Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Sandro Café

Olha que coisa curiosa

Recommended Posts

Pro meu "primo" Rodrigo Carvalho, hehe!!!, que gosta de inventar novas caixas, olha uma coisa interessante que eu achei, uma bandpass/horn-loaded, quem sabe não seja uma boa opção pra graves profundos em trio, utilizando falantes de pequeno diâmetro:

 

wicked.jpgwh4.jpg

Esses no modelo me parece que são de 10 polegadas, para mais detalhes click no Link aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Whorn são caixas bem conhecidas...

 

Lá no site da audiolist (www.audiolist.cjb.net) tem esta e muitas outras caixas... se não me engano, tem até o projeto em auto cad e em corel draw dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Whorn são caixas bem conhecidas...

 

Lá no site da audiolist (www.audiolist.cjb.net) tem esta e muitas outras caixas... se não me engano, tem até o projeto em auto cad e em corel draw dela.

Hehe, essa é uma "Horn-loaded" mais bem diferente da W-horn, e o interessante é que utiliza falantes pequenos (10")...

São duas bandpass, reforçadas por uma corneta de graves. Nunca vi esse modelo tocando, mas pelo desenho acho que se obtém um ganho muito grande no redimento nominal dos falantes, apesar do tamanho da caixa também ser grande, mas economiza-se na redução falantes. Sei lá, mas pode ser uma opção...

O que me dizem os "experts" em caixas do fórum, algum comentário ???? :rever1::rever1::rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Whorn são caixas bem conhecidas...

 

Lá no site da audiolist (www.audiolist.cjb.net) tem esta e muitas outras caixas... se não me engano, tem até o projeto em auto cad e em corel draw dela.

Hehe, essa é uma "Horn-loaded" mais bem diferente da W-horn, e o interessante é que utiliza falantes pequenos (10")...

São duas bandpass, reforçadas por uma corneta de graves. Nunca vi esse modelo tocando, mas pelo desenho acho que se obtém um ganho muito grande no redimento nominal dos falantes, apesar do tamanho da caixa também ser grande, mas economiza-se na redução falantes. Sei lá, mas pode ser uma opção...

O que me dizem os "experts" em caixas do fórum, algum comentário ???? :rever1::rever1::rever1:

é +- o que eu quero fazer.. só que ao invez de uma caixa suspensão acústica atras quero fazer uma LT...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é +- o que eu quero fazer.. só que ao invez de uma caixa suspensão acústica atras quero fazer uma LT...

 

[]

 

Sandro

Vixi, uma LT vai ficar ainda mais monstruosa do que essa aí !!!!!!

Apesar de que se conseguir acertar o tamanho com o comprimento da onda, o rendimento vai ficar monstruoso também... :vts

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa que e a LT?

acho que chamam essa caixa aqui de L80.

caix2.JPG

 

essa caixa da um grave e subgrave muito forte. Nunca vi uma caixa mais forte que essa. Deixa tobogam no chinelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
essa que e a LT?

acho que chamam essa caixa aqui de L80.

caix2.JPG

 

essa caixa da um grave e subgrave muito forte. Nunca vi uma caixa mais forte que essa. Deixa tobogam no chinelo.

Não Capa essa eh a corneta dobrada, a LT (linha de transmição) são akelas com o labirinto acustico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eaeeeeeeeeeeeeee primo :D

 

 

Muito showwwwwww, posso até começar a projetar isso :D

 

Eu tenho até uma idéia de como se fazer isso :)

 

 

Valeus a força, abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai Sandro eu tive pensando no projeto dakela sua caixa da saveiro e pensei em algo parecido pro meu carro, tentei imbutir um TL nakela sua caixa, a bagaça ficou mais ou menos assim como tah no desenho, o q vc acha, eh melhor fazer com 2 de 10" ou somente 1 de 12" ou 15"?????? :huh:

 

[]

 

Rafael

post-5-1092140461.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ai Sandro eu tive pensando no projeto dakela sua caixa da saveiro e pensei em algo parecido pro meu carro, tentei imbutir um TL nakela sua caixa, a bagaça ficou mais ou menos assim como tah no desenho, o q vc acha, eh melhor fazer com 2 de 10" ou somente 1 de 12" ou 15"?????? :huh:

 

[]

 

Rafael

Pra uma TL acho que é melhor vc ir com 2 de 10" , senão nunca vai caber dentro do seu carro, mas assim mesmo acho que TL é loucura mas experimente pra ver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Turma,

 

Uma TL classica se obtem a partir de uma linha com 1/4 de onda,

linha esta iniciando com uma area transversal de 1,25 SD a 2 SD, ao

meu ver é definitivamente o melhor e mais natural grave que se pode

obter de um gabinete... tem a facilidade de descer como uma Bass

Reflex e um som mais gostoso e natural, com otimo transiente como tem

uma selada..ou seja, o melhor dos 2 mundos...

 

Só nao consigo imaginar uma TL bem projetada na mala de um carro,

talvez, na mala de uma caminhonete pode ate ser...e a razao é simples:

 

Considerando uma sintonia de 20hz

 

Comprimento = 344/Fs/4

 

A velocidade de propagação de 1Hz no ar é aproximadamente 344 metros.

Fs Freqüência de ressonância do alto-falante

 

1/4 da onda de 20hz vc vai ter uma linha de 4,3m isso sem contar a

area transvesal de um driver de 15" e considerando um puta

gabinete..ou seja... é muita caixa para qualquer carro de passeio.

 

[]'s

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Turma,

 

Uma TL classica se obtem a partir de uma linha com 1/4 de onda,

linha esta iniciando com uma area transversal de 1,25 SD a 2 SD, ao

meu ver é definitivamente o melhor e mais natural grave que se pode

obter de um gabinete... tem a facilidade de descer como uma Bass

Reflex e um som mais gostoso e natural, com otimo transiente como tem

uma selada..ou seja, o melhor dos 2 mundos...

 

Só nao consigo imaginar uma TL bem projetada na mala de um carro,

talvez, na mala de uma caminhonete pode ate ser...e a razao é simples:

 

Considerando uma sintonia de 20hz

 

Comprimento = 344/Fs/4

 

A velocidade de propagação de 1Hz no ar é aproximadamente 344 metros.

Fs Freqüência de ressonância do alto-falante

 

1/4 da onda de 20hz vc vai ter uma linha de 4,3m isso sem contar a

area transvesal de um driver de 15" e considerando um puta

gabinete..ou seja... é muita caixa para qualquer carro de passeio.

 

[]'s

 

Renato

O loko mas um TL pra 20hz tbm eh muita coisa jah neh!!!!!!!! Eu vou por uma TL no meu carro, mas pra tocar pra fora, quero uma frequencia de 60-80 hz ai o comprimento do labirinto cai bastante, e penso ainda em fazer um acoplamento isobárico pra poder diminuir os volume do labirinto, ai acho q ateh vira num carro de passeio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo...

 

Pode ser tudo, menos uma TL.... ;)

 

[]'s

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Resumindo...

 

Pode ser tudo, menos uma TL.... ;)

 

[]'s

 

Renato

Resumindo.......

Não entendi muito bem a sua colocação, fato de se ter um acoplamento isobárico a caixa deixa de ter uma linha de transmição???????? O fato da frequencia ser mais alta???????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O calculo da Linha se da pelo SD, ou seja..a area de excursao do cone..e nao

tem nada a ver com o volume em si..o fato de ser isobarico, diminuido

o volume, por consequencia a linha e etc...etc...

 

Ou seja... definitivamente nao é uma LINHA DE TRANSMISSÃO !!!! Mas nao

estou dizendo que sua solucao nao é boa...ou coisa parecida, nao estou

entrando neste mérito..ok ? :legal:

 

Um forte abraço,

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O calculo da Linha se da pelo SD, ou seja..a area de excursao do cone..e nao

tem nada a ver com o volume em si..o fato de ser isobarico, diminuido

o volume, por consequencia a linha e etc...etc...

 

Ou seja... definitivamente nao é uma LINHA DE TRANSMISSÃO !!!! Mas nao

estou dizendo que sua solucao nao é boa...ou coisa parecida, nao estou

entrando neste mérito..ok ? :legal:

 

Um forte abraço,

 

Renato

Veja soh, mas quando temos um acoplamento isobarico naum dimimuimos o VAs do falante pela metade? Isso naum influi na acustica da caixa? eu tenho pensado bem pra fazer um LT com 2 de 10" no meu carro, por isso q as vezes eu chego a conclusões meia doidas mesmo!!!! O sd seria a área efetiva do cone naum eh isso? intaum mesmo q tenhamos falantes completamente distintos com a mesma área a caixa eh mesma?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em uma LT o VAS pouco importa (mas importa...rs) e por isso a solucao isobarica nao faz sentido em uma LT...

 

O que realmente importa é o SD (arear efetiva do cone) e FS... mas o bicho pega, que dependendo da posicao dos drivers no gabinete, talvez vc tenha que usar a linha com SD x numero de drivers...

 

[]'s

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em uma LT o VAS pouco importa (mas importa...rs) e por isso a solucao isobarica nao faz sentido em uma LT...

 

O que realmente importa é o SD (arear efetiva do cone) e FS... mas o bicho pega, que dependendo da posicao dos drivers no gabinete, talvez vc tenha que usar a linha com SD x numero de drivers...

 

[]'s

 

Renato

Intaum veja, eu faço alto falantes de vez em quando, mas o meu problema eh naum conseguir medir os parametros, como vc disse o Vas, naum eh tão importante nesse tipo de caixa, eu poderia fazer um falante de alta excursão e uma Fs bem baixa, com o conjunto movel bem sensivel, pra pouco potencia mesmo, quero pancadas com pouco investimento, o q iria gerar um alto Vas (teoria eh claro) e mesmo assim eu naum teria tanta perda naum eh? Vc q tem uma LT com um Key Bass de 12" saberia me dizer, eh realmente forte o grave??? Não busco tanta qualidade, mas sim SPL em ambientes abertos, toca mais forte q 2 subs de 12" numa bass reflex comum?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TL = Qualidade

SPL = Bass Reflex

 

Nao tem nem o que pensar.. :legal:

 

Um sub cilindrico com um BP de 15" leva em SPL o meu com dois de 12"..ja em qualidade a coisa muda.

 

[]'s

 

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TL = Qualidade

SPL = Bass Reflex

 

Nao tem nem o que pensar.. :legal:

 

Um sub cilindrico com um BP de 15" leva em SPL o meu com dois de 12"..ja em qualidade a coisa muda.

 

[]'s

 

Renato

Veja ai, esse texto do site do audio list, vc jah deve ter lido, foi dai q eu tirei q essa caixa poderia render algum SPL. O Texto compara o rendimento de uma TL com um sub de 8" contra dois de 15" em Bass Reflex.

post-5-1092835356.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TL = Qualidade

SPL = Bass Reflex

 

Nao tem nem o que pensar.. :legal:

 

Um sub cilindrico com um BP de 15" leva em SPL o meu com dois de 12"..ja em qualidade a coisa muda.

 

[]'s

 

Renato

Veja ai, esse texto do site do audio list, vc jah deve ter lido, foi dai q eu tirei q essa caixa poderia render algum SPL. O Texto compara o rendimento de uma TL com um sub de 8" contra dois de 15" em Bass Reflex.

Vc me falou desse atigo na Audiolist, mas não achei até agora, me passa o endereço... :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai rafael alguma novidade quero fazer essa caixa tl pra 2 over de 10" para grave e medio grave pra acompanhar 2 18" mtl2, vc tem o endereço do artigo coloca ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ai rafael alguma novidade quero fazer essa caixa tl pra 2 over de 10" para grave e medio grave pra acompanhar 2 18" mtl2, vc tem o endereço do artigo coloca ai

UP please

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...