Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alves

[Garagem Do Alves] Dica de conversor RCA

Recommended Posts

Nessa semana, pelo WhatsApp, comentei em alguns grupos o fato de ter aprovado um equipamento que não costumo usar, um conversor RCA. Não sou muito fã de processadores e costumo recomendar a troca do player (por algum que já tenha processador, como crossover 3way, TA, Eq, etc) ao invés de usá-los. Mas sei que, às vezes, o cliente exige o uso do player original, ou alguns carros realmente limitam ou quase inviabilizam a troca do player original.

 

Após instalar alguns alguns conversores RCA da marca EATECH, percebi que o produto realmente vale a pena. Sei que é mais caro do que a maioria dos conversores, mas até agora, os que instalei tiveram "zero ruído" e realmente atingiram a satisfação dos meus clientes e até me chamaram atenção pela qualidade de áudio (bastante aceitável para o seu propósito).

 

Hoje, um cliente me ligou, dizendo que um conversor Helix que foi usado no set dele havia parado de funcionar e me pediu para substituir. Após a troca, logo ao ligar o som, o cliente me olhou surpreso com tamanha diferença surgida no set. O simples conversor da EATECH deu mais vida e força ao set inteiro e com "zero ruído"!

 

O valor dos dois? O Helix custa, lá fora, 180 Dólares, enquanto que o EATECH custa 180 Reais.

 

Bom é isso. Dessa vez, o tópico foi curto, sem muitas imagens e descrições, mas é uma dica que gostaria de compartilhar. Se você pensar em investir num set SQ e terá que usar um conversor RCA, minha dica é esta: gaste um pouco mais e tenha um produto realmente bom.

 

Este era o conversor Helix que o meu cliente usava:

 

7Ff9O95.jpg

 

E este é o conversor EATECH que tenho usado:

 

EjVEkIG.jpg

 

 

Como de costume, informo que essa é apenas a minha impressão sobre esse produto e qualquer um pode discordar, mas dentro do que tenho trabalhado, esse conseguiu se destacar positivamente.

  • Like 2
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1% das pessoas do Forum sabem avaliar circuitos eletrônicos olhando a placa.

 

99% (incluindo eu mesmo) olhamos, não entendemos nada e fazemos julgamentos errados

 

Prefiro muito mais relatos de usos comparativos em mundo real que fotos que não dizem muito...

O Helix é 10x maior, cheio de LED, bonitão, etc... E o Eatech é uma caixinha "ridícula" e pequena, dá pra esconder fácil, de custo bastante inferior e cumpre bem seu papel. Na minha humilde opinião, basta.
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1% das pessoas do Forum sabem avaliar circuitos eletrônicos olhando a placa.

 

99% (incluindo eu mesmo) olhamos, não entendemos nada e fazemos julgamentos errados

 

Prefiro muito mais relatos de usos comparativos em mundo real que fotos que não dizem muito...

Eu queria saber se é um divisor resistivo + amp operacional (circuito ativo), igual aos que tem nos módulos com entrada alta, ou utiliza transformadores para casar impedância (circuito passivo), igual o conversor DAT e outros.

 

O Helix ali, é divisor resistivo, com capacitores de desacoplamento na entrada, e amplificadores operacionais, possui até fonte chaveada para alimentação dos operacionais.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Helix é 10x maior, cheio de LED, bonitão, etc... E o Eatech é uma caixinha "ridícula" e pequena, dá pra esconder fácil, de custo bastante inferior e cumpre bem seu papel. Na minha humilde opinião, basta.

Dae Frouxo, tudo na paz? Viu meu tópico lá do SD1200 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dae Frouxo, tudo na paz? Viu meu tópico lá do SD1200 ?

Qual?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo review em Alves parabens !

 

tive so experiencias negativas com Helix.. um amp top que n dava 10% da força prometida e um sub novo arranhando bobina.. (experiencia minha apenas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi um instalado num set parecido com o meu porém eu usava um stetson, e a diferença era absurda, se eu não tivesse trocado o player eu teria colocado um eatech...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas vc nao escutou os dois poxa (n fez tira e põe)..... nao teve comparativo efetivo no msm set rsrs mas ta valendo !

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima dica, principalmente para esses carros novos que vem com essas centrais Android auto /Apple car.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

experiência boa eu tive com um da corzus, cvr 4.0.. retirei hoje do carro os 2 pois desmontei o som todo.

 

quase comprei o helix pelo nome e fiz cara feia pra este corzus, mas vou falar.. foram uns 2 anos com ele instalado no carro tocando sem ruídos, estalos nada.. perfeito.

 

era um pro sub e outro pro kit duas vias  :legal:

 

 

no próximo testo este EATECH

Editado por peagaah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A qualidade chega superar a saida rca de um player simples? Tipo esses pioneer mvh?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A qualidade chega superar a saida rca de um player simples? Tipo esses pioneer mvh?

Só comparando. Mas os players OEM costumam ter uma distorção altíssima.

 

Sent from my Moto G (5) Plus using AutoSom Som Automotivo mobile app

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A qualidade chega superar a saida rca de um player simples? Tipo esses pioneer mvh?

Não supera, Jamais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia postar uma foto interna desse conversor Eatech.

 

 

1% das pessoas do Forum sabem avaliar circuitos eletrônicos olhando a placa.

 

 

Eu queria saber se é um divisor resistivo + amp operacional (circuito ativo), igual aos que tem nos módulos com entrada alta, ou utiliza transformadores para casar impedância (circuito passivo), igual o conversor DAT e outros.

 

O Helix ali, é divisor resistivo, com capacitores de desacoplamento na entrada, e amplificadores operacionais, possui até fonte chaveada para alimentação dos operacionais.

 

eu acho que o Juliano tá dentro do 1%

 

[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Afinal, qual é o tipo de circuito que devemos buscar para essa aplicação?

Teoricamente o circuito com divisor resistivo é melhor, pois altera muito pouco o sinal, somente reduz a intensidade dele.

 

Já com transformador é mais complicado, pois a construção de um trafo para lidar com sinais de áudio é mais crítico, se for de má qualidade vai deteriorar o sinal. A vantagem é que ele praticamente isola a entrada da saída, evitando loop de terra.

 

Eu testei o conversor DAT, que usa trafos, e gostei dele, mas é um conversor bem construido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu antigo Up TSI utilizei a entrada HI Level do amplificador Soundigital SD 600 na saída do canal traseiro do player original. Notei deficiência na resposta de frequências abaixo de 40-35hz. Mesmo com volume baixo presenciava uma distorção no som.

Resolvi instalar um processador Clarion na saída do player original através da entrada hi level. Outra decepção novamente, continuava deficiente na resposta de baixas frequências.

 

Estava quase instalando outro player qualquer no lugar do original e então arrisquei desmontar o player e fazer saídas RCA.

Acabei puxando o sinal da saída do capacitor que é interligado no CI amplificador de áudio do player. Liguei direto no SD600 e ficou fraco, não tinha tensão suficiente para empurrar o amp, mas notei grande melhora na resposta. Depois liguei na entrada RCA do processador Clarion e som ficou excelente. Melhor do que do meu player Pioneer DEH-X8780BT instalado em outro carro meu. Ele tem um ruído muito chato em repouso.

Até acabei me encorajando em ligar um amp de 4 canais para empurrar o som no estéreo após o bom resultado nos graves.

 

Quanto ao conversor eu não sei se resolveria o problema que tive pois o grande responsável pelo grave deteriorado é do ci do amplificador de áudio do próprio player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu antigo Up TSI utilizei a entrada HI Level do amplificador Soundigital SD 600 na saída do canal traseiro do player original. Notei deficiência na resposta de frequências abaixo de 40-35hz. Mesmo com volume baixo presenciava uma distorção no som.

Resolvi instalar um processador Clarion na saída do player original através da entrada hi level. Outra decepção novamente, continuava deficiente na resposta de baixas frequências.

 

Estava quase instalando outro player qualquer no lugar do original e então arrisquei desmontar o player e fazer saídas RCA.

Acabei puxando o sinal da saída do capacitor que é interligado no CI amplificador de áudio do player. Liguei direto no SD600 e ficou fraco, não tinha tensão suficiente para empurrar o amp, mas notei grande melhora na resposta. Depois liguei na entrada RCA do processador Clarion e som ficou excelente. Melhor do que do meu player Pioneer DEH-X8780BT instalado em outro carro meu. Ele tem um ruído muito chato em repouso.

Até acabei me encorajando em ligar um amp de 4 canais para empurrar o som no estéreo após o bom resultado nos graves.

 

Quanto ao conversor eu não sei se resolveria o problema que tive pois o grande responsável pelo grave deteriorado é do ci do amplificador de áudio do próprio player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não queria alterar o painel original do carro, mas queria melhorar o audio.

Já com um conversor rca baratinho (JfA) instalado no player original do corolla, notei perda de qualidade e detalhamento, um ruído chato se aumentar o ganho do amplificador e estou tendo um problema qndo quero atenuar o subwoofer (como soh tinha uma saída rca, colocamos “y” p duplicar o sinal (2 canais p o duas vias; 2 canais p o sub). Assim, só consigo atenuar o subwoofer cortando as baixas frequências gerais do sistema no player ou ajustando o aplificador. Uma maneira destrói o audio, a outra é desconfortável. Agora estou em dúvida... arriscar este conversor (Eatech) maneiro porque é quatro canais ou comprar logo outro player. e bagunçar o painel de vez? Já estava decidindo entre o 5880tv e o 5080tv, quando lí este tópico. Nota 10 pra vc, Alves pelo tópico!

Editado por BrazilianPitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não queria alterar o painel original do carro, mas queria melhorar o audio.

Já com um conversor rca baratinho (JfA) instalado no player original do corolla, notei perda de qualidade e detalhamento, um ruído chato se aumentar o ganho do amplificador e estou tendo um problema qndo quero atenuar o subwoofer (como soh tinha uma saída rca, colocamos “y” p duplicar o sinal (2 canais p o duas vias; 2 canais p o sub). Assim, só consigo atenuar o subwoofer cortando as baixas frequências gerais do sistema no player ou ajustando o aplificador. Uma maneira destrói o audio, a outra é desconfortável. Agora estou em dúvida... arriscar este conversor (Eatech) maneiro porque é quatro canais ou comprar logo outro player. e bagunçar o painel de vez? Já estava decidindo entre o 5880tv e o 5080tv, quando lí este tópico. Nota 10 pra vc, Alves pelo tópico!

"Confortável" é o que agrada aos ouvidos e te faz relaxar/curtir durante uma viagem ou simplesmente ao andar no trânsito engarrafado das nossas cidades. Sendo assim, o player é, sem dúvida alguma, a melhor solução. O conversor é para casos em que realmente não há possibilidade de trocar o player.

Já testei esse conversor que você mencionou. Foi dinheiro jogado fora. Aquilo nem deveria ser vendido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Confortável" é o que agrada aos ouvidos e te faz relaxar/curtir durante uma viagem ou simplesmente ao andar no trânsito engarrafado das nossas cidades. Sendo assim, o player é, sem dúvida alguma, a melhor solução. O conversor é para casos em que realmente não há possibilidade de trocar o player.

Já testei esse conversor que você mencionou. Foi dinheiro jogado fora. Aquilo nem deveria ser vendido.

Concordo com vc plenamente em todos os aspectos.

Aproveitando que o amigo respondeu aqui. Conheço o audio do 5880tv. Se não me engano, acho q vc comentou em outro tópico que este aparelho oferecia um bom audio. Mas a Pioneer lançou um modelo novo o Z5080tv. Faz 3 vias e td. Oferece mais integração com smartphones em teoria, mas será que a qualidade de audio é parelha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc plenamente em todos os aspectos.

Aproveitando que o amigo respondeu aqui. Conheço o audio do 5880tv. Se não me engano, acho q vc comentou em outro tópico que este aparelho oferecia um bom audio. Mas a Pioneer lançou um modelo novo o Z5080tv. Faz 3 vias e td. Oferece mais integração com smartphones em teoria, mas será que a qualidade de audio é parelha?

Torço para que essa nova linha tenha áudio ainda melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...