Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
herickgervasio

SQ Entrada para New Fiesta 1.5 - Kit Stereo Designs + JL 12W3 + EVO 12

Recommended Posts

 E me arrependi pois pelo preço(R$ 600,00) acho que encontraria um melhor mas de menor potência.(ex: um DAT PR4160) 

 

cara, esse amplificador deveria ser proibido a venda. a qualidade dele é até bacana, mas nem de muito longe tem a potencia declarada. amigo meu pegou um deste em uma troca, instalamos no carro dele pra tocar 4 6x9 e um sub de 150rms. o estereo ficou muito bom em volume baixo/medio, já o sub... não tem força pra empurrar e ai precisa dar um tapa no ganho, pronto, o cone mais descontrolado que já vi. 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tem força pra empurrar e ai precisa dar um tapa no ganho, pronto, o cone mais descontrolado que já vi. 

Jezuisss tô fora! Tô achando que tenho um leve pré-conceito contra os classe D da SD EVO...  :unsure:  :unsure:  :unsure: Tô bem ansioso esperando chegar mais algumas coisas pra terminar de montar e dar um veredito!! Tô meio pessimista pq minha HU só tem EQ de agudo e grave.. mas bora lá! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara quanto a instalação vc pode puxar os fios da entrada alta do radio para o conversor até o porta malas sem problemas, esse jumper que quer fazer te deixará com controle apenas dos canais que vc puxar os fios...

Quanto ao amp como alves disse talvez o 800.4 teria te deixado satisfeito, porém o 1200.4 vai ficar melhor ainda... Vai com calma monta todo o set ajusta direitinho depois tira suas conclusões... Nem colocou pra tocar e já está se arrependendo kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jezuisss tô fora! Tô achando que tenho um leve pré-conceito contra os classe D da SD EVO...  :unsure:  :unsure:  :unsure: Tô bem ansioso esperando chegar mais algumas coisas pra terminar de montar e dar um veredito!! Tô meio pessimista pq minha HU só tem EQ de agudo e grave.. mas bora lá! 

 

Herick, bom saber que o vedacit segurou bem o calor de bsb. Ainda não sei se farei o tratamento nas portas, estou esperando o resto das coisas que comprei chegarem pra eu montar o som, avaliar como ficou e só então partir pra um tratamento nas portas.

 

Por falar em instalação, em que loja você comprou os cabos, terminais e outras miudezas?

 

 

Sobre a questão do conversor RCA, talvez seja possível ligar apenas os dois canais frontais nele, puxar apenas um cabo RCA para o módulo e colocar um cabo Y pra poder ligar o SUB. Perderia o bass control e a possibilidade de controlar o volume dos dois pares individualmente, mas teria as 4 saídas RCA lá no módulo.

Editado por rmiltao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara quanto a instalação vc pode puxar os fios da entrada alta do radio para o conversor até o porta malas sem problemas,

(quanto a essa dúvida eu acabei encomendando dois cabos RCAs pois fiquei com medo dos cabos de alta receberem interferência e impactar na qualidade final)

 

esse jumper que quer fazer te deixará com controle apenas dos canais que vc puxar os fios..

(não sei se ficou claro oq falei ou se eu entendi errado.. O que eu pretendo é o seguinte.. Com dois canais vindos dos falantes frontais quero conectá-los em aos 4 canais de entrada alta do conversor para ter 4 saídas RCA de baixa... Para que possa ter o controle do bass..) Será que teria problemas de voltagem baixa ou outro problema com o conversor ao realizar o jumper?

Quanto ao amp como alves disse talvez o 800.4 teria te deixado satisfeito, porém o 1200.4 vai ficar melhor ainda... 

(quando vc diz que "o 1200.4 vai ficar melhor ainda..." Seria no sentido de que como vai ter potência de folga teria uma faixa maior de potência para ouvir com quase nada de distorção ? Se n oq seria "o 1200.4 vai ficar melhor ainda..." ?

 

Vai com calma monta todo o set ajusta direitinho depois tira suas conclusões... Nem colocou pra tocar e já está se arrependendo kkkkk

(tô ansioso rsrs) 

Editado por herickgervasio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Depois do árduo trabalho para entender os macetes do carro consegui concluir a desmontagem e passagem dos cabos(pois não tenho muita prática rs).

Finalmente conectei o módulo e testei o Sub rapidamente e ele é bem forte sim!!  :rever1:  :rever1:  Como ainda não chegou o segundo par dos cabos RCA estou só com um par e decidi testar primeiro os kits.. num ajuste inicial já percebi uma diferença enorme de quando estava ligado direito na HU...

 

Melhorou tanto o detalhamento musical quanto a potência! Os médios/baixos e agudos são sensacionais e bem equilibrados.. Da prazer ao ouvir e dão a sensação de massagear os ouvidos pois não agridem.. rs Acho que percebi um pouco melhor o termo aveludado..

 

Assim que chegar o outro cabo RCA(que inclusive é melhor do que estou usando no momento) irei fazer um ajuste mais fino e posto novas considerações com o Sub e kit juntos e os cabos novos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Depois do árduo trabalho para entender os macetes do carro consegui concluir a desmontagem e passagem dos cabos(pois não tenho muita prática rs).

Finalmente conectei o módulo e testei o Sub rapidamente e ele é bem forte sim!! :rever1::rever1: Como ainda não chegou o segundo par dos cabos RCA estou só com um par e decidi testar primeiro os kits.. num ajuste inicial já percebi uma diferença enorme de quando estava ligado direito na HU...

 

Melhorou tanto o detalhamento musical quanto a potência! Os médios/baixos e agudos são sensacionais e bem equilibrados.. Da prazer ao ouvir e dão a sensação de massagear os ouvidos pois não agridem.. rs Acho que percebi um pouco melhor o termo aveludado..

 

Assim que chegar o outro cabo RCA(que inclusive é melhor do que estou usando no momento) irei fazer um ajuste mais fino e posto novas considerações com o Sub e kit juntos e os cabos novos!

Quando eu disse o 1200.4 é melhor ainda foi isso que quis dizer... Mais potência pra extrair o maximo do seu equipamento... Que bom que gostou...
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente recomenda-se um modulo mais forte que o som pra nao forçar muito o modulo, deixando ele trabalhar mais frio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados preciso de ajuda no seguinte quesito..

 

Tenho pouca experiência em instalações e etc.. Mas vamos lá.. Quando conectei o par de RCAs no meu 1200.4 observei que quando ligo nos dois canais para o sub que está ligado em bridge o som fica meio estranho e não sai o som direito(no começo achei que era problema com conversor.. mas não era pq qndo mando o par de RCA pros outros canais do kits fica tudo normal), aí quando tiro um dos RCAs ele toca normalmente e quando conecto o segundo RCA o som fica estranho novamente! Alguém sabe me dizer porque isso acontece ? Tem alguma coisa haver com impedância ou essa é uma característica da SoundDigital ?

 

Meu módulo é 4ohms e o JL é 3ohms.(bonina dupla de 1,5 ohms cada)

 

Aproveito também para perguntar como fica a questão do JL ser 1ohms a menos que o módulo? Isso causa algum problema ? Qual melhor recomendação ?

 

Meu sub está ligado em bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente recomenda-se um modulo mais forte que o som pra nao forçar muito o modulo, deixando ele trabalhar mais frio

Ainda complemento que o conforme diz o manual o módulo trabalha com níveis de distorções baseado na potência aplicada. Uma boa prática é trabalhar com folga de 50 rms ou mais por falante, valores acima disso devem ser administrados com cuidado para não danificar o alto-falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados preciso de ajuda no seguinte quesito..

 

Tenho pouca experiência em instalações e etc.. Mas vamos lá.. Quando conectei o par de RCAs no meu 1200.4 observei que quando ligo nos dois canais para o sub que está ligado em bridge o som fica meio estranho e não sai o som direito(no começo achei que era problema com conversor.. mas não era pq qndo mando o par de RCA pros outros canais do kits fica tudo normal), aí quando tiro um dos RCAs ele toca normalmente e quando conecto o segundo RCA o som fica estranho novamente! Alguém sabe me dizer porque isso acontece ? Tem alguma coisa haver com impedância ou essa é uma característica da SoundDigital ?

 

Meu módulo é 4ohms e o JL é 3ohms.(bonina dupla de 1,5 ohms cada)

 

Aproveito também para perguntar como fica a questão do JL ser 1ohms a menos que o módulo? Isso causa algum problema ? Qual melhor recomendação ?

 

Meu sub está ligado em bridge.

Como está a ligação do conversor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como está a ligação do conversor?

O conversor está ligado conforme manual.. Pra não cortar nenhum fio puxei um cabo paralelo pra 12v direto do positivo do cabo da bateria no módulo ao lado do remote.(acredito não ter nenhum problema pois o modulo liga e desliga normalmente conforme ligo e desligo a HU.)

 

Vou usar um voltímetro para ver a polaridade das saídas de alta da HU.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O conversor está ligado conforme manual.. Pra não cortar nenhum fio puxei um cabo paralelo pra 12v direto do positivo do cabo da bateria no módulo ao lado do remote.(acredito não ter nenhum problema pois o modulo liga e desliga normalmente conforme ligo e desligo a HU.)

 

Vou usar um voltímetro para ver a polaridade das saídas de alta da HU.

A questão do remote e o cabo 12v não tem problema...

A ligação do conversor esta canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro e 3 e 4 direito e esquerdo trazeiro?

Os cortes da sd estão corretos 1 e 2 hpf e 3 e 4 bridge lpf?

Quanto a impedância acredito que não va ter problemas...

Vc instalou os 2 pates de rca? Ou tá trocando apenas de posição na sd? Tentou mudar a posição dos cabos no conversor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão do remote e o cabo 12v não tem problema...

A ligação do conversor esta canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro e 3 e 4 direito e esquerdo trazeiro?

Os cortes da sd estão corretos 1 e 2 hpf e 3 e 4 bridge lpf?

Quanto a impedância acredito que não va ter problemas...

Vc instalou os 2 pates de rca? Ou tá trocando apenas de posição na sd? Tentou mudar a posição dos cabos no conversor?

Respostas em vermelho...
 
A questão do remote e o cabo 12v não tem problema...
:legal:
 
A ligação do conversor esta canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro e 3 e 4 direito e esquerdo trazeiro?
Só está ligado o canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro, os traseiros não estão ligados.
 
Os cortes da sd estão corretos 1 e 2 hpf e 3 e 4 bridge lpf?
Sim estão em 80hz hpf p/ kit e lpf p/ sub.
 
Quanto a impedância acredito que não vai ter problemas...
:legal:
 
Vc instalou os 2 pates de rca? Ou tá trocando apenas de posição na sd? Tentou mudar a posição dos cabos no conversor?
Troquei as posições tanto no conversor quanto no módulo, os dois cabos funcionam por igual em qlqr posição no amp ou modulo. Só da problema quando ligo os dois juntos! 
 
 
Uma questão que talvez esteja impactando é um terra mal aterrado.. puxei o negativo de uma barra que está conectada ao assoalho pra fazer como terra... O estranho é que com Kits não tenho problemas.. 
Editado por herickgervasio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas em vermelho...

 

A questão do remote e o cabo 12v não tem problema...

:legal:

 

A ligação do conversor esta canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro e 3 e 4 direito e esquerdo trazeiro?

Só está ligado o canal 1 e 2 direito e esquerdo dianteiro, os traseiros não estão ligados.

 

Os cortes da sd estão corretos 1 e 2 hpf e 3 e 4 bridge lpf?

Sim estão em 80hz hpf p/ kit e lpf p/ sub.

 

Quanto a impedância acredito que não vai ter problemas...

:legal:

 

Vc instalou os 2 pates de rca? Ou tá trocando apenas de posição na sd? Tentou mudar a posição dos cabos no conversor?

Troquei as posições tanto no conversor quanto no módulo, os dois cabos funcionam por igual em qlqr posição no amp ou modulo. Só da problema quando ligo os dois juntos!

 

 

Uma questão que talvez esteja impactando é um terra mal aterrado.. puxei o negativo de uma barra que está conectada ao assoalho pra fazer como terra... O estranho é que com Kits não tenho problemas..

Certo vamo lá, primeiramente revise a ligação dos fios de sinal da hu pro conversor pode ser que tenha invertido o + e - de um dos canais ou até mesmo ligado um canal dianteiro e um trazeiro... Outra coisa já aproveita e liga os outros dois canais do conversor, vc vai precisar dos 4, se tiver feito o jumper desfaça, e ligue 4 canais puxando os sinais respectivos da hu, se não quiser cortar os cabos utilize conectores de derivação inclusive para o cabo 12v do pos chave do conversor, e troque o aterramento de local use algum parafuso que estiver diretamente na carroceria, e se possivel aterre o conversor amplificador todos no mesmo ponto... Estando tudo certo troque o bridge do amplificador pra ver se o problema não é nele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo vamo lá, primeiramente revise a ligação dos fios de sinal da hu pro conversor pode ser que tenha invertido o + e - de um dos canais ou até mesmo ligado um canal dianteiro e um trazeiro... Outra coisa já aproveita e liga os outros dois canais do conversor, vc vai precisar dos 4, se tiver feito o jumper desfaça, e ligue 4 canais puxando os sinais respectivos da hu, se não quiser cortar os cabos utilize conectores de derivação inclusive para o cabo 12v do pos chave do conversor, e troque o aterramento de local use algum parafuso que estiver diretamente na carroceria, e se possivel aterre o conversor amplificador todos no mesmo ponto... Estando tudo certo troque o bridge do amplificador pra ver se o problema não é nele...

Opa valeu mano !! Revisei tudo identifiquei e etiquetei os cabos.. Impossível estar errado alguma coisa.. conexões bem feitas com solda.. isolamento bem feito e novamente e deu a mesma coisa cheguei a testar com o negativo direto na

bateria!! Masma coisa.. consultei então um amigo de um amigo que faz instalações ele falou que é uma característica da SD mesmo.. e que a solução é colocar um Y para os rcas tocarem os dois fios.

 

Deixei ligado só um canal pro sub e ficou muito bom.. Dps vou encomendar o Y.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara bem estranho isso, vou dar uma olhada no manual da sd e ver se tem alguma mensão, no meu mbquart o manual fala sobre players com 1 canal pro sub e com 2 canais...

Quando usava os conversores na minha 400.4 evoI em bridge tinha que usar o Y pq com um canal só ligado em cada bridge ficava fraco, e ligando os dois cabos em cada bridge tocava perfeito...

Entra em contato com o sac da sd e veja se essa informação que 5e deram procede...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara quanto puder coloca umas fotos da instalação do amplificador e se puder do conversor derrepente a galera pode ver algo que passou batido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem estranho, eu ia lembrar vc que a saida traseira e dianteira tem respostas diferentes....mas se  vc ligou o conversor apenas usando os canais dos falantes dianteiros nao era pra ter problema ! cara vai ter q fazer os cortes tudo no ampli msmo e usar um Y antes do ampli ou ver se ampli tem opcao pra toca em 2ch(nao conheco esse Sd, pode ser q tenha chave seletora pra 2ch ou 4ch) ai vc nao precisa nem de Y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim que conseguir um tempo maior vou ver fazer uns testes pra ver a questão dos dois canais do Sub por enquanto ta funcionando bacana em 1 canal.. (tô suspeitando que o problema esteja no cabo pq em um teste rápido com um cabo melhor consegui ligar os dois canais no Sub perfeito.. dps verifico isso melhor) 

 

Em paralelo tem outra coisa me incomodando  :banghead  são esses cortes em 80hz do módulo acredito que estejam deixando meu Set meio que "sub-utilizados" pois minhas portas são tratadas e os kits de acordo com o fabricante descem até os 50hz.. o próprio manual dos kits informa que para uso em porta não tratadas é recomendado corte em 80hz e portas com tratamento adequado é aconselhável corte em 63hz..

 

Aí pergunto, vocês recomendam algum crossover baratinho(não quero gastar muito só com isso pois assim que puder comprarei um processador) que não vá diminuir a qualidade do set ?

 

Aqueles Crossover´s DIY, pros Kits / tw e Sub (já vi um que fica dentro da caixa do sub) alguém já fez ?? compensa ?

 

Outra dúvida quem tem New Fiesta já posiciou os tw na frente ficou melhor ?  Relata aí quem já fez! ..  [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem estranho, eu ia lembrar vc que a saida traseira e dianteira tem respostas diferentes....mas se  vc ligou o conversor apenas usando os canais dos falantes dianteiros nao era pra ter problema ! cara vai ter q fazer os cortes tudo no ampli msmo e usar um Y antes do ampli ou ver se ampli tem opcao pra toca em 2ch(nao conheco esse Sd, pode ser q tenha chave seletora pra 2ch ou 4ch) ai vc nao precisa nem de Y

Então Victor o módulo não tem chave seletora pra 2ch e 4ch.. testei o conversor puxando somente dos falantes dianteiros ligados nos primeiros 2 canais e depois 2 últimos canais e continuou a mesma coisa.. Sendo assim alimentei os 4 canais somente com os fios dos falantes dianteiros. Antes de desfazer as conexões fiz um teste rapidamente um com um cabo melhor e funcionou perfeito.. Depois desfiz tudo e liguei novamente no cabo normal e apresentou o mesmo comportamento..

 

Vou testar novamente com esse cabo melhor em todos os canais.. pois tô achando que pode ser um problema no primeiro cabo..  pasmafaute

Editado por herickgervasio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Victor o módulo não tem chave seletora pra 2ch e 4ch.. testei o conversor puxando somente dos falantes dianteiros ligados nos primeiros 2 canais e depois 2 últimos canais e continuou a mesma coisa.. Sendo assim alimentei os 4 canais somente com os fios dos falantes dianteiros. Antes de desfazer as conexões fiz um teste rapidamente um com um cabo melhor e funcionou perfeito.. Depois desfiz tudo e liguei novamente no cabo normal e apresentou o mesmo comportamento..

 

Vou testar novamente com esse cabo melhor em todos os canais.. pois tô achando que pode ser um problema no primeiro cabo.. pasmafaute

Cara vc tá dividindo o sinal da hu que já não é essas coisas pro conversor, o melhor a fazer seria ligar os 4 canais da hu nas 4 entradas altas do conversor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara vc tá dividindo o sinal da hu que já não é essas coisas pro conversor, o melhor a fazer seria ligar os 4 canais da hu nas 4 entradas altas do conversor...

Pois é mano liguei 2 canais de alta em 2 entradas do conversor e escutei durante um tempo e depois liguei 2 canais de alta nas 4 entradas do conversor e escutei novamente e não senti nenhuma diferença tanto em volume baixo quanto alto.. quando fiz imaginei que teria que aumentar o ganho no sub por dividir o sinal pra 4 canais.. mas não precisou! Pra manter o som no mesmo nível não tive que aumentar o ganho ou diminuir em nenhuma das opções.. 

 

Obs: A única coisa que percebi é que a HU esquenta levemente porém mantém a mesma temperatura.. tanto faz se escuto em volume alto ou baixo.  :huh:

[testei colocando a mão em cima do player mesmo] Alguém que usa conversor já notou isso ?

 

***A HU esquentava umas 3 vezes mais quando eu ouvia no talo quando tudo era original.

 

Mas também não fiz o teste ligando 2 canais para 2 canais pra ver se esquenta menos.. Enfim.. 

 

Como falei na prática escutando o som não percebi nenhuma diferença..  pasmafaute

 

Pra min ficou sensacional! Queria muito que alguém com mais experiência ouvisse pra me dizer oq achou.. Em breve mando umas fotos 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é mano liguei 2 canais de alta em 2 entradas do conversor e escutei durante um tempo e depois liguei 2 canais de alta nas 4 entradas do conversor e escutei novamente e não senti nenhuma diferença tanto em volume baixo quanto alto.. quando fiz imaginei que teria que aumentar o ganho no sub por dividir o sinal pra 4 canais.. mas não precisou! Pra manter o som no mesmo nível não tive que aumentar o ganho ou diminuir em nenhuma das opções..

 

Obs: A única coisa que percebi é que a HU esquenta levemente porém mantém a mesma temperatura.. tanto faz se escuto em volume alto ou baixo. :huh:

[testei colocando a mão em cima do player mesmo] Alguém que usa conversor já notou isso ?

 

***A HU esquentava umas 3 vezes mais quando eu ouvia no talo quando tudo era original.

 

Mas também não fiz o teste ligando 2 canais para 2 canais pra ver se esquenta menos.. Enfim..

 

Como falei na prática escutando o som não percebi nenhuma diferença.. pasmafaute

 

Pra min ficou sensacional! Queria muito que alguém com mais experiência ouvisse pra me dizer oq achou.. Em breve mando umas fotos

O problema desse tipo de ligação não é só a potência o problema é a distorção, que pode gerar, mas enfim se está te agradando é o que importa... Estou no aguardo das fotos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema desse tipo de ligação não é só a potência o problema é a distorção, que pode gerar, mas enfim se está te agradando é o que importa... Estou no aguardo das fotos...

f16b3780d2c1027a1aeb7f863c3c8122.jpg

7a0d7f7d4d29a809c705d4f313a08225.jpg

e4840f28f8dbc2daac1df1594543a270.jpg

ae98fdb7f0c42c68c732c5d8453a6a9f.jpgbe8c195e38edaa3b28e17e49c7b575ac.jpg

5ad0c91c4e2cd15ec6c85d2c5d92fb13.jpg

64c3924c7cc023f30899403914fc4eb7.jpgd24d2366beab2ce07801a196f406c2b0.jpg

6168d478454970049524d97f81ab7957.jpg

 

Os círculos vermelhos em volta dos cabos alta p/ conversor são polos negativos.

 

Estou com uma pulga atrás da orelha agora com a ligação de impedância do sub com módulo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...