Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gutofaria1

Ajuda SQ de baixo custo

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

Venho lendo, lendo e me informando muito sobre som SQ aqui no forum ja algum tempo, e agora chegou a hora de usar isso pra mim mesmo, meu som hoje é um digamos mais pra fora e SPL, e vou trocar de carro agora no próximo mês e estou me preparando pra qndo pegar a caranga ja estar tdo no esquema pra só instalar.

 

Hoje tenho no meu Clio, hu deh-p4080, cabo rca stetson blindado pra voz e aqueles de 15 reais paraguaio pro sub, roadstar power one 2400 tocando: 2 pares 6x9 ts-6995 e 2 st-200, e em bridge 2 JL 12w0 que peguei na semana passada por um preço que considerei excelente quando comparado ao valor de um novo no ML, saiu os 2 por R$550,00 (estou certo que foi uma boa compra?)

Antes disso usava 2 ts-w308 que nao era ruim, mas como nao havia ouvido os JL nao resisti, dai então comprei e vendi os pioneer por 450,00.

 

“Maaas” quando fui ouvindo não vi uma diferença gritante, quando se comparado o preço de pelo menos 3x mais caros se comprado novo os JL, esperava bem mais, claro q não SPL, digo qualidade, notei uma diferença de no máximo uns 10% a mais de qualidade,

será isso por ser a power one tocando?

Ou pode ser os cabos rca tbm?

 

Pretendo vender tudo e só não os graves e HU, e quero comprar sd400.4 evo ll pra voz, e sd1200.1 pro sub, meu irmao tem um hertz dsk165 de 2012 bem conservado e quer me vender por R$350,00 , vale a pena esse kit?

 

Outra duvida também quanto ao sub, vai melhorar trocando o P.one pelo sd1200 ?

Ou seria melhor só um jbl 1514? Sou louco nesse jbl

 

Por esse valor de R$350,00 tem algo melhor? Vi muitos usuários aconselhando NAR, Audiophonic e outros, mas nunca ouvi nenhum.

Tenho um conhecido q ta com um jbl gto 608c tbm mas nao sei se é bom, gosto muito de jbl linha gto, ja vi falar muito bem, mas nunca ouvi tocando, oq me dizem ?

 

Tenho encostado uma ts-400.4 que era de umas torres residenciais q fiz e vendi.

poderia usar-la no lugar da sd400.4 pra voz ou perco qualidade com isso?

 

Acho q por enquanto oq mais esta me matando é isso, se puderem me ajudar com esse set agradeço de coração,

 

Valew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, seguinte vc só vai notar a diferença dos jl quando tirar esse monte 6x9 e st etc... Ai verá que é gritante a diferença... Outra coisa se quer o minimo de qualidade terá que trocar seus cabos também, eu prefiro o gto ao dsk, mas como vai montar com 2 subs talvez o dsk tenha um desempenho melhor... Vai de sd400.4 ou 800.4, quanto ao amp mono sd 1200 ao inves do p one e e claro refaça a caixa e seja criteriozo quanto a sua construção e verá quão maior é a qualidade deles...

Use bons cabos speaker e rcas, recomendo os ley line, mas se ficar fora do orçamento eu uso e gosto muito dos audison connection ft2 excelente cxb, dimensione bem os cabos de energia, e com uma boa instalação terá um som muito bacana... Ahh tem excelentes kits 2 vias a venda aqui no forum é bom dar uma olhadinha...

Mas antes de tudo precisa definir se quer um SQ ou SQPL...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RECEITA DO BOLO

 

- HU Pioneer AVH-X5880 (Se resolver trocar a HU);

 

- Kit 2 vias (usa o do seu irmão mesmo, que eu acho melhor que os outros) Hertz dsk 165;

 

- Faz tratamento acústico nas portas e baffles para os mids;

 

- Dá pra comprar um par de coaxial da hertz tbm se quiser um sonzinho nas portas traseiras, mas atenuados;

 

- Amp p/ kit SD 800.4 Evo II para o kit;

 

- Sub, mantém seus JL 12w0 que são infinitamente melhores que os pioneer e confere se a caixa foi feita conforme as especificações do sub, te garanto que rendem muito mais;

 

- Amp p/ sub SD 1200.1 Evo II;

 

- Cabos RCA Ley Line, mas se quiser economizar os audison connection que o bolonha te indicou também são bons;

 

- Cabos speaker Tiaflex High Definition.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a caixa pro sub hoje é uma dutada com 35L livres, e com sintonia de 26 hz, sintonia recomendado pelo site do fabricante, porem com caixa de 49L.

Testei tambem com a caixa selada, com 49 l, porém, deu uma resposta bem mais plana, mas diminuiu a sensibilidade.

 

Vi também no YouTube, o pessoal da BRS sound recomendar a caixa de 55 l, porém, com isso não seria possível usar os dois Subs, pois perderia muito espaço no PM.

A minha grande esperança é que trocando o módulo eu ganhei essa qualidade que está faltando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a caixa pro sub hoje é uma dutada com 35L livres, e com sintonia de 26 hz, sintonia recomendado pelo site do fabricante, porem com caixa de 49L.

Testei tambem com a caixa selada, com 49 l, porém, deu uma resposta bem mais plana, mas diminuiu a sensibilidade.

 

Vi também no YouTube, o pessoal da BRS sound recomendar a caixa de 55 l, porém, com isso não seria possível usar os dois Subs, pois perderia muito espaço no PM.

A minha grande esperança é que trocando o módulo eu ganhei essa qualidade que está faltando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, mas então é isso. Sua caixa é muito pequena e com isso os subs não estão descendo o tanto que podem descer e estão tocando limitados, sem entregar tudo o que podem, isso sem contar que são dois subs numa caixa de 35 litros. Eu uso apenas um JL12w1 numa caixa selada de 31,15 litros, que é a especificada pelo fabricante, imagino vc com 2 subs em uma caixa dutada de 35L sendo que o fabricante indica uma caixa de 49L pra um único sub. Vc terá que aumentar o tamanho da caixa, sem contar que o ebp do seu sub é de 39,7, ou seja, deveria usar selada. Simule uma caixa de acordo com as especificações do seu sub e faça conforme a simulação indica ou troque de subs pra outros que convenham com o seu projeto, senão eles nunca vão tocar o que prometem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, mas então é isso. Sua caixa é muito pequena e com isso os subs não estão descendo o tanto que podem descer e estão tocando limitados, sem entregar tudo o que podem, isso sem contar que são dois subs numa caixa de 35 litros. Eu uso apenas um JL12w1 numa caixa selada de 31,15 litros, que é a especificada pelo fabricante, imagino vc com 2 subs em uma caixa dutada de 35L sendo que o fabricante indica uma caixa de 49L pra um único sub. Vc terá que aumentar o tamanho da caixa, sem contar que o ebp do seu sub é de 39,7, ou seja, deveria usar selada. Simule uma caixa de acordo com as especificações do seu sub e faça conforme a simulação indica ou troque de subs pra outros que convenham com o seu projeto, senão eles nunca vão tocar o que prometem.

Qual o tamanho do duto dessa caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, mas então é isso. Sua caixa é muito pequena e com isso os subs não estão descendo o tanto que podem descer e estão tocando limitados, sem entregar tudo o que podem, isso sem contar que são dois subs numa caixa de 35 litros. Eu uso apenas um JL12w1 numa caixa selada de 31,15 litros, que é a especificada pelo fabricante, imagino vc com 2 subs em uma caixa dutada de 35L sendo que o fabricante indica uma caixa de 49L pra um único sub. Vc terá que aumentar o tamanho da caixa, sem contar que o ebp do seu sub é de 39,7, ou seja, deveria usar selada. Simule uma caixa de acordo com as especificações do seu sub e faça conforme a simulação indica ou troque de subs pra outros que convenham com o seu projeto, senão eles nunca vão tocar o que prometem.

Esta com 35L pra cada sub livre, ja descontado o duto, e o duto esta com 50cm com 3” redondo,

 

Quando testei selada era com 39L pra cada sub tambem. Exatamente o especificado pelo fabricante, mas nao desce muito, abaixo de 40 hz toca muito pouco, e nas frequências de 48 a 75 hz toca muito, e muuuuito limpo por sinal, mas gosto de sub grave bem macio mesmo, na faixa dos 30 a 40hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, mas então é isso. Sua caixa é muito pequena e com isso os subs não estão descendo o tanto que podem descer e estão tocando limitados, sem entregar tudo o que podem, isso sem contar que são dois subs numa caixa de 35 litros. Eu uso apenas um JL12w1 numa caixa selada de 31,15 litros, que é a especificada pelo fabricante, imagino vc com 2 subs em uma caixa dutada de 35L sendo que o fabricante indica uma caixa de 49L pra um único sub. Vc terá que aumentar o tamanho da caixa, sem contar que o ebp do seu sub é de 39,7, ou seja, deveria usar selada. Simule uma caixa de acordo com as especificações do seu sub e faça conforme a simulação indica ou troque de subs pra outros que convenham com o seu projeto, senão eles nunca vão tocar o que prometem.

Esta com 35L pra cada sub livre, ja descontado o duto, e o duto esta com 50cm com 3” redondo,

 

Quando testei selada era com 39L pra cada sub tambem. Exatamente o especificado pelo fabricante, mas nao desce muito, abaixo de 40 hz toca muito pouco, e nas frequências de 48 a 75 hz toca muito, e muuuuito limpo por sinal, mas gosto de sub grave bem macio mesmo, na faixa dos 30 a 40hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

RECEITA DO BOLO

 

- HU Pioneer AVH-X5880 (Se resolver trocar a HU);

 

- Kit 2 vias (usa o do seu irmão mesmo, que eu acho melhor que os outros) Hertz dsk 165;

 

- Faz tratamento acústico nas portas e baffles para os mids;

 

- Dá pra comprar um par de coaxial da hertz tbm se quiser um sonzinho nas portas traseiras, mas atenuados;

 

- Amp p/ kit SD 800.4 Evo II para o kit;

 

- Sub, mantém seus JL 12w0 que são infinitamente melhores que os pioneer e confere se a caixa foi feita conforme as especificações do sub, te garanto que rendem muito mais;

 

- Amp p/ sub SD 1200.1 Evo II;

 

- Cabos RCA Ley Line, mas se quiser economizar os audison connection que o bolonha te indicou também são bons;

 

- Cabos speaker Tiaflex High Definition.

 

 

Só uma alteração ai nessa lista

 

Sd800.4 evo por uma sd400.2 evo também é o suficiente para tocar o kit

E acredito que não mude em nada a sonoridade, já até comprei uma e estou aguardando

 

 

A caixa selada tem resposta mais plana, mas costuma tocar menos sub mesmo

Mas qual o volume recomendado para a dutada? vc deve precisar aumentar essa caixa

Nem que fica com apenas 1 sub em uma caixa com os 50l por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma alteração ai nessa lista

 

Sd800.4 evo por uma sd400.2 evo também é o suficiente para tocar o kit

E acredito que não mude em nada a sonoridade, já até comprei uma e estou aguardando

 

 

A caixa selada tem resposta mais plana, mas costuma tocar menos sub mesmo

Mas qual o volume recomendado para a dutada? vc deve precisar aumentar essa caixa

Nem que fica com apenas 1 sub em uma caixa com os 50l por exemplo

Pois eh, pensei nesta hipótese também, e colocar com 55 litros, como recomendam o pessoal da BRS, mas dai penso também outra questão, pois tem um sub da JBL o GTO 1514 que ta na faixa de 450,00 e como é de 15” pensava em somente um, pq pelo q vi a sensibilidade dele e bem alta, e o fs dele é 24,9 hz, e desce bastante.

Ate vi um comparativo usando o app “Speaker box lite” que ele desce bem mais doque o 12w0. Dai usaria uma caixa com 80 litros, que esta abaixo do recomendado pelo fabricante mas q ainda assim responde bem, porem nunca ouvi ele tocando e acredito que tem bem poucos.

Aguém aqui conhece? Ja ouviu tocando? Encaixaria nesse set pra SQ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma alteração ai nessa lista

 

Sd800.4 evo por uma sd400.2 evo também é o suficiente para tocar o kit

E acredito que não mude em nada a sonoridade, já até comprei uma e estou aguardando

 

 

A caixa selada tem resposta mais plana, mas costuma tocar menos sub mesmo

Mas qual o volume recomendado para a dutada? vc deve precisar aumentar essa caixa

Nem que fica com apenas 1 sub em uma caixa com os 50l por exemplo

Pois eh, pensei nesta hipótese também, e colocar com 55 litros, como recomendam o pessoal da BRS, mas dai penso também outra questão, pois tem um sub da JBL o GTO 1514 que ta na faixa de 450,00 e como é de 15” pensava em somente um, pq pelo q vi a sensibilidade dele e bem alta, e o fs dele é 24,9 hz, e desce bastante.

Ate vi um comparativo usando o app “Speaker box lite” que ele desce bem mais doque o 12w0. Dai usaria uma caixa com 80 litros, que esta abaixo do recomendado pelo fabricante mas q ainda assim responde bem, porem nunca ouvi ele tocando e acredito que tem bem poucos.

Aguém aqui conhece? Ja ouviu tocando? Encaixaria nesse set pra SQ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GTO 1514 descendo mais do que JL 12w0????

 

Não querendo desmerecer o JBL, mas, na real, a galera aqui torce o nariz pra JBL em SQ.

 

Ele pode ser muito bom pra SPL ou pra trio, pancada, pra bater :banghead, mas pra SQ ele não é bom não. Tem muito sub com sensibilidade 94, 95, que não dá conta de um JL, IDQ, RE, etc, com sensibilidade 86, por exemplo.

 

Outra coisa que deve-se ver é a musicalidade do sub, se não é um sub mononota. Não dá pra se basear apenas por números. É a mesma comparação do sub pioneer que vc tinha. Pra vc os JL's estão tocando parecidos com o pioneer, mas coloque eles na caixa correta pra tocar e daí nos conte se é a mesma coisa.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para qualidade mesmo, não é nem muito usado sub desse tamanho

Costuma ser 10" no máximo 12" os set mais voltados para qualidade mesmo

 

Mas tenta continua com o jl mesmo, tem um user que estava com 2 pioneer e trocou por 1 jl, mas não lembro o modelo

e ficou bem satisfeito com a mudança

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q vou sossegar com os JL’s mesmo, vou voltar a caixa selada com 39L pra cada sub então, que daí pelo menos esta na especificação do fabricante.

 

Com isso,

Estive vendo aqui no ML sobre o sd1200.1 evo, estou bem interessado pra que seja o modulo dos sub’s.

Vi que ele tem tanto low-pass quanto o high-pass pro sub, achei muito interessante, como os subs estao ficando com 2ohm posso comprar o de 1ohm que dai fica com dobro da impedância mandando 600w, certo?

E pensei em colocar o high-pass a 28hz pra não forçar e queimar nas frequências muito baixas, e o low-pass a 75hz, e como na caixa selada o rendimento abaixo de 45hz e mais baixo, posso colocar o bassboost a 35hz em 6dB? Estou equivocado com esses ajustes? Ou e por ai mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz uma selada camara unica com 70l e coloca um amplificador de 800rms pra tocar eles, vai acabar com seus problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q vou sossegar com os JL’s mesmo, vou voltar a caixa selada com 39L pra cada sub então, que daí pelo menos esta na especificação do fabricante.

 

Com isso,

Estive vendo aqui no ML sobre o sd1200.1 evo, estou bem interessado pra que seja o modulo dos sub’s.

Vi que ele tem tanto low-pass quanto o high-pass pro sub, achei muito interessante, como os subs estao ficando com 2ohm posso comprar o de 1ohm que dai fica com dobro da impedância mandando 600w, certo?

E pensei em colocar o high-pass a 28hz pra não forçar e queimar nas frequências muito baixas, e o low-pass a 75hz, e como na caixa selada o rendimento abaixo de 45hz e mais baixo, posso colocar o bassboost a 35hz em 6dB? Estou equivocado com esses ajustes? Ou e por ai mesmo?

Seu pensamento está correto, quanto a regulagem, tanto com o subsonico(hi pass) quanto com o bassboost dá pra ficar brincando e achar o ponto que mais te agrada, a unica coisa que eu faria diferente seria cortar o sub um pouco mais baixo tipo uns 60hz, no meu player corto ele em 60hz -24db e em fase reversa, no amp o subsonico fica em 28hz um pouco abaixo da sintonia da caixa que é de 32hz e o bassboost não lembro de cabeça agora, foi como mais me agradou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A. Ricardo e Bolonha23, brothers, vocês me indicaram cabos cabos rca ley line e audison connection ft2.

Andei pesquisando, e fiz orçamento do ley line old sarum q é a linha de entrada esta saindo o dobro do valor do FT2.

 

Como queria economizar, pensei se poderia comprar 1 ley line e utilizar o stetson q tenho pro grave, ou se era mais vantajoso comprar 2 ft2?

Ou ainda no maximo estourando meu orçamento que acho pesado o valor desses cabos, usar o ley line pro stereo e o ft2 no sub, dessa forma acho pesado somente em cabos rca mais de 200 pila. Oque me sugerem, realmente eu vou ter uma diferença gritante do ley line pro ft2? Pois é o dobro do preço, ou nao é tanto assim? Peço ajuda a quem ja ouviu os dois e viu a diferença.

 

Quanto aos speaker, so achei os tiaflex de 1,5 e de 2,5 mm

 

Posso usar 1,5mm pra estereo e o 2,5 pro sub, achei fino esse pro sub. Oque me dizem?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai na segunda opção então, usa Ley Line pro kit 2 vias e o audison connection ft2 pro sub.

 

Esse stetsom é melhor deixar guardado ou vender pra alguém que queira usar em trio.

 

Se bem que, por ser um set de entrada, dá pra usar tudo audison connection pelo baixo custo. É um cabinho bem verdadeiro pelo preço que tem. Mas admito que o Ley Line, mesmo de entrada, dá uma diferença gritante.

 

Aí vai de vc ver o que quer fazer. Montar tudo audison e trocar posteriormente num possível upgrade do set ou usar o Ley Line para o stereo e posteriormente comprar um ley line pro sub.

 

Os cabos tiaflex pode usar conforme vc falou.

Editado por A. Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara se der pra pegar o ley line pro kit e ft2 pro sub é o melhor... Mas caso não de vai em 2 conection e quando puder. Coloca 2 ley line...

Quanto aos cabos speaker, fiz um teste e gostei, to usando cabos residenciais flexiveis da sil de 4mm pros kits fullrange e sub, usei uns 30 metros, pois os cross estão no porta malas e meu carro é um linea... E o melhor custam cerca de 2 reais o metro kkkk

Mas se optar pelos tiaflex pega os de 2.5mm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca os audison em tudo e vai curti o som

 

Depois se achar que precisa mais, eu pensaria primeiro em fazer a troca do kit ou trocar só o tw desse kit que ai vai ter uma melhora boa no som

 

Que ele já toca bem, mas trocando o tw dele, melhora até o palco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloca os audison em tudo e vai curti o som

 

Depois se achar que precisa mais, eu pensaria primeiro em fazer a troca do kit ou trocar só o tw desse kit que ai vai ter uma melhora boa no som

 

Que ele já toca bem, mas trocando o tw dele, melhora até o palco

:+1

 

Tweeter do morel tempo cairia como uma luva se o player fizer os cortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois eh, pensei nesta hipótese também, e colocar com 55 litros, como recomendam o pessoal da BRS, mas dai penso também outra questão, pois tem um sub da JBL o GTO 1514 que ta na faixa de 450,00 e como é de 15” pensava em somente um, pq pelo q vi a sensibilidade dele e bem alta, e o fs dele é 24,9 hz, e desce bastante.

Ate vi um comparativo usando o app “Speaker box lite” que ele desce bem mais doque o 12w0. Dai usaria uma caixa com 80 litros, que esta abaixo do recomendado pelo fabricante mas q ainda assim responde bem, porem nunca ouvi ele tocando e acredito que tem bem poucos.

Aguém aqui conhece? Ja ouviu tocando? Encaixaria nesse set pra SQ?

 

Jamais caia no erro de fazer caixa abaixo da recomendada pelo fabricante, independente do tamanho ou marca do autofalante. O MÍNIMO para som INTERNO é a recomendada, sendo ideal um pouco maior. Prefiro usar um subwoofer caseiro reformado de 8" na caixa certa do que um pica das galáxias de 10" ou 12" em caixa pequena.

 

Vou te dar uma dica, vc é como eu, gosta de uma pressão sonora e também não tem o ouvido tão treinado para perceber pouca diferença de qualidade que a resposta da selada vai te dar em troca de menos SPL. Pelo que percebi vc vai gostar mais de uma caixa dutada, um pouco maior do que a recomendada pelo fabricante, nem que tenha que diminuir o tamanho do subwoofer, o MÍNIMO é a recomendada, jamais abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...