Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Kzz

Ajuda com som

Recommended Posts

Opa, galera to tentando arrumar meu som mas não ta fácil, ja troquei de caixa, troquei dutos, regulei de outras maneiras... Eu to querendo que quando eu passe na rua as pessoas consigam ouvir o grave ou sentir, dentro toca bem, mala aberta toca bem, mas todo mundo fala que não joga o som pra fora mesmo com musicas que dizem "próprias pra grave"...

 

minha config é:

sub: 2 Pioneer 310 D4

módulo: taramps hd 1600

caixa com: 90 de comprimento, 42 de profundidade, 30 de altura e 2 dutos de 3" com 20 cm de comprimento

rádio é um pioneer mixtrax MVH-X168UI (Se não me engano)

bateria: max power 135 ah + 60 ah do cofre

carro: gol g3

 

Obs: escuto sertanejo, funk, eletrônica, hip hop, rap...

Editado por Lucas Kzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts é mesmo kkkk

Cara fiz uns calculos aqui pelo jbl tools e sua caixa tem 80l livres mais ou menos e sintonia em 36,60hz, o pico dela deve estar lá pelos 50hz... Como vc disse toca bem dentro do carro de mala aberta toca bem, mas de mala fechada o grave não sai...

A sintonia da caixa tá alta caixa relativamente pequena 40l para cada sub o grave deve estar um tanto quanto seco. E ao mer ver vc quer um pouco de sub grave...

Experimenta virar os subs ao contrario e aumenta os dutos para 22cm a sintonia deve ficar em uns 33hz e com 24cm com 32hz os subs vão responder melhor nos subgraves porém vão perder um pouco de spl de mala aberta...

Porém não espere muito de 2 subs de 400rms...

 

Que amplificador tá usando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts é mesmo kkkk

Cara fiz uns calculos aqui pelo jbl tools e sua caixa tem 80l livres mais ou menos e sintonia em 36,60hz, o pico dela deve estar lá pelos 50hz... Como vc disse toca bem dentro do carro de mala aberta toca bem, mas de mala fechada o grave não sai...

A sintonia da caixa tá alta caixa relativamente pequena 40l para cada sub o grave deve estar um tanto quanto seco. E ao mer ver vc quer um pouco de sub grave...

Experimenta virar os subs ao contrario e aumenta os dutos para 22cm a sintonia deve ficar em uns 33hz e com 24cm com 32hz os subs vão responder melhor nos subgraves porém vão perder um pouco de spl de mala aberta...

Porém não espere muito de 2 subs de 400rms...

 

Que amplificador tá usando?

Ta como tu disse que a caixa ta com litragem baixa tu acha que vale a pena selar ela? Ou to viajando kkk

o módulo é um taramps hd 1600, tinha num antigo som ai aproveitei, sei que não é o recomendado pra sub mas é o que tem pra hoje kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vale vc virar o sub com a trazeira pra fora e alongar os dutos de 2 a 4 cm já vai mudar bem a questão do subgrave...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vale vc virar o sub com a trazeira pra fora e alongar os dutos de 2 a 4 cm já vai mudar bem a questão do subgrave...

Cara, isso é muito problemático pra mim, eu não tenho nada de espaço sobrando no porta malas (pra tu ter uma ideia não tem como tirar a caixa sozinho, pois nao tem como pegr direito) a bateria é muito grande e a caixa eu já acho grande pro porta malas do gol que é consideravelmente pequeno :/

Editado por Lucas Kzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é muito problemático pra mim, eu não tenho nada de espaço sobrando no porta malas (pra tu ter uma ideia não tem como tirar a caixa sozinho, pois nao tem como pegr direito) a bateria é muito grande e a caixa eu já acho grande pro porta malas do gol que é consideravelmente pequeno :/

Só mudar de caixa para sub com caixa selada, pequeno volume!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só mudar de caixa para sub com caixa selada, pequeno volume!

:legal:

Tem como me dar uma dica como é "pequeno volume"? E eu não perco qualidade com caixa selada? Pq na minha cidade é muito raro ver alguém usando caixa selada (eu particularmente nunca vi) xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrario com a selada bem geita e planejada vc ganha qualidade por que ela tende a ter mais controle do cone do falante os graves ficam mais rapidos e precisos, mas o uso dele é pra porta malas fechado... E talvez nao combine com o seu proposito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo contrario com a selada bem geita e planejada vc ganha qualidade por que ela tende a ter mais controle do cone do falante os graves ficam mais rapidos e precisos, mas o uso dele é pra porta malas fechado... E talvez nao combine com o seu proposito...

Cara, eu escuto na maioria das vezes de porta mala fechado, as vezes abro o porta malas pra ouvir bebendo uma gela mas é volume baixo pq tenho medo da bateria não aguentar (kkkkkkkk).

Mas assim eu to com a bateria no porta malas, eu tava lendo em alguns lugares que se eu deixar os falantes muito perto da tampa do porta malas o som não vai muito longe, estava pensando em botar ela atrás do banco pra recuar a caixa (até pq a caixa fica 1 dedo de encostar) mas não sei se é verdade isso, ai estou em duvidas...

E a respeito da caixa selada, tem alguma noção de que tamanho posso fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu escuto na maioria das vezes de porta mala fechado, as vezes abro o porta malas pra ouvir bebendo uma gela mas é volume baixo pq tenho medo da bateria não aguentar (kkkkkkkk).

Mas assim eu to com a bateria no porta malas, eu tava lendo em alguns lugares que se eu deixar os falantes muito perto da tampa do porta malas o som não vai muito longe, estava pensando em botar ela atrás do banco pra recuar a caixa (até pq a caixa fica 1 dedo de encostar) mas não sei se é verdade isso, ai estou em duvidas...

E a respeito da caixa selada, tem alguma noção de que tamanho posso fazer?

  Coloca aqui as outras caixas que usou pra gente ter uma ideia, em primeiro se o porta malas for pequeno colocar bateria junto com a caixa fica com pouco espaço mesmo, se for deixá-la no pm tente fazer uma caixa que passe do tampão e os sub's fiquem virados para cima, pra tocar misto dentro e fora tem que ter +ou- 46 litros bruto com duto retangular. Dois Pioneer tem que passar o grave pra fora sim, tem um amigo que tem dois num Pálio e dá pra escutar de longe tranquilamente uns 50 metros.

  Vc tem trio no carro? se não tiver não precisa de abrir a tampa do pm é só abaixar os vidros que o som fica bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Coloca aqui as outras caixas que usou pra gente ter uma ideia, em primeiro se o porta malas for pequeno colocar bateria junto com a caixa fica com pouco espaço mesmo, se for deixá-la no pm tente fazer uma caixa que passe do tampão e os sub's fiquem virados para cima, pra tocar misto dentro e fora tem que ter +ou- 46 litros bruto com duto retangular. Dois Pioneer tem que passar o grave pra fora sim, tem um amigo que tem dois num Pálio e dá pra escutar de longe tranquilamente uns 50 metros.

  Vc tem trio no carro? se não tiver não precisa de abrir a tampa do pm é só abaixar os vidros que o som fica bom.

Cara eu não lembro das outras caixas mas eram menores... A bateria eu deixei atrás por causa do conforto pra quem senta no banco de trás mesmo... A caixa que eu tenho eu acho que é pouca altura ela se fosse uns 40 cm de altura melhorava bastante pelo que vi.Se eu virar ela do jeito que ta pra cima sera que melhora? E eu uso 2 driver d200 e 2 st da selenium, pq ja tinha tbm ai quis aproveitar mesmo não curtindo ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem como me dar uma dica como é "pequeno volume"? E eu não perco qualidade com caixa selada? Pq na minha cidade é muito raro ver alguém usando caixa selada (eu particularmente nunca vi) xD

Normalmente a caixa selada(com o sub certo) possui graves mais definidos e articulados, claro depende do sub e outros detalhes!

Uma caixa com 30L(36x30x30)(externo)/ já dá conta do teu som com muita qualidade!

Veja que os que gostam de som de qualidade praticamente só usam caixas seladas, porque será?

:legal:

Editado por DAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente a caixa selada(com o sub certo) possui graves mais definidos e articulados, claro depende do sub e outros detalhes!

Uma caixa com 30L(36x30x30)(externo)/ já dá conta do teu som com muita qualidade!

Veja que os que gostam de som de qualidade praticamente só usam caixas seladas, porque será?

:legal:

Esse tamanho pra 2 sub? '-'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara antes de mandar ou fazer outra caixa vira ela com os subs pra cima e ve o que melhora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tamanho pra 2 sub? '-'

Apenas 1 sub!....nem vai precisar de mais! Grave de tremer o carro!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas 1 sub!....nem vai precisar de mais! Grave de tremer o carro!

:legal:

 

Mas um detalhe importante que vc colocou "com o sub certo"

 

Tem que procura um sub, que seja voltado para essa caixa selada

nem todos vão ficar bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas um detalhe importante que vc colocou "com o sub certo"

 

Tem que procura um sub, que seja voltado para essa caixa selada

nem todos vão ficar bom

Claro, eu tenho....  [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora to numa duvida que to pesquisando por tudo, mas não to entendo direito...

To pra fazer uma caixa pra meus 2 sub pioneer 310 12" então tava pensando em fazer 50lt pra cada +/-, mas uma coisa que eu to me perdendo é com o termo "litragem bruta", quando desconta os subs e dutos...

Então tava pensando em fazer deste tamanho pois fica melhor pro porta malas do meu carro

MDF: 0.15cm

Altura: 38 cm

Larg: 86 cm

Prof: 40 cm

Duto: 4" por 30 cm (na verdade não sei o tamanho certo ainda)...

Essa caixa da uns 107,5 lt internos, ai eu desconto os subs -7 lt e uns -4 lt de dutos (96.5 lt ficaria livre dai), mais a divisória? Estou fazendo certo? To perdidasso, quanto mais procuro mais me perco kkkkkkkkk  pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora to numa duvida que to pesquisando por tudo, mas não to entendo direito...

To pra fazer uma caixa pra meus 2 sub pioneer 310 12" então tava pensando em fazer 50lt pra cada +/-, mas uma coisa que eu to me perdendo é com o termo "litragem bruta", quando desconta os subs e dutos...

Então tava pensando em fazer deste tamanho pois fica melhor pro porta malas do meu carro

MDF: 0.15cm

Altura: 38 cm

Larg: 86 cm

Prof: 40 cm

Duto: 4" por 30 cm (na verdade não sei o tamanho certo ainda)...

Essa caixa da uns 107,5 lt internos, ai eu desconto os subs -7 lt e uns -4 lt de dutos (96.5 lt ficaria livre dai), mais a divisória? Estou fazendo certo? To perdidasso, quanto mais procuro mais me perco kkkkkkkkk pasmafaute

Cara litragem bruta ou o correto volume Total é sem descontar falantes, dutos reforços etc... Com 107lts vc tera mais ou menos 90 e poucos lts livres...

 

O que vc precisa antes de mais nada é definir como quer que os subs toquem...

Se vc quer aquele grave mais extenso ou aquela pancada mais seca...

Agora se quer um misto dos dois procura na net o manual do sub e faça a caixa conforme o manual que ela vai tocar mista....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara litragem bruta ou o correto volume Total é sem descontar falantes, dutos reforços etc... Com 107lts vc tera mais ou menos 90 e poucos lts livres...

 

O que vc precisa antes de mais nada é definir como quer que os subs toquem...

Se vc quer aquele grave mais extenso ou aquela pancada mais seca...

Agora se quer um misto dos dois procura na net o manual do sub e faça a caixa conforme o manual que ela vai tocar mista....

Pancada seca é horrível, a caixa que eu uso agora da isso...

Eu quero um grave mais macio que toque bem sertanejo, funk, eletrônica, algum hip hop e que de pra escutar um pouco quando eu passo por algum lugar por isso acho que essa caixa vai se sair bem meio que um meio termo de tudo kkkk

Ou quem sabe eu aumente pra 40 de altura e vai subir pra 113 litros, também posso botar 88 de comprimento que fica 110 litros com os 38 de altura  pasmafaute

Editado por Lucas Kzz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu pensamento ta certo, tem que descontar mesmo o sub divisoria e duto

 

E volume pro pioneer já fica bom com os +/- 45 litros para cada
Uma opção pode ser usar dois duto de 3" ou 4" mesmo como ta fazendo, caminho é esse ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu pensamento ta certo, tem que descontar mesmo o sub divisoria e duto

 

E volume pro pioneer já fica bom com os +/- 45 litros para cada

Uma opção pode ser usar dois duto de 3" ou 4" mesmo como ta fazendo, caminho é esse ai

To pesquisando faz algum tempo já, não ta fácil kkkkkkk

Agora tava vendo pra deixar ela com 110 LT (sem descontar nada), aumentar 3 LT pq não sei quanto ocupa a divisória no meio da caixa, acho que é mais garantido ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To pesquisando faz algum tempo já, não ta fácil kkkkkkk

Agora tava vendo pra deixar ela com 110 LT (sem descontar nada), aumentar 3 LT pq não sei quanto ocupa a divisória no meio da caixa, acho que é mais garantido ^^

 

Pode ser sim, que um pouco a mais vai fazer ele descer mais via de regra

 

Mas para calcular o volume e desconta a divisória é só pegar largura real da caixa 86 cm e desconta a espessura da madeira das laterais e divisória

 

por exemplo madeira de 18 mm  --> 86 - 3*1,8 = 80,6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...