Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
CBerlatto

SQ básico Amarok

Recommended Posts

Essa é a minha primeira experiência com som automotivo visando qualidade, e pesquisei bastante neste e em outros fóruns a respeito.

Foi muito bom saber que tem tanta gente que entende e gosta de dividir informação sobre som automotivo, isso me ajudou muito na escolha de equipamentos e decisões de como instalar.

 

Vamos a lista:

 

VW Amarok

 

HU Pioneer AVH-X598TV

Kit 2 vias Focal PS165

SD800.4 evoII

Sub NAR 0804 sw2 

kit de instalação Focal PK-21 (cabo bateria 21mm, fios falantes 1,5mm, Cabos RCA Focal Performance PR-5)

 

Como alguns itens foram chegando antes dos outros, estou montando o som por partes:

 

Fase 1:

Instalação do Focal PS165 ligado direto na HU original:

 

A melhora na qualidade do som foi imensa, a clareza e definição do som aumentou muito em relação ao original. Conseguia notar bem a diferença jogando o fader para trás, assim os falantes originais da porta traseira mostravam o quão limitados são.

 

Fase 2:

Instalação do SD800.4

 

Bem, como ainda estou com a HU original, foi necessário usar conversor RCA Corzuz. Além dele, precisei usar um RCA em Y para ligar nos 4 canais do amp.

Vale a pena comentar que foi difícil fazer o instalador passar os cabos RCA separados dos cabos de energia. Nesses detalhes é que vemos que nem todo instalador, por mais experiência que tenha, sabe fazer a coisa visando qualidade.

 

Assim que peguei o carro fui para a estrada, não tive tempo que escutar junto com o instalador

O som estava horrivel!! Sem definição, sem clareza, estava igual colocar uma toalha embolada na frente do mid. E para piorar após "voar" em um quebra-mola o som parou de vez. Somente chiado e um agudo baixinho saiam dos falantes.

 

T4spEue.jpg20UlbmZ.jpgMtAJm10.jpg

 

Fase 3:

"Arrumação" do som e adição do NAR 8"

 

Deixei o carro para eles olharem o som e já instalar o SUB NAR0804 sw2. Para minha alegria o problema foi somente o fio do remote que veio no Kit Focal. Segundo o pessoal estava todo ressecado e quebrado. Feita a substituição o som voltou a ficar perfeito.

 

Também foi feita a instalação do SUB atrás do banco traseiro. A caixa selada está com 10L, 

 

Y3ZEfCW.jpgTACbTjb.jpgDJUHXlo.jpg

 

 

Infelizmente a parte de apoio as costas do banco traseiro fica encostando na borda de borracha do sub. Isso acaba comprometendo a performance dele, ou é algo aceitável?

A profundidade superior está com 9,8cm e a inferior com 14cm. Não sei se seria possível fazer uma outra caixa ainda mais fina para evitar esse problema, já que a profundidade de monsagem do NAR 8" são 11,5 cm.

 

Impressões até o momento:

Quanto ao som em sí, já estou muito satisfeito com o resultado até agora. O som está bem balanceado, com o palco vindo da frente do carro mesmo nas frequências mais baixas que vem do subwoofer.

Estou usando o corte do amp, com o kit em HPF e o Sub em LPF. Fiz até uns teste com o kit em Full, mas achei que fazia vibrar muito as portas. 

Não fiz tratamento nas portas, espero trocar logo de carro, irei deixar para o próximo.

 

Uma coisa que achei interessante é que tive que atenuar os médios bastante (Lembrando que na HU original são apenas 3 bandas no equalizador). Estava dando muita distorção com ele zerado, estou usando com -5. 

Já o agudo uso com +2, e o grave +1.

 

Sei que tanto o conversor RCA e o cabo Y de baixa qualidade modificam o sinal, quero ver como irá ficar quando a HU Pioneer for instalada.

 

Assim que for feito o upgrade, volto a relatar minhas impressões.

 

Criei esse  tópico para dividir minhas dúvidas, e ouvir opiniões dos mais experientes, para poder errar menos nos próximos projetos.

 

 

Atualização 30/12/18

 

Fase 4

 

Já tem umas semanas que o instalei a HU Pioneer AVH-598TV (coloquei as minhas impressões em um post abaixo)

TA ajustado fez uma grande diferença no meu set, o palco subiu bastante com ele.

 

 

Fase 5

Tratamento nas portas dianteiras

 

A principio eu não iria fazer o tratamento nas portas dianteiras, pois pretendo trocar logo de carro.

Mas acabei não resistindo e juntei com meu cunhado, que tem uma bela oficina em casa, e resolvemos mexer.

Usei a manta residencial Viaflex

 

A porta da Amarok é mais fechada que a maioria dos carros, o que já ajuda muito o som do carro. O instalador já havia comentado isso comigo. Ela vem com uma espuma bem fina tampando o buraco.

 

g1fW0TG.jpg

 

 

 O forro da porta é simples, só me chamou a atenção dessa espuma/feltro quadrado que ajuda (pouco) no isolamento acústico.

 

WTh4Exl.jpg

 

Tirei a espuma que tampava o buraco

 

VrZVREB.jpg

 

Para fechar o buraco, eu fiz o seguinte (esqueci de tirar foto do passo a passo)

- Fiz um molde de papelão no formato do buraco

- Usei uma camada da manta na parte interna do molde, para evitar pegar umidade

- Colei o molde em faixas da manta em cima de uma mesa, utilizando um soprador térmico para fazer com que ele colasse muito bem.

- Finalmente vim com "todo o pacote" na porta, depois de posicionar bem utilizei o soprador térmico e uma espátula para colar bem na lataria, e dei uns reforços em alguns lugares.

 

HUpQudv.jpg

 

 

Bem, como meu primeiro DIY, sou uma nota 6 para a instalação da manta.

Quis mais ter a experiência de fazer, para no próximo carro melhorar. Inclusive estou pensando se nao valeria a pena usar uma manta específica para carro.

 

 

Impressões sobre o tratamento:

 

Andei pouco com o carro, terei uma impressão melhor semana que vem quando for para a fazenda.

Mas por enquanto senti uma pequena diferença no som, ficou um pouco mais encorpado. Penso que pela porta já ser mais fechada já havia um ganho em relação a outros carros.

 

Em mais alguns dias devo ter uma melhor ideia do resultado. 

 

Editado por CBerlatto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o set, e vai nos informando sobre os upgrades

Vamos ver a diferença que vai sentir com a mudança do player

 

Acho que é possível sim conseguir afinar a caixa

Já ve sub de 8 na Amarok e Hilux e não lembro de ficarem pegando assim, no maximo em alguns momentos em que o sub batia, que sentia no banco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vc escolheu o sub errado para o espaço que tem... suspensão muito pra fora da guarnição. ajudei a fazer uma caixa de 20l pra um MTX 3510 numa hilux e ficou perfeito. 

 

mas como o colega disse, eu tb creio que seja possivel fazer uma caixa mais curta e mais larga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom set amigo quando trocar a hu vc vai ficar de boca aberta... Provavelmente a distorção vem do conversor uando eu usava o conversor minha sd chegava a cortar quando abusava do volume... Ai tinha que ou baixar o ganho ou atenuar na hu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vc escolheu o sub errado para o espaço que tem... suspensão muito pra fora da guarnição. ajudei a fazer uma caixa de 20l pra um MTX 3510 numa hilux e ficou perfeito.

 

mas como o colega disse, eu tb creio que seja possivel fazer uma caixa mais curta e mais larga

Olhei as especificações do MTX e vi que profundidade de montagem é basicamente a mesma do NAR. A caixa ficou com 10L, e pelo manual pode ser de 6 a 10L. Vou ver com o instalador se conseguimos cortar entre 1 e 2cm, não perco muito volume.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhei as especificações do MTX e vi que profundidade de montagem é basicamente a mesma do NAR. A caixa ficou com 10L, e pelo manual pode ser de 6 a 10L. Vou ver com o instalador se conseguimos cortar entre 1 e 2cm, não perco muito volume.

só que no mtx a refrigeração da bobina é lateral, enquanto que no nar é na traseira. isso ajuda na hora de projetar a caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é brother to com o mesmo problema fiz uma caixa pra minha L200 e o banco fica encostando no sub.. 

se deixar vai acabar com o sub 

 

estou refazendo a caixa eu vou usar um sub slim da clarion 

chega amanha

 

rezando para q caiba... 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabo de energia e cabo speaker "presos juntos" com "enforca gato" ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabo de energia e cabo speaker "presos juntos" com "enforca gato" ???

Não vejo problema nisso. Eu faria da mesma maneira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema nisso. Eu faria da mesma maneira.

Ruido/interferencia ?

 

Tanto que numa instalação de SQ se recomenda cabos de energia/remote passando de um lado e RCA/speaker  do outro lado do carro.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ruido/interferencia ?

 

Tanto que numa instalação de SQ se recomenda cabos de energia/remote passando de um lado e RCA/speaker  do outro lado do carro.. 

Pode ocorrer ruído com energia e RCA passando juntos. Mas energia e speaker juntos é pouco provável gerar ruídos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ruido/interferencia ?

 

Tanto que numa instalação de SQ se recomenda cabos de energia/remote passando de um lado e RCA/speaker  do outro lado do carro.. 

 

 

Pode ocorrer ruído com energia e RCA passando juntos. Mas energia e speaker juntos é pouco provável gerar ruídos.

 

O instalador iria passar RCA/Speaker/Energia todos juntos! Eu o questionei (graças as horas gastar no fórum) sobre ruídos e tals. Depois de eu insistir muito (ao ponto dele ter ficado realmente bravo comigo!) ele passou os RCA do outro lado. Mas sinceramente não dei atenção sobre os speakers.

 

Em algumas musicas eu consigo notar um chiado muito, muito pequeno. Mas ainda estou usando o conversor RCA Corzus, cabo Y barato, e as musicas estão em mp3. Essa semana devo conseguir um tempo para instalar a HU Pioneer AVH-598BT, ai vou poder ter uma ideia sobre chiados.

Mas de maneira geral, chiado quase imperceptível.

 

Voltando a parte da passagem de cabo, qual seria o mais indicado caso não dê para passar os 3 separados?

RCA de um lado, Soeakers e Energia juntos?

RCA e Speaker juntos, e energia do outro lado?

 

O negócio é aprender com os erros para melhorar no proximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só que no mtx a refrigeração da bobina é lateral, enquanto que no nar é na traseira. isso ajuda na hora de projetar a caixa.

 

 

é brother to com o mesmo problema fiz uma caixa pra minha L200 e o banco fica encostando no sub.. 

se deixar vai acabar com o sub 

 

estou refazendo a caixa eu vou usar um sub slim da clarion 

chega amanha

 

rezando para q caiba... 

 

abraços

 

Pois é cara, agora fiquei um pouco preocupado. 

 

A Amarok tem um espaço bem limitado, e esse de 8 "normal" esta encostando um pouco. Não senti que esta abafando o som (mas também não tenho experiência), achei que o sub ta tocando legal. Gostei que o sub tocando não revela aonde ele está, o som da impressão que vem da frente do carro.

 

Conversando com o pessoal da loja, eles me falaram que a hillux é a que mais tem espaço atrás do banco, inclusive ja conseguiram colocar sub 12 Slim.

Na amarok do dono tem um 10" slim da pioneer, mas fica a conta para não encostar.

 

Será que esse NAR 8" vai dar problema encostando assim? Alguém já teve a experiência?

Tenho a opção de pegar um Clarion WF2520 Slim 10" e colocar o NAR em outro carro (que a principio iria pegar um NAR 10" sw2)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa cara 

chegou hj meu Clarion WF3030 parece q deu certo !

to em processo de finalização 

 

fundo foi feito em fibra de vidro.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Conversando com o pessoal da loja, eles me falaram que a hillux é a que mais tem espaço atrás do banco, inclusive ja conseguiram colocar sub 12 Slim.

Na amarok do dono tem um 10" slim da pioneer, mas fica a conta para não encostar.

 

Será que esse NAR 8" vai dar problema encostando assim? Alguém já teve a experiência?

Tenho a opção de pegar um Clarion WF2520 Slim 10" e colocar o NAR em outro carro (que a principio iria pegar um NAR 10" sw2)

 

realmente o espaço na hilux é bem bom.

 

sim, se ficar encostando vc terá problemas em breve. 

 

eu pegaria o clarion, uma caixa com 15l pra ele ficaria perfeito. com um pouco de boa vontade dá pra extrair isso sem problemas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa cara 

chegou hj meu Clarion WF3030 parece q deu certo !

to em processo de finalização 

 

fundo foi feito em fibra de vidro.. 

 

realmente o espaço na hilux é bem bom.

 

sim, se ficar encostando vc terá problemas em breve. 

 

eu pegaria o clarion, uma caixa com 15l pra ele ficaria perfeito. com um pouco de boa vontade dá pra extrair isso sem problemas

 

 

To com 2 opções de sub slim 10, o Clarion WF2520 e o MTX FPR10-04 10" slim. Ambos da pra fazer com selada de 16L.

 

Pelas especificações o MTX desce mais, mas é mais caro também.

 

O MTX está dentro do meu orçamento, em qualidade seria melhor que o Clarion?

 

 

 

edit:

 

segue as espc dos dois

 

Clarion

http://www.clarion.com/au/en/pdf/WF2520_Manual.pdf

 

MTX

https://international.mtx.com/d/14/FPR10-04%20Tech%20Data%20Sheet.pdf

Editado por CBerlatto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To com 2 opções de sub slim 10, o Clarion WF2520 e o MTX FPR10-04 10" slim. Ambos da pra fazer com selada de 16L.

 

Pelas especificações o MTX desce mais, mas é mais caro também.

 

O MTX está dentro do meu orçamento, em qualidade seria melhor que o Clarion?

Cara instalei o Clarion de 12 slim top o sub! Toca bem com pouca potência ! Gostei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O MTX está dentro do meu orçamento, em qualidade seria melhor que o Clarion?

 olha, eu apostaria no MTX, mas o Clarion é excelente. minha escolha pelo mtx seria por ter certeza que ele irá ter uma pegada na casa dos 40hz melhor que o Clarion, e isso será importante no seu set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara instalei o Clarion de 12 slim top o sub! Toca bem com pouca potência ! Gostei

Infelizmente o 12” não cabe na Amarok. Mas seria bem bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, eu apostaria no MTX, mas o Clarion é excelente. minha escolha pelo mtx seria por ter certeza que ele irá ter uma pegada na casa dos 40hz melhor que o Clarion, e isso será importante no seu set.

A faixa de atuação dele é de 28hz a 150hz, com FS 35hz

O clarion a faixa inicia nos 40hz...

 

Bom seria poder escutar antes de comprar, mas aqui ninguém tem essas marcas voltadas pro SQ.

 

A troca de experiências aqui ajuda muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segunda passada fiz a mudança da HU original com conversor Corzus pela Pioneer X598TV (assim que ser adiciono as fotos no início do tópico), vamos as impressões:

 

 

Com a HU original e Corzus eu tinha que atenuar muito os médios, em flat ele já distorcia. Creio que esse pico nos médios seja pelo conversor, pois quanto o kit 2 vias estava ligado direto na HU não havia essa resposta.

Com a Pioneer melhorou muito, ainda estou acertado o ajuste fino da equalização, mas os médios estão flat. As 13 bandas de ajuste da um bom detalhamento, porém para iniciantes como eu demora um pouco a mais para acertar. Estou usando a estratégia da comparação, vi as equalizações pré-programaras e usando a Rock como base estou ajustando aos poucos.

 

 

Outra mudança que notei foi a necessidade de aumento do ganho no SD800.4 o sub usava com menos de 50%, agora ele está praticamente no máximo.

 

 

Os cortes estou fazendo pela HU, com o amp em Full.

 

Kit cortado em 80hz com slope de -18db/oct. O kit desce mais, mas notei que está vibrando muito a porta. Não foi instalado o aro de MDF (não lembro o nome certo) em volta do mid, e não foi feito o tratamento acustico.

 

O sub cortei a 63hz com -24db/oct. O sub preciso testar com mais calma, mas vi que a resposta dele está fraca na faixa de 30hz, em 40hz não melhora muito e a partir de 50hz ele se solta bem. Estou utilizando o CD de teste da Focal para esse teste, foi a maneira que achei...

 

 

Hoje configurei o TA e comecei a testar.

No início não gostei, estava estranho, e com o TA desligado soava melhor. Comecei a fuçar e notei que quando selecionava a posição do motorista as distâncias estavam certas, o nível do falante esquerdo fica em 0, mas p falante direito era atenuado em 4db. Lembrei que quando usava a HU original eu usava o fader para atenuar exatamente o lado mais próximo, tentando levar o palco para o centro do carro.

Após eu zerar o nível do falante oposto a mágica aconteceu... agora fica claro o quanto o palco subiu e centralizou com o TA ajustado. Quando se desliga ele é nítido o som descendo e se “dividindo” em 2 pontos, um em cada mid. Realmente fiquei impressionado com a diferença que deu.

 

 

Lembrando que essas são as impressões de quem está em seu primeiro SQ, sem experiência alguma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, seus comentários são válidos para ajudar outros em situações parecidas

 

Mas o aro de madeira/bafle no mid pode ajudar a para de ficar vibrando o mid, tem que ver se ele está bem firme no suporte atual

se não é uma coisa simples, que vai ajudar a trazer uma boa melhora

 

O corte do sub que usaria em 63, mas com 12db ou 18db

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizei o primeiro post, com um DIY do tratamento das portas dianteiras.

Longe de ficar bom, mas valeu pela experiência  :blink:

Editado por CBerlatto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...