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SQ básico Amarok

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Depois de uns dias andando na rodovia e fazenda, consegui ter uma melhor impressão sobre o tratamento das portas.

 

O som melhorou um pouco, não foi grande coisa. Parte foi pelo isolamento simples que eu fiz, com material fino. Outro ponto era que a porta já vinha com boa parte fechada.

 

Quanto ao barulho externo, esse eu pude notar uma melhora mais significativa. Rodando na fazenda melhorou bem a zuada que vem dos pneus e pedras. Aquele barulho de rodagem em asfalto molhado está bem mais contido.

 

Imagino que a manta acústica própria para isso de um resultado bem superior. Mas esse sistema simples funcionou satisfatoriamente para o objetivo por agora.

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Pelo o que entendi aqueles que parecem ser de ma qualidade são os Y...

 

O focal performance até vai, não é topo de gama mas resolve.

 

Com o DVD instalado seria legal adicionar pelo menos mais um par de RCAs para poder ter maior capacidade de acerto...

 

Isso seria uma boa ideia para uma “FASE 6”.

 

Se eu fosse mexer nos cabos, como já dá trabalho para passar, levaria mais dois pares pra poder fazer bi-amp ativo no futuro, adicionando um ampli para o sub...

 

Aí sim, com TA funcional para todas as vias você ganha ainda mais capacidade de acerto, fora a potência extra para SUB e kit, que tende a tornar as coisas mais interessantes.

Hmmm... Entendi. Mas eu tb trocaria os Y. O resto, perfeito!

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Hmmm... Entendi. Mas eu tb trocaria os Y. O resto, perfeito!

Eu acho que nas minhas mudanças eu esqueci de colocar algumas informações, vou recapitular aqui.

 

Com a instalação da HU Pioneer, eu liguei 2 pares de RCA Focal Performance. Um na saída dianteira e outro na saída Sub.

Aqui vale um ponto sobre esse cabo da Focal, que vem com um lado com os pluga em 90° graus. O instalador deixou esse lado para ligar na HU, assim as curvas dele não deixaram espaço caso eu fosse usar as 6 saídas RCA. Então quem for usar esse tipo de cabo fica a dica. (Vou tentar tirar foto quando desmontar, a interface do volante orou de funcionar e to aguardando chegar a nova na garantia)

 

Com esse 2 pares de RCA ligado direto no SD800.4 eu estou fazendo o corte pela HU. Focal Ps165 cortado a 80hz e o NAR 0804 a 63hz.

 

Estou esperando chegar o MTX FPR10-04 para substituir o NAR, já que este está encostando muito no banco traseiro. Espero não perder em musicalidade, mas o espaço da Amarok é menor que das outras cabines duplas.

 

Sobre os RCA Focal, existe um modelo melhor da linha ER, com tripla blindagem. Incluisive vou usá-los numa projeto em uma Pajero Full dos meus pais (o som original dela é muito ruim)

O que você me fala dele?

Como tenho acesso ao Paraguay, o custo fica muito interessante. $27 de 1 metro, e $47 de 5 metros. O modelo que eu peguei custou $19 o par com 5 metros.

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Cara não conheçp esse focal Er, eu uso os audson conection ft2 bons cabos e no brasil custam 64 5 metros...

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Apenas na parte do tratamento das portas, no meu carro (Lancer), eu tapei os buracos da porta com aquelas placas de alumínio ( não me lembro a espessura mas eram grossas, geralmente utilizadas para fazer calhas de chuva) coladas com fita 3m de fora a fora para posicionadas. Depois de posicionadas coloquei a manta automotiva por cima de todo forro, deu bastante rigidez onde seriam os buracos quando a manta ficou por cima. Quando eu for em alguma casa de contrução tento tirar foto e postar aqui.

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Cara não conheçp esse focal Er, eu uso os audson conection ft2 bons cabos e no brasil custam 64 5 metros...

Já me recomendaram esses cabos, preço muito atrativo.

Vi que existe o connection BT, que apesar de ser mais caro um pouco ainda tem um custo interessante. E eles ainda têm uma linha top que custa preço de Ley Line.

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Apenas na parte do tratamento das portas, no meu carro (Lancer), eu tapei os buracos da porta com aquelas placas de alumínio ( não me lembro a espessura mas eram grossas, geralmente utilizadas para fazer calhas de chuva) coladas com fita 3m de fora a fora para posicionadas. Depois de posicionadas coloquei a manta automotiva por cima de todo forro, deu bastante rigidez onde seriam os buracos quando a manta ficou por cima. Quando eu for em alguma casa de contrução tento tirar foto e postar aqui.

Deve ter ficado muito bom.

 

Eu só iria colocar a manta asfáltica, a ideia do molde de papelão saiu na hora. No próximo carro quero melhorar, tinha imaginado usar até um MDF fino, cobrindo dos dois lados com manta.

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Apenas na parte do tratamento das portas, no meu carro (Lancer), eu tapei os buracos da porta com aquelas placas de alumínio ( não me lembro a espessura mas eram grossas, geralmente utilizadas para fazer calhas de chuva) coladas com fita 3m de fora a fora para posicionadas. Depois de posicionadas coloquei a manta automotiva por cima de todo forro, deu bastante rigidez onde seriam os buracos quando a manta ficou por cima. Quando eu for em alguma casa de contrução tento tirar foto e postar aqui.

Essa chapa se chama aço galvanizado é uma opção pra fazer mesmo... Porém eleva um pouco o custo...

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Essa chapa se chama aço galvanizado é uma opção pra fazer mesmo... Porém eleva um pouco o custo...

Eu comprei a metro, não me recordo do valor exato, mas como foi para tapar apenas os "buracos" da porta não saiu caro não, acho que gastei 56 reais se não me engano. O que é um pouco trabalhoso é para cortar no formato desejado, pela espessura da chapa..... Bem enjoado msm, mas depois é só sucesso.

Eu comprei a chapa no olhometro e fiz os moldes, porém se você quiser economizar ainda mais, faça os moldes de papel antecipadamente e peça ao cara da loja para abrir a chapa para você e vc brinca de quebra cabeça, otimizando o encaixe dos moldes dentro da chapa para comprar a menor metragem possível.

 

OBS: a espessura da chapa era de 1mm se não me engano, mais ainda sim eram "maleáveis".

Editado por Mocota

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Apenas na parte do tratamento das portas, no meu carro (Lancer), eu tapei os buracos da porta com aquelas placas de alumínio ( não me lembro a espessura mas eram grossas, geralmente utilizadas para fazer calhas de chuva) coladas com fita 3m de fora a fora para posicionadas. Depois de posicionadas coloquei a manta automotiva por cima de todo forro, deu bastante rigidez onde seriam os buracos quando a manta ficou por cima. Quando eu for em alguma casa de contrução tento tirar foto e postar aqui.

Muitos (eu tb) já usaram mantas "de construção". É mais fácil encontrar casos de arrependimentos do q casos de sucesso.

 

Edit.: Entendi seu post, vc usou manta automotiva. :legal: O meu foi apenas uma observação.

Editado por Alves

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Muitos (eu tb) já usaram mantas "de construção". É mais fácil encontrar casos de arrependimentos do q casos de sucesso.

 

Edit.: Entendi seu post, vc usou manta automotiva. :legal: O meu foi apenas uma observação.

A minha deu certo, porém, só utilizei pelo lado de fora da porta, não usei dentro.

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Esses dias resolvi testar o Auto EQ do Pioneer. Aproveitei que tenho um microfone para medição acústica da Audissey, que venho junto com um receiver Denon X-2300W que uso em casa.

 

Como a entrada auxiliar da HU não estava com extensão, tive que desmontar o painel para ligar. Deu uma trabalheira, mas foi bom para descobrir alguns detalhes da instalação que ficaram "escondidos"

 

Os cabos dos speakers que comprei foram usados até a parte traseira da HU, ai ele fez a ligação nos cabos OEM. Ou seja, não adiantou muito comprar bons cabos. 

2h8JA42.jpg

No próximo carro quero instalar o amp sob o porta-luvas, ou embaixo do banco dianteiro. Assim eu consigo usar a fiação speakers somente desses cabos focal.

 

Microfone Audissey de resposta plana

rDvcJe3.jpg

 

 

Detalhe dos RCA Focal Performance com plug 90°, caso precise usar as 6 saídas RCA esse tipo de conexão não da.

LRX36fJ.jpg

 

 

Medição

 

Bem, para fazer a medição é um processo simples.

O importante é estar em um ligar extremamente quieto, para não atrapalhar a medição.

O microfone ficou posicionado no banco do motorista, na altura da cabeça. No aparelho você informa qual é a posição que ele está, e o processo começa.

 

Depois de cerca de 10 minutos as configurações ficaram assim:

 

Eu estava usando o corte do Sub em 63hz, depois da medição ele ficou em 80hz

8ZjeWAV.jpg

 

 

A mesma coisa para o Focal PS-165. Passou de 80hz para 100hz, com slope menos atenuado.

uGlNafk.jpg

 

Na medição do TA ficou diferente da distancia real dos alto-falentes. O Front E era 87,5cm, Front D 125cm e Sub a 100cm.

Interessante que as medidas pelo sistema da HU subiram +- 35cm. 

wbkjCaU.jpg

 

Lendo alguns artigos vi que para o acerto do TA não é somente distância, mas a acústica do carro. Sinceramente não notei diferença no TA da minha medição com o do Auto EQ. O aparelho deixa gravado o TA automático e o customizado por mim, assim fica fácil fazer a comparação.

 

 

Equalizador Automático

 

Bem, não tenho dúvidas que a melhor máquina para uma excelente equalização é o ouvido humano, porém no meu caso o ouvido é inexperiente.

 

Já vinha tentando fazer uns ajustes no equalizador, resultado estava satisfatório.

A minha configuração estava assim:

pn4TnMf.jpg

 

Eu sempre escutei o pessoal falar que os tweeters da Focal eram estridentes, que eram mais difíceis de domar, e sempre tinham que ser atenuados.

No meu caso o crossover do tweeter está em 0db, com o corte na posição mais baixa.

 

Eu achava meio esquisito ver que o som melhorava ao dar ganho no equalizador na região dos agudos. Mas depois de ver que a fiação de 1,5mm não estava ligada até os falantes do kit 2 vias, penso que seja ai a razão do "controle" dos agudos.

 

Com o Auto EQ feito pude comparar com a minha equalização: O ajuste feito pela HU está superior do que o meu. O som está mais balanceado, principalmente em volumes mais baixos. Ao subir o volume essa diferença diminui, mas ainda sim o Auto EQ é superior ao meu.

Infelizmente não consigo saber quais foi a equalização que ele fez, pois o Equalizador Gráfico continua "normal", sendo possível fazer os ajuste que eu quero em cima do automático. 

 

O dia que eu encontrar com ouvintes mais experientes vamos poder fazer melhores análises.

 

Estou usando o todos os ajustes do Auto EQ por uns dias, e depois vejo se consigo melhorar alguma coisa.

A única coisa que não usei foi o nível dos auto-falantes. Vou postar a foto da configuração para o lado direito (o esquerdo eu já voltei para a minha)

Fhj2IsM.jpg

 

Achei estranho ele atenuar mais o falante mais distante do ouvinte do que o que está mais próximo. E o Sub foi atenuado também (pode ser excesso de ganho no amp)

 

Alguma opinião ou sugestão sobre os pontos acimas?

 

 

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Só pra eu entender vc não esta usando amplificador?

Vi agora que esta usando a sd... Ai me surgiu outra duvida... Se tá usando 2 pares de rca kit e sub e tá usando os 4 canais do amp, 2 canais pro sub e 2 pros kits, o que que esta ligado com esses cabos speaker nas saidas de fio da hu? Os falantes trazeiros? Os tw?

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Vi agora que esta usando a sd... Ai me surgiu outra duvida... Se tá usando 2 pares de rca kit e sub e tá usando os 4 canais do amp, 2 canais pro sub e 2 pros kits, o que que esta ligado com esses cabos speaker nas saidas de fio da hu? Os falantes trazeiros? Os tw?

Estou usado o Sd800, ele está instalado atrás do banco traseiro. De lá saem os cabos dos speakers que deveriam ir direto para os crossovers e depois falantes, certo? Agora descobri que por alguma razão (sabe-se lá qual), o instalador trouxe essas cabos para o centro do painel do carro, e os ligou nos cabos spearkers do chicote original do carro. Então os últimos 1,5m da fiação pra os speakers está a original do carro, não a que eu comprei. Nem sei qual a bitola desses originais, devem ser mais finos.

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"instalador" fez isso por preguiça

Muito comum ligarem na fiação original

 

São poucos que passam a fiação novamente

 

Mas legal seu relato, já tinha visto esse AutoEQ e tinha ficado com vontade de fazer isso, para vê como ficava

 

Principalmente pela Equalização que deve ficar bem flat

E pelo seu relato deve ter dado diferença mesmo

 

 

Em questão do AF mais distante ficarem mais atenuado, bem provável que seja para não prejudicar o efeito de palco e o som continuar vindo da frente

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Estou usado o Sd800, ele está instalado atrás do banco traseiro. De lá saem os cabos dos speakers que deveriam ir direto para os crossovers e depois falantes, certo? Agora descobri que por alguma razão (sabe-se lá qual), o instalador trouxe essas cabos para o centro do painel do carro, e os ligou nos cabos spearkers do chicote original do carro. Então os últimos 1,5m da fiação pra os speakers está a original do carro, não a que eu comprei. Nem sei qual a bitola desses originais, devem ser mais finos.

Puts pura preguiça...

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Puts pura preguiça...

A instalação não foi 100%

 

mas a cobrança da M.O. com certeza foi... 

 

 

 

 

 

Não li com a devida atenção o tópico todo, mas se não tiver o nome da loja, poderia postar onde foi para que, futuramente, não ocorra com novos clientes

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Em questão do AF mais distante ficarem mais atenuado, bem provável que seja para não prejudicar o efeito de palco e o som continuar vindo da frente

 

Estou tentando me informar mais sobre o efeito do direcionamento dos falantes. Tem um fórum americano que alguém indicou por aqui, http://www.diymobileaudio.com/forum/how-articles-provided-our-members/163914-essentials-sound-quality-imho.html , que tenho lido bastante. Achei muito interessante o efeito do off-axis no SPL do falante, e que nas frequências mais altas ele é mais importante ainda.

 

upD3JE5.png

 

 

 

 

Ai notei que na Amarok os tweeters ficam bem fora do eixo do motorista, principalmente o da esquerda: 

A grosso modo acho que o  esquerdo está a 65° e o direito a uns 25º off-axis.

Não tirei foto sem a capa da coluna, mas os tweeters chegam a ficar virados levemente para a frente do carro.

8R6gXrA.jpgTEIL5jp.jpg

 

 

 

Já está na lista de próximos melhoramentos usar os suportes de Tweeter que vem com o Focal PS165 para direcionar para mim, só preciso ver qual o melhor local para efeito de palco e de fixação.

6m4drSF.jpg

 

Na parte preta da porta, aonde ficariam os controles manuais dos retrovisores é uma ótima opção para ficar bem fixado, usando parafusos e "estragando" pouco a moldura do carro.

Há a opção de colocar +- no lugar da "grade" do tweeter original fixando também com parafuso.

A 3ª opção é colocar no painel próximo ao parabrisa. Creio que para o palco seja uma boa opção, porém a fixação tem que ser feita com fita dupla-face, e não sei se aguentaria bem.

 

 

Talvez com esse novo direcionamento dos agudos a resposta no Auto-EQ mude, e o tweeter mais distante acabe não tendo que ficar mais atenuado como aconteceu.

 

Alguma sugestão?

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A opção de colar no painel

Já usei com 2 tw diferentes no meu carro e aguentou bem

 

E tem como ir direcionando e escolhendo uma posição boa para o tw

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Boa noite pessoal,

 

Acabei trocando de carro agora, peguei outra Amarok, e tenho que fazer umas modificações no som.

 

Por conta da integração do novo multimídia e da garantia da parte elétrica eu tive que abandonar o Pioneer X-598TV. Uma pena pois adorava o aparelho, e os ajustes de TA, corte, e principalmente a auto-equalização que ele faz com o uso do microfone de resposta plana.

 

Bem, para evitar usar o conversor RCA, fazer TÁ e ter mais opções de equalização estou pensando em usar o Audison Bit Ten (ou Ten D).

 

Será que vale a pena?

 

Eu não tenho facilidade para fazer a equalização sozinho (as instaladoras de som aqui também não tem especialistas em SQ), seria viável usar em programa com RTA no PC junto com o microfone flat para me ajudar nessa regulagem?

 

Abraços

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Por conta da integração do novo multimídia e da garantia da parte elétrica eu tive que abandonar o Pioneer X-598TV.

 

Gostaria de entender a primeira parte. A segunda eu sei q é BALELA.

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