Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DanielTesch

Duvida com medio grave e com o esx310

Recommended Posts

Bom dia gente, recentemente montei um set novo, e estou bem satisfeito com ele.. porém eu economizei no medio grave(visando trocar no futuro) e acabou que ele não durou foi nada hehehehe

 

comprei um medio de 250w da rex (mais pra testar e tapar buraco mesmo) gostei do som dele, inclusive do rendimento, porém queimou em menos de 1mes aplicando um bridge do sd800.

não excursionou muito, não fedeu(inclusive nao fede nada) porém parou de funcionar do nada.

a unica coisa que eu reparei algumas vezes foi que ele fez um certo chiado na alta, não no batuque em 300hz, mas sim na voz(isso é sinal de distorção bruta ou alguma falha no proprio medio ?) porque eu logo depois abaixei o ganho exatamente pra previnir excesso de potencia e distorção.

 

Enfim, como ele torrou e nao vale a pena consertar e etc, eu ja resolvi fazer um upgrade no medio grave, e comprei os bem recomendados esx310..

dai vem algumas duvidas em relação a isso, e inclusive pra nao torrar essa preciosidade.

 

meu som é

 

1sds 2.7k 18pol com sd3000 50~180hz

1medio de 10" que vai ser o esx310 num bridge de 400w do sd800 200hz~800hz

2 hdc3000 800hz a 6000hz outra bridge do sd800

e 1 trinyum de 6khz a 18khz. sd250.2

processador px2 cortando tudo a 24db butterworth

 

o som ta bem equilibrado, o ganho dos driver está baixissimo, pra não encomodar, inclusive o hdc3000 tem uma voz muito boa cortando apartir dso 800hz até 5~6khz, não  aplicando 100% de potencia eu não vi diferença notavel entre elas e o d405, inclusive fizemos testes, se o teste for cego é tenso acertar qual é qual.(se tacar 200w vira sim um berreiro.)

 

pessoas que não "manjam" de som acham que ta perfeito, so que eu sei que o medio ta morto hahaha mas o buraco no som não e muito notavel ao ouvido comum..

 

pois bem, deixado esse relato todo vamos la..

 

minha caixa é uma cornetadazinha de 15lt selada, vou usar o esx310 nela. o manual  do esx fala em selada de 5lt(seriio?) e dutada de 13lt(serio2?)

alguem sabe me aconselhar se devo meter um duto nessa selada(so vou usar apartir de 200hz), ou se devo manter selada mesmo ?

 

pretendo por ele pra atuar  entre 200hz a 800hz. esse corte é seguro pro esx ? vou aplicar aproximadamente 350/400w nele. 

 

o manual da snake nao tem indicação de corte minimo, e a bosta do site deles não funciona pelo que parece..

 

outro detalhe, vou regular dessa vez usando o multimetro ja que nao tenho led clip e o falante é sensivel. cortando em 200hz, numa selada de 15lt posso aplicar a potencia de 350w sem risco ?

 

não achei um topico aonde realmente falasse do esx310 com informações boas, geralmente é falante y x es310 ai no fim sempre da no mesmo, que o snake tem uma voz linda, e etc. nada sobre não use ele abaixo de tal frequencia, etal..

 

alguem sabe me dizer se e melhor eu deixar esse buraco entre o sds e o medio que é 180 a 200hz, ou se devo subir mais o sds ate os 200..

ou se o esx310 pode desce nos 180hz ?

 

dizem que o subao nao sobe direito, mas queimar o medio que eu nao quero arriscar..

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais sao suas duvidas ?

Corta o sds em 180hz a 6db/8°, e os esx em 200hz a 24 ou 48db/8°, nao vai fica muito natural, mas 98% das pessoas nao vai notar buraco, mas te aconcelho simular os esx310, eles tem otimo rendimento, mas sao bem sensíveis, nao aceitam sobre excursão, nem clip, nem distorção, por isso tem q simular pra ver se ele nao passa do xmax em 200hz com 400rms aplicados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O corte do médio depende do quanto aplica nele. Em resumo é só dar uma olhada no x-max do falante (manual) e verificar "no olho". Se tocar abaixo do x-max, tá valendo!

Um médio que eu te recomendo MUITO é o 510L da eros.. toca bem legalzin mas vai precisar de mais potência! E se possível, tenta testar também o 10mg300 over e o EX 410, prometem ter MUITA diferença! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quais sao suas duvidas ?

Corta o sds em 180hz a 6db/8°, e os esx em 200hz a 24 ou 48db/8°, nao vai fica muito natural, mas 98% das pessoas nao vai notar buraco, mas te aconcelho simular os esx310, eles tem otimo rendimento, mas sao bem sensíveis, nao aceitam sobre excursão, nem clip, nem distorção, por isso tem q simular pra ver se ele nao passa do xmax em 200hz com 400rms aplicados

Aplico 24db em tudo para não ter risco de cancelar por fase, mesmo que exista um leve vale ali..  Não consegui simular o medio =/ não pareceu real a simulação..

vou tentar de novo.

O corte do médio depende do quanto aplica nele. Em resumo é só dar uma olhada no x-max do falante (manual) e verificar "no olho". Se tocar abaixo do x-max, tá valendo!

 

Um médio que eu te recomendo MUITO é o 510L da eros.. toca bem legalzin mas vai precisar de mais potência! E se possível, tenta testar também o 10mg300 over e o EX 410, prometem ter MUITA diferença! 

O medio tem 4mm de xmax(pra mim parece ser bastante), sera que no olhometro da pra saber ? hahaha

bem, provavelmente vou usar na selada, ela ajuda a segurar o falante né ?! o tenso e que o manual fala selada de 5lt.. isso não faz sentido..

 

O meu medio ainda não chegou, mas ja foi comprado o esx310, por questão de potencia, qualidade/confiança e preço.. achei ele num preço bem legal.

 

 

 

#edit

 

uma coisa que reparei no sds e que ele foi amaciando e tocando cada vez mais, ao longo de 2meses parece que o rendimento dele melhorou demais..

também deve acontecer isso com o medio grave né ? devo poupar ele por uns 2meses antes de tentar extrair o máximo ?

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aplico 24db em tudo para não ter risco de cancelar por fase, mesmo que exista um leve vale ali.. 

Slope não tem nada a ver com fase. 6dB/8a pode cancelar, 48dB/8a pode cancelar. 

O Slope tem OUTRA função, nada relacionado à fase!

 

O medio tem 4mm de xmax(pra mim parece ser bastante), sera que no olhometro da pra saber ? hahaha

Se o médio tem 4mm x-max, indo e voltando dá 8mm ou, 0,8cm... daí você pega uma régua, coloca bem pertinho dele, pra ter noção de quanto é 0,8cm... coloca ele pra tocar e olha o logotipo na calota! O logo tipo deve estar mexendo (pra frente e pra trás) NO MAXIMO 0,8cm! (que não é pouco prum mid)

 

bem, provavelmente vou usar na selada, ela ajuda a segurar o falante né ?! o tenso e que o manual fala selada de 5lt.. isso não faz sentido..

E a selada de 5 litros é mais pra não ficar 'abafado' demais mesmo. Sendo que se puder colocar uma maior, melhor! Mas eu ainda preferiria dutada por conta da melhor venitlação na bobina!
 

uma coisa que reparei no sds e que ele foi amaciando e tocando cada vez mais, ao longo de 2meses parece que o rendimento dele melhorou demais..

também deve acontecer isso com o medio grave né ? devo poupar ele por uns 2meses antes de tentar extrair o máximo ?

Exato! Todo e qualquer falante amacia e toca mais depois de amaciado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aplico 24db em tudo para não ter risco de cancelar por fase, mesmo que exista um leve vale ali.. 

 

Slope não tem nada a ver com fase. 6dB/8a pode cancelar, 48dB/8a pode cancelar. 

 

O Slope tem OUTRA função, nada relacionado à fase!

 

O medio tem 4mm de xmax(pra mim parece ser bastante), sera que no olhometro da pra saber ? hahaha

 

Se o médio tem 4mm x-max, indo e voltando dá 8mm ou, 0,8cm... daí você pega uma régua, coloca bem pertinho dele, pra ter noção de quanto é 0,8cm... coloca ele pra tocar e olha o logotipo na calota! O logo tipo deve estar mexendo (pra frente e pra trás) NO MAXIMO 0,8cm! (que não é pouco prum mid)

 

bem, provavelmente vou usar na selada, ela ajuda a segurar o falante né ?! o tenso e que o manual fala selada de 5lt.. isso não faz sentido..

 

E a selada de 5 litros é mais pra não ficar 'abafado' demais mesmo. Sendo que se puder colocar uma maior, melhor! Mas eu ainda preferiria dutada por conta da melhor venitlação na bobina!

 

uma coisa que reparei no sds e que ele foi amaciando e tocando cada vez mais, ao longo de 2meses parece que o rendimento dele melhorou demais..

também deve acontecer isso com o medio grave né ? devo poupar ele por uns 2meses antes de tentar extrair o máximo ?

Exato! Todo e qualquer falante amacia e toca mais depois de amaciado! 

Bloom, sobre a questão de fase, é que a cada 12db eu tenho uma rotação de 180graus, se eu corto misturando os slopes, principalmente no cruzamento.. eu vou ter sim um cancelamento.. principalmente sando 12db/8 junto com o 24db/8 que vai fica em "fase" inversa.

Eu fiz um pequeno teste usando um RTA de celular pra ver como tava o sistema +-, ai soltei o ruido rosa.. e fui testando se teria o cancelamento, é bem simples e bem util os rta de telefone hehehe

 

 

Beleza, vou regular o médio com cuidado, vou usa essa dica da regua pra ter noção de movimentação, e regular o ganho com multimetro pra ter noção de potencia aplicada.

minha selada é de 15lts, o que já deve dar um rendimento legal, pelo manual eu posso transformar ela numa dutada..  porém será que eu vou ter ganho acima dos 200hz ?

deve ser tenso sintonizar a dutada la pra cima de 100hz.

Editado por DanielTesch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...