Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Juliano zz

Dúvida com Soundigital SD1200.1D Evo

Recommended Posts

Comprei recentemente um SD1200.1D Evo, fazendo um teste na bancada, o amplificador tem um consumo de 40mA mesmo com o remote desligado.

Ótimo para esgotar a bateria do carro, caso o mesmo fique um tempo parado.

 

Já testei dezenas de amplificadores em bancada, e nenhum apresentava consumo de energia com o remoto desligado.

 

E agora, será defeito nesse amplificador que tenho, ou todos eles apresentam esse consumo?

 

Lembrando que o amp ta funcionando perfeito, tudo 100% e tocando muito bem.

Com remote ligado, apresenta consumo de 850mA, que condiz com o manual, ok.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O consumo é "alto" mas não chegará a descarregar a bateria de um carro de uso geral

 

Tem acessórios que consomem muito mais e ninguém imagina. 

 

Se, talvez, ficar mais de 10 dias desligado poderá descarregar. Neste caso, em qualquer veículo e independente do sistema, sempre quando for deixar o carro por um longo período sem uso remova o fusível da bateria. 

 

OBS, o consumo é equivalente a dois leds de uso geral. 

Editado por soaresrey

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O consumo é "alto" mas não chegará a descarregar a bateria de um carro de uso geral

 

Tem acessórios que consomem muito mais e ninguém imagina. 

 

Se, talvez, ficar mais de 10 dias desligado poderá descarregar. Neste caso, em qualquer veículo e independente do sistema, sempre quando for deixar o carro por um longo período sem uso remova o fusível da bateria. 

 

OBS, o consumo é equivalente a dois leds de uso geral. 

 

Mas ainda assim, com dois desses, vou ter consumo de 80mA.

Meu player da pioneer, que precisa alimentação pra manter as configurações, consome 2mA, não vejo sentido nesse consumo do módulo desligado.

 

As vezes eu viajo e o carro fica 14 ou 15 dias parado, tirar fusível ANL toda vez não vira.

Vou ligar na Soundigital semana que vem, não ta certo isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse foi depois de carregar?

Carregar os capacitores internos você diz? Sim, da um pico logo que liga os cabos (carga dos capacitores), e depois fica nesses 40mA constantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compra outro amp, simples

Não esquece de ver fotos antes pra identificar se vai ter consumo

Não entendi essa parte das fotos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que esse valor não se deu pelo fato do cabo do multimetro ter sido emendado? Ele sai preto e entra no amp vermelho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que esse valor não se deu pelo fato do cabo do multimetro ter sido emendado? Ele sai preto e entra no amp vermelho...

Não, é assim mesmo, para medir corrente, o multimetro tem que estar em série com a carga. No cabo preto do multímetro esta ligado o negativo da fonte de alimentação. E no cabo vermelho que entra direto no amp, o positivo da fonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, é assim mesmo, para medir corrente, o multimetro tem que estar em série com a carga. No cabo preto do multímetro esta ligado o negativo da fonte de alimentação. E no cabo vermelho que entra direto no amp, o positivo da fonte.

Tendi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei na Soundigital hoje de tarde.

Me passaram pra área técnica, fui informado que é isso mesmo, realmente tem consumo com remote desligado. O cara lá também confirmou que o consumo é esse mesmo, entre 30 e 40mA, e que toda a linha EVO apresenta essa característica.

 

Podia trazer essa informação no manual neh...

 

PORÉM, tenho um 400.4 aqui, acabei de testar e ele NÃO tem consumo nenhum, ou seja, não é toda a linha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual da linha preta (evo2) não fala nada

 

Mas no dessa linha prata fala algo assim mesmo, lembro de vê no manual da sd1200.4evo

quando lançou, e tinha achado estranho na epoca

 

Dependendo como for instalar o som tem que quase tentar adaptar um rele no negativo/positivo para corta toda a corrente

Ou um distribuidor geral igual faço num antigo la de casa que fica muitos dias parado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual da linha preta (evo2) não fala nada

 

Mas no dessa linha prata fala algo assim mesmo, lembro de vê no manual da sd1200.4evo

quando lançou, e tinha achado estranho na epoca

 

Dependendo como for instalar o som tem que quase tentar adaptar um rele no negativo/positivo para corta toda a corrente

Ou um distribuidor geral igual faço num antigo la de casa que fica muitos dias parado

Olhei aqui novamente no manual (linha prata), fala somente do "consumo em repouso", que seria o consumo do amplificador ligado, mas sem tocar. O consumo que medi, é com ele desligado.

 

Pessoal lá da SD também não deu muita informação, só confirmaram que tem o consumo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei aqui novamente no manual (linha prata), fala somente do "consumo em repouso", que seria o consumo do amplificador ligado, mas sem tocar. O consumo que medi, é com ele desligado.

 

Pessoal lá da SD também não deu muita informação, só confirmaram que tem o consumo mesmo.

 

Pode ser, que seja esse que eu le e achei diferente

 

Mas para comparação, no meu carro quando medi com uma audiophonic 900.1 (ab antiga) e mais sd nano ou corzus na epoca

o consumo com o som todo desligado direto na bateria e tinha dado algo +/- 120 mA

Isso todo o carro e depois fez o teste desligando o cabo que alimentava o som e caiu para +/- metade

 

Foi verificar pq tinha ficado sem partida, depois de uns dias com o carro parado e também achei estranho esse valor na epoca

Até foi procura mais informações sobre isso, mas encontrei quase nada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser, que seja esse que eu le e achei diferente

 

Mas para comparação, no meu carro quando medi com uma audiophonic 900.1 (ab antiga) e mais sd nano ou corzus na epoca

o consumo com o som todo desligado direto na bateria e tinha dado algo +/- 120 mA

Isso todo o carro e depois fez o teste desligando o cabo que alimentava o som e caiu para +/- metade

 

Foi verificar pq tinha ficado sem partida, depois de uns dias com o carro parado e também achei estranho esse valor na epoca

Até foi procura mais informações sobre isso, mas encontrei quase nada

Sim, esse é meu medo, as vezes o carro fica parado, e vai correr o risco de esgotar a bateria. Pois além do consumo dos sistemas elétricos do próprio carro, ainda vai ter esse consumo a mais dos amplificadores.

 

E é interessante, pois de todos os amp que já fiz manutenção em bancada aqui, esse SD que testei foi o primeiro a apresentar consumo mesmo desligado.

 

Esses 120mA que você tinha de consumo no seu, era um consumo relativamente alto.

Medi no meu ta dando 35mA.

 

Tenho um voltímetro ligado no acendedor de cigarros, que fica no pós chave. Quando paro o carro, a bateria ta em 12,5 ~ 12,4v. Quatro dias com ele parado já fica em 11,8v. Isso que a bateria tem pouco tempo de uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como se mede esse consumo? Cabo negativo do multímetro no borne negativo do módulo e cabo positivo do multímetro no remote do módulo? Modo contínuo no multímetro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como se mede esse consumo? Cabo negativo do multímetro no borne negativo do módulo e cabo positivo do multímetro no remote do módulo? Modo contínuo no multímetro?

Primeiro preparar o multímetro para medir corrente DC, a maioria tem que mudar a posição das pontas de prova (varia conforme o multimetro). Escolher a escala, nesse caso usei uma escala baixa, 200mA, para ter mais precisão.

 

Agora você liga o positivo do módulo no positivo da bateria (ou fonte), cabo preto do multimetro no negativo da bateria (ou fonte). E o cabo vermelho do multimetro vc liga no borne negativo do módulo. Remote deixar desligado.

 

Em resumo, para medir corrente, o multímetro/amperímetro precisa estar em série com a carga a ser medida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro preparar o multímetro para medir corrente DC, a maioria tem que mudar a posição das pontas de prova (varia conforme o multimetro). Escolher a escala, nesse caso usei uma escala baixa, 200mA, para ter mais precisão.

 

Agora você liga o positivo do módulo no positivo da bateria (ou fonte), cabo preto do multimetro no negativo da bateria (ou fonte). E o cabo vermelho do multimetro vc liga no borne negativo do módulo. Remote deixar desligado.

 

Em resumo, para medir corrente, o multímetro/amperímetro precisa estar em série com a carga a ser medida.

E no positivo do módulo fica sem nada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um voltimetro quase do mesmo jeito que o seu também

Um modelo pequeno para monitorar de vez enquando

 

Sim o seu consumo de 35mA está bom mesmo

 

O meu está meio alto mesmo, mas o vilão parece ser no meu caso essa 900.1, que desligando o cabo dela fica normal

Mas acho estranho mesmo esse consumo, se está tudo desligado pq continua com esse consumo

 

No caso da sua sd, o cooler não continuava funcionando? Lembro de algum comentar que o cooler dessa 1200 continuava ligado após algum tempo depois de desligado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E no positivo do módulo fica sem nada?

 

"você liga o positivo do módulo no positivo da bateria (ou fonte)"

 

Tenho um voltimetro quase do mesmo jeito que o seu também

Um modelo pequeno para monitorar de vez enquando

 

Sim o seu consumo de 35mA está bom mesmo

 

O meu está meio alto mesmo, mas o vilão parece ser no meu caso essa 900.1, que desligando o cabo dela fica normal

Mas acho estranho mesmo esse consumo, se está tudo desligado pq continua com esse consumo

 

No caso da sua sd, o cooler não continuava funcionando? Lembro de algum comentar que o cooler dessa 1200 continuava ligado após algum tempo depois de desligado

É justamente o que questionei o pessoal da SD, se esta desligado, não deveria ter consumo, mas não me passaram muita informação.

Cooler desligado, mas talvez possa ser o circuito que controla o cooler, que gera esse consumo. Se tivesse acesso ao esquema do aparelho era fácil matar essa heheh.

 

O funcionamento do cooler achei interessante, ele aciona junto com os graves, de acordo com a potencia liberada na saída, foi muito boa ideia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Juliano ?

 

Esse consumo é do microntrolador que fica alimentado mesmo com o amplificador desligado por motivo de segurança, esse consumo não é tão grande quanto parece, 40 mA descarregaria uma bateria de 60A em dois meses, nesse tempo a propria bateria se descarrega pelo leakage de corrente interna dela.

 

Não se preocupe com isso, o funcionamento esta normal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"você liga o positivo do módulo no positivo da bateria (ou fonte)"

 

 

 

 

Lol, nem vi essa parte, (meio que é óbvio isso, positivo do módulo no positivo da bateria), mas me bateu a dúvida se era pra deixar o módulo sem o positivo, foi o sono rs, obrigado

Editado por oitim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um consumo relativamente baixo

 

Mas 40mA (1 amp) + 35mA da parte elétrica do veiculo

 

Já dobra esse consumo e descarrega totalmente a bateria em 1 mês, mas talvez com 10 a 15 dias seja o suficiente para não dar partida

 

Se tiver mais de 1 amp como esse, ainda aumenta esse consumo.

 

Não vejo como um problema, mas uma Informação que poderia ser informada no manual

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Juliano ?

 

Esse consumo é do microntrolador que fica alimentado mesmo com o amplificador desligado por motivo de segurança, esse consumo não é tão grande quanto parece, 40 mA descarregaria uma bateria de 60A em dois meses, nesse tempo a propria bateria se descarrega pelo leakage de corrente interna dela.

 

Não se preocupe com isso, o funcionamento esta normal.

 

Opa, muito obrigado pela informação!

Seria interessante constar essas informações no manual.

 

É um consumo relativamente baixo

 

Mas 40mA (1 amp) + 35mA da parte elétrica do veiculo

 

Já dobra esse consumo e descarrega totalmente a bateria em 1 mês, mas talvez com 10 a 15 dias seja o suficiente para não dar partida

 

Se tiver mais de 1 amp como esse, ainda aumenta esse consumo.

 

Não vejo como um problema, mas uma Informação que poderia ser informada no manual

Exatamente, poderia estar no manual.

 

Com dois amp desse, mais o consumo normal do carro, já daria quase os 120mA que descarregou sua bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...