Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Arnold

Como sincronizar dois amplificadores para o mesmo sub?

Recommended Posts

Esse cara é um gênio! Ta eu sei, só estou dizendo isso por que estou muito impressionado.

Eu acompanho o canal de um britânico faz anos e ele sempre mostrou como não é necessário gastar rios de dinheiro para ter um som descente e forte.

O nome do canal é barevids.  Vamos lá:

Isso só funciona com subs de bobina dupla!

Como sincronizar dois ou mais amplificadores sem nenhum equipamento eletrônico como multímetro, osciloscópio, etc.?!

Isso parece impossível, mas não é! Para quem entende inglês é só ver o vídeo:

 

 

O segredo meus caros é um equipamento um tanto complexo, mas ao mesmo tempo mais barato possível e acessível que existe no mundo, o tato.

Isso mesmo, os dedos!

 

Tome cuidado para não fazer isso com o volume alto para não torrar a bobina! Deixe bem baixo para apenas sentir beeeem levemente o cone se movendo.

Do contrario a bobina pode queimar por que o que refrigera a bobina é o movimento da mesma.

O ganho vai ficar o mais alto possível antes de clipar, o que é ajustado com o led clip do amplificador, o que muda é só o volume do que esta gerando o sinal de áudio mesmo.

 

O truque é ligar cada amplificador em cada bobina dos subs.

Assim:

8qNlqBn.jpg

 

Para fazer o teste é necessário inverter a alimentação de somente um amplificador para os alto falantes.

Assim:

WHMCyZM.jpg

 

StVLlvd.jpg

Use um smartphone, pc, notebook, gerador de tom, etc. com frequência fixa de preferencia 20hz.

Deixe o volume o mais baixo possível até ser possível apenas sentir o movimento dos subs e vai ajustando o ganho.

Quando você sentir que o cone esta completamente parado, pare de girar o ganho dos amplificadores.

Agora ligue com a polaridade correta o amplificador aos subs que eles vão voltar a se moverem corretamente.

 

 

Esta pronto!

Isso serve para subwofoer, woofer, midbass, ou seja, qualquer alto falante que vai tocar de médio grave até subgrave.

Só postei isso aqui no fórum pq quando amplificadores estão fora de sincronia os subs se movem fora de fase o que gera cancelamento de onda e faz com que algumas frequências fiquem tão baixas que parecem não existir.

 

Resumindo:

Esse método vai te dar mais SPL e qualidade ao mesmo tempo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando comentou de trocar a polaridade de uma bobina já fiquei imaginando

Num é possível que ele vai fazer isso kkkk

 

Tem que tomar cuidado, pra não exagerar na potencia na hora de regular assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Genial o que esse cara pensou meu!

Sim, eu deixei bem claro que o volume deve ser o suficiente somente para levemente sentir o alto falante se movendo.

 

Só eu que fiquei igual esse cara quando vi o video?

USSXarS.jpg

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Anotado.

Já me deparei com esse vídeo nos relacionados, mas nunca havia despertado minha atenção.

Muito bacana!

 

Valeu pela resposta!

O pessoal do fórum deve achar que eu sou meio maluco, em um tópico defendo a ideia de comprar sub simples para não gastar com modulo potente, em outro tópico mostro como usar dois módulos para alimentar um sub só. :pirou:

Hahahaha!

 

No final das contas o apaixonado por subgrave gosta desde o sistema de som simples até o mais caro, desde que faça tremer a mandíbula, caixa torácica, olhos, nariz, couro cabeludo, cabelo, roupas, pernas, costas, abdômen e até o saco!

:vts

Quem lembra desse tópico?

https://autoforum.com.br/topic/130562-um-grave-absurdooo/

 

Cs05A9J.jpg

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma opção para aqueles casos de tender ligar cada bobina em um bridge por exemplo
Mas num da para recomendar isso para qualquer um

 

 

Nunca le esse topico ai não kkkkkk conversa estranha em

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A um tempo fiz um tópico, pq tinha dúvida de como ajustar o ganho de um Fosgate 400.4 antigo pra trabalhar em bridge, pois ele tem os 4 ganhos separados. Dessa maneira do vídeo, acho que da pra fazer.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A um tempo fiz um tópico, pq tinha dúvida de como ajustar o ganho de um Fosgate 400.4 antigo pra trabalhar em bridge, pois ele tem os 4 ganhos separados. Dessa maneira do vídeo, acho que da pra fazer.

Ta ai outro bom motivo para usar essa técnica, sincronizar ganho em canais diferentes do mesmo amplificador para ser usado no mesmo sub.

 

A não ser que o modelo da foto seja outro, o Fosgate 400.4 não tem 4 ganhos:

JktMFl9.jpg

 

Edit:

Pesquisando no site da Fosgate descobri que essa PUNCH EQ na verdade é o famoso bass boost em 45hz. Não use isso!

Chega a aumentar até 18db em 45hz, se usar isso com frequência era uma vez um bom subwoofer.

srammk6.jpg

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho é o Punch 400.4 antigo, de 1997.

 

Tem os 4 ganhos separados, não sei o porque faziam assim.

Veja que tem o Front L e R, e o Rear L e R.

 

0TIaB1U.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho é o Punch 400.4 antigo, de 1997.

 

Tem os 4 ganhos separados, não sei o porque faziam assim.

Veja que tem o Front L e R, e o Rear L e R.

 

0TIaB1U.jpg

Caramba! Não tinha visto um modulo assim.

Da para usar essa técnica de sincronizar amplificadores diferentes no Punch 400.4, é só conectar a saída de cada canal como se fosse um amplificador diferente.

 

http://www.rockfordfosgate.com/rftech/library/1997/3_Amplifiers/MAN1527A_Punch400-4_MAN.pdf

Se esse for o manual do seu modulo, esta escrito que não é recomendável ligar sub abaixo de 2ohm e bridge abaixo de 4ohm.

 

 

 

UcaulKp.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho é o Punch 400.4 antigo, de 1997.

 

Tem os 4 ganhos separados, não sei o porque faziam assim.

Veja que tem o Front L e R, e o Rear L e R.

 

0TIaB1U.jpg

Mas nesse caso, há a chave de 4/2 input pra usar no caso de bridge, certo?

Assim seria mais seguro ligar o sub com bobinas em série e em bridge!

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso, há a chave de 4/2 input pra usar no caso de bridge, certo?

Assim seria mais seguro ligar o sub com bobinas em série e em bridge!

No caso de fazer bridge, essa chave só elimina o uso dos cabos Y nas entradas RCA, mas os ganhos continuam todos separados pra cada canal. É um amp bem chatinho pra fazer bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...