povo, tenho um Etios 2016 que veio sem NADA de som e estou querendo instalar uns brinquedinhos nele.

 

Tenho já em mãos algum equipamento antigos e coisas que acabaram caindo em minhas mãos recentemente mas estou com dificuldade em o que vou acabar instalando no meu carro.

 

Tenho isso agora à minha disposição:

 

- Kit duas vias Morel Maximo 6" (4 Ω)

- Dois subs JL 10W3V3-4 (4 Ω)

- Amplificador Hertz HCP 4

 

Meu problema é o seguinte: o alternador do Etios só consegue mandar uma corrente máxima de 70A @ 14 V, ou seja: um limite teórico máximo de 980 W mas calculei que metade disso é usado pelo carro em suas funções normais então prevejo algo em torno de 450W para usar no meu som.

 

O Kit 2 vias tem como potência de uso normal 90W com um pico de 240W. Os subs têm uma potência recomendada de 250W. O amp da Hertz tem as seguintes especificações:

4 Ch: 65 W x 4 (4 Ω)
4 Ch: 95 W x 4 (2 Ω)
3 Ch: 65 W x 2 (4 Ω) + 190 W x 1 (4 Ω)
3 Ch: 95 W x 2 (2 Ω) + 190 W x 1 (4 Ω)
2 Ch: 190 W x 2 (4 Ω)
 
Em suma: estou numa enrascada de potência! Se eu pegar um amp que consegue lidar com toda essa potência meu alternador não aguenta a pressão. Meu carro tá na garantia então nada de brincar em baixo do capô (foi um saco fazer todo o plano de como vou fazer a instalação sem cortar nenhum cabo). Estou pensando em vender o amp e um dos subs e arranjar um amplificador que aguente os 3 canais (sub + kit) e colocar um capacitor junto para aguentar os picos de uso.
 
Estou bastante perdido. O que acham? O que me aconselham? Quais são opções de amplificadores SQ que posso usar nesse sistema? É uma boa ideia colocar um capacitor? Se sim, qual? Alguma outra ideia?
 
Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...o qie você tem esta de bom tamanho pra um sQ básico, so colocaria um Sub apenas.

 

Sobre consumo, em teoria seus cálculos e pensamento esta correto, mas na prática você nunca vai estar usando toda potência do ampli, nem do kit, nem do sub; sendo assim ele não vai consumir nem 50% do.máximo; então quanto a isso pode ficar tranquilo que o alternador da conta sim tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas colocar equipamento que está muito acima da capacidade do amp não arrisca acabar estragando mais rápido o amp?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas colocar equipamento que está muito acima da capacidade do amp não arrisca acabar estragando mais rápido o amp?

 

Não vai ter problema assim

 

O modulo só consome isso, em volume máximo e nos picos

Além disso para esses momentos além da corrente do alternador tem a bateria para auxiliar

No mais vc mal vai estar consumindo metade dessa potência em uso normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo, além do amp que vc já tem, compraria mais um amp só para os subs. Fique tranquilo que não vai ter problema com os amps e nem com a bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, então. Irei ficar com o equipamento atual.

 

Qual amp vcs me indicariam então para segurar esses subs? Estava pensando em um JBL GTO (RMS @ 4 ohms 1200W x 1 canal ou RMS @ 2 ohms 1500 W x 1 canal) por cerca de 600 reais mas acho que fica meio exagero um desses! kkkkk

 

Além disso, será que será necessário um capacitor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, então. Irei ficar com o equipamento atual.

 

Qual amp vcs me indicariam então para segurar esses subs? Estava pensando em um JBL GTO (RMS @ 4 ohms 1200W x 1 canal ou RMS @ 2 ohms 1500 W x 1 canal) por cerca de 600 reais mas acho que fica meio exagero um desses! kkkkk

 

Além disso, será que será necessário um capacitor?

Sd 1200.1 pro sub ou subs... De resto pode instalar sem crise...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que ando me perguntando bastante ultimamente....

 

Com o preço e a qualidade da SounDigital recentemente, será que não vale mais a pena vender o amp da Hertz e comprar um da SD que consiga aguentar a carga total? Está mesmo ainda fazendo tanta diferença o amplificador ultimamente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que ando me perguntando bastante ultimamente....

 

Com o preço e a qualidade da SounDigital recentemente, será que não vale mais a pena vender o amp da Hertz e comprar um da SD que consiga aguentar a carga total? Está mesmo ainda fazendo tanta diferença o amplificador ultimamente?

Se quiser um amplificador pra tocar tudo isso e ainda sobrar uma grana pra bons cabos vai de sd 1200.4, 2 canais para o kit e bridge pro sub ou subs, serão 2 canais de 300rms pra cada kit e 600 rms pro sub...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh e quanto a questão do amplificador fazer a diferença, realmente faz porém na minha opnião instalação e acerto constituem uma grande parcela de como o set vai tocar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não trocaria o hertz por um SD. Não que SD seja ruim, porque não é. É um ótimo custo x benefício e pelo que custa entrega milagres. Mas vc está com um bom amp em mãos, na minha opinião melhor que um SD, pra que trocar?!

 

Pra mim, seria um downgrade.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem hora, que sou mais daquela de pq mexer no time que ta ganhando kkkk

 

Seu amp já tocava tudo antes? E te agradava?

Ou acha que precisa de mais?

 

Vc vai manter os 2 sub ou apenas 1?
Para o etios um deve ficar de bom tamanho e já vai ter boa potencia para ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra manter os dois subs se você gostar um pouco mais de spl e de grave mais presente, mas cabeamento é fundamental.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz, vcs me convenceram a ficar com esse equipamento atual. Vou ficar com o que tenho agora e correr atrás de dar força pra esses subs.

 

Estou agora com a dúvida de se amp pra sub também faz tanta diferença quanto nos mid/tweeter. Estou namorando faz tempos comprar um JBL GTO 14001 para meus subs mas ele sai usado o dobro do preço de um SD1200.1 (350 um SD novo e 700 o JBL). Cogito também se vale a pena comprar o SD para quebrar o galho e trocar mais tarde pelo JBL.

 

Quanto a cabeamento, tenho cabos da Ley Line para o Hertz mas ainda não comprei nada para os subs. Acho que vou acabar comprando um cabo de 5m da Taramps que vi no ML por 30 reais (eu quero morrer escrevendo isso quando gastei bem mais que isso nos RCA da Ley Line).

 

No mais, estou trabalhando em como instalar os cabos na bateria sem cortar nada. Acho que consegui arranjar um jeito de fazer isso. Só falta agora refazer toda a distribuição de energia com distribuidores novos (essas merdas estão super caras ultimamente) e arranjar um lugar aonde instalar esse equipamento no porta malas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou agora com a dúvida de se amp pra sub também faz tanta diferença quanto nos mid/tweeter.

Sim, e como faz.

 

Estou namorando faz tempos comprar um JBL GTO 14001 para meus subs mas ele sai usado o dobro do preço de um SD1200.1 (350 um SD novo e 700 o JBL).

eu escolheria o JBL

 

Quanto a cabeamento, tenho cabos da Ley Line para o Hertz mas ainda não comprei nada para os subs. Acho que vou acabar comprando um cabo de 5m da Taramps que vi no ML por 30 reais (eu quero morrer escrevendo isso quando gastei bem mais que isso nos RCA da Ley Line).

Taramps no grave é excelente.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente... não pegaria o JBL e nem o taramps. Eles são ótimos pra bater, pra sq já não posso dizer o mesmo. Em sq vc vai precisar de subgraves mesmo, não SPL, sem contar na musicalidade do grave. Pega a SD 1200.1 que é melhor que esse JBL e o dinheiro que vai economizar no amp, gasta num cabo RCA bom.

 

E quanto ao que gastou nos Ley Line, pode apostar que valem cada centavo. Nem se compara com esses taramps.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara os ley line valem cada centavo...

Rca taramps passo longe tenho um aqui jogado quero morrer quando lembro que paguei 30 reais. Nessa b@$!#!!!!

Eu iria de sd 1200.1, na verdade eu iria de 1200.4 e 1200.1, mas como optou em manter o hertz pegaria a 1200.1 e cabos no minimo audison conection ft2...

E como vai mandar instalar fica em cima pq dependendo o instalador pode ser preguiçoso e fazer do modo mais facil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vou acabar comprando o 1200.1 mesmo.

 

Por sinal, eu pensava que a JBL era SQ e não SP. Agora grilei... Não to entendendo mais o motivo desse preço do JBL.....

 

Bom, pelo jeito eu arrisco acabar comprando mais um par de Ley Line mais pra frente! kkkkkk Mas no começo eu ainda tenho que economizar uma grana para comprar o amp. No momento estou ainda guardando a grana para comprar o amp. Agora que sei o que vou comprar, só juntar. Em maio eu compro tudo e posto fotos aqui de como ficou. Agora só falta saber como vou fazer isso tudo caber no porta-malas do meu Etios... kkkkkk Eu vou é acabar fazendo um esquema lindo que eu tou namorando há tempos de fazer em meu porta-malas, mas isso vai ficar para junho ou julho...

 

Por sinal, quais são algumas marcas de SQ para amp que não sejam abusivamente caras? 

 

@Bolonha23: pq vc escolheria o 1200.1 ao invés do JBL? O @A. Ricardo disse que JBL é mais SP que SQ mas sempre achei que era o contrário... Outra coisa: vc tb mencionou mais cedo que instalação e acerto fazem diferença. O que vc quer dizer com isso? Pode dar uma mãozinha? Valeu.

 

@F. Bueno: pq vc escolheria o JBL ao invés do SD1200.1? Preferência de marca mesmo ou alguma outra coisa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara 3 motivos... Preço, tamanho e sonoridade, não nescessariamente nessa ordem kkkk

Quanto a instalação e acerto quis dizer que o mesmo criterio pra compra dos equipamentos, deve ser pra compra do que ninguém vê, cabos speaker etc... E a montagem de todo sistema tem que ser bem feita, baffles de mdf nas portas pro kit 2 vias, tratamento acustico nas portas, posicionamento de tweeters, passagem dos cabos pelo carro, caixa bem feita, dimensionamento dos cabos de energia e speaker e por ultimo acerto do sistema, ajuste de ganho, cortes de frequência, acerto de palco, etc... E claro posso dar uma força sim se estiver dentro dos meus conhecimentos kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que posso falar por exeperiencia propria é que alternador nao é tudo. A bateria também faz diferença mesmo com o carro ligado. Quase queimei meu modulo por falta de potencia na bateria e meu som é mais fraco que o seu, entao fica de olho. tenho um audiophonic club 800.4 v2 ligado em um kit2vias morel maximo e um sub morel primo de 12". Tenho um Fox com alternador de 70a e veio com uma bateria original moura de 44a. com 2 meses de som as luzes do meu carro parecia rave, piscava tudo quando eu passava de 50% de volume. com o tempo acabou queimando algo no modulo e a garantia da audiophonic cobriu. qnd ele voltou eu troquei pra uma heliar de 65a e ate agora tá tudo 100%. entao fica ligado na sua bateria tbm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que posso falar por exeperiencia propria é que alternador nao é tudo. A bateria também faz diferença mesmo com o carro ligado. Quase queimei meu modulo por falta de potencia na bateria e meu som é mais fraco que o seu, entao fica de olho. tenho um audiophonic club 800.4 v2 ligado em um kit2vias morel maximo e um sub morel primo de 12". Tenho um Fox com alternador de 70a e veio com uma bateria original moura de 44a. com 2 meses de som as luzes do meu carro parecia rave, piscava tudo quando eu passava de 50% de volume. com o tempo acabou queimando algo no modulo e a garantia da audiophonic cobriu. qnd ele voltou eu troquei pra uma heliar de 65a e ate agora tá tudo 100%. entao fica ligado na sua bateria tbm!

 

Bateria nesse seu caso, já estava muito fraca ou com algum problema

Uso mais potência que isso num polo e nem com a bateria ruim piscava tanto, só quando estava com 2 sub e em volume alto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que pode te ajudar na questão de energia, se estiver tão preocupado, é colocar um mega capacitor pra evitar as piscadas na luz quando tem os picos no som e poder aproveitar melhor a energia sem forçar tanto de bateria e alternador, mas, sinceramente, acho desnecessário.

 

No meu carro uso um amp clarion e mais um sd 1200.1 e nem piscar a luz não pisca em volumes extremos. Tudo bem que meu alternador é 120 amperes e a bateria de 60, mas mesmo assim pode instalar o som sem medo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...