Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

 

Bom, vou explicar primeiramente o que estou querendo e em seguida quanto pretendo gastar.

 

  1.  O que estou querendo?

R: Pretendo montar um projeto de som interno, que tenha uma boa qualidade em subgraves (escuto muito hip-hop/rap), e com um SPL legal. Gosto de ver os subs excursionando, e sentir graves macios e não aquelas pancadas secas de woofer's. Gosto daqueles graves de tremer camisa.

DETALHE: Vou usar o som EM CASA. Então vou usar uma fonte chaveada como alimentação.

 

Inicialmente meu projeto está assim: 

   Alimentação: 1 OU 2 fontes chaveadas de 30A (de um site confiável, vi o teste em video dela e perguntei a eles se aguentaria o módulo abaixo e me confirmaram que sim, mas por via das dúvidas posso comprar 2 se necessário).

   Cabo de alimentação: Technoise 4 AWG 21mm

   Player: Roadstar RS-2709-BR (preciso de um player com bluetooth, mas economizei aqui por enquanto).

   Amplificador/módulo: JBL BR A400.4 (vi em um vídeo de teste de uma loja ele entregando quase o dobro do que promete, cerca de uns 700w RMS).

   Voz/médios: Inicialmente um par de 6x9, sendo ele um Bravox B4x69D.

   Subgrave/grave: MTX RT12-44 250W 12" OU

                           Pioneer Ts-w 310 ou 311 12" OU

                           Bomber Upgrade 350w 12" OU

                           Bravox Bk12 350w 12" 

   Caixa: Ainda não tenho noção de como irei fazer, mas depende do sub também. Provavelmente eu leve pra fazer em alguma loja aqui da cidade, ai posso pedir pra fazer uma que de pra por os 6x9 + Sub + espaço pro player, creio que ficaria legal. Com separação entre os falantes.

 

 Pretendo gastar até uns $300 no sub, de 12" por eu acreditar que não fica nem com "muita voz" nem com "muito grave".

 

Como disse anteriormente, meu estilo música preferido é rap/hip-hop, não escuto rock, samba, pagode etc. As vezes vou ouvir eletronica e funk, mas será pouco comparado aos 2 outros estilos. Lembrando que será um som residencial, mas voltado para subgraves e um pouco de SPL.

 

   2.   Quanto pretendo gastar?

No começo queria gastar no max até uns $800, mas como vi que ficaria difícil, consigo chegar até uns $1100 no total.

 

   3.   A GRANDE DUVIDA:  o-o-  o-o- 

Qual desses sub eu devo usar? Qual será o melhor CustoXBenefício? Futuramente pretendo usar 2 Sub's, acho muito bonito visualmente, gosto de ver os 2 falantes batendo em sincronia  :P  :P . Mas por enquanto tenho que escolher 1 deles, e usar só 1.

 

   4.   Aceito QUALQUER tipo de ajuda, em qualquer componente que faça o conjunto ficar melhor e ter um bom custo benefício.

 

   5.   Alguns grupos que vou ouvir: Hungria, Pacificadores, Tribo da Periferia, Rap americano, Rap nacional.

Editado por HenriqueF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up, ninguém pode me tirar a dúvida?

Sobre os RCA: Taramps T1B, Stetsom Duplo banhado a ouro ou Technoise 700?

Alimentação: Technoise 4 AWG 21mm mesmo ou Permak 21mm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pra usar o som em casa, eu aconselharia o set que tenho aqui, ficou bem bacana, toca de tudo com excelente qualidade, bom SPL.

Trata-se de um sub bomber upgrade 10" em gabinete linha de transmissão com um par de jbl 8px e 4 fulls de um ht Sony.

Isso amplificado por uma Banda 2.4D ligado em uma fonte cftv de 50ah do Mercado Livre e um player Sony antigo.

A fonte segura de boa o amplificador no talo e o grave deixa todo mundo que ouve admirado!

 

Se fosse montar algo assim hoje, eu aconselharia algo parecido:

 

Mesma fonte, mesmo amp, mesmo sub, mesma caixa.

Player poderia ser um Pioneer ou Sony com saída RCA para subwoofer.

Na parte de voz, eu indicaria um par de Coaxias da NAR série 3 de 6 polegadas.

Um som que ficaria com boa qualidade, custo razoável e SPL formidável.

 

Dando pitaco na sua opinião: vc viu o vídeo teste da infinity, feito sem critério algum.

Aqui no fórum há diversos relatos de problemas com esse amp da jbl, basta pesquisar e vai achar.

Sobre outras marcas, usei nesse set um stetsom vision vs400.4 mini. A sensação foi de trocar os mids por drivers fenólicos.

Taramps eu não curto, o SD 400.4 evo é muito bem falado mas ainda não tive um pra testar.

A grande vantagem do banda em relaçãoaos outros pra uso residencial, é a ausência de cooler com seu ruído insuportável. Uso meu som diariamente, o dia todo e o amp segura de boa, sem aquecer ou qualquer outro problema!

 

Sobre a caixa, uma linha de transmissão tem alguns segredos no projeto e construção, mas nada tão difícil.

Estudei aqui pelo fórum, aprendi como fazer e já fiz 3 desse tipo.

 

No meu caso, como fui eu que fiz pra mim mesmo, então não me dediquei a um acabamento bonito (Ainda). Mas há infinitas opções que poderiam ser feitas aí...

Segue foto do brinquedo:

735afaed6f90e464faa9ba747061ba72.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer um desses subs vai ficar bom o subgrave tanto em linha de transmissão quanto em caixa grande dutada. A dica do guilhermeleffler é muito boa porque ele usa woofer para preencher o médio grave que fica faltando do subwoofer.

Não cometa o mesmo erro que eu e aprendi batendo a cabeça na parede. :banghead Não esqueça do médio grave!

 

Estou muito satisfeito com meu som.

Uso duas caixas diferentes que juntas tem a mesma resposta de uma bandpass 6° ordem sem o lado negativo do atraso de resposta que a bandpass causa:

 

AKRApJB.jpg

1 MTX RT 12 Caixa 122L 39hz

 

24ApsXT.jpg

1 TEAC SW300 12 Caixa 53L 69hz

 

F0VnNTy.jpg

 

Apesar do grafico não mostrar consigo sentir o grave no peito até 110hz que já é área de woofer botar pressão. Consigo isso posicionando os dois subs no canto da parede.

Ficaria melhor ainda se eu usasse woofer no lugar do TEAC.

Uma bandpass é uma boa também! Eu recomendo.

 

F8AvzV9.jpg

Ambos em um B.Buster 1600GL

 

 

8r4DYLJ.jpg

Com uma fonte ATX 12V Satellite SL8600EPS 600W

 

Ja para médio e agudo como eu só estou usando o sistema em casa comprei a Thonet & Vander Vertrag 2.00etu7R7.jpg

Pelo preço tem boa qualidade e ainda é classe AB então os médios e agudos não deixam a desejar.

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses MTX Rt12-44 estão com os preços bem atraentes! Fiquei bastante interessado. fo** que só tem o modelo 4+4ohms e no meu caso terei que deixar o ganho do amplificador bem no mínimo mesmo, para não torrar os subs por excesso de potência.

 

Estou bem interessado mesmo em pegar esses MTX Rt12-44. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O único lado negativo do MTX RT de 15 quanto o de 12 é o group delay que faz com que ele seja bom somente para subgrave mesmo. Se quer resposta plana e fidelidade vai ter que gastar mais infelizmente.

Por isso uso dois subs para uma única resposta de frequência.

 

Me arrependi de não ter comprado o MTX RT de 15 polegadas no paraguai...

No próximo upgrade eu compro pq o custo beneficio é muito bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente infelizmente substituíram o MTX RT 12 por esse que sobe melhor, mas não rende tanto subgrave:

ka3738N.jpg

 

 

E ainda a Roadstar copiou na cara dura e esta vendendo beeem mais caro que o antigo e original da MTX:

DqsaOIw.jpg

 

God save de original Road Thunder

nzl8o7h.jpg

PZjD6t4.jpg

 

Mas o subwoofer foi criado em 2004

 

ObyVecz.jpg

 

Ainda tem alguns de 15 polegadas no estoque.

Corre que vai acabar! Hahahaha!

Pena que eu não posso comprar agora...

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compre som; cuidado com marcas famosas, tem modelos bem simples em som, só fama mesmo!

Tente escutar antes de comprar!

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um RT-12 44, ligado num JBL BR-A 400.1... toca muuuito bem!

Caixa selada, bem pequena, ocupando o fundo da mala. ótimo CxB, melhor que o pioneer 309 que tinha antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...