Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Arnold

Tutorial para musicas com subgrave “escondido”

Recommended Posts

Lista das poucas musicas que consigo lembrar agora:

Tribo da Periferia part Hungria Hip Hop – 33hz e 37hz

Usher - OMG Feat. Will I Am – 30hz, 36hz e 40hz

Martin Garrix & Bebe Rexha - In The Name Of Love – 33hz

Alok & Bhaskar - FUEGO (Original Mix) – 33hz

 

Pink Floyd – Sorrow – 33hz e 37hz Não estão exatamente escondidas, mas é uma musica de 1987!

Asia - 'Only Time Will Tell' (Live - Official Video) – batida de bumbo em 28hz

Tem outra musica antiga de rock com a batida do bumbo da bateria em 30hz, mas não me lembro do nome...

Foo Fighters gosta de abusar de 40hz a 35hz na batida de bumbo em shows. É grave pra balançar o cérebro!

São varias!

 

A musica Insônia - Tribo da Periferia part Hungria Hip Hop tem um subgrave que desce até 33hz.

Eu uso o audacity para separar as frequências entre 30hz e 100hz.

hHGHm53.jpg

 

Essa imagem mostra a distorção da musica em vermelho, nesse caso esta 1.506 db acima do que deveria. O audacity só consegue restaurar parte dessa distorção se o arquivo esta no formato mp4.

Já baixei musicas que o “produtor musical” deixou em +5db.

iuIX2qn.jpg

 

Fui em uma casa de show conceituada e tal cheia de hype e o DJ colocou o arquivo de áudio com tanta distorção que eu não entendi a letra da musica pra vocês terem uma ideia. Pensei que a culpa fosse do line array que usaram em local fechado. Quando tive a oportunidade de ir a um show acústico no mesmo lugar descobri que a culpa foi do DJ mesmo...

 

Mas vamos ao subgrave escondido:

GFNHeGq.jpg

 

lhPtQ65.jpg

 

Somente essas 5 frequências aparecem entre as batidas. Olha a diferença em 33hz!!

21.98 – 10.06 = 11,92 db. Isso já é o suficiente para essa frequência passar despercebida.

Eu aumento uma por uma ou isolo usando o equalizador e o hard limiter até 33hz e 37hz ficarem no mesmo nível de decibéis. O resultado é esse:

kVyCapu.jpg

 

 

Depois é só unir novamente com a outra parte da musica cortando acima de 100hz:

fJ6QZv3.jpg

 

 

 E usando o comando misturar e renderizar:

MqEJ5tq.jpg

 

Martin Garrix faz isso em varias musicas dele. Não entendo o porquê, talvez para evitar que pessoas queimem o woofer por não ter o filtro subsônico.

Digam ai que musicas vocês se surpreenderam quando ouviram e sentiram o "subgrave escondido" com um verdadeiro subwoofer!

 

 

EDIT:

Eu uso o próprio audacity para ver os picos com o espectrograma. O espectrograma mostra a frequência das batidas com o grave entre elas e ainda destaca as que mais aparecem.

Então eu faço uma copia do que estou editando com Ctrl+C e Ctrl+V.

 

m5eyJJH.jpg

 

 

Comprimo bem a ponto de parecer uma senoide.

 

BTC1KGT.jpg

 

oZK7R20.jpg

 

E equalizo para as frequências mais baixas ficaram com mais decibéis. Assim eu posso verificar uma por uma para não esquecer nenhuma. Como aquela de 49hz na musica Insonia que é tão curta que o espectrograma nem mostra.

 

OS235MY.jpg

 

9pLvQda.jpg

 

vnDetOC.jpg

 

cKrnt8L.jpg

Não uso essa trilha comprimida, essa é só para referencia. Sempre tento deixar o arquivo mais original possível e sem distorção.

 

 

 

A lista de atalhos que eu uso no audacity:

Equalizar - E
Amplificar - A
Hard Limit - H
Mixar e processar - M
Espectro de frequecnias - F
Exportar Audio - S
Alterar Tom - T
Alterar Velocidade - G (Slowed)

 

9XOJ0qR.jpg

 

CcejW2P.jpg

Editado por Arnold
  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer o upload para vários sites, mas todos estão me acusando de infringir direitos autorais...

Vou ficar te devendo essa cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito deveria ter postado isso em um site sobre musicas ou algo do tipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tentou por músicas por músicas ? Se sim da CopyRigth msm . Tenta fazer umas pastas Zíp e coloca umas 4 ou 5 músicas em cada ZIP. Aí funfa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aeeee! Consegui upar com 5 musicas em zip.

Engraçado que eu ja havia tentando upar varias muscas em zip e não tinha dado certo...

Coloquei a Bassotronics - Bass I Love You que refiz a parte de grave para 29, 35, 41, 46, 51, 54, 60 as frequências aumentam na mesma relação da original então não ficou parecendo uma musica fora do compasso.

Tem também a Insônia - Tribo da Periferia e Família Madá - Cristal que fiz um slowed no meio da musica que combinou com a letra que diz que ta tudo lento.

Alok & Bhaskar - FUEGO (Original Mix) e Usher - OMG Feat. Will I Am também.

 

https://www.4shared.com/rar/FpqWhP92ei/Bass.html

 

EDIT:

Putz agora que me lembrei que essa Fuego eu mudei a batida para terminar em 34hz, talvez a musica soe como se estivesse desacelerando ficando meio estranha.

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico! Vou começar a brincar com isso também hahah

 

Só uma coisa, qual recurso usou para ver os picos e cada frequencia?

Editado por Mario D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal que vocês gostaram! Obrigado pelas respostas.

 

Vou editar o primeiro post mostrando como encontro os picos e passar a lista de atalhos do audacity .

Eu não sei quais musicas eu posso upar aqui. Muitas musicas boas para subgrave já estão na net.

 

Ah lembrei!

A musica Drunk and Hot Girls - Kanye West tem um grave que fica bom em woofer e subwoofer. A batida tem varias frequenciais juntas(29, 45, 58 e 92hz).

Eu destaquei o subgrave em 29hz na musica e fiz o upload com outras musicas para o 4shared.

Upei a musica que considero minha obra prima do gravão: Coolio ft. L.V - Gangsta's Paradise.

 

https://www.4shared.com/rar/FpqWhP92ei/Bass.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou baixar e testar com os meus Bomber Upgrades  [^]  :vts .

Os Upgrades descem bem, são bons subs!

Prefiro ter um sistema com vários subs que exigem pouca potencia do que só um com 2000W. Tocando sem distorção, caixa grande, bom reforço interno e não passando do xmax fica forte do mesmo jeito. :legal:

 

Eu ia upar as musicas em 320kbps mp3 ou até em 1411kpbs WAV, mas minha net só tem 1Mb de upload e ainda já baixei as musicas em baixo bitrate.

Mesmo assim estão soando bem. É incrível a diferença que faz diminuir as ondas quadradas no arquivo de audio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal que vocês gostaram! Obrigado pelas respostas.

 

Vou editar o primeiro post mostrando como encontro os picos e passar a lista de atalhos do audacity .

Eu não sei quais musicas eu posso upar aqui. Muitas musicas boas para subgrave já estão na net.

 

Ah lembrei!

A musica Drunk and Hot Girls - Kanye West tem um grave que fica bom em woofer e subwoofer. A batida tem varias frequenciais juntas(29, 45, 58 e 92hz).

Eu destaquei o subgrave em 29hz na musica e fiz o upload com outras musicas para o 4shared.

Upei a musica que considero minha obra prima do gravão: Coolio ft. L.V - Gangsta's Paradise.

 

https://www.4shared.com/rar/FpqWhP92ei/Bass.html

Caramba! Foi mal galera eu postei o link antigo das primeiras musicas que upei... Hahahaha! :vts

Aqui esta o segundo:

https://www.4shared.com/rar/xEuYqYXiei/Bass_2.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Encontrei outra musica com subgrave no meio das batidas!

Bob Sinclar - World Hold On

 

Tem 34 e 36hz. A musica inteira é só com batida, não tem aquele grave estendido de hip hop ou rap.

Não sei se isso foi sempre normal em house music, mas hoje eu vejo que é comum.

 

Mais um Zip com as musicas:

Three 6 Mafia - Late Nite Tip

Pretty Girls (Benny Benassi Remix) - Wale

Bob Sinclar - World Hold On

Bassnectar - Basshead (PAZ Vocal Remix)

34hz DJ Snake, AlunaGeorge - You Know You Like It

 

https://www.4shared.com/rar/uNxzddh_ca/Bass_3.html

 

Seria legal se vocês pedissem alguma musica que vocês sentem que esta faltando subgrave, eu tenho poucas nacionais no PC.

Não sou DJ ou produtor musical, então não estou tentando me promover com isso, só estou fazendo o que eu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...