Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
y0shi

Projeto para Renault Fluence

Recommended Posts

Fala pessoal.

 

Há pouco tempo adquiri um Fluence Dynamique, ele vem com um som bem simples, HU original que alimenta 4 coaxiais de papelão de 5 polegadas, até que não é tão horrível pra um som original, já vi piores. Porém ele está dando mal contato, as vezes os falantes começam a parar, tenho que abrir e fecha a porta pra voltar a tocar, então já aproveitando a oportunidade vou dar um up no som. A grande questão é que a grana está curta rs, então o upgrade vai ser bem de leve.

 

A ideia é arrumar esses mal contatos que está dando e já que vai mexer, coloca algo um pouco melhor. Não gosto de sub no porta malas, escuto rock e sempre que tive sub parece que ele não "casava" com o som, rock e metal em geral quase não tem subgrave, acredito que seja por isso, então pensei em basicamente investir em um kit 2 vias e um módulo pra empurrar ele. Vou manter a HU original. 

 

Pesquisei bastante sobre kit 2 vias, módulos, etc, mas estou há um tempo sem mexer com isso, então não sei o que está bom de custo benefício hoje, tem a questão também do Fluence usar falantes de 5 até nas portas da frente (!!!), não sei se mantenho eles ou tento adaptar um de 6. Então agradeço se puderem me dar sugestões!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara dentro do que vc quer terá que usar um conversor rca, um sd 400.4 evo que é um dos melhores custos beneficios na atualidade, kit 2 vias pode usar nar, herts, etc... Linha de entrada e eu sugiro vc usar um sub de 10 nar de 200rms em caixa selada que casa legal com rock... Pra começar ta de bom tamanho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se quero um sub, não tenho boas experiências com ele, em geral sempre achei que ele não serve pra rock pois não "liga" com o resto do som, olha que tentei diversos cortes de frequência. Além do fato do pessoal do banco de trás sempre reclamar que tinha "grave demais" pra eles. Acho que sub é legal pra alguns tipos de som, pra rock deve valer mais a pena investir num kit 2 vias que consiga descer o máximo que der, pois o som em si chega no máximo a um médio/grave, praticamente não tem subgraves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá cara pra suprir a ausencia do sub vc terá que procurar um mid que desça muito, na minha opnião vc poderia usar um sub pequeno em caixa selada e atenuado se for o caso eu escuto um pouco de rock tbm e sem os subs o som fica morto em baixas, meu carro é sedan tbm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se quero um sub, não tenho boas experiências com ele, em geral sempre achei que ele não serve pra rock pois não "liga" com o resto do som, olha que tentei diversos cortes de frequência. Além do fato do pessoal do banco de trás sempre reclamar que tinha "grave demais" pra eles. Acho que sub é legal pra alguns tipos de som, pra rock deve valer mais a pena investir num kit 2 vias que consiga descer o máximo que der, pois o som em si chega no máximo a um médio/grave, praticamente não tem subgraves.

Ouvir rock sem grave nao tem a menor graça haha é tipo tirar o baixista da banda. A musica fica magra, sem peso.

 

Qual foi o sub que voce usou e em qual tipo de caixa?? Isso pode ajudar a entender.

 

Pra quem nao gosta de gravao como voce e gosta de ouvir rock, tem que usar caixa SELADA. (até pode ser dutada, mas tem que ser sub com vocaçao para tal caixa e um projeto muito bem feito/planejado, entao prefiro nem indicar).

 

Sobre o sub "ligar" com o resto do som pode ser caixa mal sintonizada, mid que nao desce, fase invertida, sub ruim e até amplificador meia boca.

 

Seu carro eh sedan, já nao deixa passar tanto grave pra dentro. Se eu fosse voce colocaria um sub simples de 10pol. em uma caixa selada e pronto. O resto é ajuste. Ajusta o volume que achar melhor e boa. Com o volume do sub baixo, vai parecer que o grave sai dos kits.

Poe um NAR ou Bomber upgrade ja que nao quer gastar. Se encontrar algum JL 10w1 usado entao, melhor ainda.

 

Digo isso pois duvido que encontre um kit 2 vias de valor médio ou baixo que consiga substituir um sub. Talvez consiga dar uma enganada, mas nao substituir. Agora imagine um kit novo...Os unicos que eu ja ouvi tocar BEM sem sub foram mids do Focal Krx2 e Scanspeak Revelator. Agora vai ver o preço...

 

Eu ja cai nesse erro uma vez de tentar ter um som bom e completo sem sub. Doce ilusao.

 

Fica mais barato voce colocar kits e sub Nar série 1 ou 2, ja que nao quer gastar muito, do que investir pesado em apenas um kit 2 vias pra ter um resultado ainda inferior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um sub de 12 da Bravox com uma caixa selada. Sim, eu não investi em sub, dei mais atenção ao restante rs. Tinha um kit 2 vias e um módulo da Hertz para empurrar tudo. Eu achava estranho, parece que o som não "casava" com o sub, ele parecia ser algo que tocava isolado do conjunto, o som dele não se "misturava" com o restante, não sei se consigo explicar ao certo. Com música eletrônica por exemplo ficava legal, mas com rock (que praticamente não tem subgrave) acontecia esse problema. Tentei vários cortes de frequẽncia (meu HU permitia isso), fui desde 60hz até uns 140hz acho, fiz o sub tocar médio grave de propósito pra ver se misturava mais. Fora a reclamação do pessoal do banco de trás que dizia que tinha muito grave lá, e realmente devia ter, aí o som fica desigual demais pra quem está escutando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se quero um sub, não tenho boas experiências com ele, em geral sempre achei que ele não serve pra rock pois não "liga" com o resto do som, olha que tentei diversos cortes de frequência. Além do fato do pessoal do banco de trás sempre reclamar que tinha "grave demais" pra eles. Acho que sub é legal pra alguns tipos de som, pra rock deve valer mais a pena investir num kit 2 vias que consiga descer o máximo que der, pois o som em si chega no máximo a um médio/grave, praticamente não tem subgraves.

 

Fase não casada entre sub e midbass amigo. O acerto é a excessão, isso que vc falou é a regra.

 

100% certo e honesto com seus ouvidos.

 

Se conseguir um midbass fortinho, muito mais chance de ser feliz.

 

Mas informo que o casamento é possível, quando ocorre o sub "desaparece" e bate junto com as portas.

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fase não casada entre sub e midbass amigo. O acerto é a excessão, isso que vc falou é a regra.

 

100% certo e honesto com seus ouvidos.

 

Se conseguir um midbass fortinho, muito mais chance de ser feliz.

 

Mas informo que o casamento é possível, quando ocorre o sub "desaparece" e bate junto com as portas.

Pegando carona no tópico do amigo, esse lance de acertar a fase seria deixar o sub em reverse ao invés de normal no player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então amigo, quando as fases do sub e midbass andam próximas ou razoavelmente próximas, a capacidade de identificar o que é um e outro desaparece, como se fala, eles "batem juntos".

 

Uma das formas de alterar a fase é inverter a polaridade do sub, outra é modificar a sintonia, ponto de corte etc.

 

Mas para enxergar o que está acontecendo de fato, e principalmente, como estão as fases do sub e midbass, principalmente na região de transição, só com medição acústica.

 

Olha esse caso aí, duma bookshelf com midbass 5" e um sub de 8" numa BP4 (sem crossover) que montei e estava verificando.

 

No caso aqui o resultado é que o sub e midbass quando tocam se misturam perfeitamente para os ouvidos.

 

Resposta do sistema com sub (azul), sem sub (lilás)

 

V1wuh2l.jpg

 

 

Resposta individual do sub BP4 (verde) e Bookshelf

DYBxaum.jpg

 

E o comportamento das fases de ambos

 

49xACuT.jpg

 

 

A resultante prática de 90 a 200 hz dá ~ + 3 dB quando tocam juntos; essa variação entre elas de 100 a 60 graus e ambas estarem com um comportamento semelhante (crescem e decrescem juntas) até se juntarem em 300 hz, já dá a impressão de ser uma coisa só, sub e midbass.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...