Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sidnei_jf

Melhora do som GOLF MK7 - Mantendo player original

Recommended Posts

EDIT: (Som montado, resultado em videos abaixo).

 

 

Olá galera, preciso da ajuda de voces, na verdade orientações mesmo.

 

Tenho um GOLF mk7, e tenho guardado aqui um Subwoofer QUESTO 10" 250 wrms e um amplificador Soundstream Rubicom de 2 canais (usava esse set no player original de um Focus 2012 que tinha saida RCA especifica para SUB ).

 

A HU do GOLF nao tem saida RCA e tem toda a integração com o sistema do carro (configuração do computador de bordo, config do sistema de iluminação, modos de condução, etc...), não vejo possibilidade de subtitui-la por uma que tenha saida RCA. A principio estava pensando em ligar o sub atraves da entrada alta, o instalador disse que seria bom utilizar conversor de RCA pois resolveria o problema do remote, mas, tirei a duvida aqui no forum e foi uninime que pela entrada alta a perda de qualidade seria menor se comparada ao conversor. Entao seguem as duvidas:

 

1º - Ficaria bom utilizar o conversor de RCA somente para liga-lo em paralelo no cabo do alto falante traseiro para este enviar o sinal do remote ao amplificador, e o sinal de audio ligar na high input do amp mesmo?

 

2º - Somente adicionando um Amplificador ao sistema de som original, ligando na entrada alta, melhora alguma coisa no sistema? O som distorceria menos em volume 70% por exemplo?

 

3º - Já pensei em comprar um processador, ate vi um JL cleansweep, mas conversei com um user do Forum, e o mesmo disse que nao gostou, do resultado quando instalou na HU original do carro dele (Cruze se nao me engano). Pensei no AUDIOSIGMA, mas fico pensando que de nada adiantaria colocar um processador se o sinal nao for bom da HU, vai me dar regulagens, mas nao vai fazer milagre, estou certo?

 

4º - O kit duas vias original do carro até me agrada, inclusive comparando a um KIT 2 vias Helix E62c que tenho instado em outro carro, sinto os MIDs do Golf melhor, desce bastante, tem uma pressao de grave que nunca tive em um kit. Mas a nitidez do som no Helix é melhor. Neste caso, instalar um Tweeter do morel tempo melhoraria o som? Então eu colocaria um amplificador para tocar esse Tweeter e os Mids originais, talvez aquele amp HELIX BTWO e o SoundStream para o SUB, isso tudo ligado nas High inputs dos Amplificadores, sem bateria extra, será que ficaria bom? Eu teria algum ganho com isso? ou melhor só instalar o SUB mesmo por subgraves?

 

5º- Caso valha a pena instalar um tweeter melhor, esses tweeters costumam ter 60~90 wrms, os mids tendo somente 20 wrms seria um problema no conjunto? Nesse caso os eu iria utilizar os cross que acompanham os tweeter para o corte.

 

6º- Tem alguma dica pra mim?

 

Desde já abradeço de coração a todos, pela disponibilidade em ajudar.

 

Abraço a todos.

Editado por sidnei_jf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia usar o conversor para aciona o remote sim

Mas no player, será que não tem nenhuma saída que faça isso, alguns tem algo estilo saída para antena ou algo semelhante

e com um simples rele, poderia também resolver o problema do remote

 

Antes de te aconselhar trocar o tw e colocar amp

Falaria que poderia ser interessante testa o tw ligado com essa potência original, pode ter um bom resultado já
junto com o sub, já deve conseguir uma boa melhora no som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, realmente os golfs tem um som de fábrica muito bom mesmo. A porta dele, mesmo sem tratamento, já faz os mids originais tocarem legal, além dos kits 2 vias de fábrica, geralmente, terem bastante sensibilidade, por isso sua impressão do SPL interno. Eu, sinceramente, colocaria um conversor RCA da Eatech, um amp bem menor e menos potente que o soundstream para os kits originais e outro amp para o sub. Acredito que com isso, já terá uma melhora significativa.

 

Não comparo com o Helix, pq não sei a forma como estão instalados (provavelmente com uma hu com saída rca, amp, tratamento acústico e etc...) e até porque dificilmente um kit 2 vias de fábrica da volks seria mais nítido que o helix.

 

Se você gosta da forma que os mids estão batendo na porta, e não quer nada com tanto investimento assim, só o conversor, amps e sub já irão melhorar um pouco. Lógico que conversores rca e amps não fazem milagre de pegar um sinal ruim da hu original e transformar num sinal de ultra-qualidade, eles só vão trabalhar o sinal ruim mesmo, por isso, já descartaria o processador. Mas acredito que o ganho com esses equipamentos aí já será significativo e quem sabe até dispensando a troca do tweeter.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, Na verdade o Soundtream é pra tocar o SUB Questo que ja tenho. Dai estava pensando em pegar o Helix Btwo (que tem entrada alta tambem) que esta à venda no Classificados, para tocar o Kit original, A questão é, o btwo tem 80 wrms por canal, será que essa potencia muito acima que os falantes precisam pra tocar, estragaria eles? E nesse caso posso usar os dois amp. na bateria original do carro mesmo?  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, Na verdade o Soundtream é pra tocar o SUB Questo que ja tenho. Dai estava pensando em pegar o Helix Btwo (que tem entrada alta tambem) que esta à venda no Classificados, para tocar o Kit original, A questão é, o btwo tem 80 wrms por canal, será que essa potencia muito acima que os falantes precisam pra tocar, estragaria eles? E nesse caso posso usar os dois amp. na bateria original do carro mesmo?

Com mais potencia seus kits tocariam melhor ainda... E desde que vc não queira fazer o som de uma festa rave com seu carro desligado a bateria aguenta sim... Claro com uma bateria maior ou mesmo 2 ficaria melhor, mas vai de boa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia usar o conversor para aciona o remote sim

Mas no player, será que não tem nenhuma saída que faça isso, alguns tem algo estilo saída para antena ou algo semelhante

e com um simples rele, poderia também resolver o problema do remote

 

Antes de te aconselhar trocar o tw e colocar amp

Falaria que poderia ser interessante testa o tw ligado com essa potência original, pode ter um bom resultado já

junto com o sub, já deve conseguir uma boa melhora no som

.

Amigo, perdão pela confusão, mas vc quis dizer para eu ligar o tweeter original no amplificador, ou um tweeter melhor no lugar do original sem amplificador e adicionar amplificador só pro sub mesmo? Fiquei meio confuso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.

Amigo, perdão pela confusão, mas vc quis dizer para eu ligar o tweeter original no amplificador, ou um tweeter melhor no lugar do original sem amplificador e adicionar amplificador só pro sub mesmo? Fiquei meio confuso.

Opa sim, Mal de digitar correndo :D

 

tenta ligar o tw sem amp, só com amplificação original

(tem até um tópico aqui, de um projeto no hb20 fazendo algo assim, e conseguindo um bom resultado)

Normalmente o tw tem uma boa sensibilidade e deve tocar bem, com potencia do player

 

E o amp apenas para o sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal atualizando o tópico, defini o seguinte:

 

Amplificador Hertz HE 4, que tem o sistema que liga automaticamente o modulo pelo sinal de audio na entrada alta.

Tweeter morel tempo TW1

Mids originais do carro mesmo

Sub Questo 250

Amplificador 2 canais soundstream Rubicom 250 wrms

 

 

Estou com as seguintes duvidas quanto as ligações:

 

1º opção: Utilizar somente o Amplificador Hertz, que eu utilizaria 2 canais de 70 wrms para alimentar os tweeters e mids frontais, os outros 2 canais em bridge gerando 200 wrms para o sub de 250 wrms.  DUVIDA: potencia insuficiente para o SUB? Os tweeters nao acompanha crossovers, eu teria que comprar um cross avulso? E sobre a impedancia como que faz se os mids sao de 4 omhs e os tweeters tambem sao de 4 ohms, tudo isso ligado no mesmo cabo resultaria em uma impedancia diferente à do amplificador, fiquei confuso quanto à isso.

 

2º opção: Utilizar os 4 canais do Hertz, sendo dois canais para alimentar os tweeter que são 80 rms, e os outros dois para os mids que são 20 wrms, fazendo os cortes pelo amplificador mesmo. E colocando o Soundstream para o SUB, onde ambos tem a mesma potencia. (nesse caso como o Soundtream nao tem auto on pelo sinal audio, estava pensando se nao daria para utilizar o sinal remote do proprio Hertz (vi alguma coisa de remote out no manual). 

 

Entao nesse caso qual tipo de ligação ficaria mais adequada? Gostaria da opiniao de voces com base nas duas opções, pois posso estar dando bobeira com relação às duvidas nas duas opções. 

 

Obrigado mesmo por compartilhar o conhecimento de vocês. Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera, to voltando ao topico, primeiramente pra agradecer a todos pelas orientações, muito gente me ajudou, dentro e fora do topico, inclusive por watzap e privado (Bernanardo, Alves, Dn_mosfet) pessoas finissimas. E em segundo lugar, pra deixar postado o resultado que obtive.

 

As referencias que tive de SQ não são muitas:

- Um kit bravox CS60D e Subwofer NAR 10sw2,Amp audiobank KA4100, que instelei a uns 8 anos atras em um Palio com o player pioneer (golfinho).

- Kit Helix E62C, Mesmo Subwoofer NAR, Amp. Helix DBfour, Player JVC no Carro da esposa.

- E esse atual do Golf Mantendo o Player original, (descrevi os equipamentos abaixo, mas antes, testei outros, Tweeter TW1 do morel tempo, Amplificador Hertz HE4, Mid Originais e Subwoofer Questo). Os esquipamentos que estão hoje, me proporcionaram melhor qualidade. OBS: Não gostei da entrada alta do Hertz, graves não firacam bons, (com conversor RCA Eatech melhorou muito). 

 

Devido as limitações do player, os cortes tive que fazer pelo amplificador, e depois de meses regulando, acho que consegui chegar num corte mais agradavel, Lpass 45 hz pro sub JL, e Hpass 55~60 hz pro midbass Hertz ml1600. Não tava gostando do sub cortado acima de 60. As portas foram tratadas com manta asfaltica.

 

Abaixo a descrição do que foi utilizado e os videos do resultado que obtive. Gravei com o Galaxy S8 e foram as gravações mais fieis que consegui, muito equilibrado, antes tinha gravado com MotoG4 (bom so em agudos) e Iphone (bom em graves, mas pecava nos agudos). Seria bom utilizar caixas/fones bons pra ter uma melhor percepção.

 

Mantendo o Player original, nao utilizei conversor RCA e sim a entrada alta do amplificador, os seguintes equipamentos estão instalados: Amplificador Mosconi 120.4, Crossover passivo do Morel Tempo (corte 3,8 khz 6db/8), Tweeter Scanpeak D3004-6020-00, Midbass Hertz ML 1600 (linha mille), Subwoofer JL10W1V2, Cabos speaker tiaflex.

 

Caso tenha alguma musica de referencia que achariam bom eu gravar, só avisar.

 

Parte 1 -
Parte 2 –
Parte 3 –
Parte 4 –
Parte 5 –
Parte 6 –
Parte 7 -
 
Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show eim? Grava uma com Time, do Pink Floyd? Foi a música que depois de ouvir no meu carro decidi melhorar o som dele, um Peugeot 208.

 

Tem foto de como ficou a instalação dos equipamentos? Pretendo não utilizar sub no porta-malas e colocar o que for possível em baixo do banco do motorista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show eim? Grava uma com Time, do Pink Floyd? Foi a música que depois de ouvir no meu carro decidi melhorar o som dele, um Peugeot 208.

 

Tem foto de como ficou a instalação dos equipamentos? Pretendo não utilizar sub no porta-malas e colocar o que for possível em baixo do banco do motorista.

Opa, eu não tenho fotos, mas infelizmente tive que instalar o amplificador no porta malas atrás do banco, e sub coloquei em uma caixa selada de 22 litros no porta malas. Qual o nome da música do Pink Floyd? Editado por sidnei_jf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado amigo, boa tarde. Estou com dúvidas sobre a ligação da minha HU no Mosconi 120.4 dsp.

Como você fez? Puxou os cabinhos front right e front left da sua central multimídia até o amp, soldou os cabinhos em terminais RCA e ligou no front input do mosconi?

E para os canais traseiros/sub?

Puxou dos rear right e left da central e fez o mesmo procedimento, ou usou cabo Y perdendo o fader, ou usou a mixagem de canais interna do mosconi?

 

Agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, eu puxei os sinais FRONT (direita e esquerda) e soltei no RCA. Mesma coisa no sinal REAR (direita e esquerda) pro sub, preferi não usar cabo Y. O bom é que ligando o Sub no canal REAR, vc pode controlar a intensidade dele através do fader da central. Detalhe para a facilidade de utilizar a entrada alta, bastando seguir a indicação no amploficador referente ao botao de selecao, pra alternar entre input HI e Lo. Outra coisa bacana é o fato de, ao utilizar o sinal de alto falante (hiinput) o módulo já liga automaticamente ao ligar a central, e tem uma resposta bastante rápida. Achei bastante interessante tambem a FSA (uma especie de alinhamento de tempo dos falantes frontais). Qualquer coisa só perguntar, Abraço!

Editado por sidnei_jf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Golf 1.4 TSI Highline, o segredo para ter um som bacana nesse carro sem mexer muito é:

1) Trocar os tweeters originais por outros, de preferência domo de seda (utilizei os Dynaudio do golf GTI)
Obs: Tem que fazer um corte passivo, utilizei mega capacitor e bobina de cobre.

2) Acrescentar um subwoofer com um bom amplificador (de preferência 10 polegadas + amp a/b para um grave gordo).

Há 4 anos feliz com isso, se quiser mais detalhes me manda uma msg!

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Olá galera, to voltando ao topico, primeiramente pra agradecer a todos pelas orientações, muito gente me ajudou, dentro e fora do topico, inclusive por watzap e privado (Bernanardo, Alves, Dn_mosfet) pessoas finissimas. E em segundo lugar, pra deixar postado o resultado que obtive.

 

As referencias que tive de SQ não são muitas:

- Um kit bravox CS60D e Subwofer NAR 10sw2,Amp audiobank KA4100, que instelei a uns 8 anos atras em um Palio com o player pioneer (golfinho).

- Kit Helix E62C, Mesmo Subwoofer NAR, Amp. Helix DBfour, Player JVC no Carro da esposa.

- E esse atual do Golf Mantendo o Player original, (descrevi os equipamentos abaixo, mas antes, testei outros, Tweeter TW1 do morel tempo, Amplificador Hertz HE4, Mid Originais e Subwoofer Questo). Os esquipamentos que estão hoje, me proporcionaram melhor qualidade. OBS: Não gostei da entrada alta do Hertz, graves não firacam bons, (com conversor RCA Eatech melhorou muito).

 

Devido as limitações do player, os cortes tive que fazer pelo amplificador, e depois de meses regulando, acho que consegui chegar num corte mais agradavel, Lpass 45 hz pro sub JL, e Hpass 55~60 hz pro midbass Hertz ml1600. Não tava gostando do sub cortado acima de 60. As portas foram tratadas com manta asfaltica.

 

Abaixo a descrição do que foi utilizado e os videos do resultado que obtive. Gravei com o Galaxy S8 e foram as gravações mais fieis que consegui, muito equilibrado, antes tinha gravado com MotoG4 (bom so em agudos) e Iphone (bom em graves, mas pecava nos agudos). Seria bom utilizar caixas/fones bons pra ter uma melhor percepção.

 

Mantendo o Player original, nao utilizei conversor RCA e sim a entrada alta do amplificador, os seguintes equipamentos estão instalados: Amplificador Mosconi 120.4, Crossover passivo do Morel Tempo (corte 3,8 khz 6db/8), Tweeter Scanpeak D3004-6020-00, Midbass Hertz ML 1600 (linha mille), Subwoofer JL10W1V2, Cabos speaker tiaflex.

 

Caso tenha alguma musica de referencia que achariam bom eu gravar, só avisar.

 

Parte 1 -

https://youtu.be/dCQU4U7A8Kw

Parte 2 –

https://youtu.be/KT2_NH6RyuI

Parte 3 –

https://youtu.be/spxM-_MUmyY

Parte 4 –

https://youtu.be/PWh4ADYguto

Parte 5 –

https://youtu.be/Me9Vwh1n2Sw

Parte 6 –

https://youtu.be/SWvhLE3bgRQ

Parte 7 -

https://youtu.be/-XE7EcIsdbA

 

Abraço a todos.

Q nom q tá dando certo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Q nom q tá dando certo

Alves, num intendi direito  [^]  rsrs. 

 

Me tirem uma duvida por favor, estava dando uma olhada no crossover do KIT diamond hex h600s, só que nao consegui achar as especificações desse cross em lugar nenhum, baixei manual do kit, e nao fala nada sobre o corte que o cross aplica e o slope tambem. Alguem aqui faz ideia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...